Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Papo de Turfe – Com Lineu de Paula Machado

Como conheceu o turfe?

Dentro de casa!

Minha avó me levou pra assistir, na garagem do JCB, na altura dos 500 metros finais da reta, o Grande Premio Brasil de 1964. Naquela época menor de idade não podia entrar no Clube. Minha família tinha o Derby Winner daquele ano, um lindo cavalo alazão chamado DEVON. Ele era o favorito, mas segundo o Ernani de Freitas (era uma de suas magoas), meu tio pediu para que ele corresse de traz... Sendo um cavalo ponteiro. Mancou e nunca mais correu.

O que as corridas de cavalo representam pra você?

A difícil procura do melhor, do craque, do diferente, do “fora de serie”, enfim, da superação genética.

Qual o melhor cavalo que viu correr?

Não citarei animal da criação de minha família. Para ficar nos últimos 10 anos, SEA THE STARS.

Melhor égua?

Nos últimos 10 anos a ZARKAVA.

Cavalo/Égua mais bonito que viu?

Dividirei em três categorias, grande: SECRETARIAT, médio: ROYAL ACADEMY e SUPER STAR, e pequeno: FELÍCIO.

Vê algum cavalo/égua da atualidade com potencial de exceção?

Acabo de assistir o Arco do Triunfo. Impressionou-me a corrida do dois anos DABIRSM, que aliás foi magistralmente dirigido pelo Dettori. Mas é um dois anos.....

Acho que hoje o FRANKEL.


Qual jóquei que faz a diferença?

Faz a diferença aquele que “tira” todo o potencial atlético do animal, aquele que por alguma razão, de momento, é obrigado a mudar a característica do corredor e mesmo assim mantém no máximo sua qualidade. Um nome? Juvenal Machado da Silva.

Qual o melhor treinador na sua opinião?

Por obvio ele tem que ter resultado. Mas acho indispensável ter bom caráter, retidão de atitude e honestidade. O melhor sem duvida Ernani de Freitas e nos últimos 10 anos no exterior Alfredo Gaitan.

Na foto ao lado, Lineu e Northern Dancer

No atual turfe brasileiro quem seria o jóquei e treinador de maior talento?

Apesar de na minha opinião, a maior prova do turfe brasileiro desse ano, o Grande Premio Brasil, entrar nos anais das mais horrorosas direções dadas pelos jóqueis, e, portanto, o horroroso número um foi o jóquei do favorito, Luiz Duarte, fico com ele. Treinador Dulcino Guignoni.

Melhor garanhão da atualidade?

Talvez seja ainda um pouco cedo, mas AMIGONI. Aliais é também um lindo animal.

Melhor da historia do Turfe Brasileiro?

Não me arriscaria porque são muitos. Mas nos últimos 10 anos, GHADEER, ROI NORMAND e KNOW HEIGHTS.

O que espera do turfe brasileiro nos próximos anos?

Inteligência! Tenho esperança que ela esteja presente no turfe brasileiro.


Seu momento inesquecível no turfe?

Foram muitos!

Citarei um. Meu tio Francisco Eduardo era um julgador bastante critico de cavalos. Para ele dizer que um cavalo era muito bom era quase impossível. Pois bem, um belo dia o convidei para ver a estréia do ITAJARA. Me perguntou porque. Eu disse meio totalmente folgado... ”vamos ao Jockey e depois do páreo conversamos”.

Bom ele me convidou pra ver “o tal cavalo” na marquise da comissão de corridas. Para piorar o humor dele, caiu um verdadeiro dilúvio pouco antes do páreo!

O “otimista” continuava a me espezinhar “Lineu,1100 metros, areia encharcada, refletores, estreia...”

Eu já estava louco de raiva! Foi dada a partida, torcia para que terminasse “meu martírio logo”... Na entrada da reta, pelo canto do olho vejo que ele tinha tirado o binóculo! Ai não agüentei e disparei “Tio o que houve... o campo do binóculo ficou pequeno?”.

O máximo que consegui dele foi “É foi uma boa estréia, vamos ver a próxima.”

Pois é, ele “teve” que ver as seis próximas.

Qual foi sua maior tristeza com cavalos?

Infelizmente, foram algumas. As pessoas que conviveram com meu avô diziam que ele dizia que em corridas de cavalos “você chora em dez vezes nove, mas a uma que sobra vale por todas as outras”. Mas a minha maior foi quando o ITAJARA morreu. Minha mãe estava se tratando no exterior e meu pai a acompanhava. Tive que guardar em segredo, Emilia e eu, quatro meses essa noticia.

O que você diria para um novo proprietário que está começando a investir em cavalos de corrida?

Como qualquer investimento que faça, junte-se com gente competente e honesta. A chance aumentará muito e certamente então terá momentos que jamais esquecerá.



Por Celson Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário