Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 19 de novembro de 2011

A Possível Imprensa Limpa do Turfe

Historicamente, todo aquele que a si próprio apelida ou classifica, deixa uma nítida impressão de que está forçando algo. Uma das regras primordiais do convívio humano é que respeito conquista-se, não é imposto. Então vamos direto ao ponto. Se eu digo fazer parte de uma “imprensa limpa”, automaticamente estou classificando todos aqueles que não fazem parte do meu “seleto grupo” de sujos. E no turfe, é complicado definir-se como limpo. Exceto um alazão, uma tordilha, um castanho depois de um banho e pelo escovado. Aí sem dúvida alguma, o turfe é belo e limpo.

Eu confesso, tomo três banhos por dia, faz muito calor aqui em Fortaleza. Será que tenho credenciais para ser considerado limpo? Será que por ter um site totalmente sem vínculos a proprietários, criadores, ser totalmente independente de patrocinadores, um dia chegarei a ganhar tal classificação? Já adianto que nem quero e sinceramente não sei o que significa. Porque a partir do momento que se necessita de patrocínios e incentivo, você deixa de ser imparcial. Dificilmente uma pessoa irá apontar erros, revelar falhas ou deslizes de quem a patrocina. É praticamente impossível classificarmos uma imprensa como limpa.

A imprensa no turfe precisa e deve ser cada vez mais transparente. E sem dúvida alguma cada vez mais profissional. Existem vários ditos “profissionais de imprensa” que sequer possuem uma faculdade de jornalismo. Isso não é só no turfe, isso é um retrato do esporte no país. Somos obrigados a aturar erros grosseiros de língua portuguesa, textos pobres e dissertações vagas. Alguns ditos “profissionais” sem formação e que só se locomovem entre hipódromos se tiverem patrocínio. Pessoas que viram no turfe uma espécie de mapa da mina. Bajulo quem me parece rentável, diminuo quem me parece rival. Chega, é triste isso. Alguns destes chamados “limpos” vêm aqui no site vociferar xingamentos, tentar diminuí-lo. Isso porque o site é declarado sem vínculo qualquer ou patrocínio. Já recebi sondagens sobre isso. Mas comprar briga com quem só tem a ganância em mente, é a última coisa que eu quero. O turfe tem espaço para muita gente. Mas atualmente, precisamos de menos “imprensas limpas” e mais turfistas novos e limpos.





Leia mais: http://amantesdoturfe.webnode.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário