Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Linneo de Paula Machado, o homem do turfe no século XX

Nascido em 27 de Outubro de 1880 em Rio Claro, no Estado de São Paulo, Linneo de Paula Machado, filho de Francisco Villela de Paula Machado, médico conceituado, e Sebastiana Augusta Mello Franco de Paula Machado, neta do primeiro Barão de Araraquara e primeiro visconde de Rio Claro, começou a gostar das corridas de cavalos com sete anos de idade.

Aos 14 anos, Linneo foi para Paris, onde estudou no Lycée Janson de Sally e depois na École des Hautes Études Commerciales. Acompanhou, durante os nove anos de sua estada, todas as semanas, as carreiras do turfe francês.

Já no Brasil, fundou com seu pai, também apaixonado por turfe, o Haras São José em 1906. Então, Linneo voltou para a Europa, onde adquiriu inúmeras éguas e garanhões, fazendo de seu haras um grande modelo.


Linneo de Paula Machado foi o maior presidente do Jockey Club e o mais importante personagem do turfe brasileiro no século XX. Em 1921, aos 40 anos, assumiu a presidência do clube e a exerceu até 1940.

O Jockey Club Brasileiro deve a ele a existência do Hipódromo da Gávea, passando pela encomenda dos projetos básicos, em Paris, ao substancial e decisivo apoio financeiro, de seu próprio bolso, na construção do hipódromo. Com as obras concluídas, em março de 1926, o clube o transformou em Presidente de Honra.

Assim também, no momento apropriado, soube conduzir com muita habilidade a fusão com o Derby Club, em 1932. Dela se originou o atual Jockey Club Brasileiro, uma das maiores sociedades hípicas do país.

Uma das mais importantes provas do calendário nacional, o GP Linneo de Paula Machado (G1) será disputado na próxima quarta-feira, dia 12.

A carreira, reservada a produtos de três anos, tradicionalmente é disputada em 2.000 metros, na pista de grama, e tem no seu hall de vencedores craques como Aragonais (Haras São José e Expedictus), Boticão de Ouro (Stud D.S.), Falcon Jet (Haras Santa Ana do Rio Grande), Villach King (Haras Santa Maria de Araras), Sandpit (Haras São José da Serra), Pavillon (Haras Dar-El-Salam), Top Size (Stud Globo), Hard Buck (Stud Exocet), Celtic Princess (Coudelaria Jéssica), entre tantos anos.


Em sua versão 2011, o Grande Criterium reúne nove competidores: Joe Diesel (Stud Globo), Invictus (Bervely Hills Stud), Zeferino (Stud Big Feeling), Energia Davos (Haras Estrela Energia), Urso Polar (Stud TNT), Vrom-Vrom (Stud Wall Street), Taleban (Carlos dos Santos), Velvet Succes (Stud Alvarenga) e Up And Running (Stud Cafelândia).



Por Celson Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário