Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 9 de outubro de 2011

Bastidores do Paranazão por Roberto Micka


Riadhis - In Comand e Urutá - Criação do Haras Fortaleza - Propriedade de Cláudio Kerber.


- Time To Love, que teve diarreia durante a semana, é forfait no GP Paraná e foi enviado hoje para o Haras do veterinário Alessandro Mercadante. Outra possível baixa é a égua Usibelli, que é a força do Clássico "Primavera".

- Depois de uma semana quente e abafada aqui em Curitiba, chove fraco mas intermitente. Pista pesada ou encharcada, com certeza, para as carreiras de hoje.

- Nos últimos 10 dias, rolou um papo na Vila Hípica que o cavalo Jéca, favorito ao GP Paraná, não havia treinado bem e coisa e tal. Como eu estou muito ocupado na organização do evento, não estava vindo aos trabalhos, mas como sei que o treinador Ademar B. Pereira treina o Jéca muito cedo, na última quinta-feira cheguei às 5 da manhã ao hipódromo. Às 5 e meia, Jéca entrou na raia, com o ex-jóquei Fabiano Stinghen em seu dorso, e deu uma volta completa na raia. Jéca está lindo, galopou bem, e na volta conversei com Stinghen, que me confidenciou: "Micka, o cavalo continua em grande estado. Voltou bem da Gávea, está com o seu peso normal, comendo bem, está "tinindo".

Mais tarde, obtive autorização do treinador e entrei na cocheira do Haras Rio Iguassu, acompanhando a equipe de reportagem do programa Globo Esporte, que fez uma belíssima reportagem, exibida no programa de sexta-feira. E vendo Jéca de perto, tive a confirmação do que o Stinghen me falou: O cavalo está "uma pintura".

- Na quinta-feira, na hora do almoço, participei do programa "Balanço Esportivo, da CNT, que é um programa de esportes com grande audiência. À tarde, participei de dois programas de rádio, na Transamérica FM e 90.1 FM, sempre divulgando a festa máxima do Turfe Paranaense.

- Consegui publicar matérias em 2 jornais: A Tribuna do Paraná e Jornal do Estado, aonde tenho uma coluna todas as sextas-feiras.

- Ví também o potro Tricky Indy, defensor do Glod Black. Chegou aqui na terça-feira e é o principal adversário do favorito. Dos locais, acredito em uma boa apresentação do potro Visible Wind e só.

- Muitos cronistas vieram de outros estados com o patrocínio do Jockey Club do Paraná. Do Rio Grande do Sul vieram Aírton Barnasque, Jonathan Monteiro e Anderson Silveira; Do Rio de Janeiro vieram Karol Loureiro e André Cunha, e de São Paulo vieram Marcelo Lefévre, Jair Balla e Ricardo Ravagnani. Amanhã junta-se a este grupo de craques nada menos do que o nosso querido amigo Aron Correa.

- O Hipódromo está extremamente bem organizado e conservado, sendo elogiado por todos.

- Muitos proprietários estão aqui prestigiando a festa, como por exemplo Sérgio Coutinho Nogueira (Haras Regina) Roberto Campos (Stud Palurape), Anderson Stébile (Haras Anderson), o casal Ayres e Subeida (Stud Rancho 3), entre outros, além de diversos profissionais do turfe nacional.

- Quem comparece todo ano é o proprietário Deuclides Palmeiro Gudolle, ex-presidente do Jockey Club do Rio Grande do Sul. Gudolle, grande amigo, está todos os anos presente a nossa grande festa.

- E falando em presidente, quem estará prsente as corridas deste domingo é José Vecchio Filho, atual comandante do Jockey Club do RGS. Vecchio é outra pessoa por quem tenho grande admiração e respeito.

- E Cresus Camargo, presidente do Jockey Club do Paraná, participou de todos os eventos da semana que foram realizados em nosso centro turfístico. Além de circular e conversar com muita gente durante as corridas de sexta-feira, foi a inauguração da loja Codere, compareceu a um desfile de modas (que trouxe grande público feminino ao Jockey) e até o Páreo Balada ele assistiu. Nota dez !!!

- Quem apareceu na sexta-feira no Tarumã foi o melhor jóquei brasileiro no momento na minha opinião: O fantástico João Moreira !!!

- Uma barbada para os amigos: Dá-lhe Porto Belo, no décimo páreo.

- O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, estará presente ao GP Paraná. Vários vereadores, deputados, desembargadores também confirmaram presença.

- Nunca trabalhei tanto na organização de um GP Paraná, mas que orgulho e satisfação isso me dá !!! Eu amo tudo isso !!! Muito obrigado ao meu pai, Ricardo Micka, por ter me trazido ao turfe !!!

- A primeiro GP Paraná que assisti foi em 1.973, quando Oldak, conduzido por J.Terres, foi o vencedor. No dia seguinte, uma segunda-feira, tivemos a reunião em que foi inaugurada oficialmente a iluminação do Hipódromo do Tarumã. De lá pra cá assisti a todos os GPs Paraná, e o mais emocionante foi em 1.978, quando Riadhis derrotou Big Lark, após uma reta sensacional, em que os dois vieram cabeça a cabeça. O hipódromo quase foi abaixo, pois Riadhis, filho de In Coman e Urutá , criado pelo Haras Preto e Ouro e propriedade de Cláudio Kerber, era um grande ídolo dos turfistas paranaense, que literalmente lotaram o hipódromo naquele ano. Meu amigo Mauri Santos, hoje gerente da cocheira do treinador Marcus Vinícius Lanza, foi o jóquei do espetacular Riadhis, o melhor cavalo que vi correr no Brasil.

- Boa sorte à todos !!!
transc. Blog do Aron

Nenhum comentário:

Postar um comentário