Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 15 de outubro de 2011

PENCA DOS CAMPEÕES É ATRAÇÃO NESTE FINAL DE SEMANA


Volly - XX GP CDADE LAGES 2011.

PENCA DOS CAMPEÕES É ATRAÇÃO NO FINAL DE SEMANA

Tereré - GP São Jeronimo

Levado Dabréca - XIX GP TURFE PARANAENSE 1

Neste final de semana - 15, 16 e 17 de outubro -, o Jockey Club do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre (RS), será sede da III Edição do GP Campeão dos Campeões, na distância de 600 metros, com dotação superior aos R$ 100 mil.

EXCLUSIVE MORE - GP Fazenda Capeaty

A prova é reservada a Produtos de 3 anos, ganhadores, perdedores e inéditos. Confira baixo os nomes dos prováveis participantes.

JOE BERGER – M/C – Christine’s Outlaw e Liturgia

LEVADO DABRÉCA M/A – Red Runner e Vigee Lebrun

VOLLY – M/C – Wild Event e Jolly Hoop

TYCONN BLADE – M/C – Blade Prospector e Ensaia

TAYRUSU – M/C – Gregoriano e Bay City

MENSAGEIRO MIG – M/C – Mig e Spark Light

EXCLUSIVE MORE – M/A – More Style e Agatah West

TERERÉ – M/C – Blade Prospector e Nacrite

TOR GLORY – M/C – Gregoriano e Eaux Vives


TAYRUSU vencedor do XXI GP Gentil Carlesso 2011

PROVA ESPECIAL ADIL, 3000 METROS, É HOJE EM CIDADE JARDIM


Vulkan

PROVA ESPECIAL ADIL

YES PEDROCA 454 W Blandi
NENEN DO PAPAI 506 F Larroque
UN FELIN 505 V Leal
VULKAN 476 A Queiroz
WONDERFUL FAXINA 483 J Gulart
ZUM NORMAND 447 J Aparecido
EL ALAMEIN 523 J Henrique
FOX-INTENT 497 E Alvares

Josiane Gulart

CLÁSSICO ALBERTO SANTOS DUMONT UMA DAS ATRAÇÕES DE HOJE EM CIDADE JARDIM


Império de Birigui leva o GP Pres. da ABCPCC

CLÁSSICO ALBERTO SANTOS DUMONT-(L)
VENAL 557 AC Silva
LUTHER 503 L Duarte
GHOUL HUNTER 420 Não Correrá
IRMÃOZINHO 517 W Blandi
ITALIANO FIGHTER 491 Jeane Alves
MARIO BROS 471 F Leandro
PODEROSO MENINO 555 I Santana
CONTRADICTION(uru) 435 A Queiroz
CONTROLLER 503 S Generoso
IMPÉRIO DE BIRIGUI (c) 429 AL Silva
ARARIPE 485 V Leal
HERMÉS 469 J Aparecido

Milheiros e fundistas são destaques na programação de hoje em Cidade Jardim

O Clássico Alberto Santos Dumont (L), para produtos de 3 e mais anos, em 1.600 metros e a Prova Especial Adil, para produtos de 4 e mais anos, em 3.000 metros, ambas na grama, são os destaques da reunião de hoje em Cidade Jardim, que conta com 11 provas, a 1ª marcada para 14h30.

O simulcasting com o Hipódromo da Gávea apresenta 11 páreos, o 1º com largada prevista para às 13h45, sendo o principal, a Prova Especial João e Jorge Jabour,para éguas de 3 e mais anos, em 1.200 metros, areia.

A TV Jockey, pelo canal 13 da Net digital, antenas parabólicas digitais e pelo site www,jockeysp.com.br., transmite as emoções do simulcasting a partir das 12 h, direto do Rio de Janeiro com o programa Turfe Espetacular, apresentação de André Cunha e comentários de Celson Afonso e do convidado, o jóquei Edson Ferreira Filho.

Na sequência, às 12h30, entra no ar, diretamente de São Paulo, a Mesa do Turfe, com apresentação de Jair Balla e comentários de Renato Barros, Lucas Menezes e do convidado, o jóquei Vagner Leal.

Great Warrior corre o Oak Tree Derby neste sábado em Santa Anita

Recente vencedor do Pomona Derby Stakes, no dia 24 de Setembro, o cavalo brasileiro Great Warrior (Leroidesanimaux), criação e propriedade da Coudelaria Jéssica, voltará à raia neste sábado, em Santa Anita, para a disputa do Oak Tree Derby Stakes (gr.II), nono páreo, US$ 150,000 de bolsa, a ser disputado em 1.800 metros, grama.

O pensionista de Antônio Carlos "Pirata" Ávila receberá condução de Omar Berrio e, cotado à 15/1 no morning line, largará pela baliza 1. Seus rivais por ordem de largada são Northern Causeway (20/1), Venomous (GB) (4/1), Arraignment (30/1), Dreamy Kid (10/1), Thirtyfirststreet (30/1), Lil Bit O’Fun (12/1), Ultimate Eagle (30/1), Akkadian (15/1), Theresmyeverything (8/1), Cozy Kitten (6/1), Cloud Man (6/1), Midnight Interlude (7/2) e Surrey Star (IRE) (12/1).

por Rodrigo Pereira

Clássico na milha é o destaque em Cidade Jardim

Clássico na milha é o destaque em Cidade Jardim

Jaqueline Cabral

Hoje, mais uma sabatina em Cidade Jardim, serão realizados onze páreos e o início para os mesmos está programado para as 14 horas e 30 minutos. O Simulcasting com a Gávea tem início as 13 horas e 45 minutos. O principal embate do dia é a disputa do sétimo páreo em que onze competidores estão inscritos para disputar o Clássico Alberto Santos Dumont, em 1600 metros, na pista de grama.

O destaque fica por conta de Império de Birigui (Hard Buck), criação do Stud Birigui e propriedade do Stud Borda da Mata. O mesmo vem correndo muito pouco, mas agora em raia pesada pode se redimir, ainda mais que a fase na cocheira é muito boa.

Luther (Fantastic Dancer), criação e propriedade do Haras Mabruk, pode ter finalmente acertado o seu passo, e relembrado o que realmente corria, é muito perigoso. Hermés (Miesque’s Son), criação e propriedade do Beverly Hills Stud, não teve percurso dos melhores em sua última apresentação e pode ser uma boa poule.

A seguir, comentários e indicações para a pista de areia. Boa sorte!


1ºpáreo: Van Daisy já está merecendo a vitória, e caindo para este fraco claiming, pode conquistá-la. Ayumi possui boas atuações na pista de areia e pode chegar.

2ºpáreo: Complicado a indicação deste páreo, todas as competidoras possuem sua parcela de chance. Como pode melhorar no aumento da distância e já foi inscrita uma vez diretamente na areia, Pura Amiga, é uma boa poule. Greatest Of All e Escultural também não podem ser esquecidas.

3ºpáreo: Double-Secret já correu com turmas mais fortes na areia. Vincita vem de fácil vitória e pode ter evoluído. Dutchess é a tertius.

4ºpáreo: Apenas três competidoras vão disputar este páreo. Por ter corrido muito bem contra os machos, Satwa Diamond pinta como força. Projetada vem de boas atuações no Cristal e fica como segundo nome.

5ºpáreo: Portadora de boas atuações na pista de areia, Super Compli, pode conquistar sua primeira vitória da campanha. Upper Division melhorou e pode se dar bem na areia. Estrela Magistic pode surpreender.

6ºpáreo: Mesmo voltando de parado, Coronado Runner, pode vencer. Precisamos saber como Ghoul Hunter se comportará neste terreno, pois o mesmo estava enfrentando provas bem mais incorporadas. Ignition fica como terceiro nome.

7ºpáreo: Um Felin adaptou-se muito bem a distância mais longa, e agora na areia, pode trazer nova vitória a sua campanha. El Alamein pode mais do que está produzindo. Nenen do Papai também pode chegar.

9ºpáreo: Já merecendo outra vitória para sua campanha, Running Shu, encontrou boa oportunidade para conquistá-la. Last Moment e Stylish Thunder voltam de parados, mas possuem boas atuações na areia.

10ºpáreo: Violin Del Barrio está em grande forma e precisa ser respeitado. Mesmo caindo de distância New Buck, pode fazer corrida com agrado, já que na areia o mesmo pintou muito bem. Ufergis ganhou muito fácil, mas agora vamos fazer o tira teima em turma mais complicada.

11ºpáreo: A atuação de Urlovely não valeu e mesmo assim a mesma conseguiu fazer boa corrida, agora sem problemas pode chegar a sua primeira vitória. Veneza Queen volta de parada, mas precisa ser respeitada. A fiel Olympic Income vai estar por lá.

Aderlandia Alves
Indicações:

1º páreo: Van Daisy (3) – Ayumi (5) – Romance (1)
2º páreo: Pura Amiga (3) – Greatest Of All (1) – Escultural (2)
3º páreo: Double-Secret (5) – Vincita (3) – Dutchess (4)
4º páreo: Satwa Diamond (3) – Projetada (1) – Amaranta (2)
5º páreo: Super Compli (2) – Upper Division (4) – Estrela Magistic (3)
6º páreo: Coronado Runner (5) – Ghoul Hunter (4) – Ignition (7)
7º páreo: Un Felin (3) – El Alamein (6) – Nenen do Papai (2)
8º páreo: Império de Birigui (9) – Luther (2) – Hermés (11)
9º páreo: Running Shu (8) – Last Moment (6) – Stylish Thunder (5)
10º páreo: Violin Del Barrio (6) – New Buck (3) – Ufergis (2)
11º páreo: Urlovely (5) – Veneza Queen (2) – Olympic Income (4)

Por Guilherme Genzini

Domingo é dia de GP Salgado Filho


Quiproquó

Por indicação do grande Linneo de Paula Machado, Joaquim Pedro Salgado Filho chegou à presidência do Jockey Club Brasileiro em 1940.

Inteligente e homem público invulgar, cumpriu como poucos as missões que lhe foram confiadas. Titular da pasta do trabalho, em momentos dos mais difíceis do Governo Vargas, coube-lhe a honra de ser o primeiro Ministro da Aeronáutica. Inclusive, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e o Aeroporto Salgado Filho, em São Carlos – SP, foram assim denominados em sua homenagem.

Como dirigente máximo do Jockey Club Brasileiro, embora até então nunca tivesse sido um turfista, revelou-se um administrador da mais alta expressão. Abriu agências, renovou o quadro de proprietários e revitalizou as corridas ao criar um maior número de páreos abertos até a extinção do especial.

Fiel ao presidente Getúlio Vargas, renunciou no final do ano de 1945, quando, após a queda de Vargas, alterou-se o nome do Grande Prêmio Getúlio Vargas, para Grande Prêmio 15 de novembro.

No próximo domingo, o Jockey Club Brasileiro volta a homenagear Salgado filho. Este ano, o Grande Prêmio Salgado Filho (G2), que inicialmente (e durante muitos anos) era disputado em 2.400 metros (onde se lê, entre outros, nomes de corredores da classe de um Quiproquó, de um Ravel, de um Lohengrin, de um Kraus, de um Royal Game, de um L'Inconnu), reúne sete competidores em 1.600 metros, na pista de areia. Com um campo seleto, a importante e tradicional prova marca a terceira etapa da Copa de Areia – Milha – Grupo Financeiro LECCA.

No hall dos vencedores do Grande Prêmio na milha constam corredores, como o fenomenal Quartier Latin, os bicampeões Malmedy (Haras Doce Vale) e Favori (Stud Capitão), Dancer Man (Haras Arroio Butiá), Minion (Stud Quintella), Blue Elf (Stud Azul e Branco) e o atual campeão Kito Hope (Stud Sérgio Barcellos), que tenta o bi este ano.

Tablada Programa para Domingo, 16/10

PROGRAMAÇÃO DA 10º REUNIÃO DIA 16/10/2011 TABLADA PELOTAS

1º Páreo: 13:30 h
Alto Taquari - V. Ferreira
Comandante Sulista - G. Ferreira
Super Galop - M. Barreto
Um Balaço - H. Demarco
Sonho Dourado - V. Montes
Mão Branca - J. Mattos
Netuno - N/C
Cristal do Sissi - F. Gonçalves
Newco - L. Gouvea
Better Way - L. Amaral
Caboclo Pretolin - C. Farias.

2º Páreo: 14:30 h
Jazz and Wine (ARG) - G. Ferreira
Pepe de Giuli - C. Farias
Panda Star - H. Demarco
Elas por Elas - J. Mattos
Dom Bernardo ou Better Way - L. Amaral
Reykjavik - L. Gouvea
Ten Winner - M. Barreto
Urcamp Girl - F. Gonçalves
La Recoleta - V. Ferreira
Príncipe Dubai - V. Montes
Up There - N. Silva.

3º Páreo: 15:30 h
Quality Princess - C. Farias
Gatera - N. Silva
Bela Alvorada - J. Mattos
Princesa Cuadreira - J. A. Rodrigues
Névoa Seca - V. Ferreira
Mini Bray - G. Ferreira
Calandria Sam - L. Gouvea
Red Clown - H. Demarco
Villi Cup - T. Silva
De Marcos - D. R. Freitas
Under Sun - M. Barreto
La Cabana - N/C
Wild Tiger - V. Montes
Tornado Noir - L. Amaral.


4º Páreo, especial 38º aniversário do JC de Arroio Grande: 16: 30 h
Pike Gregoriana - V. Montes
Consumidor - C. Farias
Luzido - N/C
Belo do Sul - J. Mattos
Chairman - N. Silva
Dois Esquerdos - M. Barreto
Bullseye - G. Ferreira
Harley Davidson - H. Demarco
Mestre Beleza - V. Ferreira
Onça Prateada - N/C
Venta Sonora - T. Silva.



5º Páreo, GP Diário Popular: 17:30 h
Zé Caximba - G. Ferreira
Tamborim - J. Mattos
Noteiro - V. Ferreira
Don Macanudo - D. R. Freitas
Piet The Pot - M. Barreto
Oakfast - L. Gouvea
Reverie - J. A. Rodrigues
Vielki - N. Silva
Aégeon - C. Farias.

6º Páreo: 18: 30 h
Selo Escarlate - H. Demarco
New Royale - N/C
Quioza Dutchman - L. Gouvea
Heap - M. Barreto
Polakinho - V. Ferreira Victor Rei - G. Ferreira
Charlie Chan - J. Barreto
Deu Certo - N. Silva.

JCB: pré-inscrições para o Páreo de Amadores

Páreo de Amadores

Produtos de 5 anos sem mais de 2 vitórias e 6 anos sem mais de 3 vitórias..............1.300 (Areia)

Prêmios: R$ 16.830,00, sendo : R$ 7.500,00 ao 1º; R$ 2.250,00 ao 2º; R$ 1.500,00 ao 3º; R$ 750,00 ao 4º; R$ 375,00 ao 5º colocado.

Relação dos Jóqueis inscritos:

GILBERTO SOLANES ( G.C.Solanes Jr. ) - BETO FIGUEIREDO ( A.Figueiredo ) - ANTONIO CARLOS MEDEIROS ( A.C.Medeiros ) - FRANCISCO COSTA CARVALHO ( F.C.Carvalho ) - JOSÉ KLABIN ( J.Klabin ) - MIGUEL BURLAMAQUI ( M.Burlamaqui ) - RODRIGO DA CUNHA ( R.Cunha ) - BRUNO BELOCH ( B.Beloch ) - THIAGO CASTELANO - ( T.Castelano ) - JOSÉ MARCOS DE SOUZA BATISTA ( J.M.Batista ) - BERNARDO P. LORENZZO GOMES ( B.P.Lorenzzo ) - MARCELO LEANZA ( M.Leanza ).

Relação dos Animais alojados no Rio de Janeiro

5 anos - 1 vit. com descarga de 4 quilos:THE BEST BLACK - INDIO GUERREIRO - ALWAYS FANTASIE - CONVERSADOR - RING MY BELL - EXOTIC BLOOD - HARD KING - QUECHER - FURIOSO MAN - OPERA GLASSES - VOANDO BAY - RAY FAMOUS - FANTASY BLOND - REGAL CHARM - REI MIRIN - UPSTAGE GIRL - RISCO PRATEADO - APAGÃO AÉREO - DANIAPUR - FON - BOTÃO DE OURO - BELA BUCK - RAINHA LONGCHAMP - ZILÚ - REBEL ANGEL - UPIN ARMS(ARG) - SEM FREIO - LÍBERO OF CORD - BIRTH-PLACE - TIRO LIVRE - GRANDE-JAYDER - RICO E FAMOSO - RITMO LATINO - RICA INDY - MADAME FILÓ - BOMBARDÃO - JACK SPARROW - CONVINCENTE - BIG GARRIDO - INCORPORADA - THE RUNER - SATISFEITO - LETTRE DE CACHET - TELL ME TRUE - OTHER DAY -QUEAMOR DE LORENA - TRUE CLAP - MY WAY - LANDRU - ALAN BLACK TIE - TOP POINT - SEÑOR TANGO - HOMEM OLÍMPICO - UT SINGULI - REDFORD - ROSENWALD - MUCHACHO MIO - LIMÃO DOCE - BARBARIAN RUNNER - LA HARLIN - NO BRAKE - HOJE INFINITAMENTE - HER FILLY - TRABALHOSO - AMICO VIOLIN - FLETAÇO - INQUEBRÁVEL - SAMPASHOW - TINTO BLUFF - MR.JULIUS - REI DO EGITO.

5 anos - 2 vit. :REI DO EGITO - EURO MONEY - XANDÚ - ICONE BEST - BIZONTE - BELO MORGADO - DROB - NOTED - RADIANT LINE - RANCHUELA - OUR VERDAD - DEMI CINDY - OAKS TYPE - TABUCK - TRUE MOON - GATA EM CASA - DODGE TRICK - TANGO’S BAR - BIZUNGA DA VILA - SUPER INGLÊS - HOMING MISSILE LADY LULLY - LIZ HELP - GOOD SPELL - BLUE PHONE - HELIOCITA - BIG DANCER - BELA NAMORADA - LIGONDE - DIREÇÃO FATAL - BALA DO MEGA - LEVE E SOLTA - TACTICAL ASSAULT - ENERGIA BRICS - ORFEO - BEST QUICK - PADWELL - DORIAN ESSE - DEEP ROCK - RACING BULL - OLYMPIC EVENT - SINUCA DE BICO - JADDE DI - LANSQUENETE - OLYMPIC ROSE - VAL DE CÃS - BEST OF FIVE - NORTHERN IRELAND - RIO BRILHANTE - GRAND GEST - BELLO RUNNEER - HELLER - KING’S GAME - BANDIDA SELVAGEM.

6 anos - 2 vit. com descarga de 4 quilos: GUARDIAN ANGEL - QUILATES MIL - TRUCK FAST - UPA E TEVE - MESSALA - JURUBITÁ - RIGHT SHOT - DONA BOLINHA - AMOR - QUICK CAT - VIEJO AMIGO - EL MALO - APACHE HILL - BUCHANAN’S - AUSTIN FALLS - SUCULENTO - NESS - OLYMPIC EXOCET - ZUFALL - LOG OUT - SPARRING - XARINHA.

6 anos - 3 vit. : CONCORDE NEWS - TZARISTA - COMBLIX - SAMBALADO - SAETA - QUE BELA LUNA - LADY SONHADA - QUE PUBLIC - KIKANA - CHANEL - ITACUÃ - DIFERENCIADO - BRIGHTER DAYS - JURUS-ALÉM - GRAN GRECO - JAQUETINHA - CARTÃO POSTAL - COMANDO FATAL - VELVET PURSE - KING LEONARDO - SIB SECRETARIAT - ENERGIA ASSA - COCONUT - SOBREVOANDO - REI DA RAIA - DIKA GALL - ARTILHEIRO - FORTE DA FARTURA - SONHO DE VALSA - VETÍVER - QUOTA FAMOUS - QUITE FAST - DOIDA STELLA.

AS PRÉ- INSCRIÇÕES PARA ESTE PÁREO DEVEM SER EFETUADAS ATÉ 10:00 HS DO DIA 17/10/11 - SEGUNDA-FEIRA.

AS INSCRIÇÕES DEVEM SER CONFIRMADAS ATÉ 10:00 HS DO DIA 24/10/11 - SEGUNDA-FEIRA.

Fonte: JCB

JCSP confirma cessão de data para o Bento Gonçalves 2011


BENTO GONÇALVES 1953 LORD ANTIBES - D MOREIRA



Em ofício enviado no dia 6 de Outubro ao JCRGS, o Presidente do JCSP - Eduardo da Rocha Azevedo - informou que, atendendo ao pedido formulado, não realizará corridas em Cidade Jardim no dia 20 de novembro de 2011, data da realização do Bento Gonçalves 2011.

Na oportunidade revelou que, em homenagem à realização da prova máxima do turfe local, não poderia deixar de colaborar com o evento, abrindo mão de sua tradicional reunião domingueira para que o JCRGS possa ter mais espaço nacional quando da realização da referida competição.

Ao final desejou votos de sucesso ao certame.

A Diretoria do JCRGS agradece ao Presidente Rocha Azevedo pelo desprendimento e exemplo de compreensão da necessidade de união das entidades congêneres.

Aguardamos agora a manifestação do JCB que, temos certeza e tal como aconteceu no ano passado, dará seu tradicional apoio ao turfe do sul.

Fonte: JCRGS

Barão da Cevada não desaponta na PE African Boy


Barão da Cevada recebeu excelente direção de J.Leme

O craque Barão da Cevada, de criação do Stud Eternamente Rio e propriedade do Haras The Best, mostrou sua superioridade ao vencer a sua oitava carreira da ultima quarta feira. Um dos melhores velocistas da atualidade faturou a Prova Especial African Boy, em 1.000 metros, grama, neste quarta-feira, dia 12. Com uma grama bem pesada, o filho de Voando Baixo e Nagila (Hampstead) marcou 55:39 e cruzou o disco com um corpo sobre Union Lake, o segundo colocado.

Com direção enérgica de Jorge Leme, manteve a terceira posição logo após a largada. Union Lake brigou pela pela com Ximburé brigou pela ponta. Barão da Cevada tomou a ponta no meio da reta e foi para o disco, com Union Lake ultrapassando o defensor do Stud Palurape, que esmoreceu no final, e ficou com o segundo posto. Ximburé teve que se contentar com a terceira posição. Saboroso, que não animou em nenhum momento da carreira, completou o placar e o reduzido lote.

O vencedor do GP Major Suckow de 2011 foi brilhantemente apresentado por Carlos Henrique Coutinho. Barão da Cevada conquistou sua oitava vitória, quarta do calendário clássico, em 13 apresentações, finalizando apenas uma vez fora do placar.

por Rodrigo Pereira
foto Gerson Martins

Energia Davos, Estrela Energia e Torrential levantaram o Criterium


Energia Davos foi conduzido magistralmente por C.Lavor

Energia Davos, de criação e propriedade do Haras Estrela Energia, venceu em lindo final o Grande Prêmio Linneo de Paula Machado (gr.I) - Grande Criterium, em 2.000 metros, grama pesada, realizado hoje, quarta-feira, no Hipódromo da Gávea. Conduzido magistralmente por Carlos Lavor, o vencedor assinalou 2:00.59.

O tordilho que largou da baliza quatro, sempre mantido por seu piloto no pelotão intermediário, engrenou atropelada fulminante nos 300 metros finais, e cruzou o disco com meio corpo de vantagem sobre Taleban, vindo do fundo do lote, e algo atrapalhado nos últimos instantes carreira, ficando com a segunda colocação. Invictus, também atropelando, ficou com a terceira posição. Velvet Success e o grande favorito da prova Joe Diesel, completaram o placar da importante carreira para os potros da geração 2008.

Filho de Torrential e Star Brisingamen (USA) (Maria’S Mon), Energia Davos foi muito bem apresentado pelo treinador Givanildo Duarte. Esta foi a sua primeira vitória, em seis apresentações.

Dois registros devem ser feitos, como o bicampeonato do Estrela Energia na prova com Energia Cósmica em 2010, e a ponta e dupla do garanhão Torrential, pai também de Taleban.

por Rodrigo Pereira
foto Gerson Martins

A VEZ DOS JOCKEYS PEQUENOS

A VEZ DOS JOCKEYS PEQUENOS

O turfe brasileiro respira por aparelhos há tempos. Todavia, administrar os pequenos é muito mais difícil.
Existe a falta de cavalos e, por conseguinte, de proprietários. Recentemente reabriu Campo Grande, cujo trabalho árduo do apaixonado Jamil Name eu venho acompanhando de perto.
Pois bem, o Jornal do Turfe, junto com a empresa JCarneiro, do Rio de Janeiro, está liderando uma ideia de uma Associação Nacional dos Jockeys Clubs menores, em que o ponto máximo será a integração destes com a transmissão das corridas dos mesmos.
Ou seja, utilizarmos as terças e quartas-feiras para as reuniões dos Jockeys Clubs de Campo Grande, Campos, São Vicente, Tablada, Madalena, Lagoinha e do Alegrete.
Poderemos, também, realizar corridas em dias ociosos (ou inclusive para complemento de programações dos grandes, com pedra única e turfe único) deixados de lado pelos Jockeys Clubs Brasileiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e do Paraná. Ou seja, em qualquer dia da semana.
Qual a vantagem? Num contrato único da Associação, a geração das imagens, uplink, CPD (apostas), gráfica (programas) etc, todos estes valores serão negociados com vantagens para a Associação.
Com um bom movimento de apostas, reuniões com um, dois ou três hipódromos por dia, apostas na rede de credenciados do Rio de Janeiro e São Paulo, tudo isso fará com que tanto os Jockeys menores como a Associação se fortaleçam.
E teremos corridas todos os dias da semana.
Esta ideia não pode morrer na casca. É a grande chance dos pequenos terem uma vida mais longa

Transc. - Jornal do Turfe

Ricardinho


Jorge Ricardo


Escrever sobre Eça de Queirós numa dissertação de Mestrado, ou sobre Machado de Assis numa tese de Doutorado pode parecer lugar comum. Por quê? Talvez pelo excesso de estudiosos que escreveram até a exaustão sobre esses mitos.
No entanto, como um mestrando não se ater a esses clássicos? Contentar-se apenas com escritores ainda incipientes, cujos trabalhos ainda não foram explorados?
Ernest Hemingway, em 1924, esbarrava em Paris com Gertrude Stein e Scott Fitzgerald. Será que não cultuavam os clássicos? Claro que sim.
Ao ler o conto “The old man”, de Ernest Hemingway, cuja temática versa sobre um jóquei e toda a beleza de sua perfeita simbiose com o cavalo, vem-me à tona a lembrança de cenas singulares entre cavalo e cavaleiro que venho testemunhando em muitos anos de observação no turfe.
Como deixar de cultivar o óbvio no turfe? Como deixar de evocar as mais de 11.300 cenas vividas pelo campeão Jorge Ricardo no dorso de seus cavalos vitoriosos?
Mesmo não escapando da pecha de ser repetitiva, continuo escrevendo sobre o fenômeno das rédeas. Ricardinho é um clássico no turfe. Seus feitos beiram o insólito e merecem ser cantados em prosa e verso!
Num turfe competitivo como o da Argentina, com talentos como o uruguaio Pablo Falero, o peruano Edwin Talaverano, e argentinos como Juan Noriega, Gustavo Calvente, J.Costa, E.Ortega, Abel Giorgis, e outros, Ricardinho esfuzia na ponta, liderando as estatísticas argentinas pela terceira vez.
Ele está cem vitórias acima de seu ferrenho adversário, P.Falero, e ganhando uma média de 8 a 10 carreiras semanais. Em relação à liderança mundial, vem atropelando por fora com a meta de alcançar seu oponente Russell Baze.
No dia 4 de outubro, no Hipódromo de La Plata, no auge de seus cinquenta anos recém-completados, vence o Clásico Benito Lynch e, no dia seguinte, em San Isidro, manda 4 animais para o disco.
Mais cenas inesquecíveis e antológicas de completa integração cavalo e cavaleiro que sempre me fascinaram...

por Jessie Navajas de Camargo
JT

Fino Trato, por Orlando Lima

ARCO DO TRIUNFO – 2011

I – INTRODUÇÃO

Há cerca de 10 dias foram realizadas 7 Provas de Grupo 1 e 4 de Grupo 2, que integram a Semana máxima do Calendário Nobre da França, justamente a Semana do GP Arco do Triunfo, a mais importante e qualificada Prova do Turfe europeu.

Aproveitei os resultados dessas 11 Provas para identificar e avaliar a influência das Linhagens de Referência e respectivas “Bloodlines” do Pai e Avô Materno do 1º e 2º colocados em cada Prova, assinalando-as entre parênteses.

Identifiquei, também, as respectivas Famílias Maternas, em conformidade com a classificação de Lowe / Bobinski, além de apresentar o resumo de Campanha de cada um e do Sistema de Duplicações em seus Ancestrais, registrados em seus Genótipos e refletidos em seus respectivos Pedigrees.

Após o detalhamento com o resultado de cada uma das 11 Provas, será realizada a avaliação do nível de influência das Linhagens e respectivas “Bloodlines”, evidenciando sua participação na Criação européia da atualidade.

II – RESULTADOS

A – Prix CHAUDENAY – G 2 – 3000 m – Produtos de 3 anos

1º - SHANKARDEH – IRE - F.C. - 2008
AZAMOUR (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X SHAMALANTIKA por NASHWAN (PHALARIS / NASRULLAH)
Família Materna: 9 – c*: CRAB MARE por CRAB
Campanha: 5 Apresentações / 3 Vitórias / 1 Colocação
Duplicações: 4 X 3 DARSHAAN – Tende para “Outcross” de 5ª Geração

2º - MISS LAGO – IRE – F.A. – 2008
ENCOSTA DE LAGO (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X XATHYKA por SECRETARIAT (PHALARIS / NASRULLAH)
Família Materna: 5 – h: ANN THE FOREST por KING FERGUS
Campanha: 9 Apresentações / 1 Vitória / 5 Colocações
Duplicações: 5 X 5 NEARCO e 5 X 4 KLAIRON – Ambas em “linebreeding”.

B – Prix DANIEL WILDENSTEIN – G 2 – 1600 m - Produtos de 3 anos e mais

1º - RAJSAMAN – FR – M.T. – 2007
LINAMIX (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X ROSE QUARTZ por LAMMTARRA (PHALARIS / NORTHERN DANCER)
Família Materna: 14 – c: PRETTY POLLY por GALLINULE
Campanha: 18 Apresentações / 6 Vitórias / 1 Colocação
Duplicações: 5 X 4 NORTHERN DANCER – Tende para “Outcross”de 5ª Geração

2º - RIO DE LA PLATA – USA – M.A. – 2005
RAHY (PHALARIS / NASRULLAH) X EXPRESS WAY por AHMAD (PHALARIS / NASRULLAH)
Família Materna: 6 – f: TESTATRIX por TOUCHSTONE
Campanha: 25 Apresentações / 6 Vitórias / 6 Colocações
Duplicações: 4 X 5 NASRULLAH – Tende para “Outcross” de 5ª Geração

C – Prix de ROYALLIEU – G 2 – 2500 M – Potrancas de 3 anos e mais

1º - SEA OF HEARTBREAK – IRE – F.C. – 2007
ROCK OF GIBRALTAR (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X TOP FORTY por RAINBOW QUEST (PHALARIS / NASRULLAH)
Família Materna: 9: VINTNER MARE por CURWEN’S ARABIAN
Campanha: 14 Apresentações / 6 Vitórias / 3 Colocações
Duplicações: 4 X 4 X 5 NORTHERN DANCER – Tende para “Outcross” de 5ª

2º - MISS CRISSY – IRE – F.T. – 2008
VERGLAS (PHALARIS / NASRULLAH) X SERACINA por NASHWAN (PHALARIS / NASRULLAH)
Família Materna: 16 – b: WINDERMERE por MACARONI
Campanha: 7 Apresentações / 2 Vitórias / 2 Colocações
Duplicações: 4 X 5 NORTHERN DANCER – Tende para “Outcross” de 5ª

D – Prix DOLLAR – G 2 – 1900 m – Produtos de 3 anos e mais

1º - BYWORD – GB – M.A. – 2006
PEINTRE CELEBRE (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X BINCHE por WOODMAN (NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR)
Família Materna: 1 – p: HILARITY por KING TOM
Campanha: 14 Apresentações / 7 Vitórias / 2 Colocações
Duplicações: 3 X 5 NORTHERN DANCER; 4 X 4 RAISE A NATIVE (inbreeding na verticalidade da 4ª Geração); e 5 X 5 X 5 NATIVE DANCER (linebreeding na verticalidade da 5ª Geração)

2º - CIRRUS DES AIGLES – JPN – M.CE – 2004
JUNGLE POCKET (PHALARIS / NASRULLAH) X HAYA BENI KOMACHI por SUNDAY SILENCE (PHALARIS / ROYAL CHARGER)
Família Materna: 1 – w: QUEEN BERTHA por KINGSTON
Campanha: Sem Registro! Foi o vencedor desta Prova em 2010!
Duplicações: 4 X 4 NORTHERN DANCER. Tende para “Outcross” de 5ª Geração

E – Prix du CADRAN – G 1 – 4000 m – Produtos de 4 anos e mais

1º - KASBAH BLISS – FR – G.C. – 2002
KAHYASI (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X MARITAL BLISS por DOUBLE BED (PHALARIS / NORTHERN DANCER)
Família Materna: 13 – c: STRAY SHOT por TOXOPHILITE
Campanha: 57 Apresentações / 17 Vitórias / 10 Colocações
Duplicações: 4 X 4 NORTHERN DANCER. Tende para “Outcross” de 5ª Geração

2º - TRES ROCK DANON – FR – M.C. – 2006
ROCK OF GIBRALTAR (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X TRES RAVI por MONSUN (BLANDFORD / BAHRAM)
Família Materna: 12 – b: DIANA por CULLEN ARABIAN
Campanha: 15 Apresentações / 6 Vitórias / 3 Colocações
Duplicações: Sem Duplicações! “Outcross de 5ª Geração

F - Prix de l’OPERA – G 1 – 2000 m – Potrancas de 3 anos e mais

1º - NAHRAIN – GB – F.A. – 2008
SELKIRK (NATIVE DANCER / SHARPEN UP) X BAHR por GENEROUS (PHALARIS / NORTHERN DANCER)
Família Materna: 6 – d: CONSTANCE por GLADIATOR
Campanha: 4 Apresentações / 4 Vitórias
Duplicações: Sem Duplicações! “Outcross” Absoluto de 5ª Geração

2º - ANNOUNCE – GB – F.A. – 2007
SELKIRK (NATIVE DANCER / SHARPEN UP) X MACHITA por GONE WEST (NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR)
Família Materna: 9 – e: MAID OF MASHAM por DON JOHN
Campanha: 10 Apresentações / 5 Vitórias / 3 Colocações
Duplicações: 4 X 5 NORTHERN DANCER; 4 X 5 (RF) MIXED MARRIAGE (nas condições do “Rasmussen Factor”)

G – Prix de La FORÊT – G 1 – 1400 m – Produtos de 3 anos e mais

1º - DREAM AHEAD – USA – M.C. – 2008
DIKTAT (MAN O’ WAR / IN REALITY) X LAND OF DREAMS por CADEAUX GENEREUX (HYPERION / TUDOR MINSTREL)
Família Materna: 1 – b: MOREL por SORCERER
Campanha: 9 Apresentações / 6 Vitórias
Duplicações: 4 X 5 NORTHERN DANCER; 5 X 4 BALIDAR

2º - GOLDIKOVA – IRE – F.C. – 2005
ANABAA (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X BORN GOLD por BLUSHING GROOM (PHALARIS / NASRULLAH)
Família Materna: 22 – d: GRAND DUCHESS por LOZENGE
Campanha: 24 Apresentações / 17 Vitórias / 4 Colocações
Duplicações: 3 X 4 NORTHERN DANCER; 4 X 4 RIVERMAN; 5 X 5 NEARCO

H – Prix JEAN-LUC LAGARDERE – Grand Criterium – G 1 – 1400 m – 2 anos

1º - DABIRSIM – FR – M.CE. – 2009
HAT TRICK (PHALARIS / ROYAL CHARGER) X RUMORED por ROYAL ACADEMY (PHALARIS / NORTHERN DANCER)
Família Materna: 14 – f: HONORIA por CAMEL
Campanha: 5 Apresentações / 5 Vitórias
Duplicações: Sem Duplicações! “Ourtcross” Absoluto de 5ª Geração

2º - SOFAST – FR – M.A. – 2009
ROCK OF GIBRALTAR (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X BEAUTIFIX por BERING (NATIVE DANCER / DAN CUPID)
Família Materna: 1 – g: PROBLEM por MERLIN
Campanha: 4 Apresentações / 2 Vitórias / 1 Colocação
Duplicações: 4 X 4 X 5 NORTHERN DANCER. Tende para “Outcross” de 5ª Ger.

I – Prix MARCEL BOUSSAC – Criterium dês Pouliches - G 1 – 1600 m – Potrancas de 2 anos

1º - ELUSIVE KATE – USA – F.C. – 2009
ELUSIVE QUALITY (NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR) X GOUT DE TERROIR por LEMON DROP KID (NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR)
Família Materna: 16 – a: MISS AGNES por BIRDCATCHER
Campanha: 5 Apresentações / 4 Vitórias
Duplicações: 3 X 4 Mr. PROSPECTOR; 4 X 5 X 5 RAISE A NATIVE; 4 X 5 NORTHERN DANCER

2º - FIRE LILY – IRE – F.C. – 2009
DANSILI (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X BEAUTY IS TRUTH por PIVOTAL (PHALARIS / NORTHERN DANCER)
Família Materna: 8 – c: WOODBINE por STOCKWELL
Campanha: 7 Apresentações / 2 Vitórias / 3 Colocações
Duplicações: 4 X 5 NORTHERN DANCER; 5 X 5 NIJINSKY; 5 X 5 ROBERTO

J – Prix de l’ABBAYE – G 1 – 1000 m – Produtos de 3 anos e mais

1º - TANGERINE TREES – GB - G.C. – 2005
MIND GAMES (HYPERION / FORLI) X EASY TO IMAGINE por COZZENE (PHALARIS / NASRULLAH)
Família Materna: 9 – f: TOXOPHILITE MARE por TOXOPHILITE
Campanha: 34 Apresentações / 12 Vitórias / 2 Colocações
Duplicações: 4 x 4 NORTHERN DANCER; 5 X 5 SIR GAYLORD

2º - SECRET ASSET – USA – F.CE. – 2008
AWESOME AGAIN (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X SMUGGLER por UNBRIDLED (NATIVE DANCER / Mr. PROSPECTOR)
Família Materna: 5 – f: BAJAZET MARE por BAJAZET
Campanha: Sem Registro!
Duplicações: 4 x 4 Mr. PROSPECTOR; 5 X 5 WILD RISK

K – Prix de l’ARC de TRIOMPHE – G 1 – 2400 m – Produtos de 3 anos e mais

1º - DANEDREAM – GER – F.C. – 2008
LOMITAS (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X DANEDROP por DANEHILL (PHALARIS / NORTHERN DANCER)
Família Materna: 14: THE OLDFIELD MARE por HALEY’S BAY TURK
Campanha: 12 Apresentações / 5 Vitórias
Duplicações: 4 x 4 NORTHERN DANCER; 5 X 5 RIBOT; 5 X 5 X 5 (RF) NATALMA – Nas condições do “Rasmussen Factor” (RF)

2º - SHARETA – IRE – F.C. – 2008
SINNDAR (PHALARIS / NORTHERN DANCER) X SHAWARA por BARATHEA (PHALARIS / NORTHERN DANCER)
Família Materna: 22 – d: GRAND DUCHESS por LOZENGE
Campanha: 8 Apresentações / 3 Vitórias / 3 Colocações
Duplicações: 5 X 4 X 5 NORTHERN DANCER; 4 X 4 HABITAT; 4 X 5 MILL REEF; 5 X 5 ABDOS

III - CONCLUSÃO

A – Totalizando as participações das Linhagens e “Bloodlines” dos 22 colocados nas 11 Provas da Semana do Arco do Triunfo, chegamos aos seguintes resultados:

1 – Linhagem de PHALARIS = 32 participações

1.a – “Bloodline” de NORTHERN DANCER = 20 participações

1.b – “Bloodline” de NASRULLAH = 10 participações

1.c – “Bloodline” de ROYAL CHARGER = 2 participações

2 – Linhagem de NATIVE DANCER = 8 participações

2.a – “Bloodline” de Mr. PROSPECTOR = 5 participações

2.b – “Bloodline” de SHARPEN UP = 2 participações

2.c – “Bloodline” de DAN CUPID = 1 participação

3 – Linhagem de HYPERION = 2 participações

3.a – “Bloodline” de TUDOR MINSTREL = 1 participação

3.b – “Bloodline” de FORLI = 1 participação

4 – Linhagem de MAN O’ WAR = 1 participação

4.a – “Bloodline” de IN REALITY = 1 participação

5 – Linhagem de BLANDFORD = 1 participação

5.a – “Bloodline” de BAHRAM = 1 participação

B – Do total possível de Participações (44), descendentes da Linhagem de PHALARIS participam com 73% do total, enquanto que, pelas “Bloodlines”, os descendentes da de NORTHERN DANCER participam com 46% desse total.

C – Ainda pelas “Bloodlines”, a segunda maior participação ficou por conta dos descendentes de NASRULLAH, com 23%, ou seja, a metade da participação da “Bloodline” de NORTHERN DANCER.

D – A segunda Linhagem com maior número de descendentes participantes, foi a de NATIVE DANCER, o que não constitui surpresa, apesar dessa participação se restringir a apenas 18% do total (25% da participação de PHALARIS) e ainda mais surpreendente, constatar que uma das “Bloodlines” mais adotadas no âmbito da Criação internacional do PSI, a de Mr. PROSPECTOR, participar com apenas 11% do total (24% da participação de NORTHERN DANCER).

E – Uma das mais importantes Linhagens da história do PSI, a de HYPERION, vem no terceiro lugar, com a tímida participação de 5% do total, ainda sinalizando com uma grave ameaça de extinção por seu Alinhamento Masculino Paterno (“high line” – HL do Pedigree).

F – As duas Linhagens restantes, de MAN O’ WAR e de BLANDFORD, participam uma única vez cada, perfazendo 5% do total possível de participações (44), importantes Linhagens que se mantém, respectivamente, graças à Criação norte americana e à Criação alemã (MONSUN).

Orlando Lima - omlimapsi@gmail.com
Blog: www.goldblendconsultoria.blogspot.com

Grande Prêmio Paraná 2011




xreda.blogspot.com

Vagner Leal atração da Mesa do Turfe de Sábado


VAGNER LEAL L'AMICO STEVE GP BRASIL

A Mesa do Turfe está "bem servida" de atrações !

Estreando como convidado do programa, o jóquei Vagner Leal será o principal destaque da Mesa do Turfe deste sábado . Com 8 montarias assinadas no festival de 11 provas, algumas, inclusive, na condição de favoritas, Leal certamente contribuirá com o público apostador com suas valiosas dicas.

Queen Elizabeth II Stakes é neste sábado

Qipco Queen Elizabeth II Stakes - Grupo 1 - 1.600m
campo da prova:


Bullet Train, Ian Mongan - 4

Dick Turpin, Richard Hughes - 5

Poet's Voice, Frankie Dettori - 1

Side Glance, Jimmy Fortune - 8

Dubawi Gold, Jimmy Murtagh - 3

Excelebration, Jamie Spencer - 7

Frankel (foto 2), Tom Queally - 2

Immortal Verse, Gérald Mossé -6

Ascot - Qipco Champion Stakes

Campo do Qipco Champion Stakes deste sábado:


Cirrus des Aigles, Christophe Soumillon - 1


Green Destiny, Kieren Fallon - 11


Ransom Note, Michael Hills - 7


So You Think , Ryan Moore - 9


Sri Putra, Neil Callan - 5


Twice Over, Ian Mongan - 8


Wigmore Hall, Jamie Spencer - 4



Midday, Tom Queally - 5



Snow Fairy, Olivier Peslier - 2


Casamento, Richard Hughes - 6


Dubai Prince, Frankie Dettori - 12


Nathaniel, William Buick - 10

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Campos definidos para os dois grandes clássicos de Ascot neste sábado

Já estão definidos os campos das provas que formam o meeting de sábado em Ascot. As duas principais provas, o Qipco Queen Elizabeth II Stakes (G1), na milha, e o Qipco Champion Stakes (G1), em 2.000m, terão, respectivamente, oito e doze concorrentes.
Vamos a eles, dando o nome, o jóquei e a baliza de largada:

Qipco Champion Stakes (G1) - 2.000m

Cirrus des Aigles, Christophe Soumillon - 1
Green Destiny, Kieren Fallon - 11
Ransom Note, Michael Hills - 7
So You Think , Ryan Moore - 9
Sri Putra, Neil Callan - 5
Twice Over, Ian Mongan - 8
Wigmore Hall, Jamie Spencer - 4
Midday, Tom Queally - 5
Snow Fairy, Olivier Peslier - 2
Casamento, Richard Hughes - 6
Dubai Prince, Frankie Dettori - 12
Nathaniel, William Buick - 10

Nathaniel


Qipco Queen Elizabeth II Stakes (G1) - 1.600m

Bullet Train, Ian Mongan - 4
Dick Turpin, Richard Hughes - 5
Poet's Voice, Frankie Dettori - 1
Side Glance, Jimmy Fortune - 8
Dubawi Gold, Jimmy Murtagh - 3
Excelebration, Jamie Spencer - 7
Frankel ,Tom Queally - 2
Immortal Verse, Gérald Mossé -6

Dubawi Gold

DEMISSÃO DO NATAN



DEMISSÃO DO NATAN - Enfrentando todos os tipos de problemas - família e saúde -, batalhando no turfe, tentando acertar e ajudar os apostadores, foi demitido do JCB como o foi Ernani Pires Ferreira. Assim, o último do quarteto fantástico se despediu da TV Turfe sem ter a chance de se despedir de fato. Vareda, Ernani, Rezende e Natan marcaram época. Uma pena


Transc. - JT

Kendam venceu o Prix Eclipse




Os 1.200m do Prix Eclipse (G3), para produtos de dois anos (este ano foram sete potrancas e um potro), corridos na ultima quarta feira em Maisons-Laffitte, foram vencidos (foto Maisons-Laffite) por Kendam, uma Kendargent e Damdam Freeze, por Indian Rocket, direção de Maxime Guyon, treinamento de Henri-Alex Pantall e propriedade de Guy Pariente. Ela vinha de segundo no Prix d'Aremberg (G3), dominado por Restiadargent (Kendargent e Restia, por Montjeu), sua companheira de écurie.

Em segundo, a favorita Chica Loca (American Post e Comète, por Jeune Homme), com Christophe Soumillon up, treinada por Mickael Figge e defensor das cores de Rennstahll Elvisa Gmbh, terceira no Prix de Cabourg (G3), vencido pelo esplêndido Dabirsim (Hat Trick e Rumored, por Royal Academy), recente campeão do Grand Critérium, os 1.400m do Prix Jean-Luc Lagardère (G1).

O único potro do páreo, Hi Molly (Della Francesca e Bubbly Molly, por Wagon Master), montado por Thierry Jarnet e treinamento de Didier Guillemin, dono do Prix Yacowlef (L), foi o terceiro.

As diferenças foram meio corpo e um corpo e um quarto.

O tempo foi de 1:14:70.

Gávea, os novos starting gates



Os novos starting gates que o JCB adquiriu junto à Simtrack estrearam 12 de agosto e foram aprovados com sucesso. São três novos conjuntos de starting gates, sendo dois com doze boxes e um com oito boxes. O equipamento é o mesmo utilizado nos maiores hipódromo do mundo: França, Inglaterra, Irlanda, Austrália, Arábia Saudita, Rússia e outros.

Obedecendo a um exigente padrão de segurança internacional, os novos starting gates oferecem muito mais segurança, eficiência e comodidade para cavalos, jóqueis e seguradores. Com uma durabilidade maior e resistente às diferentes condições climáticas, a estrutura galvanizada é revestidas de zinco.

O novo partidor é mais investimento do JCB que traz mais funcionalidade para as corridas
no Hipódromo da Gávea.

da Redação

Fotos: Gerson Martins

Grane Prêmio Paraná 2011

Malibu Queen, do Araras, venceu com facilidade o Clasico Francisco J. Beazley



Corridos no ultimo domingo em Palermo os 1.800m do Clasico Francisco J. Beazley (G2), um dos grandes testes do Gran Premio Selección (G1) a ser disputado em novembro, foram eles vencidos, com facilidade (foto Palermo) por Malibu Quen, uma filha de Bernstein e Melinche, por Lode, criação e propriedade do Haras Santa Maria De Araras, treinada por Juan Maldotti e dirigida por Juan Noriega.

Foi seu terceiro triunfo, o primeiro em prova graduada, e ela vinha de terceiro, em La Plata, no Clasico Selección de Potrancas (G1), vencido pela invicta Life For Sale (Not For Sale e Doubt Fire, por Ski Champ), criação de Fazenda Mondesir na Argentina (lá consta, no stud-book, como de Paulo Cesar Peixoto de Castro Palhares.

Em segundo, a três corpos, cruzou a montaria de Jorge Ricardo, Miss Serendipity (Not For Sale e Marca Registrada, por Candy Stripes), criação de Anselmo Emilio Cavalieri, propriedade do Stud San Maluc e preparada por Juan C. Etchechourry.

A um corpo de meio, a terceira colocação ficou com Te Di Lacana (Editor's Note e Dazzling, por A.P. Indy), criação do Haras Don Arcángel, propriedade do Stud Arcángel, treinamento de Nicolas Yalet, direção de Luciano Alday, quarta no Gran Premio Polla de Potrancas (G1), em Palermo, vencido por Balada Sale (Not For Sale e Balada, por Confidential Talk).

O tempo foi de 1:48:27.

Kará De Birigui recupera-se bem depois de cirurgia


A máquina máxima só volta em meados de 2012 !

O potro Kará de Birigui, líder inconteste da geração 2008 em Cidade Jardim, vencedor das duas primeiras provas da quádrupla coroa, recupera-se muito bem da cirurgia realizada na semana passada, em seu joelho direito, fraturado durante a realização do G.P. Jockey Club de São Paulo (gr.I), em 1º de outubro.

O procedimento, comandado pelo dr. José Roberto July, foi coroado de pleno êxito e o filho de Banking deverá permanecer pelo menos até o final do ano, alojado no grupo de cocheiras que seu criador e proprietário , o Stud Birigui, mantém na Vila Hípica paulista.

A previsão para sua total recuperação está estimada em 6 meses

Saúde Equina, por Tony Gusso

DIARRÉIA

A diarréia, que é o aumento do número de evacuações e/ou sua quantidade, com presença de fezes pastosas ou de amolecidas a líquidas, causa grande perda de líquido e eletrólitos com esgotamento e claro desânimo do animal.

Pode ter origem em problemas gástricos, gastrointestinais, nutricionais com alimentações de baixa qualidade, estresse, uso de antiinflamatórios ou antibióticos que possam irritar a mucosa intestinal, ação de bactérias em desequilíbrio do próprio sistema digestório ou infecção por bactérias diferentes a este sistema, vírus, algumas verminoses e as idiopáticas, ou seja, aquelas sem causa definida.

Apesar de comum a muitos animais e inclusive ao Humano, a diarréia tem grande importância clínica pelo número de possibilidades envolvendo sua causa e como ela se manifesta debilitando o animal. Uma característica importante é a perda considerável de eletrólitos como cloro, potássio, cloreto, sódio, fósforo, cálcio e magnésio. Os sinais clínicos são emagrecimento progressivo, desidratação, aumento da frequência cardíaca e respiratória e apatia. Alguns casos envolve febre, falta de apetite e manifestação de doenças secundárias associadas pela queda do sistema imunológico e nas situações graves com grande quantidade de dias do quadro diarreico e fezes enegrecidas ou com sangue o óbito poderá ocorrer pela dificuldade do organismo do animal em se recuperar e adaptar a esta situação.

O exame clínico com boa auscultação intestinal, além dos exames laboratoriais como hemograma completo, exame das fezes, bioquímicos para avaliação do fígado, rim e hemogasometria são opções do veterinário, quando achar necessário, na tentativa de se realizar o melhor diagnóstico, tratamento e prognóstico. Em alguns casos podemos fazer uso da laparoscopia exploratória para uma boa visualização do intestino, dando ainda mais subsídios para um prognóstico mais preciso.

O tratamento consiste basicamente em se manter o animal equilibrado, ou seja, fluidoterapia com reposição de eletrólitos, boa alimentação e ingestão de água. Associado ao descrito acima, podemos usar o plasma endovenoso, medicamentos antidiarreicos, moduladores da motilidade intestinal e alguns relaxantes, vermífugos, probióticos, antibióticos e antiinflamatórios. Cada caso é um caso, não existindo receita pronta de tratamento.

Consulte sempre seu médico veterinário. Somente ele poderá ajudar o seu animal da melhor forma, deixando e mantendo sua saúde plena.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Anna Mae Smith



Joqueta Anna Mae Smith

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Barão da Cevada mantém invencibilidade na PE African Boy



Invicto na Gávea em seis saídas, Barão da Cevada não encontrou dificuldade ao vencer a Prova Especial African Boy, destinada a produtos de três anos e mais idade.

Corrido de alcance como gosta, Barão da Cevada entrou a reta na terceira posição, já próximo do segundo, Union Lake. Nos 400 finais, engrenou sua atropela, tomando a ponta rapidamente e se desvencilhando dos demais.

Union Lake (Stud Amálgama) descontou a tempo de pegar no photochart o alazão Ximburé (Stud Palurape), ficando com a formação da dupla. Saboroso (Stud Palurape) largou e chegou em quarto.

Treinado por Carlos Henrique Coutinho, Barão da Cevada chegou a sua nona vitória, incluindo o GP Major Schow (G1), em 13 saídas. Filho de Voando Baixo e Nagila, por Hampstead, o castanho defende o Haras The Best, foi criado pelo Stud Eternamente Rio e assinalou 55s39 para os 1.000 metros, na pista de grama pesada.