Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

GÁVEA - INDICAÇÕES DO NATAN PARA ESTA SEXTA


1º PÁREO: INICIO DO PICK 3. SACO DE BATATA(USA) ESTAVA CORRENDO PÁREO MAIS FORTE, AQUI DEVE VENCER. DUPLA COM MEU PAI. A SEGUIR STRASBERG E FLANDER.



SACO DE BATATA (5) – MEU PAI (1) – STRASBERG (6) – FLANDER (4)



2º PÁREO: ASSARE VEM DE VITORIA E MELHOROU PODENDO REPETIR. DUPLA COM JOHN THE DOCTOR. A SEGUIR MUCHO GUSTO E OLYMPIC ASCOT.



ASSARE (5) – JOHN THE DOCTOR (3) – MUCHO GUSTO (6) – OLYMPIC ASCOT (1)



3º PÁREO: KINERETH VEM DE ATUAÇÕES DISCRETAS E PODE SER UMA PULE COMPENSADORA. DUPLA COM EMBRACEFUL. AINDA COM CHANCES BANDIDA SELVAGEM E JENOLIN.



KINERETH (8) – EMBRACEFUL (7) – BANDIDA SELVAGEM (1) – JENOLIN (4)



4º PÁREO: INICIO DO PICK 7. TALENTO VENCEU FIRME E SEGUIU TININDO DEVENDO REPETIR. DUPLA COM MELLON. A SEGUIR THE CYCLONE E TEN TO MIDNIGHT.



TALENTO (6) – MELLON (5) – THE CYCLONE (1) – TEN TO MIDNIGHT (2)



5º PÁREO: AUSONE, LIGEIRO, PODE LARGAR E ACABAR. DUPLA COM SAGARANA. AINDA COM CHANCES GONZO E TANK BOY.



AUSONE (1) – SAGARANA (2) – GONZO (4) – TANK BOY (7)



6º PÁREO: BIG DANCER VEM DE SEGUNDO NA AREIA E PODE MELHORAR NA GRAMA. DUPLA COM NEW EAGLE. CHANCE AINDA PARA FORÇA DE UM DESEJO E REAÇÃO EM CADEIA.



BIG DANCER (3) – NEW EAGLE (4) – FORÇA DE UM DESEJO (5) – REAÇÃO EM CADEIA (9)



7º PÁREO: HOJE INFINITAMENTE VEM DE BOAS CORRIDAS E PODE VENCER. DUPLA COM DYNA FIGHTER. A SEGUIR REBEL ANGEL E PICABOO.



HOJE INFINITAMENTE (5) – DYNA FIGHTER (2) – REBEL ANGEL (3) – PICABOO (4)



8º PÁREO: INICIO DO OPEN BETTING. TALK BACK CORREU PÁREO MAIS FORTE, AQUI DEVE VENCER FÁCIL. DUPLA COM BIZÃO NEGRO. A SEGUIR FRACTAL E VIP WINNER.



TALK BACK (8) – BIZÃO NEGRO (6) – FRACTAL (5) – VIP WINNER (7)



9º PÁREO: PÁREO EQUILIBRADO, HUGH GRANT FOI PREJUDICADO NA RETA, SEM PERCALÇOS, PODE VENCER. DUPLA COM LIESON. A SEGUIR FURACÃO LATINO E DROB.



HUGH GRANT (4) – LIESON (7) – FURACÃO LATINO (6) – DROB (11)



10º PÁREO: TRUE CHILL PERDEU EM CIMA, FORÇA DA CARREIRA. DUPLA COM LA VILLETTE. A SEGUIR TROUBLE GIRL E TARANTELA ALEGRE.



TRUE CHILL (3) – LA VILLETTE (2) – TROUBLE GIRL (9) – TARANTELA ALEGRE (5)





Acumulada de vencedor

1º 5 (SACO DE BATATA)

4º 6 (TALENTO)

8º 8 (TALK BACK)



Acumulada de dupla

2º 35

4º 56

7º 25



Melhor indicação

1º 5 (SACO DE BATATA)



Melhor dupla

4º 56



Boa do poeta

10º 3 (TRUE CHILL)

GRANDE PREMIO PARANÁ 2010 - OUR POTRI LEVADO EM ALTA CONTA



O treinador Júlio César Sampaio, diretamente do Paraná, comentou sobre suas expectativas quanto a Our Potri anotado no GP Paraná (G1), que será realizado neste domingo, no Hipódromo do Tarumã.
“O cavalo está muito bem. Fez uma excelente viagem e parece que está ‘em casa’. Galopou na manhã desta sexta-feira (com E.G.Cruz) e, desde que chegou, não deixou ração. O cavalo Jéca está sendo muito comentado por aqui, mas estou confiante, pois Our Potri está ‘um espetáculo’”, disse Sampaio, acrescentando ser a primeira vez que participa das festividades do GP Paraná.
Our Potri, filho de Our Emblem e Potriara, foi criado pelo Haras Old Friends Ltda e defende as sedas do Stud Alvarenga. Marcos Mazini estará no comando das rédeas.

por Danielle Franca -

JÚLIO PONTE - INDICAÇÕES PARA ESTA SEXTA NA GÁVEA


1º: 5-1-7
É meio estranha a inscrição do Saco de Batata (5) por aqui. Ele no início de campanha tem 2 segundos na milha e depois só vem correndo tiro curto. Mas como é de melhor categoria pode vencer mesmo assim. Meu Pai (1) já é o contrário já que cai de 2.800m para a milha, mas como também se destaca dos demais pode chegar na briga. Strasberg (7) depois.

2º: 5-3-6
Assaré (5) vem de vencer em tempaço e só tem contra a paradinha de 5 meses. Join The Doctor (3) é bom potro e não será surpresa se apertar o favorito. O atropelador Mucho Gusto (6) é um tertius perigoso.

3º: 7-8-6
Na última a Embraceful (7) não gostou de largar pela baliza 1, pois ficou encaixotada e não teve final. Hoje melhor balizada e com 300m a mais pode ir a reabilitação. Kinereth (8) é a grande adversária da favorita. Hora Caiçada (6) é o melhor azar.

4º: 2-5-6
Vem para um páreo melhor hoje a Ten To Midnight (2) que terá no Mellon (5) que vai levinho um grande adversário. Talento (6) e Tabloid (3) depois.

5º: 7-2-5
Tank Boy (7) apesar da pule era levado com esperanças na última em páreo duríssimo e até que chegou perto. Hoje em uma distância melhor vai ser a pule boa da programação. Sagarana (2) reaparecendo é a grande inimiga e provável favorita da pedra. Directvote (5) é bicho atrasado.

6º: 3-8-6
Foi muito boa a estréia da Big Dancer (3) entre os machos e hoje só entre as fêmeas tem grande destaque mesmo indo a grama pela primeira vez, o que não deve ser problema pela filiação. A atrasada Madame Filó (8) pode formar a dupla já que está nesse páreo há muito tempo. Madame Latiffa (6) pode pegar bem a grama.

7º: 5-2-6
Hoje Infinitamente (5) chegou para um tempo bem melhor que a Dyna Fighter (2) no mesmo dia e por isso deve prevalecer. Unforgetable Dream (6) depois.

8º: 8-6-2
Talk Back (8) vem correndo bem páreos bem mais fortes do que este e não estranhando os 1.300m deve vencer sem susto. Bizão Negro (6) tem raça de grama apesar de não ter mostrado muito neste terreno em SP. Eagle Heart (2) depois.

9º: 7-8-6
Mesmo forçando turma o Lieson (7) que ainda leva a descarga do H.Fernandes pode vencer aqui de ponta a ponta. Lembro que na estréia era esperada excelente apresentação mas ele acabou correndo regularmente como 90% dos estreantes que vem do Cristal fazem aqui. Hoje mais aclimatado vai ser osso duro de roer. Decreto (8) reapareceu na areia onde corre menos mas tem campanha na grama para passar por cima. Furacão Latino (6) depois.

10º: 12-2-3
Myfunnyvalentine (12) só tem contra a baliza 12, já que vinha correndo páreos mais fortes e volta para as mãos do H.Fernandes. La Villete (2) que na última venceu mesmo largando mal é a diferença já que apertou uma vez minha escolhida. True Chill (3) depois.


A BARBADA: 6º3 BIG DANCER

A BOA: 5º7 TANK BOY

TARUMÃ - INDICAÇÕES PLANETA TURFE PARA ESTA SEXTA


Indicações Planeta Turfe:
1º Páreo: Nº 01 She Wants - Nº 02 Zidany Di Job

2º Páreo: Nº 03 Dá-Lhe Austrália - Nº 04 Lady Stardustn

3º Páreo: Nº 02 Declínio - Nº 04 Alecrim Dourado

4º Páreo: Nº 02 Cantabrigensis - Nº 01 Savana Bela
5º Páreo: Nº 01 Relax Now – Nº 04 River Blue
6º Páreo: Nº 03 Baile Nuestro – Nº 01 Under You Nose
7º Páreo: Nº 04 Imbaúba – Nº 01 Querubínico

8º Páreo: Nº 08 Japan - Nº 03 Reco Reco – Nº 05 Jibbs – Nº 02 Jasmim Red - Vale a quadrifeta combinada.

