Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Floreando, por Milton Lodi

D.D.A.

Recebi um telefonema do Rigoni, via DDA (Discagem Direta do Além), feliz com a magistral joqueada de Altair Domingos com Jéca, no GP Paraná. Uma vitória inteligente, perspicaz, sem riscos desnecessários, uma corrida para não perder. A diferença de poderio locomotor de Jéca era muito grande, um cavalo muito bom contra todos os outros sem credenciais para enfrentá-lo, mas havia uma diferença de 7Kg, em uma raia com muita areia. Para a grande maioria dos turfistas, Jéca deveria mandar na corrida desde a largada, dada a sua superioridade sobre um grupo de competidores sem qualificações para disputar uma prova dita do Grupo 1.

Na prática, houve quatro detalhes principais. Dos 2.000 aos 1.000m, Jéca fez um percurso conservador, saindo do meio do bolo e ficando em 2º. O segundo detalhe foi a aproximação, tirando a diferença que levava ao ponteiro, e com ele emparelhado entrar na última reta. O terceiro foi uma empolgante reta, com Jéca por fora de Tricky Indy. O derradeiro detalhe veio nos últimos metros, quando, acionado por Altair Domingos, Jéca sacou ½ corpo em uma corrida planejada para, antes de ganhar, não arriscar a perder.

Rigoni, o melhor de todos, me disse ter ficado encantado com o inteligente planejamento, e me disse ter lembrado de alguns páreos dos quais participara, dentre eles, em especial, de uma vitória de Manguarí, habitualmente montado por ele, mas que naquela oportunidade ele preferira ficar com a Jocosa. Ele instruía Adão Ribas, que montava o velho Manguarí, para correr na ponta, ao contrário de suas muitas conquistas, sempre correndo colocado para atropelar na reta. O plano era fazer com que a formidável parelha do Stud Seabra, Loretta e Radar, desprezassem o cavalo velho e corressem pela Jocosa. E, foi o que aconteceu, Manguarí na ponta com cerca de 3 corpos de vantagem, cumprindo as instruções do lendário mestre, enquanto, a seguir vinham Jocosa, Loretta e Radar, vigiando-se e aguardando a última reta. Na entrada da reta surpreendentemente Rigoni não acelerou a Jocosa, Loretta e Radar ficaram esperando pelo mestre.

Só quando faltava cerca de 200 metros para o disco, com um Manguarí muito cansado, mas que não se entregava, os jóqueis da parelha, um deles o maravilhoso Francisco Irigoyen, deram conta do que Rigoni havia armado, o plano era a vitória de Manguarí. Quando a forte parelha arrancou, Jocosa foi junto. Um final eletrizante, os três de trás descontando rapidamente a diferença e, no disco, Jocosa emparelhou com Manguarí, que ainda manteve a diferença de ½ cabeça, com Loretta e Radar logo a seguir de Jocosa.

Aí todos entenderam a genialidade de Rigoni, ele conseguiu o que queria, não uma provável eventual vitória da Jocosa e com o companheiro Manguarí em um provável 4º lugar, mas o 1º e o 2º. Rigoni voltou da raia ovacionado pelo público e também pelos profissionais, um reconhecimento geral do plano.

Rigoni riu muito quando nos lembramos dos detalhes, mas frisou que o objetivo do telefonema era exaltar o bom senso e a inteligência do plano de Altair Domingos com Jéca, uma grande barbada que não correu riscos desnecessários.

Rigoni ficou de me telefonar mais vezes e, passou o telefone para o Mário C.T. que disse estar com saudades dos amigos e das corridas, mas estava bem e prometeu que também telefonaria para matar saudades e saber das novidades.

Rigoni e Mário C.T. estão fazendo falta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário