Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 5 de fevereiro de 2011

GRAVATÁ, VAQUEJADA EM ABRIL



CAVALOS, COMO CRIAR

Como criar cavalos

Criar e cuidar de uma égua grávida, para não falar de um potro, é uma grande decisão e responsabilidade. Há muitas coisas a se considerar depois decidir reproduzir sua égua. Se você não está familiarizado com a reprodução e com os cuidados de uma fêmea grávida, o melhor é procurar ajuda profissional sobre reprodução e ter alguém que possa ajudar a responder qualquer pergunta ou preocupação que você possa ter. Algumas das coisas que precisam ser levadas em consideração antes mesmo da reprodução ocorrer são:

A época do ano – As éguas têm um acasalamento natural. A maioria das éguas têm cios regulares durante a primavera e verão, cessando durante o outono. Estes cios são acionados por um clima mais quente, que estimula o cérebro a produzir hormônios reprodutivos. Com alguns cavalos puro sangue, a luz artificial e o calor - como a luz elétrica em estábulos – farão a égua procriar mais cedo e dar a luz o mais perto do 1º de janeiro possível (o aniversário oficial de todos os cavalos puro sangue de corrida). Mas normalmente, os meses mais comuns para uma égua dar a luz é a partir de maio até julho. Então, sabendo que o período da gestação duma égua dura onze meses, o melhor momento para fazer a égua procriar é de junho a agosto.
Prós e contras de se reproduzir - Apesar de existirem vantagens em fazer sua égua procriar, há pontos negativos também. A maioria das éguas não tem qualquer dificuldade na gestação e tem um parto bem sucedido, mas às vezes surgem problemas. Quando pensar em procriar sua égua, você precisa se certificar de que tem tempo para o trabalho duro e instalações especiais, tal como uma área separada a fim de afastar o potro. Reproduzir puro sangues pode ter um benefício financeiro, já cruzamentos entre raças não oferecem tanto, apesar de gerar potros amigáveis. Com os garanhões você não tem que preocupar-se depois da procriação, mas há incidentes que podem acontecer durante o cruzamento que podem causar danos, como a égua chutá-lo.
Idade para a reprodução - A maioria das éguas são capazes de procriar em seu primeiro cio, com cerca de 18 meses de idade, até que elas parem de ter cios regulares. A maioria dos criadores gostam de começar quando a égua tem quatro anos porque ela já parou de crescer nessa idade. Às vezes, a égua ainda pode reproduzir com mais de 15 anos. Com garanhões, a maioria dos criadores tentam dar adestramento quando o garanhão tem dois anos, a fim de que ele seja mais fácil de lidar quando começar a reproduzir com três ou quatro anos. Não inicie a reprodução de seu garanhão muito jovem ou você nunca mais vai conseguir treinar ele. Se você já considerou tudo isso e ainda quer procriar seu cavalo, muito bem, ter um novo potro é sempre emocionante! Você continuará uma grande linhagem, com atributos que anteriormente te convenceram a criar seu cavalo. A reprodução é uma ação natural para os cavalos e há muitas maneiras de se realizar essa tarefa. Existem três formas básicas que os criadores de cavalo utilizam para fecundar uma fêmea:
Inseminação artificial - Esta forma de reprodução é mais comumente utilizada em cavalos caros. A inseminação artificial permite a você a escolher as características que deseja para a raça, embora possa ser muito caro obter sêmen. O sêmen é retirado de um garanhão enquanto ele tem relações com uma égua "falsa" e ejacula em um tubo. A coisa boa deste tipo de reprodução é que a maioria das amostras são verificadas em relação a fertilidade.
Reprodução aberta ou descontrolada - A maior parte do tempo o domador, quer do garanhão ou da égua, vai conduzir seu cavalo para o estábulo de outro domador, onde a égua e o garanhão são colocados juntos e são permitidos reproduzir naturalmente. Este é o procedimento mais natural e mostra-se bastante bem sucedido, embora possa demorar várias tentativas, dependendo dos cavalos.
Reprodução monitorada ou controlada – Essa é quando ambos domadores estão no local com seus cavalos. Eles normalmente ficam no cabresto e sendo conduzidos, o domador do garanhão pode ter um chicote ou outro dispositivo para que possa manter o garanhão sob controle. Esta é uma das formas mais perigosas de se reproduzir, porque nunca se sabe como a égua ou o garanhão vão reagir e isto coloca você no meio, por assim dizer. Assim que estiver concluída a reprodução, espere pelo menos um mês (a época que a égua vai estar no cio) para marcar uma consulta com o veterinário. Ele pode confirmar se sua égua está realmente grávida. A maioria dos criadores oferecem garantias, de modo que se a égua não ficar grávida, você pode tentar de novo até que ela fique. Assim que a reprodução estiver confirmada, é seguro continuar exercitando e montando na égua. A maioria delas pode ser montada até que estejam com a data certa para parir, dependendo do tamanho da égua.



por Afonso Almeida

DESEJADO THUNDER DEU SHOW NA GÁVEA


DESEJADO THUNDER MOSTROU PORQUE É CONSIDERADO O GRANDE VELOCISTA DO MOMENTO NO TURFE NACIONAL AO VENCER COM FACILIDADE O CLÁSSICO SÃO FRANCISCO XAVIER CORRIDO NA DISTANCIA DE 1000 METROS, PISTA DE GRAMA
NESTA TARDE NO JOCKEY CLUB BRASILEIRO.
O CAMPEÃO DESEJADO THUNDER CONQUISTOU SUA OITAVA VITÓRIA EM DEZ SAIDAS.

JÉCA SHOW EM CIDADE JARDIM



JÉCA SE TINHA QUE MOSTRAR QUE É CRACK O FÊZ NESTA TARDE EM CIDADE JARDIM AO VENCER COM MUITA SUPERIORIDADE O GRANDE PRÊMIO LINNEU DE PAULA MACHADO - G III - 2000 METROS - PISTA DE GRAMA.


CORRIDO SEMPRE PRÓXIMO AOS PONTEIROS ARRANCOU NOS ULTIMOS 400 METROS PARA CONQUISTAR CATEGÓRICA VITÓRIA SOB LINDA DIREÇÃO DO QUEIRÓZ.


JÉCA É UM 3 ANOS, FILHO DE INEXPLICABLE EM VOLITION, CRIAÇÃO DO CAMPEONISSIMO J B BARROS, PROPRIEDADE DO "APAIXONADO" HARAS RIO IGUASSU


E FOI APRESENTADO "10' POR A B PEREIRA.


JECA EM SUAS NOVE APRESENTAÇÕES, CONQUISTOU SUA SEXTA VITÓRIA


QUE FENOMENO VENCE O CLÁSSICO PRESIDENTE HERCULANO DE FREITAS

REPRODUTO NORTHERN AFLEET



QUE FENOMENO CONQUISTOU SENSACIONAL VITÓRIA NO CLÁSSICO PRESIDENTE HERCULANO DE FREITAS CORRIDO EM 1000 METROS, PISTA DE GRAMA, CORRIDO NESTE SÁBADO EM CIDADE JARDIM.



QUE FENOMENO É UM FILHO DE NORTHERN AFLEET EM PRINCESA DO OESTE, CRIAÇÃO DO HARAS OLD FRIENDS, PROPRIEDADE DO STUD FARDA AMIGA, FOI MUITO BEM DIRIGIDO POR V LEAL E SEU TREINADOR É N LIMA.



QUE FENOMENO EM SUA SEGUNDA APRESENTAÇÃO CONQUISTA SUA PRIMEIRA VITÓRIA.

BY CHANCE VENCE NO TARUMÃ

NO QUARTO PÁREO DA REUNIÃO DE SEXTA FEIRA NO TARUMÃ TIVEMOS MAIS UM PÁREO DESTINADO A POTROS E POTRANCAS DE 2 ANOS QUE MARCOU A VITÓRIA DE BY CHANCE DE CRIAÇÃO E PROPRIEDADE DO HARAS DOS GIRASSÓIS.

BY CHANCE É UM FILHO DE IMPLEXO EM IRMÃ ANGÉLICA, FOI PILOTADA POR V. ROCHA E APRESENTADA POR G F SANTOS E CONQUISTOU SUA PRIMEIRA VITÓRIA EM

SUA PRIMEIRA APRESENTAÇÃO.

THUNDER CLOUD VENCE PÁREO DE 2 ANOS NO TARUMÃ

REPRODUTOR DURBAN THUNDER





EM PÁREO DESTINADO A POTROS E POTRANCAS DE 2 ANOS, CORRIDO EM 800 METROS ,SEXTA FEIRA NO JOCKEY CLUB DO PARANÁ , MARCOU A VITÓRIA DO POTRO THUNDER CLOUD UM FILHO DE DURBAN THUNDER EM KASTANIE,CRIAÇÃO E PROPRIEDADE DO HARAS PONTA PORÃ, TREINADOR C. CARLINDO E FOI PILOTADO POR E P SANTOS.


ESTA FOI A PRIMEIRA VITÓRIA DE THUNDER CLOUD EM DUAS APRESENTAÇÕES.

TRATADOR INEXPERIENTE CAIU DO CAVALO E VAI RECEBER INDENIZAÇÃO


CAIR DO CAVALO É DANO MORAL
TRATADOR INEXPERIENTE CAIU DO CAVALO E VAI RECEBER INDENIZAÇÃO POR ACIDENTE QUE ENCURTOU A SUA PERNA.
A Justiça do Trabalho condenou a proprietária da Fazenda Curralinho, em Luziânia (GO) - na verdade um haras cujos animais participam de competições e concursos - ao pagamento de R$ 20 mil a um tratador quesofreu uma queda de cavalo e fraturou o fêmur da perna esquerda. A empregadora contestou a decisão, tentando reduzir o valor da indenização para R$ 3 mil, mas o TRT da 10ª Região (DF) e, depois, a Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, rejeitaram o seu recurso.Após a dispensa de um profissional habilitado para treinamento dos animais, o tratador foi obrigado a montar os cavalos do haras para mantê-los com musculatura rígida e com boa aparência. Sem experiência, otrabalhador, ao exercer a nova tarefa, caiu de um cavalo, bateu em um mourão e teve o fêmur da perna esquerda fraturado, ficando com essa perna menor que a direita.A Justiça do Trabalho considerou que houve acidente de trabalho, com danos morais e estéticos para o empregado, tendo sido a patroa negligente e descuidada ao permitir que ele (o tratador) desempenhasse atarefa de montar um cavalo ainda não domado, atividade para a qual ele não fora devidamente treinado e não estava qualificado. Ressaltou, ainda, a deformidade aparente e o encurtamento de 4 cm da perna fraturado.Segundo o Tribunal, o desconforto íntimo de experimentar tal deformidade, que é permanente, irá acompanhar o tratador de cavalos para o resto de seus dias e, por isso, a indenização se mostrava adequada. Sem contar as dores e transtornos suportados pelo empregado ao longo daconvalescença.
Atenção Dr Guarany e Cia no Derby Clube Sobralense: PARA QUEM TEM CAVALOS DE CORRIDA, FICA O ALERTA: não coloque para montar os seus cavalos empregados que não têm experiência para esseserviço. Não permita que pessoas não habilitadas e treinadas montem os seus animais, principalmente em disputas de corridas. A não ser que queira correr o risco de pagar uma vultosa indenização na Justiça doTrabalho



por José Crisóstomo B. Ibiapina

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

MAYLAN STUDART SOMA NOVA VITÓRIA EM AQUEDUCT


Nesta sexta a Joqueta Brasileira somou mais uma vítória em Aqueduct ao vencer o sexto pareo do Programa com Idol Image.

Foto 10



Bianco



Esporte 10



Madalena, Potros se preparando para a estréia



Dos vários potros que estão alojados nas cocheiras do Jockey Club de Pernambuco, e tem pespequitiva de estreia para o primeiro semestre de 2011, alguns já iniciaram os trabalhos de partida de Box. Além dos potros do Haras Depinguá. Alliance do Depiguá, Personalidade e Allot do Depiguá, também estão sendo preparando os potros Zucco do Stud Cortez-PE, Anlgelux do Stud Pernambuco e To Much Lark do Stud Carolina & Wilson. Os treinos de partida de Box são realizados as terças feiras a partir das 08:00 horas após os galopes. Dos potros que estão sendo preparando no partidor, Zucco já esta praticamente com data marcada para a estreia. Segundo os responsáveis, o potro deverá ser inscrito nas próximas reuniões entre os dias 13 e 27 de fevereiro. As duas potrancas Alliance do Depiguá e Personalidade, a previsão de estreia é para o mês de março




Chico Mendonça

GÁVEA, MILHEIROS E VELOCISTAS NESTE FINAL DE SEMANA

Duas provas clássicas destinadas a produtos de 3 anos e mais idade, uma a milheiros e outra para velocistas, serão as principais atrações deste final de semana no Hipódromo Brasileiro. Ao todo, 40 páreos foram formados, sendo nove na sexta e na segunda e 11 em cada dia do final de semana.

No sábado, os holofotes estarão voltados para o Clássico São Francisco Xavier (L.), prova esta que marca o reaparecimento ao gramado carioca do vencedor do GP Major Suckow (G1), Desejado Thunder. Já conhecido a deserção de Close To Home, os inscritos na prova são: That'S Now - C.G.Netto (57-1), Teseu (P1) - I.Correa (57-2), Desejado Thunder - D.Duarte (56-3), Union Lake - C.Lavor (53-4), Barão de Piatã - J.Leme (60-5), Talento Central (P1) - I.Correa (60-6) e Thaegen - H.Fernandes (54-8). Este páreo, em 1.000 metros, grama, tem largada prevista para as 18h05.
Fast Feet - H.Fernandes (60-1), Saberete - C.Lavor (60-2), Davignon - J.Leme (60-3), Melloni - D.Duarte (60-4), Loulé - M.Almeida (58-5) e Godsmustbecrazy - I.Correa (60-6) são os milheiros anotados no Clássico Luiz Rigoni (L.), que será realizado no domingo. Com largada prevista para as 17h25, esta prova acontece nos 1.600 metros, pista de grama.




por Danielle Franca

GÁVEA, JUSTIÇA CANCELA ASSEMBLÉIA


TARUMÃ , INDICAÇÕES PARA ESTA SEXTA, 04/11

Favoritos da Crônica Turfistica

1º Páreo: Rainha da Guanabara 1 (5) Gran Reni 6 (2) La Fúria Negra 5 (1)
2º Páreo: Espanave Boy 7 (4) Thunder Bay 9 (2) Dark O’War 1 (1) Thunder Cloud 4 (1)
3º Páreo: Lady Rouge 2 (8)
4º Páreo: By Chance 1 (5) Taleban 8 (2) Yosemite 2 (1)
5º Páreo: Destake Boy 4 (7) Libertá 3 (1)
6º Páreo: Prega Fogo 2 (6) Ellysyo 7 (2)
7º Páreo: Pronome 1 (6) Lady Coax 7 (2)
8º Páreo: Savana Bela 7 (4) Prince Emblem 6 (2) Diamante Puro 2 (1) Quiro Boy 5 (1)
9º Páreo: Aparada 6 (5) Pardal Fighter 9 (2) Bardoso Fighter 1 (1)

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Tina Erlandsson



Monzon, Edgar Prado, Tr. Ignacio Correas, Count Fleet Stakes.



João Vitor Marcari Oliva - Campeão Brasileiro Junior 2010.



Ginger Punch



SÃO GABRIEL, TEM GP NESTE FINAL DE SEMANA, 05, 06 E 07.02



O Jockey Club de São Gabriel realiza neste final de semana Penca do leilão. Estão alojadas e deverão participar as seguintes parcerias: LIOMAR LAFLOR(São Gabriel), STUD 13(Tupanciretã), AGROPECUARIA SÃO CARLOS(Tupanciretã), JOÃO FIORIM(São Borja), JAIR OLIVEIRA(Alegrete), JOSÉ N. FREITAS NUNES(Uruguaiana), HARAS TROIANO(São Gabriel), CLAUDIO COIMBRA(Santiago), JORGE SOBROSA(Alegrete) e HARAS TAPETE VERDE(Bagé)

SANTA MARIA, CÃES E GATOS SÃO ENVENENADOS

Cães e gatos são envenenados em Santa Maria (RS)


Pedaços de carne envenenada foram jogados no pátio das residências

Seis animais, entre cães e gatos, teriam morrido envenenados nesta quinta-feira, na Vila Jockey Club, em Santa Maria. Conforme ocorrência policial, pedaços de carne envenenados foram jogados no pátio das casas da Avenida Bechara Abaide e deixados na rua na madrugada desta quinta.
Vários animais morreram e outros adoeceram. Maristela Moreira de Freitas terá de dar atenção em dobro às gatinhas Bela e Safira. A mãe das gatinhas morreu após comer a carne envenenada.
Ao todo, foi apreendido 1 quilo de carne de frango e de carne bovina que foi recolhido da rua e do pátio das residências.
Fonte: Diário de Santa Maria

Godolphin snap up Xin Xu Lin



Godolphin snap up Xin Xu Lin


Xin Xu Lin, winner of four Group 1 races in South America, including three in his native Brazil but arguably highlighted by last year’s victory in Argentina’s Carlos Pellegrini, has been sold to race in the colours of Godolphin.

A Group 1 winning juvenile, he was also winner of both the Brazilian 2,000 Guineas and Derby and has won five of his seven starts.

The Carlos Pellegrini is widely recognised as South America’s biggest race, likened by most to Europe’s Prix de L’Arc de Triomphe and, coincidentally, the 2009 winner Interaction was third in the Group 3 Maktoum Challenge II on his UAE debut on last night.

He has a plethora of options on World Cup night, including the $10million (Dh37m) Dubai World Cup itself and Godolphin Racing Manager Simon Crisford said: “Xin Xu Lin has not long arrived in the UAE and the plan is he will be trained by Mahmood Al Zarooni and, all being well, will represent Godolphin on World Cup night.

"He is well entered up on the night, on both turf and Tapeta and we will see how he settles before making any more decisions.

“He could go straight to the big night or we might run him once before but no decisions have been made given the short time he has been in the country. We have plenty of time will make our decisions as we get to know him.”

By Peter Ward

FUTEBOL, TORNEIO INTER HARAS TEM BAGÉ DO SUL NA LIDERANÇA

Santa Maria de Araras





Inter-haras em pleno andamento
O empresário Júlio Bozzano, proprietário do Haras Santa Maria de Araras, prestigiou, sábado passado, no Complexo Esportivo “Presidente Médici”, o Torneio de Integração em Futebol Sete entre os haras de Bagé e Aceguá.

O certame, coordenado pela Liga Independente de Arbitragem, teve a sua quarta rodada com os seguintes jogos Bagé do Sul 2x1 Doce Vale, TNT 2x0 Santa Maria de Araras, Dicellius 2x1 Mondesir, Cabanha da Maya 2x1 Eternamente Rio e Old Frieds 2x0 Anderson.A classificação atual: Bagé do Sul, 10 pontos; Doce Vale, TNT e Cabanha da Maya, seis; Anderson, Old Friends, Santa Maria de Araras e Dicellius, cinco; Mondesir, quatro; Eternamente Rio, três pontos.Próxima rodada, no sábado: Bagé do Sul x Anderson, Mondesir x Old Friends, Eternamente Rio x Dicellius, TNT x Cabanha da Maya, Doce Vale x Santa Maria de Araras

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Delta do Park vence o X Grande Prêmio Cidade de Santo Augusto



http://www.canchareta.com/. Éla é criação do Haras Mineral Park, propriedade de Daniel Santos(Palmeira das Missões), é treinada por Erci Silva e foi pilotada pelo esperiente E. Leite (Ferrudo), em segundo chegou Vuelo Alto e em terceiro Futurão.








RAIA LEVE BATE RECORD, PARABÉNS

O site Raia Leve, que já é referência nacional na cobertura do Turfe, anuncia novos recordes de visitas no mês de Janeiro de 2011: 9,09 milhões de cliques, sendo 116.185 acessos únicos mensais.Em Dezembro de 2010 o site contou com 98.212 acessos únicos, o que dá um crescimento de 18,3%, um percentual nunca visto em toda a história do Raia Leve.Esses números mostram que a credibilidade e a qualidade do nosso trabalho estão ainda melhores. Mas o mérito não é só nosso.Vale salientar que neste mês de Janeiro, trouxemos grandes novidades, o ingresso do Raia Leve no Globoesporte.com, recolocando o turfe na mídia, a inovação do Concurso de Prognósticos, coberturas internacionais (a vitória do Mr. Nedawi no Uruguai), informações mais rápidas, e cobertura de quase todos os hipódromos nacionais. Tudo isso para os nossos leitores.Agradecemos a todos os internautas, aos anunciantes, às pessoas ligadas ao mundo do turfe, e a nossa equipe. É para vocês que nos empenhamos.Com a ajuda e colaboração de todos, continuaremos a fazer deste site, um veículo cada vez melhor para difundir o nosso turfe.

Muito obrigado,Luiz Octavio FigueiredoPresidente da ACPCPSI

DESCASO DO JOCKEY CLUB BRASILEIRO

Insatisfação e indignação, ambas sem limites

Em contato com a redação do Raia Leve, o Sr. Jorge Castilho Marcondes relatou uma imensa insatisfação de sua parte, com respeito à administração do Jockey Club Brasileiro.
O proprietário teve grande dificuldade ao tentar entrar em contato com o clube. Como tratava-se de um assunto importante, sentindo o grande desinteresse dos responsáveis, a indignação foi inevitável para Jorge Marcondes, que é sócio do clube há 73 anos.
"Apesar de já estar virando um lugar comum, o Jockey Club Brasileiro vai de mal a pior".
Passei toda a semana, tentando entrar em contato com o clube por telefone, mas infelizmente não obtive nenhuma resposta. Mesmo deixando recado e meus telefones de contato, o responsável pelo assunto, Superintendente do clube Sr. Roberto Bar, nem se quer deu sinal de interesse, e muito menos, sinal de sua própria existência.
Sou sócio do clube desde 1938 (título 3198), além de ser proprietário e criador de cavalos de corrida há mais de 50 anos e comodatário de uma cocheira da Vila Lagoa há mais de 30.
É inadmissível a atitude dos responsáveis. Portanto, estou levando o assunto ao Raia Leve, assim também para a Ouvidoria do Jockey Club Brasileiro, pois trata-se de um assunto extremamente importante, sério e urgente.
O assunto trata-se do seguinte: A cocheira ao lado, cujo atual comodatário não vem há muitos anos preenchendo as condições do contrato de comodato, já que não possui nenhum cavalo alojado nos seus mais de 30 boxes, a não ser em época de leilão, que os boxes são alugados para criadores alojarem seus potros, ou seja, usa sua cocheira para fins lucrativos.
Esta cocheira, vizinha à minha, começou há mais ou menos 4 meses uma obra de grande porte, que vem quebrando totalmente a rotina de meus cavalos. Pois estou no momento, com a cocheira cheia, e graças a Deus a maioria em carreira.
Tecnicamente, obra em cocheira, deveria obedecer a critérios, para que não sejam prejudicadas as cocheiras vizinhas, pois não é sadio para os animais, principalmente os que estão inscritos, conviverem com britadeiras, marretas e maquitas, inclusive no seu horário de alimentação e descanso. Mas parece que infelizmente o Sr. Roberto Bar, não é sensível aos assuntos técnicos.
O Jockey Club Brasileiro além de ser um dos mais importantes Hipódromos do Brasil, é um dos cartões postais de uma cidade que recebe anualmente mais de 2,0 milhões de turistas de todo o mundo, o que a situa como a cidade mais visitada do país. Porém, é difícil associar este valor patrimonial que o Jockey Club representa para o Rio de janeiro, aos serviços prestados ao público e aos sócios do clube.
Além do notável desmazelo em suas instalações, a assessoria do clube parece também estar entregue à este descaso.
Acreditamos que não só o Sr. Jorge Castilho Marcondes tenha dificuldade em fazer contato com a direção do clube, pois se um sócio de 73 anos, não consegue ao menos ser atendido, imaginemos como deve ser para os mais novos sócios do clube.


por Eluan Turino

JOCKEY CLUB DO RIO GRANDE DO SUL, REMATES DO TURFE GAUCHO

A Comissão de Corridas, em conjunto com o Presidente da entidade, decidiu que os remates da final do GP Turfe Gaucho irão ocorrer no DIA 17 DE FEVEREIRO (no dia da grande final) a partir das 11:30hs no tattersal do JCRGS.

Cabe salientar que logo após os remates, será realizado o tradicional Leilão de potros.

O objetivo é concentrar as diversas atividades num só dia de evento. Começaremos com os remates, passaremos ao leilão de potros do Turfe Gaúcho, depois correremos a final do Turfe e os demais páreos que integrarão a reunião do dia 17 de fevereiro de 2011.



Divulgação - JCRS

JAQUELINE CABRAL É ENTREVISTADA POR LEANDRO MANCUSO


A aprendiz Jaqueline Cabral, radicada no Hipódromo de Cidade Jardim, concedeu uma entrevista à reportagem do Raia Leve.Veja abaixo:


RL - Qual sua idade e cidade natal?


JC - Tenho 19 anos e nasci em Carazinho, Rio Grande do Sul.




RL - Como você começou e conheceu o Turfe?


JC - Começei no Jockey em minha cidade Carazinho (RS), e quem me ajudou a dar os primeiros passos foi Garci Andrade, pai da Luciane Andrade, que já esteve na escolinha de São Paulo, eu tinha 13 anos quando comecei a montar no primeiro cavalo PSI.




RL - Qual foi sua maior vitória?


JC - Minha maior vitória foi com Hermana Mia, treinada por C.Xavier, é muito marcante pois foi a primeira em minha carreira, nunca esquecerei da emoção que senti desde a vitória até a foto no winner circle.




RL - Qual foi o melhor cavalo que você já viu?


JC - Gosto muito da Zenyatta (internacionalmente), são incriveís suas corridas, no âmbito nacional Xin Xu Lin e Mr.Nedawi são cavalos extraordinários, já conquistaram a América do Sul e ainda vão dar o que falar lá fora.




RL - Qual seu idolo na profissão?


JC - Tenho três grandes idolos J.Ricardo, J.Moreira e J.Aparecido, que são profissionais que admiro muito e tento na maneira do possivel me espelhar neles.




RL - Qual o seu maior sonho?


JC - Meu maior sonho, e acredito que seja de qualquer jóquei, é montar fora do país




.RL - Quais são as suas perspectivas para o futuro?


JC - Para o futuro pretendo me tornar uma profissional.Tenho agente de montarias Helinho Cruz (RJ), que está me ajudando a obter mais oportunidades de montarias. Gostaria de em um futuro próximo poder montar também no Rio de Janeiro, e em outros hipódromos fora do Brasil.
Jaqueline trabalhando na matinal



RL - Gostaria de deixar um recado aos leitores do Raia Leve?


JC - Aos leitores gostaria de agradecer o carinho e apoio de todos, agradeçer também pela força que os treinadores e proprietários estão me dando aqui em São Paulo, para que eu possa continuar meu caminho com garra e determinação. Obrigada a todos e fiquem com Deus.




por Leandro Mancuso

GALINHAS E RAÇÃO, FURTO VAI PARAR NO SUPREMO

No dia 30 de setembro de 2002, um caseiro gaúcho conhecido como "Garnisé" aproveitou a pouca vigilância do patrão e furtou da propriedade, em Porto Alegre, cinco galinhas e dois sacos de ração. Embora tenha devolvido as aves e a ração furtadas, nos oito anos seguintes o fato mobilizou o moroso Judiciário brasileiro.
"Garnisé", então com 26 anos, foi denunciado em 2006 sob a acusação de "subtrair coisa alheia móvel" (artigo 155 do Código Penal). O crime é passível de pena de um a quatro anos de prisão e multa. A ação penal contra ele somente veio a ser trancada em novembro último pelo Supremo Tribunal Federal.
Contrariando parecer do Procurador-geral da República, a 2ª Turma do STF acompanhou, por unanimidade, o voto do ministro Ayres Britto do STF, que reconheceu a "inexpressividade econômica e social" do furto. E mais: ressaltou que a coisa furtada já havia sido devolvida.
Ayres Britto entendeu que não era o caso de "se mobilizar a máquina custosa, delicada e ao mesmo tempo complexa" do Judiciário, para, afinal, "não ter o que substancialmente proteger ou tutelar", pois as penosas e a ração haviam sido restituídas.
PONTOS POLÊMICOS
Dois pontos polêmicos provocaram a longa tramitação. Inicialmente, uma juíza gaúcha recebeu a denúncia. Depois, outra magistrada, após interrogar "Garnisé", rejeitou a denúncia, com base no princípio da insignificância (ou seja, seria um crime de bagatela, fato que não constitui infração penal).
O Ministério Público apelou, pois entendeu que a juíza não poderia ter antecipado a absolvição. O Tribunal de Justiça gaúcho anulou a decisão da juíza.
A Defensoria impetrou habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça. No entanto, a 5ª Turma considerou que a conduta de "Garnisé" não poderia ser considerada irrelevante para o direito penal.
Os dois sacos de ração e as cinco galinhas foram avaliados em R$ 286. O STJ decidiu que, no caso de furto, "não se pode confundir bem de pequeno valor com o de valor insignificante".
Ou seja, o furto cometido por "Garnisé" não poderia ser considerado bagatela.
Essa controvérsia foi dirimida pelo ministro Ayres Britto. Ele viu na conduta do caseiro "muito mais a extrema carência material do paciente do que indícios de um estilo de vida em franca aproximação da delituosidade".

PORTUGAL, 74% DO IMIGRANTES AFIRMAN TER SOFRIDO DISCRIMINAÇÃO EM PORTUGAL

Dos brasileiros que vivem em Portugal, 74% disseram já terem sido vítimas de discriminação por motivos de etnia ou por serem imigrantes e 10% afirmam terem sido discriminados nos últimos 12 meses por diferentes motivos, como idade, sexo e religião. Os dados são de um relatório publicado nesta quarta-feira pela Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia (FRA) sobre discriminação nos países da União Europeia (UE). A pesquisa entrevistou 23.500 imigrantes e pessoas pertencentes a minorias étnicas dos 27 países-membros da UE, em 2008.
Segundo o estudo, o fato de pertencer a uma minoria étnica ou de ser imigrante foi o motivo mais habitual de discriminação múltipla nos países da UE de acordo com os entrevistados (93%, tanto entre homens como entre mulheres), seguida da religião (72% no caso dos homens e 56% entre as mulheres) e o sexo (24% e 44%, respectivamente).
Leia mais
Pessoas pertencentes a "minorias visíveis", ou seja, que têm um aspecto físico diferente do resto da população, se sentem discriminadas com maior frequência e por um número maior de motivos, como idade, sexo e religião, comparadas com as de outras minorias.Os homens jovens imigrantes, por exemplo, tendem a sofrer níveis superiores de discriminação, segundo a pesquisa. A população cigana e a de origem africana têm "mais probabilidade" de sofrer discriminação do que as pessoas procedentes da antiga Iugoslávia, de origem russa e os oriundos da Europa Central e Oriental, aponta o relatório.
Os resultados mostram que um em cada quatro entrevistados pertencentes a minorias étnicas ou imigrantes na UE afirma ter se sentido discriminado por dois ou mais motivos durante os 12 meses anteriores à enquete, entre esses, 28% eram norte-africanos, 18% subsaarianos, 16% ciganos e 15% turcos. No caso dos imigrantes originais dos Bálcãs ou dos países do centro da Europa, os números ficam abaixo dos 9%.
O relatório também destaca que os fatores socioeconômicos, como um baixo nível de renda, "podem aumentar a experiência de discriminação múltipla".
Neste sentido, o diretor da FRA, Morten Kjaerum, destacou a necessidade de que a legislação europeia introduza o conceito de "discriminação múltipla" para "melhorar a correspondência entre a Justiça e as complexas experiências cotidianas de discriminação sofridas por uma pessoa".
A maioria dos tribunais europeus abordam unicamente um motivo de discriminação por caso, de modo que "fica mais difícil (para as vítimas) apresentar seu caso em um tribunal e receber compensação por vários tipos de discriminação sofridos", assinalou Kjaerum em comunicado.

MATA ATLANTICA É A QUINTA FDLORESTA MAIS AMEAÇADA DO MUNDO



só restam 8% da cobertura original da Mata AtlânticaUm ranking divulgado nesta quarta-feira pela entidade ambiental Conservação Internacional indica que a Mata Atlântica é a quinta floresta mais ameaçada do mundo.A lista enumera o que a organização considera ser as dez regiões florestais mundiais que enfrentam os maiores riscos.Segundo a ONG, a posição da Mata Atlântica na quinta colocação se justifica porque restam apenas 8% da cobertura original da floresta, que antes ocupava boa parte da costa brasileira.A organização afirma que a floresta ''abriga 20 mil espécies de plantas, sendo 40% delas endêmicas. Ainda assim, menos de 10% da floresta permanece de pé''.Perigo O relatório da Conservação Internacional diz ainda que mais de duas dúzias de espécies de vertebrados criticamente em perigo de extinção estão lutando para sobreviver na Mata Atlântica.Entre as espécies listadas estão seis espécies de aves que habitam uma pequena faixa da floresta no Nordeste.De acordo com a Conservação Internacional, um dos motivos para o desmatamento acentuado que a floresta vem sofrendo é a ''crescente urbanização e industrialização do Rio de Janeiro e de São Paulo''.A floresta brasileira ficou atrás de regiões da Índia e de Mianmar que só contam com 5% de seu bioma original.Também estão mais ameaçadas do que a Mata Atlântica uma área da Nova Zelândia que só mantém 5% de sua cobertura original; outra, situada entre a Indonésia, a Malásia e o Brunei, que só preserva 7% do que já possuiu, e outra nas Filipinas, também com 7% da cobertura original.O relatório foi divulgado nesta quarta-feira para coincidir com o anúncio oficial pela ONU do Ano Internacional de Florestas.

Fun Around



MAIJA VANCE



Chris Morais, Campeã Brasilira de Adestramento 2010


Amanda Höynä



BURRO VENCE CORRIDA CONTRA CAVALOS


No último sábado, 29, na Fazenda Areia Branca, no Sítio Vertentes, Alencar, aconteceu uma corrida de cavalos na inauguração do Prado, com a presença de grande público. De acordo com o proprietário, Haroldo Maciel, cerca de 3 mil pessoas prestigiaram o evento, vindas de várias localidades. Todos as atenções se voltaram ao vencedor, um burro. O animal está ganhando fama na região, porque vence todas as competições de que participa. No evento, vários apostadores tiveram prejuízo. Quem não apostou no burro, até moto novinha perdeu.

CARREIRAS PELO BRASIL - BEIRO DO RIO PARNAIBA







No ultimo domingo dia 30 de janeiro de 2011 foi realzada uma grande festa de corridas de cavalos na localidade de limpeza Beiro do Rio Parnaíba. O evento teve inicio na parte da manhâ e seguiu o dia inteiro com muita gente participando se divertindo. Nas corridas de cavalos teve uma premiação de 3 mil reais para 03 (três) categorias, cavalos de raça, místico e pé duro. Confira as colocações da cada categoria.
CATEGORIA PÉ DURO.
1º Colocado Genário de Guadalupe-PI ganhou R$ 500,00 em dinheiro
2º Colocado Antonio José de Malhada da Areia ganhou R$ 300,00 em dinheiro
3º Colocado Raimundo Noleto Vereador ganhou R$ 200,00 em dinheiro
CATEGORIA MISTICO.
1º Colocado Orlean de várzea do Buriti ganhou R$500,00 em dinheiro
2º Colocado Zezinho local não identificado ganhou R$ 300,00 em dinheiro
3º Colocado Maninho da várzea do meio ganhou R$ 200,00 em dinheiro
CATEGORIA RAÇA.
1º Colocado Djalma Sá de São João dos Patos ganhou R$ 500,00 em dinheiro
2º Colocado Bertinho de Várzea do meio ganhou R$ 300,00 em dinheiro
3º Colocado nome e local não identificados ganhou R$ 300,00 em dinheiro




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

LEANDRO MANCUSO E OS BASTIDORES DO TURFE

1 - Chegou na Gáavea, sexta-feira, o aprendiz de terceira categoria L.S.Machado, oriundo do Cristal.
2 - A aprendiz Maria Luiza, que estava frequentando a escolinha, desistiu, e assim sendo, ficou apenas Marcelle Martins, filha do C.A.Martins, como promessa feminina.
3 - O aluno Igor Muller deverá estrear como aprendiz de 4ª categoria no mês de fevereiro, pois está trabalhando muito bem nos matinais, mostrando franca evolução.
4 - O lider das estatísticas H.Fernandes começará a assinar como jóquei apartir de semana que vem, e esta semana está suspenso, pórem, poderá assinar compromissos em provas classicas, já como jóquei.
5 - Z.D.Guedes, um dos mais antigos treinadores da Gávea, voltou a cuidar de animais, está no Posto de Fomento em Teresopolis, e um dos seus primeiros animais a subir a serra é Tzarista.
6 - O treinador Cristian Moura esteve na Gávea para comprar alguns cavalos e levar para o Hipódromo do Cristal, e alguns correrão clássicos.
7 - Desejado Thunder volta a ativa neste sábado, dia 5, e correrá o Clássico São Francisco Xavier (L.), nos 1.000 metros, grama. Dalto Duarte será o jóquei.
8 - Desejado Sun voltou com tudo depois de longo tempo parado e correrá a 1ª Prova da Tríplice Coroa de Potros, e terá a direção de C.Lavor.
9 - Chegaram nesse domingo na Gávea os seguintes animais:NEROL para O LOEZER BEM JOGADA para CRISTINA RESENDEULTRÁBASICO para A MACHADO FILHOELEMENTO SURPRESA para J B NOGUEIRAGERONESA e GO EASY GO para A PAIM FILHOFICTION MAN para C OLIVEIRA
10 - O aprendiz I. GAIER, após ficar sem montar durante um bom tempo por causa de uma fratura nos dedos, passou mal esta semana e teve que se ausentar das corridas, e ficará mais esta semana para entrar em forma para os compromissos de montaria.
11 - Surto de dengue anda atacando diversos profissionais, algo precisa ser feito.
12 - Joe Diesel corre muito, aliás, esse animal do Stud Globo e treinamento do D.Guignoni, vai custar a perder. Hoje, sem sombra de duvidas, é o melhor potro em atividade da Gávea. Parabéns ao criador Haras Campestre, que criou esse filho de Christine’s Outlaw.
13 - Licca-Chan é a lider entre as potrancas na Gávea, venceu linda corrida, mostrando que tambem é valente na areia. Parabéns pela direção de H.Fernandes e ao treinador D.Guignoni.
14 - O excelente potro Mucho Gusto, após correr o Clássico na milha semana passada, onde corria ultimo, inclusive atrás do Thunderdome Luiz, atropelou feito um bolido e tirou um otimo 4º lugar, foi adquirido pela Coudelaria Barcelona, e deverá correr as provas da Tríplice Coroa, só que desta vez ele subirá a serra e ficará aos cuidados de I.C.Souza, no CT Vale do Marmelo.
15 - T.J.Pereira já esta em Macau com sua esposa Fernanda Machado, que irá trabalhar como veterinaria no Hipodrómo de lá, à principio como residente, e Thiago está montando mais, inclusive já tem agente de montarias, e o que tudo indica ele deve montar em Hong Kong.por

Xin Xu Lin agora é da Godolphin




Xin Xu Lin vai agora representar a jaqueta azul da Godolphin



Iniciada após a brilhante conquista do Gran Premio Pellegrini (gr.I), em dezembro último, foi finalmente concluída a negociação entre a Godolphin e José Renato Cruz e Tucci pela aquisição do craque Xin Xu Lin.

Tão logo o filho de Wondertross desembarcou em solo árabe, oriundo da Argentina, a transação ganhou contornos definitivos e o "martelo" foi batido ontem no final do dia. O crioulo do Haras Pirassununga será preparado pela equipe do Sheikh Mohammed bin Rashid Al Maktoum para participar do festival da Dubai World Cup, em março próximo.

Sob o treinamento de Estanislau Petrochinski, Xin Xu Lin deixou o hemisfério sul consagrado com 5 vitórias - 4 de grupo I - G.Ps. Juliano Martins, Ipiranga, Derby Paulista, em Cidade Jaridm e Carlos Pellegrini, em San Isidro - e duas colocações clássicas em 7 exibições.




por Jair Balla/Raia Leve

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bianco



Spectacular Bid



BERNARDINI



Miss Fortubes Foll



Masaji Haruki



Beija Flor - Natureza Espetacular



ELEIÇÕES JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO



Tendo como candidato à presidente na eleição de março próximo no Jockey Club de São Paulo, Mário Roberto Gimenes Silva, a chapa da situação, já tem definidos todos os seus nomes. A saber :DIRETORIA EXECUTIVA -


Diretor Presidente - Mário Roberto Gimenes Silva-


Diretor Vice-Presidente - Paulo Jose da Costa Junior-


Diretor Geral de Turfe - Marcelo Artur Motta Ramos Marques-


Diretor Geral de Atividades Sociais - Claudio Ferreira Messias-


Diretor Geral de Secretaria - Aníbal Massaíni Neto-


Diretor Geral de Finanças - Paulo Rubens Pestana de Andrade-


Diretor Geral de Manutenção e Obras - Carlos Eduardo Ribeiro do Valle-


Diretor Geral de Operações - Marcel Adrian Figer Jedwabski-


Diretor Geral de Atividades Técnicas - Thomas Walter Wolff



CONSELHO SUPERIOR -


Alfredo Sestini Filho-


Celio de Melo Almada Filho-


Dacio Penna Cesar Dias-


Gerson de Mello Almada-


Jael Bergamaschi Barros-


Jose Roberto Pimentel de Mello-


Juan Figer Svirshi-


Lillian Daisy Adilis Ottobrini Costa-


Nereu Ramos Neto-


Ricardo de Barros Saad




DIRETORES DE AREA




Abib Maldaun Neto – Diretor Atividades Culturais-


Aleksandar Carlos Mandic – Diretor Tecnologia-


Antonio Carlos Lopes – Diretor Sede Boa Vista-


Carlos Alfredo Westphalen – Diretor Anti-Dopping -


Gabriel Aidar Abouchar – Diretor Marketing-


Luiz Ignacio Quintino – Diretor Esportes-


Orestes Fermo Papis – Diretor Spa-Fisioterapia-


Rubens Nunes de Araujo – Diretor Jurídico-RH






COMISSÁRIOS DE CORRIDAS -


Carlos Enrique Penco Garcia-


Geraldo Salles Junior-


Graciano Santos Neto-


Jessie Navajas de Camargo-


Leonardo Zero Dionizio-


Marcio Ribeiro Porto Junior-


Nelson Jose Lara de Oliveira Ribeiro-


Washington Rodrigues P. de Proença Neto




MEMBROS DO CONSELHO FISCAL -


Fuad Sallum-


Jayme de Ulhôa Cintra E Toledo Piza-


Luiz Fernando Brandão




SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL -


Clóvis Galante Filho-


Ivone De Carvalho E As-


Osvaldo Martins Margarido

ABMAEL PARA DURA EM QUALQUER HIPÓDROMO DO BRASIL

Abmael – F.Sales – P.Nascimento – Stud Sampaio, vencendo o sexto páreo deste domingo no Madalena.


JUJUY, EM FINAL SENSACIONAL, VENCE O CLÁSSICO DELEGAÇÃO TURFISTICA DO CEARÁ

Jujuy – S.Moreira – Sérgio Paiva – Stud São José dos Bastiões



Upper Winner vence a Prova Especial Estado do Paraná

Upper Winner – J.Julio – O.José – Stud Edigular e Pierre


Foto - Laudenor Secundino/Brasil Turfe


domingo, 30 de janeiro de 2011

Cavalos Festival de Verão



Lucrécia Carabajal



Kim Clijsters é campeã do Australian Open.2011



Doctorazo vencedor do Clásico Mascagni neste domingo em Moroñas



TABLADA RESULTADOS DESTE DOMINGO, 30/01/11

1º Páreo - 1.100 metros

1º - Anthrax - G. Ferreira

2º - Hatta - D. Paz

3º - Funny Enough - C. Farias (3)

4º - Rainha Babilonia - H. Demarco

5º - Capistrano - F. Gonçalves

6º - Superfly Rodeo's - P. San Martin7º - Raja - D. R. Freitas



Anthrax, 4 anos, filho de Majestic Blue e Kaibab por Minstrel Glory, criado pelo Haras Palmerini e propriedade do Stud R. M. Treinado por P. Ribeiro, marcou 69



2º Páreo - 1.400 metros

1º - Faceiro - C. Farias (3)

2º - Turumbamba - D. Paz

3º - Netuno - G. Ferreira

4º - Mão Branca - H. Demarco

5º - Uloveme - F. Gonçalves

6º - Super Galop - P. San Martin

7º - Tche Dodge - D. R. Freitas



Faceiro, 5 anos, filho de Golden Voyager e Lady Equilia por Dr. Carter, criado pelo Haras Clark Leite e propriedade de Paulo Henrique Peter Vanier. Treinado por P. Ribeiro, marcou 87".



3º Páreo - 600 metros

1º - Craque de Frontin - H. Demarco

2º - Mestre dos Reis - P. San Martin

3º - Rapadura dos Pinus - C. Farias (a)4º - Hippie de Birigui - D. Paz

5º - Salmone - D. R. Freitas



Craque de Frontin, 3 anos, filho de Ke Valentia e Tanderly por First American, criada pelo Stud Michelle e Priscilla e de propriedade do Stud J.S Gas. Treinado por J. P. Correa, marcou 34" 2/5

HENDERSON "QI" FERNANDES DA SHOW NA VITÓRIA DE TALENTO


TALENTO em final emocionante e contando com espetacular direção do joqueí HENDERSON "QI" FERNANDES venceu o nono páreo, PRÊMIO PHARAS, deste domingo no HIPÓDROMO DA GÁVEA

BOM DE LUTA POR DESCLASSIFICAÇÃO DE YAROSLAV VENCE O GRANDE PRÊMIO SÃO VICENTE

Estanislau Petrochinski treinador de Bom de Luta

Em final sensacional BOM DE LUTA , por desclassificação de YAROSLAV vence o GRANDE PRÊMIO SÃO VICENTE 2011.

BOM DE LUTA é um filho de BURROJ e LACCIARELLA, criação do HARAS XARA / HARAS MINERAL PARK, defende as cores do STUD GRANDE VITESSE, foi conduzido VAGNER LEAL e o responsável pelo seu preparo é o treinador ESTANISLAU PETROCHINSKI.

Esta foi sua terceira vitória em 21 apresentações.

BORN TO WIN MUITO FACIL NO PÁREO DAS POTRANCAS

Joquei Henderson Fernandes



BORN TO WIN não teve muito trabalho para vencer o sétimo páreo deste domingo no Hipódromo da Gávea.


Corrido em segundo até a entrada reta , assumiu a ponta e despediu as rivais, seguindo muito fácil até o disco de chegada.


BORN TO WIN é uma filha de IMPLEXO E ULTRA SUREÑA, criação do HARAS DOS GIRASSÓIS, defende as cores do STUD PALURAPE, foi conduzida HENDERSON "QI" FERNANDES e apresentada por A LOBO.

SIPHON


Fabiana Murer Campeã do 104º Millrose Games, no Madison Square Garden, em Nova York



Joe Diesel matém a invencibilidade e da passeio na areia da Gávea


JOE DIESEL sob a condução de DALTO DUARTE deu um passeio no quinto páreo desta tarde no Hipódromo da Gávea por ocasião da disputa do CLÁSSICO HERNANI DE AZEVEDO SILVA reservado para potros de 2 anos corrido em 1200 Metros - Areia.

JOE DIESEL foi apresentado pelo treinador D.GUIGNONI, criado pelo HARAS CAMPESTRE, propriedade do STUD GLOBO e é um filho de CHRISTINE.S OUTLAW E DARTER

SÃO VICENTE, HOJE TEM GRANDE PRÊMIO

Vidiz



Neste domingo, 30/01, teremos a realização da festa maxima do Turfe Vicentino com a realização do "GRANDE PRÊMIO SÃO VICENTE" em 1800 Metros , pista de Areia, uma das atrações da prova é o Joqueí Wilson Natal campeonissimo no Turfe Goiano como Joqueí e Treinador, campo da prova :



1 VERANO 56 A.Gulart


2 OLYMPIC POWER 55 A.Queiroz


3 IL GIORNALINO 56 M.Fontoura


4 JAY FIGHTER 55 R.Maia


5 YAROLASV 55 L.Henriques


6 VIDIZ 56 W.Natal


7 OUTRO CORREDOR 55 J.Gulart


8 BOM DE LUTA 58 V.Leal


9 DON DA GUANABARA I.Santana