TARUMÃ - FAVORITOS DA CRONICA PARA ESTA SEXTA

Dá-lhe Austrália




1º Páreo: She Want 01 (07) – Zidany di Job 02 (01)

2º Páreo: Dá-lhe Australia 03 (08)

3º Páreo: Declínio 02 (07) – Alecrim Dourado 04 (01)

4º Páreo: Vogante 04 (04) – Conclusivo 06 (02) – Savana Bela 01 (01) – Cantabrigensis 02 (01)

5º Páreo: Relax Now 02 (04) – River Blue 04 (02) – Kaiser do Austria 02 (01) – Libriano 09 (01)

6º Páreo: Under Your Nose 01 (07) – Baile Nuestro 03 (01)

7º Páreo: Imbaúba 04 (05) – Querubínico 01 (02) – Truco y Flor 05 (01)

8º Páreo: Jasmim Red 02 (05) – Spring Indy 01 (01) – Jibbs 05 (01) – Japan 08 (01)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

HISTÓRIA DO TURFE - JCB 1996

CAVALOS - O FANTASMA DA CÓLICA


Por maior que sejam os cuidados com a saúde dos cavalos, ela sempre aparece como um "fantasma" que assombra os proprietários e tratadores. É comum jornais e revistas sobre cavalos sempre publicarem artigos sobre cólica, dando dicas para evitá-la, e mesmo assim é comum ficarmos sabendo de mortes causadas pela cólica.
Mas por que a cólica é tão temida? Por que o cavalo é tão sensível a ela? Por que tantos cavalos morrem de cólica?
Uma coisa é certa, "os cavalos não são predestinados à cólica e sim aos erros humanos, já que as vítimas em sua grande maioria são sempre cavalos confinados e não os que vivem em regime de pasto”.

Sintomas

As cólicas começam por uma dor abdominal de origem situada quase sempre no nível do tubo digestivo. O cavalo tem dor de barriga, "Raspa" o solo com as mãos, dá coices, olha o flanco, se agita, deita, rola, transpira, se mantém em posição de urinar ou defecar, exterioriza o pênis (caso do macho), fica em posição de cão sentado e apresenta os olhos vermelhos. Mesmo se na maioria dos casos, elas se resolvem rapidamente, as cólicas são em todo o caso, causas freqüentes de mortalidade eqüina.

Tratamentos

As cólicas benignas são as mais freqüentes. Se trata, na maioria das vezes de um sintoma doloroso causado pelo stress ou a uma sobrecarga alimentícia no nível do intestino grosso. O tratamento é clássico. Ele consiste em por o cavalo a dieta, fazer ele caminhar para melhorar a movimentação do estomago e a utilização, as vezes de antiinflamatório para aliviar. Tem que evitar que o cavalo se role para que as porções móveis (órgãos) se mecham ou se torçam. O veterinário lhe dará, se for preciso pelo meio de uma sonda nasal, azeite de parafina/vaselina para ajudar a reabsorção de uma eventual compactação.
Em certos casos mais raros, assim como uma deslocação do colon que pode se agarrar em cima do fígado ou no caso de cólicas de origem infecciosa, precisa de um tratamento médico mas seguido e importante.
Se o problema não pode ser resolvido com medicamentos, no caso, por exemplo de uma torção, de uma deslocação importante ou de uma hérnia inguinal, o cavalo deverá ser operado.

Tipo de Cólicas

Sem os devidos conhecimentos clinicos, cólica é sempre cólica, independente do tipo e da origem. Cabendo ao profissional um exame para diagnosticar seu tipo e provável origem:

1- CÓLICA GASOSA: É uma dilatação do estômago produzida pela ingestão de alimentos fermentáveis ou processos obstrutivos na região do piloro (passagem estômago-intestino delgado). É de grande incidência nos haras, devido ao excesso de alimentos. Nunca é causada pelo produto e sim pelo modo como ele está sendo utilizado.
Os eqüinos, como vimos, tem o estômago pequeno e o hábito de comer pouco e varias vezes ao dia. Quando fica muito tempo sem se alimentar, ao ser fornecida uma quantidade errônea de ração, o animal ingere um volume que muitas vezes não está condizente com a sua atividade (pouco exercício), advindo a cólica. Muitas vezes, o volume de ração que se está fornecendo a um animal sob atividade intensa , sem causar problemas, pode ser demais para uma atividade menor. Logo, o criador deve relacionar o volume de ração com a atividade do cavalo, que pode ser: Manutenção, trabalhos leve, moderado e pesado, ou condicionamento (ganhar peso).
A cólica gasosa pode advir da ingestão de alimentos grosseiros (grão de milho ou capins em estágio avançado de desenvolvimento). Ingeridos em grande quantidade em decorrência da fome, obstruem o piloro, fermentam o alimento e formam gases, dilatando o estômago. A água é de extrema importância aos eqüinos. Sua restrição somente deve ocorrer após os exercícios. No mais, ela auxilia a digestão e o trânsito do bolo alimentar pelo trato digestivo, além de compor 70% do organismo animal.

2- ESPASMO GÁSTRICO: É um tipo de cólica que ocorre devido à ingestão de água fria após exercícios. É uma vaso constrição com diminuição da irrigação sanguínea do estômago (isquemia). Sempre aguarde 40 minutos para fornecer água aos animais que estejam praticando exercícios.

3- TORÇÃO DO INTESTINO DELGADO: É uma cólica causada pelas alterações dos movimentos intestinais, cujas causas são as mais cariáveis possíveis (diarréias, movimentos intestinais bruscos, etc...). Os eqüinos possuem outra característica anatômica do trato entérico, que são fortes movimentos e poucos pontos de fixação do intestino no organismo, levando-os a propensão às torções (nó nas tripas). Após, ocorridas elas prejudicam a irrigação dos tecidos, quanto mais próximas do estômago, mais graves serão. O diagnóstico desse tipo de cólica é difícil. O único tratamento é a cirurgia até 6/8horas, após o inicio da cólica. Depois deste período, o processo é irreversível causando a morte.

4- TORÇÕES E DESLOCAMENTO DO INTESTINO GROSSO: Semelhante à descrita anteriormente (torção), só que ocorrerá no intestino grosso, causando a obstrução da passagem do conteúdo intestinal e suprimindo a irrigação sanguínea, com a conseqüência morte dos tecidos. Os deslocamentos do cólon em 360° são incontroláveis e os animais morrem em poucas horas.

5- COMPACTAÇÃO: São acúmulos de alimentos que ocorrem em qualquer parte do trato intestinal, ocasionando bloqueio total ou parcial ao livre trânsito do conteúdo intestinal. Geralmente são ocasionados por alimentos de baixo valor nutricional, associados à baixa ingestão de água, ou água com areia. Podendo essa massa estar calcificada ou não, obstruindo o fluxo intestinal.

6- TIMPANISMO: É o acúmulo de gases devido à fermentação dos alimentos, ocasionando distensão intestinal. Timpanismo intestinal primário, pode ser ocasionado por fermentação de alimentos ou excesso destes, ocorrendo ao nível do intestino. Timpanismo Fecal, é causado por fermentação dos alimentos (excesso ou alimento deteriorado) e alterações do peristaltismo (provendo de causas desconhecidas).

7- ESPASMO INTESTINAL: É uma contração da musculatura da parede do intestino, produzindo isquemia (falta de sangue), cujas causas são alterações neurovegetativas (nervosas).

8- CÓLICA TROMBO-EMBÓLICA (Coágulo): É ocasionada por larvas do verme Strongylus vulgares que bloqueiam total ou parcialmente os vasos sanguíneo, afetando a irrigação sanguínea, com a conseqüência necrose (morte) dos tecidos. Por isso, é sempre aconselhado a utilização de vermifugos com principios diferentes, não utilizando repetidamente o mesmo princípio.

9- ENTEROLÍTIASE (pedras, cálculos) É a obstrução do intestino por enterólitos (pedras), que se formam por deposição de minerais, tendo no centro fragmentos de metais, pequenas pedras ou partículas de madeira, barbantes, etc... Quando estas "pedras" se localizam no cólon menor ou no cólon transverso, causam obstrução, levando o animal a morte. Um enterólito possui o tamanho normal de uma mão de adulto fechada e é o agente causador da cólica, podendo matar o animal.

Sempre tenha a seu alcance o telefone de um médico veterinário, retire a alimentação do animal, mantenha a calma e procure movimentar (caminhar) o animal até que o tratamento seja iniciado

F:- CAVALO TROTTER

GRANDE PRÊMIO PARANÁ 2010 - DOMINGO É O GRANDE DIA

HORSE FANTASTIC - FOTO DO DIA

HORSE AND GIRL

CAVALOS - RAÇA APPALOOSA

MR NEDAWI NO GP PRESIDENTE ANTÔNIO CORRÊA BARBOSA


MR NEDAWI REAPARECE NO PRÓXIMO DIA 02 DE OUTUBRU NO GRANDE PRÊMIO PRESIDENTE ANTÔNIO CORRÊA BARBOSA - G II - 2200 METROS - AREIA.

COROA DE POTROS DE CIDADE JARDIM

XIN XU LIN TENTA A SEGUNDA VITÓRIA DA COROA DE POTROS

NO PRÓXIMO DIA 02 DE OUTUBRO TEREMOS A REALIZAÇÃO D GRANDE PRÊMIO JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO - G I - 2000 METROS - GRAMA - 2ª PROVA DA QUÁDRUPLA COROA, INSCRITOS
Netbook
Xin Xu Lin
Camurim
Armas e Flores
Brentley
Citadel Roc
Econash
Hook The Pirate
First Mc Coy,

GRANDE PREMIO PARANÁ - GALERIA DE CAMPEÕES

NEGRONI

ANO VENCEDOR JÓQUEI TREINADOR PROCED. PROPRIETÁRIO DIST. TEMPO
1942 CON OCHOS P.Gusso F.º H.Souza ARG Manoel Ribas 3.100 209"

1943 MIALQUE E.Vieira F.Raimundo ARG J.Kloss e F.Raimundo 3.100 211"8
1944 TRUCHMAN Z.Santos E.Piovezan ARG Mário de Araujo Márquez 3.100 211"8
1945 BARBA AZUL O.Reichel O.N.Motta ARG Wanda Berquó 3.200 217"8
1946 CAMARON S.Rodrigues R.Oliveira F.º ARG Atilio Los Tedesco 3.000 202"3
1947 BROTE N.Monteiro R.Oliveira F.º ARG Jacob Guarila 3.000 199"

1948 GUARAZ O.Reichel J.Emerich SP Paulo Piza de Lara 3.000 195"4
1949 DESFEITA C.Bini A.Piotto PR Pedro Alípio A. Camargo 3.000 197" Canter
1950 BARONETE D.Rauth A.Piotto PR Frederico Leitner 3.000 198"4
1951 SUPERN E.P.Silva E.P.Santos ARG Nelson Lins 3.000 197"2
1952 FERINO O.Rosa M.Branco ARG Irmãos Almeida Prado 3.000 205"
1953 AWAY F.Irigoyen M.Almeida ARG Stud Seabra 3.000 197"2
1954 PANTHER G.Silva L.Tripodi ARG Moyses Lupion 3.000 196"

1955 SALOMÃO R.Arede N.Mitzarek ARG Atilio Los Tedesco 3.000 192"2

1956 MIGUEL ÂNGELO V.Pinheiro F.º J.S.Lima SP Stud Assumpção 3.000 193"2
1957 CANAVIAL L.Rigoni P.Gusso F.º SP Stud Seabra 3.000 193"2
1958 MY KING A.Reyna P.Mello ARG Júlio Corbeta 3.000 202"

1959 CHAVAL A.Ricardo P.Morgado ARG José Calil 3.000 199"2
1960 FALERMO F.Irigoyen F.D'Ávila SP Stud Seabra 3.000 205"5
1961 NYRDHAL P.Vaz M.Signoretti SP Haras Petente 3.000 206"8

1962 GRAVOCHE J.Alves J.S.Souza SP Stud Assumpção 3.000 208"
1963 NÃO FOI REALIZADO DEVIDO SURTO DE GRIPE EQÜINA

1964 EL ASTEROIDE A.Barroso A.P.Silva RS Luiz Spinola 3.000 201"5
1965 AGASAJO P.Silva P.Lopes URU João Xavier 3.000 205"5

1966 GATÃO U.Bueno R.Martins SP Paulo José da Costa 3.000 203"
1967 MESSIDOR J.G.Silva C.Borges SP Haras Jahú/Rio das Pedras 2.400 161"3
1968 DILEMA A.Ricardo A.Magalhães SP Stud Nacional 2.400 160"8
1969 MARTERÉU I.Oya A.Santos SP Haras Tamandaré 2.400 158"5
1970 ESTENTOR A.Barroso A.P.Silva RS Luiz Spinola 2.400 159"
1971 NEGRONI A.Bolino E.P.Gusso SP Haras Ipiranga 2.400 163"3
1972 RUFFUS A.Bolino E.P.Gusso SP Haras Ipiranga 2.400 166"
1973 OLDAK J.Terres E.P.Gusso PR Altair Milles Zaniollo 2.400 164"4
1974 BEIRÃO S.Barbosa L.Santos PR Pedro Alípio A. Camargo 2.400 159"
1975 ARNALDO J.Fagundes F.Sobreiro SP Stud Tibagi 2.400 163"2
1976 GRÃO DE BICO J.M.Silva P.Nickel PR Coudelaria FAN 2.400 156"
1977 ZABRO J.Garcia L.B.Gonçalves SP Haras Jahú 2.400 157"2
1978 RIADHIS M.Santos L.C.Liz PR Claudio Kerber 2.400 158"4

1979 INANIAS E.M.Bueno J.M.Ferreira PR Haras Eduardo Guilherme 2.400 162"
1980 REICHMARK L.Yanes J.M.Orellana PER Stud Jéssica 2.400 161"
1981 CLACKSON G.Assis J.S.Ventura RS Stud Montecatini 2.400 157"8
1982 ZIRKEL A.Oliveira A.Garcia RS Stud Ponte Nova 2.400 158"2
1983 KIGRANDI J.Garcia D.Garcia SP Stud Tevere 2.400 153"9
1984 BLESSED NEST S.Barbosa A.R.Pelanda PR Haras Faixa Branca 2.400 155"5
1985 MANAUS J.Dacosta R.M.Dacosta SP Stud S. José dos Bastiões 2.400 159"
1986 HENRY JÜNIOR J.M.Amorim C.Lira SP Haras Serrano 2.400 157"1
1987 HENRY JÚNIOR J.M.Amorim C.Lira SP Haras Serrano 2.400 157"2
1988 GAILLARDET C.Canuto M.Gosik SP Haras Jatobá 2.400 160"
1989 GOLD NEWS A.Cassantes M.F.Gusso PR Haras Primavera 2.400 156"5
1990 KING OF RIVERS G.Menezes F.A.Monteiro PR Haras J.B.Barros 2.400 158"8
1991 DANCER HORSE C.Canuto S.Lobo PR Stud Super Campeão 2.400 159"2
1992 KANALOA E.Araujo F.A.Monteiro PR Haras J.B.Barros 2.400 155"9
1993 NILOVE A.Vale A.Alvani PR Haras Jatobá 2.400 155"3

1994 SUPER PURPLE S.Generoso L.C.Santos SP Stud F.K. 2.400 156"4
1995 SOFT GOLD J.Aparecido P.Nickel F.º SP Stud Double M 2.400 161"3
1996 SOFT GOLD M.Fontoura P.Nickel F.º SP Stud Double M 2.400 160"8
1997 INNAMORATO J.M.Silva M.F.Gusso SP Rubens Grahl 2.400 153"9
1998 JACK GRANDI L.Duarte J.S.Silva SP Stud Tevere 2.400 155"7
1999 JOLLY BOY M.Nunes M.Signoretti SP Haras Faxina 2.400 153"7
2000 MR.PLEASENTFAR J.Ayarza M.F.Gusso PR Haras Garcêz Castellano 2.400 159"9
2001 IMPARDONNABLE A.Queiroz A.F.Correia RS Stud R.A.A. B.C. 2.400 155"1
2002 BACCARAT F.Durso P.Nickel Fº PR Stud Chesapeake 2.400 156"8
2003 NUGGET DO FAXINA M.Pereira O.M.Nascimento SP Haras Faxina 2.400 153"7
2004 DA-LHE GRISON N.Souza P.Nickel Fº PR Haras Clemente Moletta 2.400 156"5
2005 FORT BIRD J.Ricardo C.P.Gusso PR Haras Moenda de Itatiba 2.400 155"3
2006 FOGONAROUPA A.Domingos L.R.Feltran PR José Cid Campelo Filho 2.400 154"3
2007 ALUCARD C.Lavor L.R.Feltran PR Stud Transilvânia 2.400 155"2
2008 TANGO UNO W.Blandi J.Henrique SP Haras Tango 2.400 156”2
2009 MR.NEDAWI J.Aparecido J.G.Costa RS Stud Hole In One 2.400 157”3

TURFE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE SAMIR ABUJAMRA

LANÇAMENTO DIA 02 DE OUTUBRO E DIA 03 NA GÁVEA, IMPERDÍVEL

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

GRANDE PREMIO PARANÁ 2010 - NESTE DOMINGO 26 DE SETEMBRO

GRANDE PREMIO PARANÁ 2010 - QUANTO MAIS



QUANTO MAIS,MACHO CASTANHO, 04/08/2005 NO HARAS PONTA PORÃ

FILIAÇÃO - P.T. INDY(A.P. INDY) EM VALE MAIS(IRISH FIGHTER)

CAMPANHA - 17 APRESENTAÇÕES, 5 VITÓRIAS E 9 COLOCAÇÕES

DESTAQUE - 01 PROVA ESPECIAL MÁRIO ARAUJO MÁRQUEZ, TARUMÃ - 2200 METROS - AREIA
02 CLASSICO CRIADORES, L, TARUMÃ, 1600 METROS - AREIA
03 GRANDE PREMIO RICARDO LARA VIDIGAL , G 3, CIDADE JARDIM, 200 METROS - AREIA

CAVALOS - RAÇA PRZEWALSKI

CAVALO BRANCO


O cavalo branco na Índia
========================
Antigamente, na Índia, sacrificava-se um cavalo branco com o objectivo de assegurar a prosperidade do reino. Soltavam o cavalo branco mais belo do reino para nordeste. O príncipe herdeiro e alguns guerreiros jovens deviam seguir todos os seus passos durante um ano.
Eles deviam preservar a sua liberdade, e sobre tudo, impedir que emprenhe alguma égua. Encarnação do sol, a sua corrida era sagrada e os territórios atravessados pertenciam ao soberano.
Passado um ano, o cavalo voltava ao ponto de partida (empurrado pelos cavaleiros) na hora da sua morte. Este ritual solar era praticado ao fim de um reinado, com o objectivo do soberano transmitir ao seu filho mais velho a sua glória e o seu território.

Os cavalos brancos na Pérsia
============================
Os Persas atribuíram um papel religioso importante aos cavalos brancos. Os habitantes de Cilicia tinham que dar um cavalo por dia ao rei da Pérsia, que era a encarnação de Mithra, o deus da Luz e o dono dos pastos. Mithra conduzia um carro puxado por quatro cavalos brancos imortais. Os cavalos brancos eram sacrificados num culto dedicado a este Deus.Os cavalos brancos na China
Na China, venerava-se as éguas brancas de Kubilay Khan, neto de Gengis Kan e primeiro imperador Chinês, fundador da dinastia Yuan.
No momento da festa branca da Primaveira, os chegados de Khan reuniam mil éguas para uma brancura imaculada. Quando essas éguas passavam através do país, ninguém se atrevia a atravessar o caminho. Fazê-lo era considerado uma profanação. Apenas o “filho do céu” e seus parentes mais próximos podia beber o leite das éguas sagradas.


Os Celtas
=========
Os Celtas também honravam os cavalos. Na sua morte, os cavalos não eram comidos nem abandonados para que os abutres ou predadores os comecem, mas sim eram sepultados

Os cavalos brancos foram consagrados, em particular as éguas como símbolos da fertilidade. Os chefes participavam em rituais de fecundidade com éguas brancas com o fim de trazer prosperidade ao seu povo.

Como podemos ver, o cavalo branco desempenhou um papel importante nas diferentes culturas ao longo da história.

EUA COGITAM USAR ANTICONCEPCIONAIS EM CAVALOS SELVAGENS


A antiga controvérsia sobre o que fazer com os últimos cavalos selvagens da América voltou à superfície. No ultimo verão, funcionários do governo federal dos EUA disseram ter tantos cavalos selvagens em cativeiro – cerca de 34 mil, e aumentando – que queriam autoridade para sacrificá-los, e alguns estados estão considerando o abatimento. Há um custo de US$ 27 milhões por ano para cuidar dos animais, de acordo com o Bureau of Land Management, que fiscaliza o programa de cavalos selvagens.

Cavalos selvagens em reserva da Dakota do Sul (EUA) (Foto: Anne Sherwood/NYT)
Em fevereiro, os republicanos Nick J. Rahall e Raul M. Grijalva introduziram uma legislação federal para evitar o massacre. A verdadeira resposta, de acordo com Jay F. Kirkpatrick, diretor do centro sem fins lucrativos de ciência e conservação no ZooMontana em Billings, é um imunocontraceptivo chamado PZP. "Há mais de 30 mil cavalos selvagens por aí, e eles estão se reproduzindo", disse Kirkpatrick. "O verdadeiro problema não é o que fazer com os cavalos excedentes, mas sim a reprodução. O que você faz com cachorros e gatos em excesso? Você castra".




Kirkpatrick, 69 anos, usa o medicamento para controle de natalidade PZP desde 1988 para controlar as populações de cavalos e cervos. Ele promove seu uso para os cavalos selvagens do governo federal por quase o mesmo tempo, ainda sem nenhuma sorte. Kirkpatrick tem uma visão sobre por que o método não usado de maneira mais ampla. "O problema não é científico, é político e cultural", disse ele. "Estamos lidando com uma cultura caubói. Um deles me disse, 'Nós não fazemos desse jeito; nós fazemos a cavalo, com cordas'".

O Bureau of Land Management tem outra opinião. Eles usam o contraceptivo em cerca de 2.200 cavalos, mas dizem que a técnica tem limites. "Em sua forma fluida, só dura um ano", disse Tom Gorey, porta-voz do Programa Wild Horse And Burro do Bureau, em Washington. "Nós só reunimos os rebanhos a cada quatro anos, então isso é um problema. Se existisse por aí um controle de fertilidade, nós adoraríamos tê-lo", acrescentou Gorey.

Os cavalos selvagens, diz ele, estão espalhados por todo o oeste, e rastreá-los para tratamentos anuais é impossível. "Não somos a Assateague Island", disse ele, se referindo ao pequeno refúgio de cavalos selvagens em Maryland. Quando parte de Assateague Island em Maryland se tornou uma praia nacional em 1968, havia 28 cavalos. A população cresceu para 166 em 1994, quando o Serviço do Parque Nacional pediu a Kirkpatrick que iniciasse um programa para reduzir a fertilidade com PZP. O número de cavalos atingiu um pico de 175 em 2001, e desde então caiu para 130.

Enquanto outras abordagens ao controle de natalidade ou esterilização são hormonais ou químicas, o PZP é um imunocontraceptivo que cria anticorpos que impedem que o esperma se una ao óvulo.

Em dois dias de março, aqui no Black Hills Wild Horse Sanctuary, Kirkpatrick acertou 140 cavalos com dardos de contraceptivo usando uma arma de ar comprimido. Com cada tiro o cavalo pulava, como se ferroado, e rapidamente continuava a pastar. Um tiro de apoio um mês depois deveria evitar que 95% das éguas daqui tivessem filhotes pelos próximos anos. Combinado a uma taxa de mortalidade de 5%, isso deveria parar o crescimento do grupo pela reprodução.

Dayton O. Hyde, proprietário do refúgio local, quer limitar a taxa de natalidade para que possa aceitar mais cavalos. "Os dias em que os cavalos podiam correr livremente pelo oeste terminaram", disse Hyde. "A realidade é que precisamos reduzir seu número." Mas Ginger Kathrens, documentarista que já filmou cavalos selvagens e é uma defensora deles, acredita que o PZP não deveria ser usado em rebanhos, pois em alguns cavalos ele apenas atrasa o nascimento. "Ele causa nascimentos fora de estação", disse Kathrens.

Enquanto cavalos num refúgio podem ser cuidados, os cavalos selvagens que têm filhotes no outono sofrem mais riscos, graças ao tempo difícil. "É uma situação de ameaça à vida", disse ela. "É cruel ver uma mãe tentando amamentar um potro durante uma nevasca. Eles sofrem, e alguns deles morrem".

Inúmeros estudos, publicados por Kirkpatrick e outros em periódicos de pesquisa sobre a vida selvagem, demonstram que o PZP é eficiente para todos, de alces a cangurus. O PZP também está sendo usado em cervos que aparecem em áreas urbanas e suburbanas. Num estudo publicado no ano passado na publicação Wildlife Research, dois pesquisadores usando PZP em cervos no National Institute of Standards and Technology, em Gaithersburg, Maryland, escreveram que durante um período de nove anos, o controle de natalidade reduziu os números em até 60%.

"Solucionamos o problema técnico para a questão dos cervos em cidades, subúrbios e parques", disse Allen T. Rutberg, professor-assistente de pesquisa da Cummings School of Veterinary Medicine, na Tufts University

Cervos urbanos

Quentin Kujala, chefe de departamento da divisão de vida selvagem do Montana Department of Fish, Wildlife and Parks, disse que sua agência não havia usado o PZP por algumas razões. Uma é que alguns cervos urbanos estão num sistema "aberto" e têm pronto acesso à vida selvagem e a cervos selvagens, e é difícil saber quais foram tratados e quais ainda não. Os cervos em Maryland estão num sistema fechado.

Há também questões filosóficas. "Essa é também uma questão de como enxergamos a vida selvagem", disse Kujala. "Quando você dá a um animal um remédio para controlar a reprodução, isso não seria um passo para uma criação de animais?"

Ainda assim, alguns dizem que isso é melhor do que caçar cervos nos limites da cidade. Dave Pauli, um diretor regional da Humane Society of the United States, diz que o PZP é importante. "É uma ferramenta na caixa", disse Pauli. "Mas ele apenas reduz os cervos, então você ainda precisa de coisas como arbustos anti-cervos e bolas de tênis para jogar contra eles".

Kirkpatrick e outros produzem o PZP por conta própria, usando ovários de porcos, num laboratório nas terras do zoológico em Billings. Exige muito tempo e trabalho, mas ninguém descobriu uma maneira de sintetizá-lo. Ele custa US$ 21 por dose e US$ 2 pelo dardo. Em Assateague Island, Zimmerman estima que custe US$ 35 mil para cuidar dos cavalos, incluindo o tempo da equipe.

f:- Globo
g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1096901-5...

FOTO DO DIA - ASCOT

CAVALOS ARTE

CRISTAL - INDICAÇÕES PARA ESTA QUINTA - 23/09/2010


COMENTÁRIOS E INDICAÇÕES PARA AS CORRIDAS DO DIA 23/09/10
Corrida da Semana
Sex, 17 de Setembro de 2010 18:06
1º Prova que vai ser em ritmo alucinante. Magia Light vem de perder para uma máquina e tem ligeiro destaque sobre as demais. Mircea e Justine Henin são inimigas respeitáveis. Bem Definida, se folgar na frente, pode endurecer a parada. Hatrampa vai correr na “sombra do boi” para tentar surpreender no final.

MAGIA LIGHT – MIRCEA (4-6) – JUSTINE HENIN – BEM DEFINIDA

2º Record Dream já atuou em tropa mais forte e aqui tem tudo para vencer. Iclau fez apronte de luxo e deve ser encarada como inimiga. Lourencina é muito fiel e pode vencer mais uma. Uphill Mirage no final sempre comparece e não deve ser desprezada. Xochtil e Personal Dream podem vencer com boa pule.

RECORD DREAM - ICLAU (6-2) – LOURENCINA – UPHILL MIRAGE

3º Garota Da República já anda merecendo vencer e será nossa indicada. Glowing começa em prova fraca e pode debutar com vitória. Milagrosa de Bagé mostrou grande evolução e pode até vencer. Depois Varietá e Vidia.

GARATA DA REPÚBLICA - GLOWING (5-3) – MILAGROSA DE BAGÉ - VARIETÁ

4º Eu Te Amo não cessa de evoluir e tem boa chance de assumir a liderança entre as potrancas. Minuto Final é tida em altíssima conta e pode superar a favorita. Gata Pelosa, folgando na frente, pode parar só depois do espelho. Record Dream se correr aqui poderá levar seu número ao topo do placar. Las Guitarras levou uma carreira e é outra que na frente costuma se “agrandar”. Rassegna pode estufar uma dupla-exata.

EU TE AMO – MINUTO FINAL (3-2) – GATA PELOSA – RECORD DREAM

5º Count Lupin venceu aos esbarros e deve repetir. Energisan Junior deve escoltar o favorito novamente. Operante Tex mostrou muita velocidade inicial e agora mais aguerrido pode fazer um salto a salto. Mestre Beleza mostrou grande progresso e pode lutar pela formação da dupla. Olho vivo em Ferrari Spin que foi apostado e não andou.

COUNT LUPIN – ENERGISAN JUNIOR (3-4) – OPERANTE TEX – MESTRE BELEZA

6º Tendo em vista a distância da prova, vamos optar pela indicação de Bleu Celeste que esta mais adaptada a este tipo de percurso. Cascoxa corre muito mais do que mostrou na pretérita e surge como inimiga. Marina Tex na última teve um percurso horroroso e agora deve chegar lutando pelas primeiras colocações. Carla Ayala tem categoria para chegar na luta com as ponteiras. Kris Kringle e Tese Pública são azares viáveis.

BLEU CELESTE - CASCOXA (7-5) – MARINA TEX – CARLA AYALA

7º Olympic Paris agora esta em distância mais favorável e contará com nossa indicação. Kirkman deu uma refrescada e volta no último furo. Top Price esta sempre beliscando as primeiras colocações e desta feita pode vencer. Toronto Citizen retorna em nova moradia e também conta com chances de vitória. Olho vivo em Ladina dos Pampas que na última foi bastante apostada.

OLYMPIC PARIS - KIRKMAN (1 -4) – TOP PRICE – TORONTO CITIZEN

8º Sem dúvida alguma, Decrire deve ser o nome a ser batido no Clássico Revolução Farroupilha. Big Halo é um potro de muita categoria e aparece como principal adversário. Gursky, embora tenha suas chances aumentadas em pista de grama, poderá vencer mesmo em caso de mudança de pista. Good Feling é apreciador de distâncias longas e não pode ser descartado. Grecco Sim precisa folgar na frente para poder almejar a vitória. Desafinado é uma opção aos engatados.

DECRIRE – BIG HALO (1-4) – GURSKY – GOOD FELING

9 Mestre Céu voltou a render o esperado e agora é sério candidato a vitória. El Jaguané venceu firme e pode marcar mais um ponto para o treinador Marcelo Rosa. Rio Tietê, Gold Ace e Seu Silva são cavalos chegadores e podem até surpreender os favoritos. Mestre dos Reis e Sinolvido podem engordar uma trifeta.

MESTRE CÉU – EL JAGUANÉ (2-4) – RIO TIETÊ – GOLD ACE

10º Em caso de transferência de pista, Dalloz terá no aumento da distância seu maior adversário. Ladrilheiro não escolhe pista e aparece como inimigo de vulto. Oito de Espadas tem categoria para desbancar os favoritos. King’s Joy traz boa ficha na bagagem e tem que ser analisado com carinho. Turumbamba e Lado Bom podem encerrar a reunião com pule “astronômica”.

DALLOZ - LADRILHEIRO (4-7) – OITO DE ESPADAS – KING’S JOY

CANCHA RETA - GRANDE PREMIO ALVANI CORDEIRO - SANTA CECILIA - S.C.


ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA E TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA O GP ALVANI CORDEIRO (IN MEMORIAM) DIAS 25,26,27/09/2010 – DISTÂNCIA 500 METROS – NO J.C. DE SANTA CECILIA SC.

RELAÇÃO DOS POSSÍVEIS PARTICIPANTES:

PORTO QUINZE – SANTA CECÍLIA SC
POINT ONE – ITUPORANGA SC
ROCK TO ROCK – SÃO BORJA RS
MARIMBAL / VALIENT TALK – CHAPECÓ SC
TOTOZINHO – DIONICIO CERQUEIRA SC
BELA GURIA / NEGRINHO – SÃO JERONIMO RS
PASSEIO DOS ANIMAIS DIA 25/09/2010 A PARTIR DAS 17:00 HS

ARREMATES DIA 25/09/2010 A PARTIR DAS 20:00 HS

CONTATOS: NECA (47) 9640 3939 – RENATO (47) 9975 9524

f:- SORETAS
http://www.soretas.com.br/

HISTÓRIA DO TURFE

GÁVEA - SÁBADO - COPA DE LEILÕES VERSÃO POTROS

GÁVEA - SÁBADO - COPA DE LEILÕES VERSÃO POTROS - 1600 METROS - GRAMA.
COMPETIDORES;

Uno Solo - M.Almeida 56 Kg.
Fera do Nenem - L.Duarte 56 Kg.
Unshamed - E.Ferreira Filho 56 Kg.
Supreme Runner - Jean Pierre 56 Kg.
Empedrado - M.Cardoso 56 Kg.
Verão - E.Ferreira 56 Kg.
University Heights - C.Lavor 56 Kg.
Push Hard - I.Correa 56 Kg.
Velluto - J.Leme 56 Kg.
Thankyoutela - T.J.Pereira 56 Kg.
Olympic Better - D.Duarte 56 Kg.
Xerife - C.G.Netto 56 Kg.

GÁVEA - SÁBADO - COPA LEILÕES VERSÃO DE POTRANCAS

SUPER PIPA

GÁVEA - SABADO - COPA LEILÕES VERSÃO DE POTRANCAS - 1600 METROS - GRAMA - CAMPO DA PROVA
Jóia Raríssima - M.Soares 56 Kg
Xantina - L.Duarte 56 Kg.
Valditá - A.Mendes 56 Kg.
True Blew - C.Lavor 56 Kg.
Jardim Printemps - E.Ferreira Filho 56 Kg.
TNT Girl - I.Correa 56 Kg.
Uforia - M.Cardoso 56 Kg
Fantastica Chris - T.J.Pereira 56 Kg.
Etere Blu - M.Almeida 56 Kg.
Super Pipa - D.Duarte 56 Kg.

GÁVEA - SÁBADO TEREMOS O GRANDE PREMIO COSTA FERRAZ


NESTE SÁBADO A GÁVE TERÁ O GRANDE PREMIO COSTA FERRAZ,GRUPO III, DISPUTADO NA DISTANCIA DE 1000 METROS DE GRAMA, ONDE COMPETEM 11 EGUAS DE 3 E MAIS ANOS.
COMPETIDORAS:
Tavenna - C.Lavor 60 Kg.
Bela do Park - M.Mazini 60 Kg.
First-Rate - V.Gil 60 Kg.
Thaegen - E.Ferreira 51 Kg.
Estrela Desejada - E.Ferreira Filho - 54 Kg.
Sound Of Thunder - F.Chaves - 51 Kg.
Ukraine Love - Jean Pierre - 54 Kg.
Indian Tiger(USA) - I Correa - 57 Kg.
Radiant Line - J.Leme - 57 Kg.
Rainha do Mar(USA) - D.Duarte - 60 kg.
Sweet Roar - M.Almeida - 54 Kg.

ELEIÇÕES NO BRASIL E NO JCB



Alguns dias atrás estava no Jockey e escutei um amigo comentar sobre a podridão da política no Brasil. Ele argumentava que os políticos que aí estão se beneficiavam da enorme ignorância do povo, uma massa de iletrados que, como cantou Herbert Vianna em sua música “300 picaretas” em uma época em que os poderosos de hoje eram fontes de inspiração para músicas, deixa o congresso à serviço dos “coronéis” brasileiros que mudam de nome, de modus operandi, mas não de objetivo. Eu, como sempre achei plausível essa teoria do povo ignorante, concordava e esbravejava a favor dos argumentos. Conversávamos que o povo carioca, entre outros não menos indigestos, iria acabar engolindo um senador temente a um Deus que cobra pedágio e, junto com o resto do Brasil, a uma presidente que nunca foi eleita a nada, pesa sobre si algumas denúncias no mínimo importantes a serem investigadas e representa uma vertente pelo menos perigosa da esquerda brasileira.

Após o clima de tranqüilidade abater-se sobre mim ajudado por uma dose de Jameson, comecei a raciocinar sobre o assunto. A primeira conclusão que cheguei foi a de que se tivéssemos um universo de eleitores bastante letrados, alguns profundos conhecedores de política e de administração de organizações de todo o tipo e tamanho isso não aconteceria. Refleti um pouco e concluí que o JCB possui um quadro de associados bem próximo ao perfil citado. Imediatamente me veio a descrença! Como pôde o quadro de sócios do JCB engolir, como está engolindo o Brasil, um candidato sem experiência nenhuma, sem ligação nenhuma com o que ele vai administrar, única e exclusivamente porque um presidente com enorme aprovação igualmente única e exclusivamente por ter surfado uma onda já pronta de prosperidade e crescimento o indicou como seu representante? Seria o quadro de sócios do JCB a exata reflexão do que é o povo brasileiro, aquele que é tratado pela classe mais afortunada como ignorante? Não consegui esta resposta!

No caso do Brasil, muitos têm boas idéias para fazer com que este país finalmente entre de vez para o clube dos mais importantes e ricos do mundo tais como imposto único, mecanismos para igualar campanhas políticas, retirada da obrigatoriedade do voto, entre outras. No caso do JCB, as soluções tornam-se ainda mais claras e óbvias, tanto que qualquer um, até mesmo eu, pode dá-las. Não cabe aqui alongar-se até porque seria chover no molhado falar em comissão de corridas, ações de marketing, dedicação aos detalhes em relação aos cavalos e as corridas, estudar corretamente a viabilização da diminuição da retirada para finalmente podermos começar a dar passos mais largos em direção ao aumento do MGA e negociar mais agressivamente com o “credenciado” do simulcasting internacional para que ele finalmente implante o simulcasting de verdade (inclusive retomando as cláusulas originais do contrato celebrado, o que é imprescindível) ou nos deixe livres para fazermos o que é melhor para o JCB, etc...

Neste ponto, já no meio da referida dose de um dos melhores presentes dos irlandeses aos homens, comecei a pensar melhor na Dilma daqui e abandonei de vez a amiga da Erenice.

Me lembrei que no dia seguinte teria o compromisso mais importante da semana para mim, que supera de longe reuniões aonde se decide o futuro de um navio de 250 milhões de dólares, o café da manhã da cocheira do Haras Iposeiras. Este compromisso é o único que não perco por nada. Se estou no Brasil, ou mais especificamente no Rio de Janeiro, não deixo de comparecer a esse local aonde comemos um sanduíche simples, bebemos um refrigerante "mais ou menos" gelado, mas acima de tudo fala-se de cavalos de corrida por aproximadamente 90% do tempo! Ah, os outros 10%? São preenchidos pelos assuntos das corridas de cavalo! Foi aí que, depois da alegria de lembrar da manhã seguinte prazerosa, veio a tristeza do “projeto” Boulevard. Um projeto que certamente destruirá o turfe já que inevitavelmente acabará com o pequeno proprietário, pois o turfe, acima de ser uma corrida entre cavalos, é uma competição entre os homens, os proprietários. O turfe, ao contrário do que pensa o presidente do JCB, certamente não sobrevive sem os pequenos, e prova disto é a tendência mundial do turfe de crescimento de pequenos proprietários incluindo locais que, de tão prósperos, só permitem a um mesmo proprietário ter 3 cavalos registrados.

Dizer que este projeto será a salvação do turfe é no mínimo muita ignorância, mas ainda que ignoremos, como os poucos defensores e sócios do tal projeto os efeitos maléficos do mesmo, como afirmar que o projeto servirá para colocar dinheiro no turfe se todo o patrimônio construído pelo turfe é contabilizado no balanço oficial do clube, como uma receita chamada de patrimonial, separada do turfe? O que acontece no balanço do JCB é mais ou menos como um casal que começou bem novo, trabalhando muito, construindo um excelente patrimônio para garantir suas vidas e de seus descendentes com muita tranqüilidade, depois de já atingir a terceira idade, vê um filho apropriar-se do lucro auferido por todo este patrimônio conquistado apenas pelo suor do nosso maravilhoso casal de velhinhos, ainda por cima tripudiar dos pais por hoje sustentá-los (sic) e ainda pensar e colocar em prática um plano de eliminação dos mesmos já que, na opinião do filho ingrato, são um peso.

Aliás, tocando nesse assunto, só mesmo um sócio muito incapaz, mas muito incapaz mesmo, sendo turfista ou não, acredita que pode existir um Jockey Club Brasileiro sem turfe. O turfe sempre foi o mantenedor do clube e não só pode como deve continuar a ser. O turfe bem gerido fará com que se nade em piscinas cada vez mais maravilhosas, se jogue em quadras de tênis cada vez melhores e ainda que o clube volte a oferecer algo aos seus sócios (hoje até a sauna do clube é paga), independente de serem turfistas ou não.

Após essa reflexão, ao lembrar das notas que totalizam 82 milhões de reais resolvi parar de pensar, primeiro porque o dia 3 de Outubro se aproxima e segundo, e mais importante ainda, o mês de maio de 2012 ainda está longe. Mas como ele há de chegar, resolvi colocar a segunda dose do meu whisky predileto e voltar a sonhar com meu imaginário favorito, aonde os potrinhos que crio em Bagé hoje sonhando com um turfe melhor, gerido de maneira inteligente, amanhã ganham na mesma semana os GGPPs Roberto e Nelson Grimaldi Seabra, Major Suckow, Presidente da República e Brasil!

Arthur Eduardo Stern de Freitas
Engenheiro Naval, 29 anos, criador, proprietário e sócio do Jockey Club Brasileiro.

BENTO GONÇALVES 2010, DOMINGO, 7 DE NOVEMBRO

ZIRBO - TRI CAMPEÃO DO BENTO GONÇALVES

O Grande Premio Bento Gonçalves 2010 já tem data marcada, no dia 07 de NOVEMBRO
teremos a realização da mais festejada Prova do Turfe Gaucho.
Que com certeza terá a colaboração de todos os Jockeys Clubs Brasileiros
para que no domingo festivo de 7 de Novembro se realize provas unicamente no
Hipódromo do CRISTAL.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

HENDERSON FERNANDES "O JOQUEÍ"



Turfe pode embalar no ritmo avassalador de H.Fernandes

Na minha estréia aqui no Raia Leve tive a preocupação de entrar com o pé direito. E naquela oportunidade, há dois meses, nada me pareceu mais atual, arrebatador e produtivo do que o resultado nas pistas do aprendiz Henderson Fernandes. A matéria teve ótima receptividade e o público turfista pode conhecer um pouco mais sobre o jovem talento. No caderno de esportes do jornal O Globo, do último domingo, o competente jornalista Marco Aurélio Ribeiro conquistou uma página num dos espaços mais nobres da imprensa esportiva nacional graças ao menino prodígio, que lidera a estatística carioca. Por que será que eu e o meu querido amigo Marco Aurélio procuramos o mesmo caminho para desenvolver a nossa atividade profissional?

A resposta é muito simples. O esporte vive dos seus ídolos. São eles que seduzem as multidões. Só eles causam polêmicas, discussões intermináveis e bate-bocas fenomenais nos salões de barbeiro, nos botequins, nas bancas de jornal, no metrô e até mesmo na sala de espera dos cinemas e dos hospitais. O ídolo é o diferencial. Ele transcende o cidadão comum. O seu carisma envolve e divide os aficionados. Ele é deus para aqueles alinhados ao seu lado, no seu time. Mas transforma-se rapidamente no diabo para o rival. O esportista fora de série é o porto seguro dos seus fãs e ao mesmo tempo, o tormento para os adversários.

Outro menino de 18 anos, portanto com a mesma idade de Henderson Fernandes, é o esportista mais falado, discutido e polemizado do país na atualidade. O craque de futebol Neymar, do Santos Futebol Clube. Além do fato de vestir a camisa do clube de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos, o garoto rebelde da Vila Belmiro, reina no esporte mais popular do planeta. Tudo o que ele faz, fala ou interage no seu Twitter causa polêmica e divide os cidadãos. Irreverente, desconcertante, abusado, mas incrivelmente talentoso, ele leva ao delírio uma multidão de adolescentes e crianças pelo Brasil afora. Na entrada em campo do seu time a torcida já observa de imediato o diferencial. Dezenas de crianças disputam com fervor as duas mãos do craque. E as câmeras e os holofotes não saem de perto dele. O sorriso maroto, o cabelo arrepiado e os trejeitos são sinônimos de ibope. Só o craque é ibope. Os demais são coadjuvantes.

Nos últimos anos o turfe perdeu espaço na mídia. E com certeza, um dos principais motivos, foi à aposentadoria de Juvenal Machado da Silva, e a transferência para o turfe argentino de Jorge Ricardo. Nos dois casos, os dirigentes turfistas cochilaram. Incapaz de saber reverenciar e avaliar a importância destes dois ícones na estrutura geral, o turfe sucumbiu. Juvenal poderia ter recebido maior apoio e prolongado sua brilhante carreira. Jorge Ricardo ficou seis meses na ponte-aérea Rio de Janeiro-Buenos Aires na esperança de permanecer aqui. Naquela oportunidade, eu trabalhava na função de seu agente de montarias e lembro-me dele dizer decepcionado. “É Paulo Gama, eu vou ter que ir embora. Ninguém me procurou para saber se pode cobrir a proposta dos gringos. O tempo está passando e não posso deixar esta chance escapar”.

Juvenal parou e Ricardinho foi embora. A saída de cena dos dois grandes ídolos causou enorme lacuna em termos de espaço nos meios de comunicação. A diretoria do Jockey Club Brasileiro tem uma nova oportunidade. Um aprendiz, nascido no subúrbio, de família classe média, sem nunca ter convivido com um cavalo de corrida, chegou de mansinho e hoje, é a maior estrela do turfe carioca. Ele tem todos os coringas. Ele dá as cartas e elas estão todas nas suas mangas.

Diferente de Neymar, Fernandes é calado, tímido, respeitoso e sem aquele jeito fashion. Com certeza não vai causar tanta polêmica fora das pistas. Mas dentro delas ele tem sido espetacular. Corre os cavalos com frieza, lucidez e precisão. Em menos de três meses de estatística, ele soma 79 vitórias. Cabe aos responsáveis pelo marketing do Jockey Club estender o tapete vermelho, acender as luzes e abrir espaço para o garoto. Ele pode embalar o turfe antes mesmo do hipódromo virar Boulevard...

por Paulo Gama

GRANDE PREMIO PARANÁ 2010 - TATAMOVITCH


TATAMOVITCH,MACHO, ALAZÃO,03/09/2006 NO HARAS CIFRA

FILIAÇÃO - VISION AND VERSE(STORM CAT) EM KANAKA(MINSTREL GLORY)

CAMPANHA - 16 APRESENTAÇÕES, 3 VITÓRIAS E 10 COLOCAÇÕES

DESTAQUE -01 GRANDE PREMIO DERBY PARANAENSE-3ªPROVA DA TRIPICE COROA,G 3,TARUMÃ - 2000 METROS - AREIA
02 PROVA ESPECIAL MÁRIO ARAUJO MÁRQUEZ,TARUMÃ, 2200 METROS - AREIA
02 PREMIO ESPECIAL BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO,TARUMÃ - 2000 METROS AREIA
02 CLASSICO CRIADORES, L, TARUMÃ - 1600 METROS - AREIA

GRANDE PREMIO PARANÁ 2010 - OUR SLEW



OUR SLEW, MACHO, CASTANHO, 05/08/2006 NO HARAS OLD FRIENDS LTDA.

FILIAÇÃO - OUR EMBLEM(MR.PROSPECTOR) EM TACKSTEM( SEATTLE SLEW)

CAMPANHA - 6 APRESENTAÇÕES, 2 VITÓRIA E 2 COLOCAÇÕES

DESTAQUE - 04 PREMIO ESPECIAL BENTO MUNHOZ DA ROCHA NETO, TARUMÃ -2000 METROS - AREIA
04 CLASSICO LUIZ GURGEL DO AMARAL VALENTE, L,TARUMÃ - 1600 METROS - AREIA

GRANDE PREMIO PARANÁ 2010 - PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ´DO PARANAZÃO 2010


PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO MEETING DO GRANDE PRÊMIO PARANÁ


SEXTA-FEIRA – 24/09/10

12H00 – LEILÃO DO HARAS DOS GIRASSÓIS

Local: Tattersall do Jockey Club do Paraná

16H45 – CORRIDAS – 08 PÁREOS

Local: Jockey Club do Paraná

SÁBADO – 25/09/10

01h30 – PÁREO BALADA

(Largada na madrugada de sexta para sábado)

Local: Jockey Club do Paraná

19h00 – ENTREGA DOS PRÊMIOS DOS MELHORES DA TEMPORADA 2009/2010
Local: Salão Nobre do Jockey Club do Paraná

19h30 – DESFILE DE MODA – CASA DE ALICE

Local: Salão Nobre do Jockey Club do Paraná

20h00 – ARREMATES

Local: Salão Nobre do Jockey Club do Paraná

DOMINGO – 26/09/10

13H45 – CORRIDAS – FESTIVIDADES DO GRANDE PRÊMIO PARANÁ

Todos os eventos têm ENTRADA E ESTACIONAMENTO GRATUITOS

F: JCP

CAVALO ARABE - III


Hoje, quase um século após o primeiro registro de um Cavalo Árabe no Brasil, a criação brasileira exporta cavalos Árabes para países da América do Sul, América do Norte, Europa, Oriente Médio e Austrália e é reconhecida como uma das mais importantes criações do mundo. Tem cerca de 35 mil cavalos puros registrados, 3241 haras inscritos no Stud Book e é uma das mais destacadas raças no país.

CARACTERÍSTICAS

Muitas das atuais características do cavalo árabe resultam de sua adaptação ao deserto. São, com certeza, aspectos de sua conformação primitiva que foram privilegiados, selecionados e desenvolvidos com grande sabedoria pelos beduínos. Isso foi realizado com tal maestria através de conceitos e ensinamentos passados de geração para geração durante milênios, que nenhum hipólogo ou compêndio sobre eqüinos se recusa ou mesmo titubeia em afirmar que o Puro Sangue Árabe é o mais perfeito animal e o verdadeiro protótipo do cavalo de sela.

Os olhos - Os olhos do cavalo árabe são típicos de muitas espécimes de animais do deserto. Grandes e salientes, eles são responsáveis por prover o animal de uma excelente visão, a qual alertava os primitivos cavalos Árabes dos ataques de seus predadores.

Narinas - As narinas do cavalo Árabe que se dilatam quando ele corre ou está excitado, proporcionam uma grande captação de ar. Normalmente as narinas se encontram semi-cerradas reduzindo a poeira proveniente da respiração nos climas mais secos como no deserto.

Maxilares - O tamanho e a grande separação entre os maxilares ou ganachas no cavalo Árabe proporcionam um bom espaço para a passagem de sua desenvolvida traquéia - provavelmente esse é um outro fator de adaptação para aumentar a captação de ar.

Carregamento de cabeça - O carregamento natural de cabeça do cavalo Árabe é muito mais alto do que qualquer outra raça, especialmente ao galope. O alto carregamento da cabeça facilita a passagem do ar, abrindo as flexíveis narinas e alongando a traquéia. É comprovado que os cavalos Árabes possuem maior número de células vermelhas que as outras raças, o que pode indicar que o cavalo Árabe usa o oxigênio mais eficientemente.

Pele - A pele negra por debaixo dos pêlos do cavalo Árabe é visível devido à delicadeza ou ausência de pêlos em torno dos olhos e focinho. Essa pele escura em torno dos olhos reduz o reflexo da luz do sol e também protege contra queimaduras. A fina pele do cavalo Árabe proporciona a rápida evaporação do suor resfriando o cavalo mais rapidamente.

Irrigação Sanguínea - As veias que se tornam visíveis por saltarem à flor da pele quando o cavalo Árabe enfrenta um grande esforço físico, em contato com o ar, resfriam rapidamente a circulação sanguínea, proporcionando maior conforto em longas jornadas.

Crina - Os pêlos da crina são normalmente finos e longos, protegendo a cabeça e o pescoço da ação direta do sol. O longo topete na testa também protege os olhos do reflexo e da poeira.

Focinho - O pequeno e cônico focinho também deve ser creditado de sua herança do deserto. A escassez de alimentos deve ter reduzido o focinho para o admirado tamanho e formato de hoje. Os finos e ágeis lábios provavelmente são resultados dos ralos pastos do deserto. Os cavalos dos beduínos pastoreavam apenas esporadicamente comendo poucos chumaços de grama aqui e ali, enquanto seguiam em suas longas jornadas. Lábios ágeis podem rapidamente se prover de pequenas porções de ralas gramas e ervas.

Estrutura Óssea - É fato que muitos cavalo Árabes possuem apenas cinco vértebras lombares, diferentes das seis comuns em outras raças. Essa vértebra a menos explica o pequeno lombo e a resultante habilidade em carregar grandes pesos proporcionalmente ao seu tamanho. No entanto, modernas autoridades do cavalo Árabe, como Gladys Brown Edwards, afirmam que não são todos que possuem cinco vértebras, muitos possuem o padrão de seis vértebras. Até hoje não é sabido qual número mais comum de vértebras no cavalo Árabe e não há evidência de que o Árabe que possui cinco seja mais puro ou mais desejável do que o que possui seis.

Carregamento da Cauda - O alto e natural carregamento da cauda é resultado da singular estrutura óssea do cavalo Árabe. A primeira vértebra da cauda, que se liga à parte interna da garupa é levemente inclinada para cima, ao contrário de outras raças que se inclina para baixo.

A cabeça - A distinta beleza do cavalo Árabe é uma das principais marcas do tipo da raça. O clássico perfil é marcado por duas características: jibbah e afnas, muito admiradas pelos beduínos.

Jibbah - é a protuberância acima dos olhos. Nem todos os cavalo Árabes maduros possuem, mas ele é óbvio nos potros. O Jibbah aumenta o tamanho da cavidade nasal proporcionando maior capacidade respiratória.

Afnas - O afnas é a chamada "cabeça chanfrada". O chanfro é a depressão no osso frontal da cabeça entre os olhos e o focinho, ele apresenta uma curva côncava no perfil da cabeça. Embora o Afnas fosse admirado pelos beduínos como um aspecto de beleza, nem todos os seus cavalos possuíam o chanfro pronunciado, da mesma forma que hoje nem todos os modernos cavalos Árabes possuem esse perfil. Mas uma cabeça é considerada boa e típica quando possui:

- olhos grandes, salientes, bem separados e situados logo abaixo da testa;
- testa larga;
- narinas grandes e flexíveis;
- cabeça descarnada e seca;
- a expressão geral é alerta, inteligente e vivaz.


Os chamados "olhos humanos" ou "branco nos olhos" no qual é visível a esclerótica branca em torno da íris é um ponto polêmico na criação do cavalo Árabe. Margaret Greeley em seu livro "Arabian Exudus" cita Wilfrid Blunt afirmado que o branco nos olhos não era um sinal de mau temperamento, pelo contrário, era uma característica desejada pelos beduínos. Muitos juízes e criadores modernos, no entando, desgostam e penalizam os cavalos que possuem essa característica a despeito do fato dela aparecer em certas antigas e valiosas linhagens.

GRANDE PREMIO PARANA 1971 - NEGRONI

Elidio P. Gusso e Antonio Bolino Campeões do Grande Premio Paraná 1971 com Negroni


CAVALOS - FOTO DO DIA

MURJAN VENCE POLLA DE POTRILLOS PERUANA - G I


Murjan foi coroado como o melhor potro peruano ao ganhar o clasico de Polla potrillos - Roberto Alvarez Calderon Rey (GR.I)corrido neste ultimo domingo no Hipódromo de Monterrico. Apresentado Juan Siárez e conduzido por Carlos Herrera e pertence ao Stud Ehden.

VÔO SOLO É O REI DA VELOCIDADE NO MADALENA


COM A VITÓRIA DO ULTIMO DOMINGO, VÔO SOLO DO SÃO JOSÉ DOS BASTIÕES, ESTA SE MOSTRANDO
SER O REI DA VELOCIDADE EM PERNAMBUCO.

JUJUY REAPARECE DOMINGO NO MADALENA

JUJUY


O CRAQUE JUJUY QUE TEM ENTRE SUAS VITÓRIAS O GP ALMIRANTE TAMANDARÉ, G III, NA GÁVEA,
REAPARECE NESTE DOMINGO EM PROVA ESPECIAL NOS 1800 METROS NA AREI DO HIPÓDROMO DE MADALENE EM RECIFE

MADALENA - PROGRAMA PARA DOMINGO - 26/092010

VISGO


1º Páreo – 1000 mts.

1 KING’S FASHION 56 1
2 RISCO MAXIMO 56 2
3 FANTASTIC TRUE 56 3
4 OVACIONADO 56 4

2º Páreo – 1300 mts
1 BURILADO 60 1
2 XIXILI 52 2
3 RECIFE 58 3
4 BLACK BUTT 56 4

3º Páreo -1000 mts.
1 VISTA GROSSA 56 1
2 ARMINHO 56 2 EST
3 INVENTO 56 3
4 JASPE NEGRO 60 4
5 SMETANA 58 5

4º Páreo – 1800 mts.-
PROVA ESPECIAL
1 JUJUY 56 1 EST
2 BLUE BUCK 56 2
3 SEASON THUNDER 56 3
4 DINAMARQUES 56 4
5 VISGO 56 5

PÁREO ESPECIAL- 250 Mts.-
ANIMAIS DA RAÇA PONEY
1 CHIMARRITA 40 1
2 BATON 40 2
3 BOY 40 3
4 BRED PITT 40 4
5 FOME ZERO 40 5
6 CABOCLA 40 6

Sapporo Racecourse


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

QUEEN ELIZABETH STAKES 2010 - 25 DE SETEMBRO

Canford Cliffs favorito para o Queen Elizabeth Stakes 2010

RECOMPENSADO VENCE O GP GOV DO ESTADO DE PE


RECOMPENSADO COM J MARINHO VENCEU O GRANDE PREMIO GOVERNADO DO ESTADO DE PERNAMBUCO 2010

GRANDE PREMIO PARANÁ 2010 - JABURÚ VIP



JABURÚ VIP, MACHO, ALAZÃO, 17/09/2007 NO HARAS J B BARROS

FILIAÇÃO - INEXPLICABE(MISWAKI) EM DAFLAN (BUROOJ)

CAMPANHA - 3 APRESENTAÇÕES, 1 VITÓRIA E 2 COLOCAÇÕES

DESTAQUE - 02 GRANDE PREMIO PRESIDENTE CARLOS PAES DE BARROS, G 2, 1600 METROS - AREIA
|

HOMENAGEM DO DIA - ERNANI PIRES FERREIRA


POR DECADAS LOCUTOR DAS CARREIRAS DA GÁVEA

BOTICÃO DE OURO





Neste espaço sempre se procurou mostrar os grandes nomes do turfe brasileiro, o que não é uma tarefa fácil, mas altamente recompensadora pela simples lembrança desses gloriosos momentos. Hoje a tarefa será um misto de alegria e da mais profunda tristeza, porque o homenageado situa-se nesses extremos simultaneamente. O turfista que porventura vivenciou esses momentos certamente entenderá o que estou escrevendo, e ao mais novatos, diria que tiveram a felicidade de não ter vivido essa situação.

Falamos do mais que imortal Boticão de Ouro, o fenômeno do turfe brasileiro do início da década de 80, que com suas vitórias marcou seu nome na História do turfe, e até hoje é, e sempre será lembrado como um ícone. Dono de um retrospecto que por si só mostrava o fenômeno que era, somara 8 vitórias e 1 segundo, em nada menos que 9 saídas às pistas.

Na disputa do GP Derby Paulista de 1.981, Boticão de Ouro estava na ponta, mas nos 300 metros finais, com larga vantagem sobre os demais concorrentes, e rumo à consagração, veio a fraturar a mão direita (fratura exposta), e as cenas de sofrimento que se seguiram levaram à comoção o público e profissionais do turfe presentes ao hipódromo. Para se ter uma idéia da carga emocional que se seguiu, seu jockey, Edson Ferreira, ao desmontar, vendo àquela cena da mão direita “pendurada”, teve uma crise nervosa tendo de ser amparado por profissionais que adentraram a raia. O público atônito e desesperado com o ocorrido, nem prestou atenção ao desenrolar do páreo, pois todos foram magnetizados pelo sofrimento do estupendo cavalo. Devido ao seu incomum retrospecto, Boticão de Ouro foi poupado do sacrifício na raia, pois se tentaria implantar-lhe pinos, e assim salvá-lo para reprodução. Por quase trinta dias o mundo do turfe acompanhou a batalha dos veterinários, visando sua salvação, mas ao final, o destino falou mais alto, e seu sacrifício teve de ser feito. Seguramente este foi um dos momentos mais tristes do turfe brasileiro.

CAVALO ARABE NO BRASIL - II


O primeiro Puro Sangue Árabe brasileiro nasceu em 15 de Outubro de 1929. Era uma fêmea, registrada com o número 8 no livro de Registro e o brasileiríssimo nome Airé, filha de Risfan e que veio no útero de Racbdar, uma das sete éguas importadas por Echenique.

Durante os dez primeiros anos de vida da criação de Cavalos Árabes devidamente registrada no Brasil, apenas as Coudelarias Nacionais de Saycan e de Rincão, além da família Echenique, todos sediados no Rio Grande do Sul, registraram 160 animais. Em 1941 o Departamento animal do Ministério de Agricultura, sediado em São Carlos-SP realizou uma grande importação de Cavalos Árabes. Chegaram da França quatro garanhões e 13 éguas dando início a uma das mais importantes criações brasileiras da época. Em 1955, haviam apenas 620 cavalos Árabes puros registrados, por apenas 4 criações quando o Ministério da Agricultura, através de seu departamento de Campo Grande no Mato Grosso do Sul, deu início a sua criação a partir de cavalos levados de São Carlos. Até à década de 60 os principais criadores brasileiros continuavam sendo o Ministério da Agricultura, o governo do Rio Grande do Sul e família Echenique que registraram juntos mais de 98% dos cavalos da época. Fora isso três criadores do Rio Grande Sul influenciados por Echenique e quatro criadores de São Paulo levados pelo Departamento Animal de São Carlos registram animais. Praticamente toda a produção era dirigida para a utilização nos Regimentos de Cavalaria do Exército e para a regeneração de tropas de fazendeiros através de postos de monta.

A criação do Cavalo Árabe no Brasil começou realmente a mudar quando em 1964, Dr. Aloysio de Andrade Faria importou três garanhões e seis éguas dos Estados Unidos, fundou a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe e reuniu os registros do Rio Grande do Sul e de São Carlos no Stud Book Brasileiro do Cavalo Árabe.

Com a criação brasileira organizada e começando a realizar encontros e exposições, leilões e importações bastaram apenas dez anos para que o número de cavalos atingisse o mesmo número que demorou 35 anos para serem registrados. Essa nova fase da criação brasileira foi até o início da década de 90, foi marcada pelas grandes importações e pela difusão da raça em todo o território Nacional. Chegaram ao Brasil Campeões Nacionais Americanos e Canadenses, reprodutoras de campeões e o Cavalo Árabe passou a ser criado em treze estados brasileiros.