Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

SUPLEMENTAÇÃO

Hoje em dia é comum você ver na televisão, revistas especializadas e nos jornais, matérias a respeito de suplementação esportiva e uso de hormônios anabolizantes para melhora de performance e da estética nos seres humanos. Também com frequência são apontados os riscos e danos causados pelo uso indiscriminado destas substâncias podendo causar problemas hepáticos, renais, inflamações graves e até tumores malignos (câncer) e morte.

Mas será que nos animais acontecem as mesmas coisas? Será que podem ter as mesmas doenças e complicações? Estas perguntas são comuns e com frequência as escuto quando indico tratamentos para melhora do rendimento dos cavalos atletas.

A resposta a estas duas perguntas acima é sim, com suas devidas proporções é claro. Entretanto, os respaldos técnicos e científicos dados pelos laboratórios e pelos médicos veterinários especializados no assunto ajudam muito na escolha do melhor tratamento e o mais indicado a cada animal, pois assim como nós, os seres humanos, cada animal é um indivíduo único e com suas necessidades.

Os cavalos atletas treinam quase diariamente, são exigidos constantemente e precisam estar na sua melhor forma para desempenhar seu papel com perfeição. Com o intuito de alcançar e manter este patamar de performance o papel do médico veterinário é indispensável, tanto para avaliação da saúde do seu paciente como na indicação adequada do uso de vitaminas, aminoácidos, minerais, anabolizantes e substâncias precursoras de renovação e recuperação celular e fibras musculares, suas doses e frequência.

Obviamente não adianta gastar tempo e dinheiro em suplementação se não conhecermos a fundo nosso paciente e caso ele não esteja recebendo uma alimentação de qualidade para seu peso, função e raça. É comum encontrarmos proprietários que compram os mais variados produtos oferecendo ao seu animal de forma abusiva tendo como resultado as intoxicações pelos excessos. Também encontramos os casos das doses menores que as recomendadas, sem obtenção do efeito esperado.

Não basta só cuidar com a escolha e indicação dos diversos produtos disponíveis no mercado, as sub dosagens e as super dosagens podem causar muitos danos e prejuízos, tanto financeiro como com a saúde do nosso atleta. Por este motivo é importante destacar que antes de comprar qualquer produto ou droga, consulte seu médico veterinário, somente ele será capaz de realizar uma avaliação da necessidade de utilização ou não, bem como as doses e frequência de administração.

Consulte sempre o médico veterinário!!!

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário