Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

GRANDE PRÊMIO BENTO MAGALHÃES - SABATINA DE LUXO ABRE O FESTIVAL DO BENTÃO 2011 NA MADALENA


Rincho é a força do Clássico José Maria Sampaio


O Jockey Club de Pernambuco promove um excelente programa no sábado, 26/11/2011, na abertura do festival do 43º.Grande Prêmio Bento Magalhães.

Com oito páreos, sendo sete de PSI e um reservado para animais da raça pônei, as corridas têm início às 13:00 e término programado para as 17:10, a programação da sabatina reúne várias atrações, dentre as quais destacamos: a 3ª.Prova da Tríplice Coroa de produtos, reservada a animais de 3 anos, onde se aguarda a consagração de Cabo de Aço, filho da inesquecível Tabira e que cada dia corre mais. Vai longe esse potro; o Clássico Cláudio Santa Cruz, em que se vislumbra um bom embate entre Valdovino e Campus Drive; o Prêmio Especial Pedro Allain Teixeira, onde Under Atlantic é soberano; o Clássico José Maria Sampaio, em que Rincho deve ser o franco favorito, numa justa homenagem a um dos maiores turfistas de um passado recente do Nordeste, por coincidência, genitor do titular do Stud Sampaio, proprietário de Rincho.

Pois bem, aliando qualidade à quantidade, atrações não faltarão para o público, ficando o convite: venha ao Jockey, traga sua família para desfrutar dessas tardes inesquecíveis de corridas, pois desta feita, sábado e domingo serão dias de Jockey e o turfe é a sua melhor diversão. Aposte nessa emoção!

A seguir os prognósticos do páreo a páreo. Boa sorte!

TEMPORADA 2011/2012
PROGRAMA DA 11ª CORRIDA
SABADO, 26/11/2011

1º Páreo – 1300 mts.- 13:00hs
1 – TEM VIRTUDE 53 1 EST
2 – ANGEL LUX DEPIGUA 53 2
3 – SERINGUEIRA 53 3
4 – ZONE ROUGE 53 4
5 – EI VOCE 53 5
6 – CHEERS 53 6
Indicações: Zone Rouge – Seringueira (4-3)
Páreo interessante para abertura da jornada, em que várias das potrancas têm chance real de vitória. Zone Rouge volta após boa estreia, quando secundou, algo distanciada, a Afilhado do Sissi. Para a dupla, ficaremos com Seringueira, sempre de percursos infelizes, mas que chegou próxima a Zealot e All-Round Depiguá, que seriam forças aqui. Angel Lux Depiguá volta após fracassar na primeira prova da Tríplice Coroa, enfrentando Cabo de Aço, Personalidade e Zucco, mas antes vinha de boas corridas. Tem a sua parcela de chance. Tem Virtude, uma Durban Thunder em égua Roi Normand (USA), tem 2 colocações em 5 saídas na Gávea/RJ, sendo um segundo lugar na areia. Dona de bons trabalhos, pode surpreender. Ei Você traz o crivo de Fonseca, mas, apesar de muito esperada, deixou a desejar na estreia. Longe das emoções do “debut”, é outra que pode surpreender. Cheers tem problemas no partidor, tendo sido retirada na última. Tem raça para fazer um bom papel.

2º Páreo – 1300 mts.- 13:40hs
1 – HURRICANE JOHN 55 1 EST
2 – DAYOFLIGHT 55 2 EST
3 – NOCHERO 55 3
4 – EAGLE VISION 55 4 EST
5 – FAIRY TALE 55 5 EST
Indicações: Nochero – Fairy Tale (3-5)
Páreo de prognóstico dificílimo, em que os retrospectos dos animais pouco nos ajudam. Hurricane John estreia trazido na categoria dos amigos Leo Allain, Paulo e Bruno Corte Real. Filho de Durban Thunder em égua Roi Normand (USA), pouco tem animado nos trabalhos. Dayoflight, outro que debuta, filho de Public Purse (USA) em égua Bright Again (USA), pouco produziu em Cidade Jardim/SP, nas suas duas únicas apresentações na grama, mas, em ambas, com rateios muito elevados. Nochero melhorou nos trabalhos, devendo estar entre os primeiros no disco. Eagle Vision, filho de Norba em égua Siga Bravo, ainda inédito. Dizem ser possuidor de bons exercícios. Fairy Tale, filho de Public Purse (USA) em égua Jules (USA), vem de terceiro algo distanciado na Gávea/RJ, devendo brigar pela vitória. Olho no cânter e no jogo deste páreo.

3º Páreo – 2000 mts.- 14:20hs
3ª PROVA TRIPLICE COROA
1 – CABO DE AÇO 59 1
2 – PERSONALIDADE 52 2
3 – ALL-ROUND DEPIGUA 55 3
4 – ZUCCO 54 4
Indicações: Cabo de Aço – Zucco (1-4)
3ª.Prova da Tríplice Coroa em que se presta uma justa homenagem ao Haras Depiguá, de Carlos Baltar, figura das mais admiradas no meio turfístico nordestino por acreditar e investir na criação do PSI no município de Gravatá/PE, a quem expressamos os nossos maiores respeito e admiração. Apesar da sobrecarga de peso, deverá acontecer a consagração de Cabo de Aço. O filho da valorosa Tabira abriu carreira e é difícil marcar contra ele. Para a dupla, Zucco, um potro de bons predicados, que na última correu muito bem em distância semelhante contra Morcote e Elusive Colony. Se Cabo de Aço estranhar o aumento da distância aliado ao sobrepeso, Zucco pode ser o ganhador. A boa potranca Personalidade, cria do Haras Depiguá, é outra que pode formar a dupla, pois já derrotou Zucco em oportunidades anteriores. All-Round Depiguá, apesar de acusar progressos, fica apenas para os caçadores de pules altas.

4º Páreo – 1300 mts.- 15:00hs
CLÁSSICO CLÁUDIO SANTA CRUZ
1 – DO YOU MIND 56 1
2 – OUR THUNDER 56 2
3 – VALDOVINO 56 3
4 – CAMPUS DRIVE 56 4
Indicações: Campus Drive – Valdovino (4-3)
Na versão 2011 da tradicional prova em que se homenageia o jornalista Cláudio Santa Cruz, que tanto ajudou a divulgar o Jockey Club de Pernambuco em décadas passadas, pedimos licença para irmos de ABC do Turfe:
A) Campus Drive firmou e voltou a correr o que sabe. Aliás, arriscaria dizer que está correndo mais do que antes de apresentar problemas locomotores. Seguindo nessa trilha, outro não será o vencedor;
B) O potro Valdovino vem de vitória alvissareira, quando decolou na entrada da reta para assinalar 61s e fração para os 1.000 metros, derrotando Vôo Solo e companhia. O páreo endureceu, mas tem tudo para evoluir;
C) Do You Mind forçou turma na estreia correndo contra o próprio Campus Drive e chegou a dar impressão no meio da reta, mesmo tendo partido de uma baliza desfavorável. Pode ser a surpresa ou formar a dupla em caso de fracasso de um de nossos indicados.
D) Our Thunder foi inscrito no páreo de velocidade do Edísio, tendo perdido para o recorde da distância. A turma aqui é um pouco mais camarada, mas a distância aumentou. O filho da “máquina” Clausen Export (USA), 5 anos e 5 vitórias, tem de ser respeitado onde quer que seja inscrito.
Ficamos com a ordem descrita acima.

5º Páreo – 1300 mts.- 15:40hs
PRÊMIO ESPECIAL PEDRO ALLAIN TEIXEIRA
1 – VÔO SOLO 55 1
2 – BLACK DRAGON 55 2
3 – UNAFRAID BOY 55 3
4 – DON STRIPES 55 4
5 – GORY 55 5
6 – UNDER ATLANTIC 58 6
Indicações: Under Atlantic – Don Stripes (6-4)
Under Atlantic, na última, fez segundo tendo quebrado o estribo na partida, perdendo para Rincho, mas ainda derrotando Verano. Mudou de cocheiras e é a barbada do programa. Don Stripes vem de bom segundo para Campus Drive e é o principal tertius de nosso favorito. Gory correu um pouco menos na última, mas leva o crivo do Stud Sampaio e pode ser a surpresa. Vôo Solo tem muita velocidade, devendo pontear o páreo. É outro que mudou de cocheiras e pode emplacar um bandeira a bandeira. Black Dragon mostrou ligeireza e frouxidão na última. Apesar da boa categoria, precisa melhorar para figurar aqui. Unafraid Boy é outro animal de ótima categoria, mas que ainda não se acertou na Madalena. Aos azaristas.

6º Páreo – 1300 mts.- 16:20hs
1 – BIZÃO NEGRO 58 1
2 – SUPER FLASH 55 2 EST
3 – SENHOR KIROV 58 3
4 – DUPLA SORTE 55 4
5 – DAUNTLESS EMBLEM 55 5
6 – VALENTE CICERO 55 6
7 – QUICK THINK 55 7
8 – CONCLAVE (URU) 55 8
Indicações: Senhor Kirov – Bizão Negro (3-1)
Páreo cheio e de difícil indicação. Senhor Kirov venceu linda prova, semelhante a essa, porém enfrentou contratempos após o seu laurel. Se nada sentir, primeiro ele no disco, ficando a nossa torcida para o Stud Big Boss, do amigo Joaquim Moreira. Bizão Negro teve percurso esquisito na última, mas ainda chegou a tempo de formar a dupla para o mesmo Senhor Kirov. Vamos com a repetição da fórmula que vingou dia 22/09. Dauntless Emblem, apesar de vir de uma turma abaixo, regula com Senhor Kirov. Longe de contratempos, já que se trata de animal muito nervoso, é outro que pode figurar com destaque. Quick Think baixa de 2.400 e 2.000 para 1.300 metros em pouco mais de 30 dias. Melhorou na última e a turma é mais a contento, podendo ser a surpresa. Outro que pode aparecer de repente aqui é Dupla Sorte, que vem de perder para Valdovino e Vôo Solo. Mais aguerrido, é um azar tentador. Super Flash estreia, um filho de Roi Normand (USA) em égua Clackson, 5 anos e 3 vitórias na Gávea/RJ, mais uma de claiming. Tem partidários aqui. Conclave (URU) é animal que regulava em São Paulo com Ask Me Not, uma das forças no GP Bento Gonçalves 2011. Porém, após boa estreia ano passado, pouco produziu. Voltou fazendo quarto lugar para Senhor Kirov e agora, melhor aclimatado, é outra pule sedutora.

7º Páreo – 2000 mts.- 17:00hs
CLÁSSICO JOSE MARIA SAMPAIO
1 – RINCHO 56 1
2 – ELUSIVE COLONY 56 2
3 – GIEL 56 3
4 – CHARMANT 56 4
5 – BRENTLEY 56 5 EST
6 – DEUZEITO 56 6
7 – MENOTTI 56 7
Indicações: Rincho – Charmant (1-4)
Rincho tem enchido as medidas na Madalena. É um vareio atrás do outro, cada dia ganhando mais fácil. Na última, não tomou conhecimento do bom Verano, já que a corrida de Under Atlantic não valeu, pois atuou destribado desde a partida. Elusive Colony na última preocupou-se mais com Deuzeito do que com Morcote, tendo feito um percurso desfavorável e ainda chegando muito próximo. Brigará pela formação da dupla com Charmant, que vem de um quinto no GP Edísio Pereira e mudou de cocheiras. Menotti vem se adaptando muito bem ao aumento de distância e é outro que pode fazer bonito aqui, apesar de a turma ter endurecido. O estreante Brentley, animal clássico na grama em Cidade Jardim/SP, 4 anos e 3 vitórias, descende de Jerry Special em égua Emmson (IRE), da linhagem clássica da excepcional Kanaloa. Possui um quinto em sua única apresentação na areia, por isso, vamos conferir. Giel é um bicho-papão em Sobral/CE e aqui corre as suas coisas. Contudo, o páreo parece forte para este.

Páreo – 300 mts.-17:10 Hs- Pôneis
PROVA ESPECIAL ANA CONCEIÇÃO DE AGUIAR VALENÇA
1 – CHANKAR 40 1
2 – MAÇÃ 40 2
3 – GIGANTE 40 3
4- ROBINHO 40 4
5 – SHEIK 40 5
6 – TATUAGEM 40 6
7 – ZE COLMEIA 40 7
Indicações: Maçã – Robinho (2-4)
Prova Especial em homenagem a uma figura muito admirada no meio turfístico: Ana Valença, recente e prematuramente desaparecida. Ana sempre foi uma árdua defensora de sua família e não temia adversidades. Sempre serviu de apoio ao amigo Nelsinho, sendo seus ouvidos e sua voz, aprendeu e ensinou Libras. Uma companheira de todas as horas, uma mulher de fibra e um ser humano admirável, que lutou pela vida e acabou partindo cedo demais. Digo, Ana, que, mesmo de longe, sempre prezamos (eu e minha família) muito por sua amizade e enaltecemos suas força e garra. Rezamos para que você descanse em paz. Voltando ao turfe, em homenagem a Ana, atrever-me-ei a indicar no páreo de pôneis: Maçã ganhou e vai à repetição. Dupla com Robinho, repetindo a fórmula que vingou mês passado. Dos demais, Chankar e Tatuagem podem assustar.

Dicas do Dr. Marcação:
A Barbada do Programa: 5º.Páreo: Under Atlantic (6)
A Melhor Dupla: 5º.Páreo: Under Atlantic – Don Stripes (6-4)
As Melhores Alternativas: 1º.P: Seringueira (3); 2º.P: Fairy Tale (5); 3º.P: Zucco (4); 4º.P: Do You Mind (1); 5º.P: Gory (5); 6º.P: Dupla Sorte (4); 7º.P: Elusive Colony (2)
A Acumulada Combinada: 3º.P: Cabo de Aço (1); 5º.P: Under Atlantic (6); 7º.P: Rincho (1)

por Fabio Camara
Foto: Chico Mendonça –www.jcpe.com.br
transc. - JCPE

Eu De À Cavalo


Eu De À Cavalo

Eu de á cavalo sou um taura e meio senhor do laço, rei nos arreios
Eu de à cavalo, não tem floreio guapo na lida, pai do rodeio

(Morena linda, não faz assim
Sai na janela e olha pra mim
Morena linda, não faz assim
Sai na janela e olha pra mim)

Eu de à cavalo, mango e chilena vento na cara, pala e melena
Bater de casco, que cantilena eu de à cavalo, que coisa buena

Eu de à cavalo, que galhardia até a sombra, me dá bom dia
Tigre pros machos,sem serventia gatinho manso, pra essas gurias

Páreo Interativo, Primeiro vencedor

Primeiro vencedor do Páreo Interativo

O primeiro Páreo Interativo, que aconteceu na 512ª Reunião Turfística do Tarumã, teve um vencedor, que acertou os três primeiros animais e embolsou dez mil reais. O ganhador é de Pernambuco e a aposta foi realizada através do celular número 9130-xxxx.

Não houve acertadores nas categorias dos quatro primeiros colocados, que garantiria um prêmio de vinte mil reais, e nem na dos cinco primeiros, cujo prêmio era de cem mil reais.

Parabéns ao pernambucano!

fonte JCP

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Grande Prêmio Bento Magalhães 2009 - Recompensado - F Davidson.


Grande Prêmio Bento Magalhães 2009 - Recompensado - F Davidson.

Grande Prêmio Bento Magalhães 2011 - O NORDESTE ESTÁ EM FESTA: É O 43º.GRANDE PRÊMIO BENTO MAGALHÃES



O Grande Prêmio Bento Magalhães, ao longo da história, passou a ser um evento esportivo que não só mobiliza o público turfista pernambucano, mas também envolve todos os desportistas do Nordeste.

A prova mais tradicional do turfe nordestino alcança em 2011 sua 43ª.edição, demonstrando um vigor jamais visto, arvorando-nos mesmo a afirmar que este será o maior Grande Prêmio Bento Magalhães da história, tanto em quantidade de animais participantes das provas que integram o festival, quanto pela qualidade dos parelheiros, sem falar na cobertura da imprensa especializada, no interesse do público e nas perspectivas alvissareiras de ampliação das receitas do clube para a próxima temporada.

Especificamente na domingueira, serão disputadas seis provas, tendo a programação início às 13:00 e término programado para as 17:00. Nesta 12ª.corrida da Temporada 2011/2012 foram inscritos 43 animais, sendo dois os estreantes: a égua Tricky Six, no páreo de abertura, e o animal Ferreiros, no páreo principal.

Reforçamos o convite: venha ao Jockey, traga a sua família para desfrutar dessa tarde inesquecível de corridas, pois Domingo é Dia de Jockey e o Turfe é a sua Melhor Diversão. Aposte nessa emoção!

A seguir os prognósticos do páreo a páreo. Boa sorte!

TEMPORADA 2011/2012
PROGRAMA DA 12ª CORRIDA
DOMINGO, 27/11/2011

1º Páreo – 1.100 mts.- 13:00hs
1 – VISTA GROSSA 53 1
2 – VUFT 55 2
3 – SEASON THUNDER 52 3
4 – PHYLLÍPOS 55 4
5 – TRICKY SIX 50 5 EST
Indicações: Vista Grossa – Phyllípos (1-4)
Vista Grossa vinha atuando em páreos muito mais encorpados que este, mas, depois que voltou de parada, ainda não reeditou suas melhores atuações. Como a companhia enfraqueceu, insistiremos com ela para a ponta. Phyllípos, após excelente estreia, quando baixou de 81s para os 1.300 metros, correu páreo mais forte e terminou sentido. Parou para reparos, baixou de turma e, apesar dos 9 anos, parece ser o principal adversário, sobretudo se estiver em seus melhores dias. Olho no cânter e no jogo deste. Vuft fracassou por completo quando de seu retorno. Foi acometido de hemorragia e volta refeito, sendo um azar viável. Season Thunder está forçando turma e em distância algo contrária. Aos azaristas. Tricky Six estreia algo enfumaçada e vai muito leve. A comitiva do Ceará vem pronta para foto da filha de Or Et Bleu em égua Four Fingers (USA), detentora de duas vitórias na Gávea/RJ e mais sete em São Vicente/SP, em apenas 18 apresentações. Muito cuidado com essa, pois, em caso de não confirmação dos favoritos, estará lá para conferir.

2º Páreo – 1.400 mts.- 13:40hs
1 – OLYMPIC XARA 53 1
2 – BURILADO 58 2
3 – AFILHADO DO SISSI 55 3
4 – SENTIMENTO 55 4
5 – UDALOI DA FAXINA 58 5
6 – ZILOMAG 52 6
7 – KEY BOARD 55 7
Indicações: Udaloi da Faxina – Afilhado do Sissi (5-3)
Páreo cheio e de difícil prognóstico. Udaloi da Faxina vem de excelente corrida, forçando várias turmas e vencendo, derrotando Valente Cícero e Unafraid Boy. Afilhado do Sissi venceu muito fácil numa fraca Eliminatória, mas em bom tempo. É animal novo, está em evolução e promete vender cara a derrota, mesmo aumentando 300 metros na distância. Olympic Xará venceu duas e subiu. Na última derrotou Udaloi da Faxina, quando este correu menos. É tertius perigosa. Burilado parou e baixou muito de turma. Se correr o que sabe, pode surpreender. Sentimento tentou algumas cartadas impossíveis e faz tempo que não chega. Aos azaristas. Zilomag, na última, dominou Personalidade no meio da reta e “molhou” no final, saindo da dupla. Algo houve. Key Board, sempre esperado, na última derrotou Zilomag e quase alcançou Personalidade. Bom azar.

3º Páreo – 1.300 mts.- 14:30hs
1 – SKARAMUSKA 53 1
2 – UNTAL 55 2
3 – VIVANO 58 3
4 – ZEALOT 55 4
5 – GAUCHO MAN 55 5
6 – BLUE BUCK 55 6
7 – NO AMERICAN 55 7
8 – EFFUSE 55 8
9 – BOBBY NEBLINA 58 9
Indicações: Bobby Neblina – Vivano (9-3)
Bobby Neblina venceu e convenceu na estreia. Apesar de não ter prevalecido por larga margem, fê-lo com facilidade. Vivano desistiu dos clássicos e desce para a turma, sendo um inimigo temível. Zealot venceu páreo mais fraco, mas com sobras. Se reeditar as suas atuações de Sobral/CE, outro não será o vencedor. No American estreou vencendo bem e está uma pintura no passeio, porém o páreo endureceu. Untal e Blue Buck voltam de parados prontos para surpreender, podendo formar a dupla, já que derrotar Bobby Neblina parece-nos tarefa das mais complicadas. O irregular Effuse, às vezes corre muito, mas não tem confirmado. Gaúcho Man tem fama de craque, mas as corridas têm sido fracas. A bela Skaramuska, bem levada no capricho do amigo Paulo Corte Real, mas achamos o páreo duro para esta.

4º Páreo – 1.400 mts.- 15:20hs
1 – ALTO PARANA 58 1
2 – PODEROSO CHEFÃO 55 2
3 – NUNCA NESTE PAIS 52 3
4 – ILMAR 58 4
5 – FONTECCHIO 52 5
6 – TETTORE 55 6
7 – XIPÃO 55 7
8 – DON LOPES 55 8
Indicações: Don Lopes – Ilmar (8-4)
Don Lopes volta em páreo muito aquém da categoria de um corredor clássico da sua estirpe. Se não sentir a inatividade, outro não será o vencedor. Poderoso Chefão, quando de seu retorno após longa ausência, enfrentou Rincho, Bizão Negro e Don Stripes. Parou novamente e baixou de turma, não sendo surpresa uma atuação destacada sua. Xipão tentou algumas incursões na esfera clássica com relativo sucesso. O veloz Ilmar esteve irreconhecível na última. Mudou de cocheiras e deve ser observado com cuidado. Nunca Neste País tentou algumas cartadas impossíveis e agora volta para a turma. Mesmo assim, fica para os caçadores de pules altas. Fontecchio secundou Bobby Neblina, mas a turma endureceu. Tettore já foi um assombro em Sobral/CE e venceu bons páreos na Madalena. Porém, após contratempos e uma longa parada, voltou correndo pouco. Cuidado com este. Alto Paraná vem de corrida fraca, quando parece ter feito “faixa” para Bizão Negro. Antes, secundou Dauntless Emblem. O páreo parece ter ficado mais forte e a distância algo contrária.

5º Páreo – 1.000 mts.- 16:00hs
GRANDE PRÊMIO ROMEU MEDEIROS
1 – JOBI 56 1
2 – ABMAEL 56 2
3 – TREM BÃO 56 3
4 – ONEGIN 56 4
Indicações: Onegin – Abmael (4-2)
Páreo vazio porém reunindo animais de alta categoria, o Grande Prêmio Romeu Medeiros, páreo de velocidade do festival do Bentão 2011. Aqui retorna o recordista Onegin, que quebrou a marca anterior pertencente ao grande Jaspion e a Abmael. Se repetir a corrida da estreia, mesmo enfrentando adversários de excelente categoria, é o animal a ser batido. Abmael, na última, deu grande vantagem na partida e ainda chegou próximo. Promete ir à forra. Jobi, animal multiclássico, formou a dupla para Onegin no velocidade do festival do Edísio. Caso Abmael pule mal novamente, poderá formar a dupla. Trem Bão tem saído muito ligeiro. Mudou de cocheiras e tem categoria, mas o páreo é dureza. De certa feita, já derrotou Abmael.

6º Páreo – 2400 mts.- 17:00hs
GRANDE PRÊMIO BENTO MAGALHÃES
1 – MORCOTE 1
2 – STARMAN 6
3 – JUJUY 2
4 – QUADRIBALL 3
5 – VERANO 9
6 – FERREIROS 4 EST
7 – TATAMOVITCH 5
8 – AMIGO GAUCHO 7
9 -RECIFE 8
10 – TANGO ARRABALERO 10
Indicações: Tatamovitch – Starman (7-2)
Chegamos ao ápice do calendário turfístico nordestino, com a realização do 43º. Grande Prêmio Bento Magalhães. Sobre os inscritos: Morcote reabilitou-se após fraca estreia, vencendo o Prêmio Rosa Virgínia Toscano da Silva, derrotando Elusive Colony e Zucco. Tem categoria para chegar aqui, sendo um bom reforço para Starman. Este, bicampeão do GP Bento Gonçalves, fez um corridão quando de sua estreia no GP Edísio Pereira, tendo formado a dupla, muito próximo de Tatamovitch, com o jóquei ainda perdendo o chicote. Jujuy, animal de alta categoria, está mais bonito nos matinais, mas faz tempo que não chega. Quadriball teve um percurso adverso no Edísio Pereira, mas ainda chegou a dar impressão. É uma das forças do Bentão, pois ainda conta com o reforço do veloz Verano, que fracassou contra Rincho e Under Atlantic após duas excelentes apresentações. O estreante Ferreiros, 5 anos e 4 vitórias na areia da Gávea/RJ, filho de Torrential (USA) em égua Notation (USA), encontra parada indigesta para uma estreia. Tatamovitch é o nome do retrospecto, tendo vencido, em sequência, o GP Governador do Estado e o GP Edísio Pereira, algumas das principais provas do calendário clássico nordestino. Amigo Gaúcho voltou do Ceará fazendo quinto no Edísio. Sabe mais e pode ser a surpresa. O potro revelação Recife só faz evoluir. Fez terceiro no mesmo Edísio e está mais adaptado à distância, sendo um azar tentador, sobretudo porque enverga as sedas do Stud Cortez PE e o treinamento de A.Magno, acostumados a triunfar em nossa mais importante prova. Tango Arrabalero venceu o GP Manoel Medeiros e depois enfrentou contratempos. Não parece ostentar a melhor forma, por isso iremos aguardar. Em resumo, arriscaremos que entre Starman, Tatamovitch e Quadriball deverá sair o vencedor e a dupla do Bentão 2011.

Dicas do Dr. Marcação:
A Barbada do Programa: 3º.P: Bobby Neblina (9)
A Melhor Dupla: 5º.P: Onegin – Abmael (4-2)
As Melhores Alternativas : 1º.P: Phyllípos (4); 2º.P: Olympic Xará (1); 3º.P: Vivano (3); 4º.P: Don Lopes (8); 5º.P: Abmael (2); 6º.P: Quadriball (4)
A Acumulada Combinada: 3º.P: Bobby Neblina (9); 4º.P: Don Lopes (8); 5º.P: Onegin (4)

por Fabio Camara
Foto: Chico Mendonça
transc. www.jcpe.com.br

Caroline Duquet

PAPO DE TURFE – Gilberto Solanes





Proprietário do Centro de Treinamento e Haras Verde Preto, Gilberto Solanes é o convidado especial da coluna de entrevistas do site do Jockey Club Brasileiro.

Como conheceu o turfe?

GS: Através do meu pai, Eurico Solanes. Lembro bem, tinha cerca de sete anos, meu pai comprou um cavalo, Porungo. Animal treinado por Henrique de Souza e que costumava a ser montado pelo Arthur Araujo. Ganhou quatro ou cinco páreos.

O que as corridas de cavalos representam para você?

GS: É a minha vida! E hoje é meu trabalho também, por conta do Centro de Treinamento Verde e Preto.

Quais são melhores cavalos que já viu correr?

GS: Sem dúvida foi o Gualicho.

Melhores éguas?

GS: Éguas vi muitas. Tirolesa, Courageuse, Elamiur e Clareira são inesquecíveis.

Cavalo/égua mais bonito que já viu?

GS: Radar, do Stud Seabra. Inclusive lembro uma particularidade dele: sempre que ia correr, entrando na pista, ele parava, olhava para direita, depois para esquerda, parece que olhando para o publico, e depois entrava na pista.


Melhor cavalo de sua propriedade e/ou criação?

GS: Não foi de minha criação e sim de propriedade. Bakari, um argentino que teve uma campanha incrível. Estreou dia 1 de julho em 1.600 metros na pista de areia ganhando fácil. Dez dias depois venceu um Handicap em 2.000 metros na grama. Dia 18 do mesmo mês (!) ganhou com o Rigoni o GP 16 de Julho em 2.400 metros na grama. Um mês depois de sua estréia, dia 1 de agosto, encarou os melhores corredores da America do Sul do GP Brasil (na foto ao lado) e chegou no terceiro posto a pescoço de El Aragonês e Joiosa. Foi um páreo espetacular, Luiz Diaz montou meu cavalo, dominou a carreira nos 1.600 finais, brigou com todo mundo e deixou a vitória escapar em cima do disco, para desespero meu e do treinador Pedro Gusso Filho, que passou anos digerindo a derrota. Quinze dias depois foi segundo nos 2.400 metros do “Dr. Frontin”, na época G1, e no mês seguinte venceu fácil o GP Jockey Club Brasileiro, também Grupo 1, só que em 3.200 metros.

Quais jóqueis fazem a diferença?

GS: Dos que vi, com certeza, Luiz Rigoni.

E quais os melhores treinadores em sua opinião?

GS: Dois que conheci foram Ernani de Freitas, Pedro Gusso Filho, João Limeira e, talvez o melhor deles, o argentino Julio Penna.

Melhores garanhões da atualidade no turfe nacional?

GS: Talvez os que vieram agora em shutling, mas, dos que têm seus filhos correndo, não vejo nenhum grande destaque.

Melhores da história do turfe brasileiro?

GS: Fort Napoleon, Waldmeister, Locris e Roi Normand.

O que espera do turfe brasileiro nos próximos anos?

GS: Espero que o turfe se una, eleja um presidente que agrade tanto a situação, quando a oposição. Sem união fica difícil o turfe melhorar. Temos um grande exemplo no Jockey Club de São Paulo, que voltou a evoluir.


Seu momento inesquecível no turfe?

GS: Como proprietário, o GP Brasil de 1958, com Espiche, e os dois Derbys, um com a Courageuse e o outro com Revolution, que veio da cancha reta. E outro momento inesquecível foi à vitória do meu filho, Beto, no GP Brasil com Moryba.

Algum páreo marcante?

GS: O mais marcante o “Brasil” de 58. Foi uma carreira sensacional, mesmo se o Espiche corresse o mesmo páreo 100 vezes, acho que não ganharia de novo. Fez tudo pela baliza um, conseguiu uma passagem incrível nos últimos metros e venceu por ponta de focinho para cima dos favoritos, que desgarraram e vieram pelo externo da pista.

Qual foi sua maior tristeza com cavalos?

GS: New Come. Um cavalo que meu pai comprou a pedido do Buarque de Macedo, um argentino, que aparentemente era completamente são, mas que já tinha corrido algumas vezes e não havia rendido nada. Achamos uma broca que tomou 3/4 de um de seus cascos, demoramos oito meses, mas conseguimos curá-lo. Ganhou a primeira por mais de 50 metros e depois venceu mais sete carreiras. Fomos corrê-lo no “Velocidade” em Cidade Jardim, que na época era disputado em 1.200 metros. Vinha de galope com o Marchant, ia ganhar muito fácil, mas, quando o jóquei fez correr, ele quebrou. Foi uma tristeza muito grande.

O que você diria para um novo proprietário que está começando a investir em cavalos de corrida?

GS: Acho que começar bem é fundamental. Então é imprescindível escolher um bom treinador, honesto, educado, descente. Um profissional de confiança.



Por Celson Afonso – Fotos: João Cotta

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Grande Prêmio Bento Magalhães 2009 - Recompensado - F Davidson.


Grande Prêmio Bento Magalhães 2009 - Recompensado - F Davidson.

Jockey Club Fazenda Rio Grande - GP 2012

Jockey Club Fazenda Rio Grande - GP 2012

O Jockey Club de Fazenda Rio Grande - PR divulgou as datas dos GPs que promoverá em 2012. Dias 11,12 e 13/02 na distância 500 metros com R$ 50.000,00 ao proprietário vencedor e R$ 15.000,00 ao treinador vencedor; Dias 14,15 e 16/04 na distância de 600 metros com R$ 80.000,00 ao proprietário vencedor e R$ 15.000,00 ao treinador vencedor e nos dias 25,26 e 27/08 em 700 metros com R$ 100.000,00 ao proprietário vencedor e R$ 20.000,00 ao treinador vencedor. O proprietário pagará apenas "UMA" incrição de R$ 5.000,00 e ficará habilitado a correr os "TRÊS" Grandes Prêmios

Leilão do Jockey Club de São Paulo

Todos os animais inscritos no Leilão de Animais em Treinamento do Jockey Club de São Paulo a ser realizado na próxima 5ª feira dia 24, já foram submetidos aos exames radiológicos e endoscópicos e se encontram à disposição dos interessados no serviço de veterinária do Jockey Club de São Paulo aos cuidados do Dr. Rodrigo.


Na 5ª feira, dia do leilão, após o meio dia, todos os exames estarão à disposição na sala da Veterinária junto ao Tattersall de Cidade Jardim.


Fonte: APPS

TBS: a elite da raça, em leilão

Num momento revigorante, quando o turfe americano experimenta um vertiginoso aquecimento do mercado, cresce mundialmente o combate à medicação e particularmente o PSI brasileiro segue colecionando êxitos como mais um deste incrível Mr. Nedawi (... e o Pellegrini vem aí...), o IV Leilão Virtual Criação Nacional, aguardado leilão do dia 30 próximo oferece aos turfistas um verdadeiro banquete de qualidade.

Como se sabe, as provas de Grupo 1 são unanimemente reconhecidas como o ápice do que um cavalo de corridas pode fazer. E, neste quesito, o leilão apresenta incríveis 15 lotes que sem dúvida são atrações muito especiais:

* Eastern Eagle, mãe do Grupo 1 Loving (2o GP Parana-G1, 3o GP São Paulo-G1, 5o GP Brasil-G1, exportado e ganhador de 8 nos USA), prenhe de Bonapartiste
* Back for Good, mãe do último ganhador do GP Brasil-G1, Belo Acteon, com seu irmão próprio ao pé e prenhe de Public Purse (3 em 1)
* NN (potro Amigoni 2010, irmão materno do Grupo 1 Another Xhow)
* Business as Usual (potro Put it Back 2010, irmão materno do ganhador de G1 e lider Deep Ocean
* Relincho Traviezo (potro Pioneering 2010, filho da 3 vezes clássica de Grupo 1 e mãe de G2, Fappish)
* NN (potro Giant Gentleman 2010, filho da clássica de Grupo 1 e mãe de G3 Big Baby Bear)
* True Class, mãe do place em G1 de velocidade Jaguarão e do clássico Orador Nato, "3 em 1" Pioneering/Pioneering
* Candy Princess, mãe do G1 no Brasil (e G2 no Uruguai) PT Prince, prenhe de Bonapartiste
* Oversight, mãe da G1 Vyatka, "3 em 1" Silent Times/Inexplicable
* Micronesia, mãe do ganhador de G1 (e sire classico) Amado Fighter, prenhe de Crafty CT
* Debora Lark, mãe do place em G1 Brilhante Mineral e do classico Demis Good, prenhe de Pioneering
* Interlúdio, colocada em Grupo 1, prenhe de Union Avenue
* Leyend, talvez a única Southern Halo do Brasil com place em Grupo 1 na Argentina, mãe de G2 e avó de G1, prenhe de Crafty CT
* Beautiful Maria, mãe do G1 (no Brasil e em Dubai) New Freedom e do G3 Big Spartan, prenhe de Tiger Heart
* Biscuit Royale, raridade internacional: ganhadora do Diana-G1, do Barão de Piracicaba-G1 e da Taça de Prata-G1, prenhe de Crafty CT

O IV Leilão Virtual Criação Nacional será transmitido dis 30/11 (quarta-feira) a partir das 19 horas, pela TV Jockey/TV Turfe/NET/Parabolicas e Internet (www.turfeproducoes.com.br, www.jockeysp.com.br e www.agenciatbs.com.br).

TBS

SCRITTORE venceu a Prova Especial “PAULO AFONSO ALVES DE CAMARGO”


SCRITTORE venceu a Prova Especial “PAULO AFONSO ALVES DE CAMARGO” corrida principal da ultima sexta feira no Tarumã
propriedade do Stud São Pedro do Rio Grande; criação do Haras Santa Maria de Araras; conduzido por A. L. Silva; e treinado por Z. M. Rosa. Os 1.600 metros foram percorridos em 1′39”9

transc. JCP

LUIZ DUARTE E ESTANISLAU PETROCHINKY PRESENTES NA FESTA DO BENTÃO 2011

LUIZ DUARTE E ESTANISLAU PETROCHINKY PRESENTES NA FESTA DO BENTÃO 2011
Segundo informações advindas do turfista Marcelo Parente Filho, proprietário do Stud Power Parente, repassadas à Secretária do Jockey Club de Pernambuco, o bridão Luiz Duarte, um dos jóqueis mais técnicos do Brasil, e o treinador e veterinário multi-campeão Estanislau Petrochinsky serão trazidos por aquele Stud para abrilhantar a festa maior do turfe nordestino.

Vocês todos só engrandecem o nosso turfe. Muito obrigado e sejam bem-vindos!!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Bento Magalhães 2011 - As estrelas do Bentão


Chegada do Bento Magalhães de 2001: Oidio e GT Silva

Já se passaram mais de 40 anos desde a primeira corrida do Grande Prêmio Bento Magalhães e não sabemos ao certo se esse é tempo necessário para se firmar uma prova, uma marca, uma empresa, uma tradição, um profissional, um time, uma religião, entre tantas outras coisas. O que sabemos ao certo, é que a emoção enraizada pelos amantes do turfe no Nordeste é que fez essa marca Jockey Club de Pernambuco e o Grande Prêmio Bento Magalhães tornarem-se reconhecido na forma midiática, turfística e esportiva.

Uns concordam com a tradição, outros não. Uns acham que o Pedro Allain Teixeira foi mais importante para o turfe local e para a marca Jockey Club do que o próprio Cel. Bento Magalhães. Na minha geração, uma geração que ainda não se firmou como turfista por diversos fatores e pelo suposto pouco de tempo em convivência, trazemos uma recordação da marra de fazer Jockey Club e essa luta contra tudo e contra todos vem à minha cabeça o turfman Ricardo Pereira, heróico e eterno presidente

Mas quem são os responsáveis por este Grande Prêmio que hoje é lembrado Brasil afora? Prestigiado pelos treinadores de expressão no mundo turfístico, disputados pelos melhores jóqueis do Brasil? Frequentado pelos veterinários e diretores de entidades do meio?

Seriam os animais? Suas performances? Seriam os jóqueis que aqui venceram? Seriam as disputas cabeça a cabeça? Seriam os treinadores e suas peripécias? Seriam os proprietários com a vontade de vencer não só a prova principal, mas todos as corridas do dia?

Acredito que seriam todas essas vertentes que até hoje escrevem as histórias nos anais do Bentão.

Como não falar do atual treinador com marca reconhecida que é Isaias Ferreira, sujeito tímido, acometido de poucas palavras, mas de uma sabedoria peculiar. E Jairo Martins, ex-jóquei que foi à Cidade Jardim e se preparou mais ainda para se tornar um treinador que gosta do feijão com arroz. Alexandre Magno, que tira coelho da cartola em dia de festa na Madalena hoje como treinador, mas fez mágica em dia de Bentão. E Ramirez, ou J.Cifuentes, chileno e apadrinhado pela família Pereira, venceu algumas edições como jóquei. E GT Silva, bridão macho que sabia defender uma corrida como ninguém. Como não falar de Nelito Cunha, jóquei radicado em São Paulo e vencedor de duas edições. E o J.Silva, ou melhor o “Babá”, que levou o azarão Lord a vitória em 1984. E o empate de Adnois e Anderson 1977. Os mais antigos hão de se lembrar, eu só tinha 1 ano e nem sonhava em andar à cavalo, que dera ser proprietário. E o bi-campeonato de Merquinho com Diable au Corps em 93-94, as vitórias dos animais Cearense desde Geitoso com J.Viana que viria ganhar o ano seguinte, até Omedetô que fizeram crescer ainda mais a marca Bento Magalhães. Como não citar a vitória única de animal de proprietário da Bahia em 1982(Jaddo do Stud Farm). A chegada de Touch and Go e Prime Asset e dois anos depois entre o mesmo Touch and Go e Oidio. Haja coração. Não podemos esquecer o recorde de Nível que largou e acabou na areia leve e ali apenas começava o tri-campeonato do Stud Cortez. E o Stud Spumão que na década de 90 fez passar o prazer das vitórias a segunda geração da família com as vitórias de Morgan Way e Milwakee.

O folclórico Canaleta, que tem cavalos até mesmo antes do meu nascimento. Figura das mais emblemáticas da Madalena. A valentia em defender o Jockey em todas as instâncias e circunstâncias do turfista Sérgio Paiva, as manias de Dr. Antônio Salomão, a seriedade de Dr. Rinaldo do Rêgo Barros, as manis do Dr. Sérgio Magalhães, a bravura de Dr. José Maria Sampaio que tem em Fernando, seu filho, a segurança de honrar a farda, o Márcio Uchôa que não precisamos tecer nenhuma palavra a não ser amigo, o mentor da prova o fazendário Mauro Branco, o usineiro Raul Bandeira, a família Medeiros e sua honrosa farda que encabeçada pelo Dr. Maneco fez crescer o turfe na região, a família Pereira que teve nas figuras de Edísio, Alexandre, Tonho, André,Luciano e Ricardo vitórias na tradicional prova…

E como esquecer de nós, carinhosamente chamados de sardinhas que fazemos os bastidores, as cocheiras, damos vida ao JCPE.

Perdoem-me se esqueci de algo ou de alguém, mas certamente esses são as estrelas do Bentão 2011 que seguramente um cavalo, um treinador, um jóquei e um proprietário estarão mais uma vez fazendo história, ou será que teremos outro empate?

Podemos e devemos registrar comentários, afinal não sou um expert nas memórias, mas um apaixoando pelos animais do turfe, querendo sempre descobrir algo e aprender com suas linguagens, já que não falam com palavras, mas nos “falam” todos os dias.

E como na qualidade de turfista iniciante e proprietário de cavalo de corridas, nos sentimos obrigados a agradecer àqueles que fazem o jornalismo do turfe nacional, reconhecendo neles o alto valor contribuitivo para o engrandecimento do trufe nordestino e em especial ao nosso Jockey Club de Pernambuco.


Meu pai é um verdadeiro turfista de carteirnha, muito embora de pouca vivência no ramo, entre alternâncias de freqüência que só a emoção explica, que é com satisfação e alegria que podemos, usufruir das amizades de todos que colaboram com o mundo turfístico e com participação efetiva na divulgação no noticiário do turfe pernambucano.

Valendo ressaltar que os nossos co-irmãos cearenses, lançaram a pedra fundamental para a construção do novo Jockey Club do Ceará e não custa nada afirmar que o projeto, tão bem executado pelo arquiteto pernambucano – Sylvio Botelho- está uma pintura de beleza e extremamente moderno, e em nada ficará devendo aos hipódromos nacionais.

Tais profissionais, sem distinção e mesmo com estilos diferentes são capazes de definir tudo de útil e proveitoso, discernindo com muita sabedoria o certo do errado no espetáculo que é a corrida de cavalos.

Então, não podemos esquecer os “homens da caneta do turfe” que tanto nos proporcionam o acompanhamento de tudo que se passa no turfe brasileiro e que no próximo final de semana para nossa honra e glória, estarão presentes nas festividades do 43º Grande Premio Bento Magalhaes

por Paulo Henrique
transc. JCPE

Grande Prêmio Bento Magalhães 2008 - Hi Society

Victória Beach vence o GP Mariano Procópio





No Grande Prêmio Mariano Procópio (G3), o Comparação das éguas, com uma atropelada irresistível, Victoria Beach levou de vencida suas rivais. Sétimo páreo da jornada desta terça-feira, 15 de novembro, no Hipódromo da Gávea.

A tordilha É da Hora, com Marcos Mazini, pulou muito veloz e deu um ritmo completamente diferente à carreira. Licca-Chan, Ibiza Love, Une Autre Etoile, Felicce Bambina, Jerez, vinham a seguir. A ganhadora só corria à frente de Jade.

É da Hora entrou na reta ainda com vários corpos na frente das suas rivais, mas à medida que o disco se aproximava, a distância ficava menor. Licca-Chan, Felicce Bambina, Une Autre Etoile e Jade deram pinta de dominar a prova. Mas, com ação irresistível, foi Victoria Beach quem surgiu com grande ação e sem luta dominou a três anos Licca-Chan, que confirmando sua regularidade, finalizou em segundo. Jerez, Une Autre Etoile e É da Hora completaram o marcador.

A máquina Venâncio Nahid trouxe a ganhador tinindo de Secretário. Victoria Beach é uma 4 anos, filha de Torrential e Bambina Mia, criada pelo Haras Santa Rita da Serra e de propriedade do Stud Santa Rosa de Lima. Dirigida com precisão por Dalto Duarte, a neta materna de Skywalker assinalou para os 1.600 metros, em pista de grama macia, com cerca móvel de 9 metros, 1min36s87, marca pouco mais de um segundo inferior a de Joe Diesel no páreo dos potros.

por Fernando Lopes – foto: Davi Oliveira

Cavalo Preto


Tenho um cavalo preto
Por nome de ventania
Um laço de doze braças
No couro de uma novilha
Tenho um cachorro bragado
Que é pra minha companhia
Sou um caboclo folgado
Ai Eu não tenho família

No lombo do meu cavalo
Eu viajo o dia inteiro
Vou dum estado pro outro
Eu não tenho paradeiro
Quem quiser ser meu patrão
Me ofereça mais dinheiro
Eu sou muito conhecido
Por esse Brasil inteiro

Tenho uma capa gaúcha
Que eu troquei com um boi carreiro
Tenho dois pelegos grandes
Que é pura lã de carneiro
Um me serve de colchão
E outro de travesseiro
Com minha capa gaúcha
Eu me cubro o corpo inteiro

Adeus que eu já vou partindo
Vou pousar noutra cidade
Depois de manhã bem cedo
Quero estar em Piedade
Deus me deus esse destino
E muita felicidade
Quando eu passo com o meu pingo
Deixo um rastro de saudade

de Anacleto Rosas Jr.

Pernambuco: prováveis estrelas que estarão na disputa do Bentão 2011





Tatamovicht é o principal postulante ao título
Após a realização do GP Edísio Pereira 2011, as atenções nos bastidores do turfe nordestino estão voltadas para a programação do Festival do Grande Prêmio Bento Magalhães, que chega a 43ª edição. O que mais se discute nos bastidores, é o número de participantes, se será maior ou menor que o Edísio Pereira. O que se sabe até agora é que esse ano ninguém terá vida fácil na disputa dos 2.400 metros da maior prova do turfe nordestino.

Dos 12 participantes do GP Edísio Pereira, alguns já têm presença certa no Bentão 2011, como o vencedor Tatamovitch, Starman segundo colocado, e outros já estão sendo preparados para estrear. Já alguns animais que disputaram o Edísio 2011, deverão migrar para outras provas, como o clássico José Maria Sampaio 2.000 metros, e o Grande Prêmio Pedro Allain Teixeira em 1.700 metros.

De acordo com a ordem do programa do Grande Prêmio Edísio Pereira, vamos analisar quem é quem na disputa por uma vaga para disputar com chances a nossa maior prova.

Quink Think – Apareceu no Edísio dando pinta que seria um dos candidatos ao titulo, mas fracassou. Foi para disputa de um prêmio especial em 2000 mil metros e mais uma vez foi ao fracasso. Esse deverá ir para outra prova.

Jujuy - Um extraordinário cavalo, mas que não atravessa um bom momento e com a liquidação do plantel do Stud São José dos Bastiões fica difícil afirmar se Jujuy vai ou não ter a sua inscrição confirmada no Bentão, ou em outra prova da programação. Vamos aguardar.

Charmant – Foi um dos que representou a farda do São José dos Bastiões no Edísio Pereira 2011. Agora sob os cuidados do treinador M.Ferreira, tudo indica que vai para os 2000 mil metros do clássico José Maria Sampaio. Segundo o treinador, Charmant não está no peso ideal e também não tem um trabalho à altura de disputar com chances o Bentão, mas como ainda faltam 12 dias tudo pode acontecer.

Amigo Gaúcho – Bem aclimatado na pista pernambucana, esse já tem dado como certa a sua inscrição no Bento 2011, e é um dos cotados ao titulo.

Morcote – Veio do Rio de Janeiro para correr o Bento. Correu o Edísio para se aclimatar e testar a pista de areia, já que é um animal especialista em pista de grama. Fracassou no Edísio com uma corrida bem esquisita, mas na disputa do Prêmio Especial Rosa Virginia Toscano da Silva em 2000 mil metros ele deu a volta por cima e deixou a equipe do Stud Asa Branca bastante otimista. Esse é presença confirmada.

Starman – Segundo colocado no Edísio Pereira, Starman que é uma sociedade entre os turfistas Caio Baltar e Guarani Mont’Alverni, é um dos fortes candidatos na disputa do Bentão 2011. Presença mais do que garantida.

Nunca Nesse País – 7º colocado no Edísio Pereira, Nunca Nesse País na verdade não tem perna suficiente para acompanhar um páreo desse nível. O ideal para ele seria correr no Pedro Allain Teixeira, mas como se comenta que Richo e Under Atlantic que passou a defender a farda do Stud 3 Irmãos e está uma pintura, deverão correr essa prova, que tal ir para o páreo em turma.

Quadriball – Outro nome forte em pista de areia. No Edísio chegou na quarta colocação correndo muito por dentro e a tendência é melhorar. Mais um que tem presença certa no Bentão 2011.

Istambul – Com a primeira baixa do Bentão 2011, Tiro de Guerra, que seria o provável representante do Stud Silver Blue Star, sobrou para Istambul que deverá ter confirmada sua inscrição e daí vai tentar o bi campeonato, já que foi o vencedor no ano passado. Trata-se de um cavalo valente que já venceu as principais provas do nosso turfe, mas que no momento não está na sua melhor fase.

Vivano – Foi mais para encher o páreo, terminou na 9ª colocação sem hora alguma aparecer na corrida. Para vingar no Bentão, vai ter que melhorar da água para o vinho. E de boa qualidade.

Recife – Potro revelação da temporada chegou em 3º no Edísio, e tudo indica que estará no Bentão. Com mais de 10 vitórias na pista pernambucana, Recife defendeu com muita honra a farda do Stud Ganny, e de volta para o Stud Cortez onde começou a campanha, venceu o clássico Marco Cortez em 2.200 metros. Após a festa de encerramento no dia 18 de dezembro, Recife, deverá seguir para cumprir campanha no turfe paulistano. Caso venha disputar o Bentão 2011, Recife terá a condução do jóquei M. Ribeiro que foi trazido pelo Stud São José dos Bastiões. Daí a dúvida quanto à inscrição do alazão Jujuy.

Tatamovitch – Presença mais que garantida. Venceu o grande prêmio Governador do Estado de Pernambuco e o grande prêmio Edísio Pereira. No dia 27 de novembro. Tatamovicht vai entrar na raia na condição de franco favorito do Bentão 2011.

Entre os que não participaram do GP Edísio Pereira, já está certa a presença do estreante Ferreiros que trás consigo um cartel de quatro convincentes vitórias em pista de areia na distância, o que lhe credencia a disputar com chances o Bentão 2011. Ferreiros vai defender a farda do Stud Bob Sá, dos turfistas Paulo Pereira, Paulo Henrique e João Carlos Franco de Sá.

Brentley - que poderá ser o companheiro de farda de Amigo Gaúcho, Tango Arrabalero, segundo colocado no Bentão 2010, apesar de alguns conta tempos, mas está sendo preparado com muito carinho pelo treinador E.M.Lima. Nos bastidores também se fala da possibilidade de Public State vir para a competição representando a tradicional farda do Stud Sampaio, que provavelmente não vai contar com o craque Quanto Mais. Existe também a possibilidade de alguns proprietários disputarem a prova com dois animais, mas tudo isso é apenas especulação de bastidores. Agora é esperar a abertura da urna no próximo dia 18 de novembro, para sabermos o que realmente vai acontecer na festa do Bentão 2011.

Transcrito do Site do JCPE
por Chico Mendonça

PROVA ESPECIAL CAIQUE NEGRO É DE JOGADOR


em condução "10" de Ivaldo Santana,Jogador foi o vencedor da Prova Especial Cacique Negro, corrido na tarde deste sábado no Jockey Club de São Paulo.
o vencedor é um filho de Sulamni em Zurich Life, Criação e Propriedade do Haras São Quirino e foi apresentadp em excelente condições por Antônio Fagundes.

domingo, 20 de novembro de 2011

Revless


REVLESS
FEMEA, CASTANHO, 18/11/1978
CLOSENESS em REVLON

CAMPANHA

10(8) Apresentações (1 Cristal, 9 Cidade Jardim)
6(4) Vitórias (1 Cristal, 5 Cidade Jardim)
4(4) Colocações (4 Cidade Jardim)

01 GRANDE PREMIO BARÃO DE PIRACICABA, G1, Cidade Jardim, 23/08/1981, 1609, GL
01 GRANDE PREMIO DIANA, G1, Cidade Jardim, 25/10/1981, 2000, GL
01 GRANDE PREMIO JOÃO CECILIO FERRAZ, G2, Cidade Jardim, 31/05/1981, 1500, AL
01 CLASSICO PRES. JOÃO CARLOS LEITE PENTEADO, L, Cidade Jardim, 18/04/1981, 1300, AP
01 PREMIO TURFE GAÚCHO-POTRANCAS, Cristal, 30/11/1980, 700,
01 PREMIO, Cidade Jardim, 11/07/1981, 1609,
02 GRANDE PREMIO CRIAÇÃO NACIONAL - (TAçA DE PRATA), G1, Cidade Jardim, 26/07/1981, 1609, GP
02 CLASSICO PRES. GUILHERME ELLIS, G3, Cidade Jardim, 09/05/1981, 1400, GL
03 CLASSICO PRES. LUIZ ALVES DE ALMEIDA, L, Cidade Jardim, 14/03/1981, 1000, GL
04 GRANDE PREMIO IPIRANGA, G1, Cidade Jardim, 07/09/1981, 1609, GL


Stockholder atropela rivais no final e vence a maior prova do turfe no Gaucho




A vitória foi gaúcha no 103° Grande Prêmio Bento Gonçalves, disputado na tarde deste domingo, no hipódromo do Cristal, em Porto Alegre. O alazão Stockholder, de quatro anos, criado no haras São José da Serra, mas radicado na Coudelaria Barcelona, no Rio de Janeiro, atropelou na reta final e cruzou o disco com mais de um corpo de vantagem sobre Grapette Repete, que também surpreendeu na pista de areia do mais tradicional hipódromo gaúcho. Stockholder fechou os 2.400 metros em 2 minutos, 30 segundos e 70 centésimos. Force to Force, que era um dos três favoritos, chegou em terceiro e Full Poket, que liderou metade do páreo finalizou na quarta colocação.

foto - Vinícius Roratto e Faby Mattos
Correio do Povo

Sandra Skorpan Johansson

Jockey Club do Perú divulga delegação para o Pellegrini


Delegación oficial del Jockey Club de Perú para el mitin internacional Carlos Pellegrini/2011

El Jockey Club del Perú publicó esta mañana en su portal web los resultados de la Comisión Hípica, referente al viaje de la delegación nacional para participar en el próximo mitin internacional que se desarrollará en la ciudad de Buenos Aires el 17 de diciembre. Dichos resultados muestran la lista oficial de caballos designados para estar en cada una de las cuatro pruebas internacionales que tendrán lugar en el Hipódromo de San Isidro.

Para el GP Internacional Carlos Pellegrini (G1), los titulares son Almudena (Silver Planet) e Inter Milano ( del Argentina-Intérprete), dejando como primer suplente a la potranca Cubage (Quintillón) y como segundo suplente a Jaguar Star (Jaguar On The Run).

Trascendió que oficialmente Perú tiene dos cupos para esta competencia, pero de manera verbal ya se habría ofrecido una tercera ubicación en el partidor para los créditos nacionales. El primer suplente sería el afortunado que tenga dicha ubicación.

Para el GP Internacional Copa de Plata (G1), las clasificadas son Florista (Privately Held) y Scherezada (Privately Held), dejando como primera suplente a Nishme (Jaguar On The Run) y como segunda suplente a La Hoja Seca (CHI.-Riyadian).

Para el GP Internacional Joaquín S. de Anchorena (G1 – 1.600 m, césped) los clasificados son Stafuzza (EE.UU.-Congaree) y Salustino (EE.UU.-Devil His Due), dejando como primer suplente a Zeide Issac (EE.UU.-Freud).

Para el GP Internacional Félix de Alzaga Unzué (G1 – 1.000 m, césped), los representantes nacionales son Latvia (Midnight Cognac) y Moreno (Privately Held), dejando como B a Brandenburgo (EE.UU.-Saarland).

El informe de la Comisión Hípica señala que también se están haciendo las gestiones para conseguir un tercer cupo en cada una de las tres pruebas afines al Carlos Pellegrini (G1), con lo que dichas vacantes serían ocupadas por los primeros suplentes.

Para este martes se han invitado a todos los propietarios y/o representantes de los caballos mencionados para que sean informados sobre los alcances de este viaje. La inasistencia de alguno será entendida como un desinterés por participar en este mitin internacional y el representante elegido será borrado de la lista. La reunión será al mediodía en el Salón del Directorio del JCP.
Perú Hípico

Postado por MÁRIO ROZANO às

Grande Prêmio Bento Gonçalves - Nos Bastidores do Cristal

Nos bastidores do Cristal

Nessa quinta feira, presenciei o páreo de escola nos matinais e foi testado o Starting Gate. Haviam inclusive alguns animais baldosos e maus largadores. O páreo de escola possuía 8 animais e foi vencido por My Majesty do Stud Brothers and Sisters.

O cavalo Gold Seal, que correrá a milha, e que agora defende nova farda, foi adquirido ontem pela tarde no leilão de treinamento, com uma parcela de 3.200 reais ao mês para o Stud Colorado dos Pampas (Rogério Beylouni e Aluízio Merlin Ribeiro). Vamos ver se o sobrenome Merlin ajuda a ganhar este páreo. Pois o nome é forte. Não esqueçamos que o vencedor do GP Brasil 2011, Belo Acteon, é dele!

Nos arremates o jogo foi movimentado e os favoritos eram:

Na milha: Shark Boy e Aye Lad
Na velocidade: Caro Bebeto
No GP Bento Gonçalves: Ask me Not seguido de Stockholder
No GP Luiz Fernande Cirne de Lima: Rubia Street

No último páreo da reunião teremos o clássico Nestor Cavalcante Magalhães. Onde acontecerá um páreo a parte entre Siga Gold e Halekulani. Ambos iriam correr a prova máxima e desistiram de última hora.

Vale a pena conferir os velocistas do Cristal, embora tenhamos muitos animais de fora no páreo. Os potros de Martelo do Binha e Viper Dodge, irão estremecer os favoritos, pois são excelentes padrões e grandes poderios locomotores.

Alguns detalhes de animais que poderão estourar no domingo do Bento Gonçalves:

Pie The Pot: embora não tenha campanha para enfrentar essa parceria na milha, ele nada mais nada menos meteu o record na pista de grama e foi inscrito na areia. Seu treinador M.Petrechel não costuma dar ponto sem nó.

Direct Reason: embora tenha chegado esta semana para correr, ele é uma poule sedutora no último páreo. Mas terá que se haver com os já citados Halekulani e Siga Gold. Se fracassarem, ele com certeza é boa pedida, pois correu o GP Paraná e entrou sexto lugar . Olho no cânter.

Coisa de Louco: parece uma inscrição indigesta, porém não acredito nisso. Vem de atuar numa prova forte na milha perdendo para boa marca de 1 corpo e 3/4 em 1min e 38seg. Pular para os 2.400 areia, tendo um Adeed de 4 mil reais, com certeza deve possuir trabalhos bons. Além do que o piloto H.F.Santos é o único jóquei do local a montar o páreo.

Rubia Street: provável favorita no páreo das éguas em 2.000 metros grama, foi adquirida por Agostin Bascou, que comprou a égua no intuito de correr esta prova e posteriormente seguir para Maroñas, Uruguay.

O potro Hoy Si, do Stud Ceagro do titular Luizinho, enfim confirmou as expectativas e ganhou na grama em 1.400 metros, 1min e 24seg. Até que em enfim esse filho de Crimson Tide numa mãe Loca por Ti (Exile King) confirmou o que se esperava.

Force to Force: invicto no Cristal após obter 7 vitórias consecutivas, inclusive sendo tríplice coroado, volta após longa ausência nas pistas. Desde Maio de 2010 que não corre. Porém terá a direção de H.Fernandes. O atual campeão do GP Brasil.

Ao que tudo indica, será um Gran Prêmio para ficar na história do Turfe Gaúcho, pois teremos a presença de jóqueis e treinadores do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, fazendo com que ao menos no festival tenhamos a certeza que nesse dia a unificação do turfe está próxima.

Detalhe curioso aos ressabiados e detalhistas. Ano passado F.Leandro montou Quanto Mais, cavalo paranaense, e ganhou como treinador do Paraná MV.Lanza... Desta vez, ele montará outro cavalo que possui campanha no Paraná e seu treinador também do Paraná Everton Vieira. É potro ligeiro!

Os treinadores MR. Lopes, Vitor Paim, D.Guignoni, B.Piovesan, JA.Lopes, E.Petrochiscki, E.Vieira, Dani Fagundes e E.Dias já estão presentes no Rio Grande do Sul.

O setor de marketing do JCRGS está de parabéns! A divulgação está sendo das melhores. Outdoors, jornais, tv e rádio. Assim, com certeza teremos um público dos melhores para esse domingo que promete.

por Leandro Mancuso

Mãe e irmão de Belo Acteon são atrações internacionais


Belo Acteon.

Nasceu ontem, dia 11/11/11, em Bagé, um potro alazão com 58 Kg, cópia fiel e idêntica de seu único irmão próprio, justamente o último ganhador do GP Brasil, Belo Acteon.

Back for Good (Ghadeer em mãe Itajara, filha da maravilhosa Gold Moon) será coberta nos próximos dias por Public Purse, e o provável lote "3 em 1" deverá se constituir numa das maiores atrações do ano em todo o mercado sulamericano.

Belo Acteon encontra-se atualmente em treinamento nos USA aos cuidados de Cristophe Clement, e seu objetivo é a Dubai World Cup em Março de 2012.

Quanto valerá sua mãe e seu irmão próprio? Dia 30, no IV Leilão Virtual Criação Nacional, o mercado irá decidir...

Trata-se da primeira vez que se vai leiloar a mãe de um ganhador do GP Brasil, no mesmo ano da vitória, e com um seu irmão próprio ao pé.

Além desta excepcional matriz, o Haras Centro Serra irá ofertar no mesmo leilão toda a sua fantástica geração 2010, sem nenhuma reserva. Entre outros, produtos de Put it Back, Amigoni, Dodge, Mensageiro Alado, Northern Afleet, Pioneering, Tiger Heart, Redattore, Inexplicable, Red Runner e Edu Bala (irmão de Mig), em éguas de grande qualidade.

Fonte: TBS

Grande Prêmio Bento Gonçalves vai ser sensacional



Com uma reunião "solteira" (com apostas captadas pelos sistemas de Rio e São Paulo), composta por 12 páreos, a partir das 13 horas e 30 minutos, o Jockey Club do Rio Grande do Sul promove, neste domingo, a sua festa magna, a do GP Bento Gonçalves (Grupo I), 2.400 metros, areia, 10ª prova da jornada, grande clássico regional e uma das provas de maior tradição do turfe brasileiro.

Bento Gonçalves 1958 - Estensoro - Antonio Ricardo
Disputado pela primeira vez em 1909, na única versão realizada no Prado Rio-Grandense (bairro do Menino de Deus), prevaleceu o uruguaio Aguapehy (Express), treinado pelo inesquecível Paulo Rosa (pai de Armando, Claudio e Álvaro), conduzido por A.Soares. Em seguida, a carreira, até 1959, teve como palco o Hipódromo dos Moinhos de Ventos, cuja série foi aberta pelo francês Pharamond (Vacouleurs), também apresentado por Paulo Rosa, com A.Lima no dorso e encerrada pelo argentino Chaval (Tudor Castle), pensionista de Roberto Morgado, sob a direção de Antonio Ricardo, pai de Jorge, o nosso Ricardinho.

Bento Gonçalves - El Asteróide 64, 65 e 66.

A partir de 1960, com o êxito de Zago (Don José), preparado por Milton Farias e dirigido por Oraci Cardoso, a prova passou a ser disputada no Hipódromo do Cristal, destacando-se o tricampeonato de El Asteroide (64/65/66) e, na galeria dos campeões, nomes, entre outros, como os de Dilema (67), Corejada (68), Negroni (71), Uleanto (75/76), Artung (80), com Juvenal Machado da Silva, Zirbo (81/82/83) e Hiper Gênio (85/86/88). Na edição de 2006, em bonito desfecho, Mata Leão, pilotado por Tiago Josué Pereira, superou Papier Zouk, ambos atropelando pelo externo da pista.

Bento Gonçalves 1962

Nas últimas quatro vezes em que saiu às pistas, Ask Me Not (Araçai), 6 anos, de criação do Haras Alto da Serra e propriedade de Antonio C.V.dos Santos, sagrou-se vencedor. Tentando o bicampeonato da prova, cavalo de bons recursos, perfeitamente adaptado ao Cristal, Ask Me Not pode repetir o que fez no Protetora do Turfe e conquistar mais um laurel em sua campanha.

Bento Gonçalves 2008 - Starman - Jorge Ricardo.

Seu maior rival é Stockholder (Dancer Man), Haras São José da Serra/Coudelaria Barcelona, pupilo de Dulcino Guignoni, vencedor recente da Prova Especial Jayme Augusto Calvet de Vasconcellos, na Gávea, páreo que serviu de preparação para sua ida à Porto Alegre, e chega ao Bento como uma das principais forças. Grapette Repete (Know Heights), do Haras Doce Vale, vem do Rio onde enfrentava turmas de primeira linha e vai à raia com muitas possibilidades. É esperada uma ótima apresentação do pilotado de Dalto Duarte.

Na oitvava carreira, o Grande Prêmio Presidente da República (L.), em 1.609 metros, areia, Shark Boy (Roi Normand), Haras Anderson/Stud Palurape, surge como o principal nome. Seu retrospecto é excelente, sua forma exuberante e dará bastante trabalho para ser batido. O conduzido de Henderson Fernandes vem de vencer a Milha do GP Paraná. Gold Seal (Public Purse), Luiz Alberto Andrade de Araújo, venceu a preparatória e vai muito leve, aparece como o maior rival do provável favorito. Heath Row (Dodge), Coudelaria Batista/Stud AML, tem categoria para ser o primeiro, e está sendo levado com esperanças.

No nona prova do festival, o GP ABCPCC (L.), em 1.200 metros, na pista de grama, reúne alguns dos principais velocistas do turfe gaúcho. Em uma das disputas mais equilibradas da programação, o forateiro Atlante (Mensageiro Alado), Haras Palmerini/Stud Rota 66, correndo entre os melhores velocistas do Turfe carioca, vai vender caro a derrota. No preparo, Dulcino Guignoni. Caro Bebeto (Notation), Stud Capitão/Marcelo Catunda Parente Filho, mostrou boa readaptação, tenta o bicampeonato da prova e precisa ser respeitado. Tio Colete (Dodge), Haras Anderson/Stud Algretense, já mostrou ser bom velocista, tem treinos animadores e pode ser o primeiro.

Ainda no universo clássico, a carreira de numero 11 marca o confronto das éguas, de 3 anos e mais, no Grande Prêmio Luiz Fernando Cirne Lima, 2.000 metros, grama. Basta à Rubia Street (Honey Street), Haras Igrejinha/Agostin Bascou, produzir o que é capaz e outra não será a vencedora. Sua principal oponente é a 5 anos All Or Nothing (Acteon Man), Agropecuária e Haras Roll/Felipe Wildt do Canto, tem nas suas melhores apresentações a pista de grama, e assim torna-se a principal inimiga. Tentando o bicampeonato da prova, Cointreau (Astor Place), Haras Vale Verde/Haras Monte Athos, está sendo preparada com carinho, e merece atenção dos apostadores.

No que tudo indica, as pistas do programa serão confirmadas (leves) e a largada do Bento está prevista para às 18 horas.

A seguir, comentários e indicações para os páreos comuns da festa gaúcha. Boa sorte!

1º Páreo: Rápido e Certeiro vem fazendo boas corridas, na ultima foi 2º para bom tempo, vai leve, é destaque. Mestre Céu retorna da Gávea sendo levado no dedo, tem animado muito nas matinais, muita chance. Noteiro na estréia foi favoritão e chegou em terceiro não teve bom percurso, pode ir a reabilitação, é inimigo. Jester Quim na última jogaram de pá, e fracassou mas tem ocorrência veterinária, pode chegar no alto do placar. Tamborim é atropelador, pode chegar a tempo no disco. Pé de Vento tem chegado por perto numa dessas pode ser a pule gorda.

2º Páreo: Forte Emergencial e raçudo, correu uma em Pelotas e venceu, se pegar a distância é a força. Fort D’amour estava muito falado na estréia, foi bastante apostado e não teve uma boa partida e não chegou longe, tem chance de ferro. Standart War reapareceu fazendo corrida regular, deve mostrar progressos, se desbancar os mais falados não será surpresa. Sublime Blue tem bom retrospecto, é regular, deve chegar conferindo as primeiras posições. Valemount tem feito boas atuações se descuidarem pode ser o primeiro no espelho. Silver Arrow fica como bombinha.

3º Páreo - Grama: Test Pilot vem da Gávea trazendo cartel para começar levando a melhor, a turma não assusta, é forte candidato. Uragano Danz é muito ligeiro, vai tentar pegar a ponta, se galopar pode não ser alcançado. Puma do Sul tem muito cartaz no treinos, mas em corrida tem deixado a desejar, na ultima sofreu prejuízos, se correr o que sabe pode chegar no alto do placar. Caboclo Pretolin reaparece vindo de Pelotas, algo melhorado, não deve ser desprezado. Princesse Noir quase explodiu na passada vai com peso pluma, merece atenção.

4º Páreo: Negro de Aço é a força do retrospecto na ultima perdeu páreo incrível, é o nome a ser batido. Lord Grey reapareceu fazendo boa corrida, agora com aguerrimento vai ser fogo, é outra força. Orelhinha depois de boas corridas, na anterior não animou, deu uma refrescada e volta na ponta dos cascos, deve ser respeitado. Galo Bueno tem boa arrancada na reta, se o páreo sair brigado, pode bolachar no disco. Bird Winner vem mostrando menos do que sabe, se estiver no seu dia vai tentar decidir na partida, olho vivo.

5º Páreo - Grama: Azul Águila retornou fazendo um corridaço, se repetir tem tudo para ir para a foto da vitória. Halcon Loiro esta muito falado nos bastidores, se correr o esperado vai brigar pela vitória. Vikinco atropelou tarde na ultima, pode chegar a tempo, é a diferença. Lost Soldier é veloz, esta no melhor caminho, pode surpreender. Que Tipo parece irregular, tem patas para levar a melhor. Valmayor sabe mais do que vem apresentando, deve ser olhado com carinho. Del Cris mesmo tendo chegado longe formou a dupla na estréia, agora mais encarreirado pode ser o tiro. Nova Força é de altos e baixos, não deve ser desprezado.

6º Páreo: Mestre Curinga na passada não foi bem, mas antes vinha conferindo, largando junto é o nome a ser batido. Xorus True começou na cancha reta, é muito visto, e os preparativos são animadores, pode decidir na largada. Torrential Kid retorna vindo do Amorim (Cachoeira do Sul) onde andava correndo o fino, se correr aqui o que andava correndo por lá tem tudo para chegar no alto do placar. Copo de Leite é sempre esperado, vai com a descarga do aprendiz, pode ser hoje. Young Peter não vem mostrando muita coisa mas sabe mais pode ser o estouro.

7º Páreo - Grama: Iga Ninja das corridas é a que tem a melhor ficha, surge como principal nome. Jamilah estréia animando os corujas dos treinos e vem sendo preparada com carinho, é rival. Estoy Aqui tem raça de primeira, e nos treinos mostra que leva jeito, pode ir para a foto da vitória. Rigurita na grama acusou progressos, se repetir pode vencer. Nutrida tem boa arrancada nos metros finais, pode chegar a tempo de ser a bombinha. Sucessora sabe mais do que vez apresentando, merece cuidado. Tarde de Sol vem chegando por perto numa dessas pode explodir.

12º Páreo: No Clássico Nestor Cavalcanti de Magalhães, Príncipe dos Mares poderia ter ido no Bento, mas preferiu esta prova, esta bem colocado na enturmação e tem categoria para ser o primeiro. Halekulani esta no último furo. Direct Reason tem boas possibilidades. Good Feeling atropela bastante, se não ficar muito atrás pode ser o primeiro no disco. Boy Cott, vem de derrota ingrata pode desbancar os preferidos. El Athah levou uma corrida ficou no ponto, atenção.

INDICAÇÕES:

1º Páreo: Rápido e Certeiro (1) – Mestre Céu (7) – Noteiro (2).
2º Páreo: Forte Emergencial (1) – Fort D’amour (6) – Standart War (7).
3º Páreo: Test Pilot (7) – Uragano Danz (3) – Puma do Sul (9).
4º Páreo: Negro de Aço (4) – Lord Grey (7) – Orelhinha (10).
5º Páreo: Azul Águila (8) – Halcon Loiro (4) – Vikinco (5).
6º Páreo: Mestre Curinga (6) – Xorus True (5) – Torrential Kid (8).
7º Páreo: Iga Ninja (6) – Jamilah (10) – Estoy Aqui (11).
8º Páreo: Shark Boy (4) – Gold Seal (3) – Heath Row (1).
9º Páreo: Atlante (7) – Caro Bebeto (2) – Tio Colete (6).
10º Páreo: Ask Me Not (9) – Stockholder (4) – Grapette Repete (1).
11º Páreo: Rubia Street (12) – All Or Nothing (7) – Cointreau (5).
12º Páreo: Príncipe dos Mares (9) – Halekulani (10) – Direct Reason (11).

abertura: Rodrigo Pereira
comentários e indicações: Marcelo Santana
transcrito - Raia Leve
fotos - Internet

Querem Acabar com a Renovação no Turfe

Sim, se você não leu o título, repito: querem acabar com a renovação no turfe. Não existe outro motivo para atos covardes e egoístas. Mas de onde vem esta conclusão? Vamos por partes...

Se você nunca foi ao jockey club, então não pode ter uma idéia fundamentada sobre isso. Mas para todos os outros que já foram ou acompanham o turfe, basta uma simples visão do público freqüentador. A média de idade é altíssima. Se você não é filho de treinador, criador, proprietário ou qualquer outro profissional do turfe, você não é bem vindo. Se você não faz parte de uma minoria que se julga a nata da “cátedra turfística”, nem se arrisque a ousar marcar um vencedor que seja. Você é acuado. É tratado com repulsão. Acho que é porque não participou de toda a derrocada deste esporte. Um esporte que já foi respeitado, e que hoje em dia é tratado como vício, roubalheira e sujeira.

O jovem não tem oportunidade neste entretenimento. Se o jovem turfista está na mídia de turfe, em programas de TV, sites ou jornais, é uma falta de consideração aos mais antigos. São logo classificados como inexperientes ou fracos. Mas quando o jovem acerta mais que aqueles que o julgam, parece que o inconformismo torna-se incontrolável. Até porque, se eu tenho mais de 30 ou 40 anos de turfe, é inadmissível que um “fedelho” com menos de 10 anos de corridas me dê uma aula ou deixe-me no chinelo. E tem mais. Se eu me arrisco a promover o turfe, dependo de patrocinadores para o meu sustento, como ousa alguém tentar competir comigo, este moleque fedendo a fralda, me fazer correr o risco de perder este meu ganha-pão? Antecipo que isto é assunto para a próxima semana, com o tema: A “Imprensa Limpa” do turfe.

O jovem turfista também é pouquíssimo adepto das apostas paralelas. Tente chamá-lo para um tete a tete. Poucos aceitarão. Uns por corretamente não empregarem seu dinheiro limpo nesta prática suja. Outros por ainda nem terem este dinheiro, pois estão lutando no mercado de trabalho para conseguí-lo.

Mas eu acredito que o rancor, o sentimento de repulsão não venha de acertar-se mais ou menos nas corridas, tomar ou não tomar o espaço já conquistado dentro do turfe, e ainda de perder patrocinadores ou simpatizantes para os “novatos”. A maior frustração dos mais antigos é o não seguimento de seus filhos por este seu gosto de décadas. Grande parte destes turfistas assume um gosto pelas corridas isolado, solitário em sua família. Seus filhos, muito influenciados pela má fama assumida por este esporte, seguiram outros caminhos e passam longe do jockey club.

Ou aqueles que possuem algum comprometimento com o turfe assumem um papel mais voltado para a renovação, ou levarão o turfe brasileiro consigo para o caixão.



Leia mais: http://amantesdoturfe.webnode.com

Mr. Nedawi, Histórico Triunfo em La Plata


El hijo de Nedawi, del stud brasileño Hole In One, se llevó por segundo año consecutivo y en tiempo récord la carrera más importante del circo hípico platense; segundo a 2 ½ cuerpos llegó el ganador de G1 y record-horse Aristocity.


Finalmente había llegado el momento esperado por todos. Como todos los 19 de noviembre, una vez más todos los aficionados a este gran deporte tuvieron la oportunidad de vivir una nueva edición del GP Dardo Rocha (G1-2400 m), la carrera más importante del calendario platense y una de las más sobresalientes a nivel nacional. Además, el público que hoy pudo estar presente en aquel hipódromo, sin duda vivió una edición histórica, con un ganador que, a esta altura, estamos en condiciones de decir que no será fácil de olvidar.


El puntero de la carrera fue el ganador jerárquico Innumerable (Indygo Shiner) mientras que su escolta, durante la mayoría del trayecto, fue el también vencedor jerárquico Saba Emperor (Emperor Jones). Por su parte, conducido como es habitual por el brasileño José Da Silva, Mr. Nedawi (Nedawi) viajó casi siempre en mitad del lote, muy junto a la potranca invicta en ocho y ganadora de G1 Life For Sale (Not For Sale). Mientras se iban acercando a la recta, al mismo tiempo que ganaban terreno notoriamente Aristocity (City West) y el también ganador de G1 Expressive Halo (Halo Sunshine), Mr. Nedawi también lo hacía pegado a los palos. Aristocity ingresó al derecho al frente del lote, Expressive Halo viajaba a su costado exterior pero, entre el primero y los palos, se filtró con gran acción Mr. Nedawi. Una vez al frente, el caballo brasileño no dejó posibilidades para ninguno, consiguiendo así su segundo GP Dardo Rocha (G1-2400 m) de manera consecutiva.


No solo fue una contundente victoria sino que además recorrió los 2400 metros de arena normal en el tiempo récord de 2’28’’90c (26:17, 50:63, 1:14:95, 1:39:08). Hasta esta tarde, el dueño del récord era Chevillard (Southern Halo), que en 1998, cargando solamente 54 kilos, había marcado 2’29’’92c, tiempo muy superior al que esta noche registró Mr. Nedawi, que soportó nada menos que 61 kilos.

Finalmente, Mr. Nedawi derrotó por 2 ½ cuerpos a Aristocity, tercero a ½ largo llegó Expressive Halo y cuarto, a 6 cuerpos del anterior, finalizó el ganador jerárquico Carisma Gulch (Thunder Gulch).


Mr. Nedawi, que es entrenado por el brasileño Joao Da Costa, consiguió así su decimoquinta victoria, la undécima de grupo de su gran campaña internacional. Al momento, sus triunfos más importantes son los conseguidos en los clásicos Grande Premio Parana (G1), en su país natal; GP Dardo Rocha (G1) 2010-2011 y GP José Pedro Ramírez (G1), en Uruguay.

Su padre, el británico Nedawi (Rainbow Quest, 1995), logró en las pistas tres triunfos en siete carreras disputadas. Su victoria más trascendental fue en Doncaster, donde se llevó el Pertemps St Leger Stakes (G1). Además, en Ascot, fue quinto y segundo en otros dos cotejos de grado máximo. Al momento es padre de 21 ganadores clásicos, entre ellos ocho vencedores de grado máximo en Brasil.

El ganador es hijo de la yegua norteamericana Cryptic Crucial (Cryptoclearance, 1994), ganadora en Gavea, Brasil. Además de Mr. Nedawi, esta yegua también dio a Joyeux Roi (Roi Normand), Ki Astaire (Che Astaire) y Ole De Craque (Hard Buck), todos ganadores condicionales en el país carioca.

Mr. Nedawi volvió a conseguir una gran victoria, de esas que cuestan olvidar. Sin duda, el brasileño ha entrado en la historia del turf de nuestra región.

por Juan Pablo Toscano
transcrito do site Caballos del Mundo
fotos Ariel Fitzsimons



Mr. Nedawi é Bi do Grande Prêmio Dardo Rocha


Grande Prêmio Dardo Rocha 2011


Grande Prêmio Dardo Rocha 2011

Grandes oportunidades no Leilão do Jockey Club de São Paulo, no dia 24

Os resultados obtidos pelos animais inscritos no Leilão de Animais em Treinamento do Jockey Club de São Paulo, atestam a qualidade do lote que irá à venda no dia 24 de novembro, quinta-feira, com transmissão pela TV Jockey de São Paulo.

Após a confecção do catálogo, ganharam El Gran Raton (SP), Ghoul Hunter (SP) e Quite Cat (PR). Colocaram-se em 2º lugar : Krake de Birigui e Jornal de Birigui ; em 3º lugar : Que Quié, Hang Five, Gorgeous Contessa e Qualidade Única, além de Sound of Thunder, Muito Amor, Godsent Angel , Desabusado e Cherz Marie, que também chegaram colocados.

Vale ressaltar ainda a 4ª.colocação de Scottish Boy no GP Frederico Lundgren (gr.III), disputado na terça-feira, dia 15, no Hipódromo da Gávea

TBS: Sucesso absoluto no I Leilão do Bento

Tattersall (o antigo) lotado. Calor acima dos 35 graus. Media de 11 mil reais e liquidez acima de 85%.

Eis em números redondos o excelente resultado do I Leilão do GP Bento Gonçalves, realizado ha poucos instantes em Porto Alegre.

Nada menos dos 20 animais (35% do leilão) atingiram mais de 12 mil reais de preço, com 5 saindo acima de 20 mil.

Compradores de vários hipódromos do interior do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceara participaram - mesmo sem transmissão.

Os principais compradores do leilão foram o Stud NFB (através de Silvio Bernardo), o Haras Despertador (Pedro Burtet), a Coudelaria Alegretense e - em termos de preços - o Stud Colorado do Sul, que arrematou o animal em treinamento de preço recorde (Gold Seal).

Muito aplaudida ao encerramento do leilão a excelente "estréia" do leiloeiro Rosalino Vieira, que vende 62 animais em pouco mais de 2 horas.

O sucesso e mais uma demonstração da pujança do turfe gaucho e da administração do Presidente Vecchio.

A TBS agradece o apoio do Jockey Club, da AGCCC e do Jornal do Turfe, e em especial dos criadores e proprietários que acreditaram e apoiaram esta vitoriosa iniciativa.

Fonte: TBS

Grande Prêmio Bento Gonçalves



Histórico da competição

Foi disputado pela primeira vez em 1909 no Prado Rio-Grandense, no bairro Menino Deus, sob controle da Associação Protetora do Turfe, ( que mais tarde teria sua denominação alterada para a atual) sob a presidência do Cel. Antônio Pedro Caminha. Foi vencido pelo uruguaio Aguapehy. Em 1910 passou a ser disputado na pista do Moinhos de Vento, onde em 1894 se fundara o Prado Independência. A primeira disputa no novo hipódromo foi vencida pelo francês Pharamond. O primeiro corredor nacional a vencer esta prova, foi Chrysanthemo, em 1927 , filho do norteamericano importado Dreadnought , segundo colocado no Bento de 1919.

O último Grande Prêmio Bento Gonçalves disputado no Hipódromo Moinhos de Vento foi vencido pelo maior craque que correu nessa raia: Estensoro, montado pelo jóquei Antônio Ricardo. Em 1960 passou ao recém-inaugurado Hipódromo do Cristal, onde, em sua primeira edição, venceu o gaúcho Zago ( filho do importado argentino Don Jose), derrotando Gavroche por meia cabeça de diferença. O animal que pela primeira vez venceu tres vezes consecutivas a competição foi El Asteroide nos anos de 1964, 1965 e 1966, o que o deixou como referencial da prova na memória turfística do sul do Brasil.

2010 QUANTO MAIS ( P T INDY & VALE MAIS ) 2400M DECRIRE , SIGA GOLD 149s5/10
2009 GOECOCHEA ( IBERO & IMAGIN ) 2400M STARMAN , MY MAJESTY 151s
2008 STARMAN ( TREMPOLINO & SWEET MIND ) 2400M JAGUANUM , BETTER BE GOOD 150s3/10
2007 STARMAN ( TREMPOLINO & SWEET MIND ) 2400M PTPRINCE , REALLY THE FIRST 150s8/10
2006 MATA LEAO ( SKI CHAMP & JANDIRA BABY ) 2400M PAPIER ZOUK , ORIENT INEXPLICABLE 151s6/10
2005 EAGLE PINES ( GHADEER & VERDADE ) 2400M MYSTIC SUNSET , IMMINENT DANGER 150s9/10
2004 AMOR ETERNO ( ONLY ONCE & TERTRY ) 2400M ISIDORITO , MYSTIC SUNSET 155s
2003 HEROS SON ( MUCH BETTER & SUNNIBEL ) 2400M ZECOLMEIA , TELLUS 152"3/10
2002 HEROS SON ( MUCH BETTER & SUNNIBEL ) 2400M LUCKY LOAD , EVANDER 153s
2001 ELO DE PRATA ( OUR CAPTAIN WILLIE & CLAU JOHNSEN ) 2400M MUCHO DINERO , HANGARITO 153s
2000 HOROWICKS ( QUINTUS FERUS & MISS LONDON ) 2400M HANGARITO , LIBERTINO 149s7/10
1999 GRAN RICCI ( LODE & MISS CLEEF ) 2400M ASSAULTING RIDE , FIGHTING IRISH 150s
1998 JACK GRANDI ( KIGRANDI & DREAM OF KENTUCKY ) 2400M HONEY STREET , GRAN RICCI 148"5/10
1997 KASHMIR VALLEY ( UN ETENDARD & EXCLUSIVIDAD ) 2400M INDULGENTE , FIRST DIPLOMAT 151"5/10
1996 MANDO TOSS ( EGG TOSS & MANDANTE ) 2400M SOFT GOLD , FIRST DIPLOMAT 153"1/10
1995 CEST DONZY ( GOOD DONZYL & CECILE ) 2400M NOON SET , WULARO ROAD 151s
1994 SUPER PURPLE ( PURPLE MOUNTAIN & MANAMAKI ) 2400M DON FIGHTER , EBANO-DAY 151s
1993 FREE HO ( FREE HAND & HOVENIA ) 2400M CHARLIE BROWN CALL ME FURY 151"1/10
1992 DON NIGE ( GAIANO & NIGELA ) 2400M HOLLYWOOD CHAMP BESANCON 153"1/10
1991 AIOROSO ( DEBIQUE & ILLIMANI ) 2400M HIPER GENIO , HARVEST MOON 156s1/10
1990 ARDITO ( KIGRANDI & GUARAVIRA ) 2400M HIPER GENIO , PELILORE 151"2/5
1989 PELECHO ( RIO BRAVO & RAFA ) 2400M ASK ME WAY , HIPER GENIO 153s
1988 HIPER GENIO ( VIZIANE & SCOTTISH QUEEN ) 2400M ENDYKID , FORT DE FRANCE3 152"1/5
1987 ELDAN ( ESBIRRO & COLUMPIA ) 2400M URUMAJO , HIPER GENIO 155"1/5 5
1986 HIPER GENIO ( VIZIANE & SCOTTISH QUEEN ) 2400M ELDAN , LUBANGO 157s
1985 HIPER GENIO ( VIZIANE & SCOTTISH QUEEN ) 2400M INTERSTAR , GRAND TOUR 151s
1984 ZIRKEL ( ST CHAD & NUZA ) 2400M DON DIRCEU , EL GEORGE 153"4/5
1983 ZIRBO ( EGOISMO & LEREI A) 2400M DARK DUKE , ZOOL 153s
1982 ZIRBO ( EGOISMO & LEREIA ) 2400M EL SANTAREM , SABASTO 154"1/5
1981 ZIRBO ( EGOISMO & LEREIA ) 2400M CLACKSON , EFESIVO 154"2/5
1980 ARTUNG ( ZENABRE & ARGUCIA ) 2400M REICHMARK , EXOTICO3 152"1/5
1979 GARVE ( GARBOSO & ARVEJA ) 2400M THE LAST , BIG LARK 137s 2/5
1978 JETON ( CZAR ALEXANDER & JENNYCO ) 2400M BIG LARK , EARP 151s
1977 ZABRO ( QUIOSCO & MAIANÇA ) 2400M JAPAO , TRIUNFADOR 150"3/5 (r
1976 ULEANTO ( DESERT CALL & FLICKA ) 2400M MAX , BIG POKER 151"2/5
1975 ULEANTO ( DESERT CALL & FLICKA ) 2400M SALUT , ORMOLO 151s1/5
1974 GOOD BLOKE ( FRESH AIR & GOOD HOPE ) 2400M NANINO , QUIMIA 152s1/5
1973 CHUPITO ( ELECTRODO & CHIMPA ) 2400M HEINZ , OLDAK 155s
1972 LOCOMOTOR ( LACYDON & RETORICA ) 2400M ZURKIS , FENOMENAL 154s4/5
1971 NEGRONI ( FLAMBOYANT DE FRESNAY & AURORA ) 3000 M TRAGI FARSA , LEXICON 196s1/5
1970 LEXICON ( ULTRA & LA DERNIERE ) 3000M ESTUPENDO , DON CACHOLA 194s2/5
1969 LIGHT ROMU ( LIGHTSEN & RONDA MUSICAL ) 3000M KING TWIST , DILEMA 194"2/5
1968 COREJADA ( ELPENOR & ESTUPENDA ) 3000M WALAD , KING ARCHER 195"3/5
1967 DILEMA ( MAJOR DILEMMA & OPERA ) 3000M BENEDICTO , GOBELIN 196 1/5
1966 EL ASTEROIDE ( ELPENOR & AL OINA ) 3000M CARATAI , AGASAJO 195s
1965 EL ASTEROIDE ( ELPENOR & AL OINA ) 3000M AGASAJO , INTERLAGOS 197"4/5
1964 EL ASTEROIDE ( ELPENOR & AL OINA ) 3000M INVITADA , GOLF 196"1/5
1963 POLAR VENUS ( POLAR & CALDERITA ) 3000M DUNKERQUE , EL CORSARIO 198"2/5
1962 VIZCAINO ( SIDERAL & CANTABRICA ) 3000M ESTUPENDA , OUROPOMBO 193s (tempo recorde)
1961 ARGONAÇO ( ARAM & SOMERVILLE ) 3000M LORD CHANEL , ROI DU FOX 195 4/5
1960 ZAGO ( DON JOSE & ABADITE ) 3000M GAVROCHE , LORD CHANEL 198s
1959 CHAVAL ( TUDOR CASTLE & DAMSEL ) 3000M GUINDO , LORD CHANEL 198"3/5
[editar] Prado Independência / Hipódromo dos Moinhos de Vento
ANO VENCEDOR (FILIAÇÃO) DISTÂNCIA em Metros SEGUNDO COLOCADO , TERCEIRO COLOCADO TEMPO em segundos

1958 ESTENSORO ( ESTOC & PERFIDIA ) 3200M DARK SAUCE , OURODUPLO 208s1/5
1957 BUEN MOZO ( BLACKAMOOR & MONINHA ) 3200M TOSTAO GUARIDA 210"2/5
1956 ARIZU ( CORONEL & MAY WONG ) 3200M OBOE , UCARI 212s
1955 SALOMÃO ( CONFESO & SALAMERA ) 3200M NORMAG , CYRO 213s1/5
1954 BEST ( BLACKAMOOR& EPATANTE ) 3200M HALTE-LA , DENIZETTE 210s (tempo recorde)
1953 LORD ANTIBES ( VATELLOR & NAVY ) 3200M OBOLENSKI , BALTIMORE 214s
1952 LORD ANTIBES ( VATELLOR & NAVY ) 3200M TORPEDO , GARGANTINN 214s1/5
1951 CRAVETE ( CRATER & BLINDADA ) 3200M OLMO , GAITA DE OURO 216s
1950 CRAVETE ( CRATER & BLINDADA ) 3200M CARCEL , ORIGON 210s 4/5 (tempo recorde)
1949 ACHERON ( TAI-YANG ACHRAY ) 3200M LEÑERO , XIRU 217"1/5
1948 CLORO ( CLARIN & LA CHARMEUSE ) 3200M ZORRO , MARIMOA 216s
1947 SONADA ( STAYER & SOSPECHA ) 3200M MARIMOA , JURU 216s
1946 CAMARON ( CIGARRAL & GODLIKE ) 3200M ESDEDOS , MARIMOA 217s4/5
1945 TROMPO ( TABLE GREEN & HAUTE COMBE ) 3200M MANICOMIO , LORENCINO 213s
1944 SECRETO ( COCLES & SEINE ) 3200M DONCEL , ALQUICE 218"3/5
1943 SEDUCTOR ( SERIO & CANDIDE ) 3200M BEDEL , ARDENT 214 4/5
1942 TAM-TAM ( LOMBARDO & TEORICA ) 3200M DIOGENES , EN PUERTA 213" 2/5
1941 DIOGENES ( RICO & DIVETTE ) 3200M SHANGHAI , CANCIONERO 215s
1940 FALANGISTA ( MACON & FALERNITA ) 3200M PRECINTO , URUGUAI 216"1/5
1939 MARITAIN ( SPARUS & MARIGOLD ) 3200M MEULEN , ABOUKIR 212s
1938 CABALISTA ( SCHAHRIAR & LA LICORNE ) 3200M BONSOL , FEITICO5 213"2/5
1937 MARITAIN ( SPARUS & MARIGOLD ) 3200M BONSOL , KID CHOCOLATE 211"1/5 (tempo recorde)
1936 KOSMOS ( AYMESTRY & VENTUROZA ) 3200M STEFAN , VANIDOSO 214"4/5
1935 BENTANCOR ( OFENSOR & BERLONA ) 3200M KOSMOS2 OBOE 213"2/5
1934 DUGGAN ( SIETE Y MEDIO & HENRIETTE ) 3200M CANCANERO , OBOE 212"4/5 (tempo recorde)
1933 GIN PURO ( MACON & GRAN SENORA ) 3200M OBOE , DUGGAN 214s3/5
1932 CIFRÃO ( SIETE Y MEDIO & GILDA ) 3100M CARDITO , AUDAZ 208s
1931 SCORPIO ( PILLO & SENDA ) 3100M LANDE FLEURIE , RODOLPHO VALENTINO 208"4/5
1930 CHRYSANTHEMO ( DREADNOUGHT & CRAVINA ) 3100M SCORPIO , LANDE FLEURIE 207s1/5
1929 SCORPIO ( PILLO & SENDA ) 3100M PENACHO , CHRYSANTHEMO 209"2/5
1928 EDISON ( GRADELY & RICUSA ) 3100M PARAMOUNT , EL POCHO 213s
1927 CHRYSANTHEMO ( DREADNOUGHT & CRAVINA ) 3100M EPIROS , DECAMPS 207s2/5
1926 DECAMPS ( LARREA & DONCELLA ) 3100M ARIEL , GOLOSO 204s
1925 MAESTRO ( GRAN SENOR & FORTINA ) 3100M LUXOR , COPETON 201"3/5
1924 PERTINAZ ( INDEX & FLORECILLA ) 3100M COPETON , POCITOS 206"3/5
1923 PERTINAZ ( INDEX & FLORECILLA ) 3100M TIFON , CARPENTIER 208"4/5
1922 PRECURSOR ( SANS ATOUT & PICARA ) 3100M CHUMBAZO , HEROE 204"1/5
1921 COCKNEY ( EVERGREEN & MELFORT ) 3100M PRECURSOR , GALLIENI 202s
1920 GLASGOW ( ROSSI & nn ) 3100M CONDE DANILO , PRECURSOR 201"2/5
1919 TIC TAC ( BATIFONDO & DUNSE ) 3100M DREADNOUGHT , HORACIO 201s2/5
1918 CRUCERO ( OLD MAN & CURZOLA ) 3100M SALITRAL , HARLEM 215s
1917 JUANCITO ( INDEX & PIRIAPOLIS ) 3100M DUROC , LA SOURIS 211s
1916 DUROC ( DANTON & COLLULA ) 3100M JUANCITO , XIRIPA 215s
1915 DUROC ( DANTON & COLLULA ) 3100M WERHER , SPARTACUS 211"3/5
1914 CONDOR ( RELAMPAGO & CARTE BLANCHE ) 3100M MONT DOR , CORINDON 213"2/5
1913 IDEAL ( GALASHIELS & SHEARLING ) 3100M BORDONA , LAMARTINE 210s (tempo recorde)
1912 BOCHITA ( NEAPOLIS & BLONDINETTE ) 3100M LIME D'OR , FOCO 216"2/5
1911 LE MENILLET ( REMINDER & LA CERLANGUE ) 3100M OREST , JATAHY 212 2/5 (tempo recorde)
1910 PHARAMOND ( VAUCOULEURS & PHAO ) 3100M SAPUCAIA , SARAH 218s

Prado Riograndense

1909 AGUAPEHY ( EXPRESS & TORPEDERA ) 2100M WISDON , HERMIT 142s2/5