Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

CAVALOS - O FANTASMA DA CÓLICA


Por maior que sejam os cuidados com a saúde dos cavalos, ela sempre aparece como um "fantasma" que assombra os proprietários e tratadores. É comum jornais e revistas sobre cavalos sempre publicarem artigos sobre cólica, dando dicas para evitá-la, e mesmo assim é comum ficarmos sabendo de mortes causadas pela cólica.
Mas por que a cólica é tão temida? Por que o cavalo é tão sensível a ela? Por que tantos cavalos morrem de cólica?
Uma coisa é certa, "os cavalos não são predestinados à cólica e sim aos erros humanos, já que as vítimas em sua grande maioria são sempre cavalos confinados e não os que vivem em regime de pasto”.

Sintomas

As cólicas começam por uma dor abdominal de origem situada quase sempre no nível do tubo digestivo. O cavalo tem dor de barriga, "Raspa" o solo com as mãos, dá coices, olha o flanco, se agita, deita, rola, transpira, se mantém em posição de urinar ou defecar, exterioriza o pênis (caso do macho), fica em posição de cão sentado e apresenta os olhos vermelhos. Mesmo se na maioria dos casos, elas se resolvem rapidamente, as cólicas são em todo o caso, causas freqüentes de mortalidade eqüina.

Tratamentos

As cólicas benignas são as mais freqüentes. Se trata, na maioria das vezes de um sintoma doloroso causado pelo stress ou a uma sobrecarga alimentícia no nível do intestino grosso. O tratamento é clássico. Ele consiste em por o cavalo a dieta, fazer ele caminhar para melhorar a movimentação do estomago e a utilização, as vezes de antiinflamatório para aliviar. Tem que evitar que o cavalo se role para que as porções móveis (órgãos) se mecham ou se torçam. O veterinário lhe dará, se for preciso pelo meio de uma sonda nasal, azeite de parafina/vaselina para ajudar a reabsorção de uma eventual compactação.
Em certos casos mais raros, assim como uma deslocação do colon que pode se agarrar em cima do fígado ou no caso de cólicas de origem infecciosa, precisa de um tratamento médico mas seguido e importante.
Se o problema não pode ser resolvido com medicamentos, no caso, por exemplo de uma torção, de uma deslocação importante ou de uma hérnia inguinal, o cavalo deverá ser operado.

Tipo de Cólicas

Sem os devidos conhecimentos clinicos, cólica é sempre cólica, independente do tipo e da origem. Cabendo ao profissional um exame para diagnosticar seu tipo e provável origem:

1- CÓLICA GASOSA: É uma dilatação do estômago produzida pela ingestão de alimentos fermentáveis ou processos obstrutivos na região do piloro (passagem estômago-intestino delgado). É de grande incidência nos haras, devido ao excesso de alimentos. Nunca é causada pelo produto e sim pelo modo como ele está sendo utilizado.
Os eqüinos, como vimos, tem o estômago pequeno e o hábito de comer pouco e varias vezes ao dia. Quando fica muito tempo sem se alimentar, ao ser fornecida uma quantidade errônea de ração, o animal ingere um volume que muitas vezes não está condizente com a sua atividade (pouco exercício), advindo a cólica. Muitas vezes, o volume de ração que se está fornecendo a um animal sob atividade intensa , sem causar problemas, pode ser demais para uma atividade menor. Logo, o criador deve relacionar o volume de ração com a atividade do cavalo, que pode ser: Manutenção, trabalhos leve, moderado e pesado, ou condicionamento (ganhar peso).
A cólica gasosa pode advir da ingestão de alimentos grosseiros (grão de milho ou capins em estágio avançado de desenvolvimento). Ingeridos em grande quantidade em decorrência da fome, obstruem o piloro, fermentam o alimento e formam gases, dilatando o estômago. A água é de extrema importância aos eqüinos. Sua restrição somente deve ocorrer após os exercícios. No mais, ela auxilia a digestão e o trânsito do bolo alimentar pelo trato digestivo, além de compor 70% do organismo animal.

2- ESPASMO GÁSTRICO: É um tipo de cólica que ocorre devido à ingestão de água fria após exercícios. É uma vaso constrição com diminuição da irrigação sanguínea do estômago (isquemia). Sempre aguarde 40 minutos para fornecer água aos animais que estejam praticando exercícios.

3- TORÇÃO DO INTESTINO DELGADO: É uma cólica causada pelas alterações dos movimentos intestinais, cujas causas são as mais cariáveis possíveis (diarréias, movimentos intestinais bruscos, etc...). Os eqüinos possuem outra característica anatômica do trato entérico, que são fortes movimentos e poucos pontos de fixação do intestino no organismo, levando-os a propensão às torções (nó nas tripas). Após, ocorridas elas prejudicam a irrigação dos tecidos, quanto mais próximas do estômago, mais graves serão. O diagnóstico desse tipo de cólica é difícil. O único tratamento é a cirurgia até 6/8horas, após o inicio da cólica. Depois deste período, o processo é irreversível causando a morte.

4- TORÇÕES E DESLOCAMENTO DO INTESTINO GROSSO: Semelhante à descrita anteriormente (torção), só que ocorrerá no intestino grosso, causando a obstrução da passagem do conteúdo intestinal e suprimindo a irrigação sanguínea, com a conseqüência morte dos tecidos. Os deslocamentos do cólon em 360° são incontroláveis e os animais morrem em poucas horas.

5- COMPACTAÇÃO: São acúmulos de alimentos que ocorrem em qualquer parte do trato intestinal, ocasionando bloqueio total ou parcial ao livre trânsito do conteúdo intestinal. Geralmente são ocasionados por alimentos de baixo valor nutricional, associados à baixa ingestão de água, ou água com areia. Podendo essa massa estar calcificada ou não, obstruindo o fluxo intestinal.

6- TIMPANISMO: É o acúmulo de gases devido à fermentação dos alimentos, ocasionando distensão intestinal. Timpanismo intestinal primário, pode ser ocasionado por fermentação de alimentos ou excesso destes, ocorrendo ao nível do intestino. Timpanismo Fecal, é causado por fermentação dos alimentos (excesso ou alimento deteriorado) e alterações do peristaltismo (provendo de causas desconhecidas).

7- ESPASMO INTESTINAL: É uma contração da musculatura da parede do intestino, produzindo isquemia (falta de sangue), cujas causas são alterações neurovegetativas (nervosas).

8- CÓLICA TROMBO-EMBÓLICA (Coágulo): É ocasionada por larvas do verme Strongylus vulgares que bloqueiam total ou parcialmente os vasos sanguíneo, afetando a irrigação sanguínea, com a conseqüência necrose (morte) dos tecidos. Por isso, é sempre aconselhado a utilização de vermifugos com principios diferentes, não utilizando repetidamente o mesmo princípio.

9- ENTEROLÍTIASE (pedras, cálculos) É a obstrução do intestino por enterólitos (pedras), que se formam por deposição de minerais, tendo no centro fragmentos de metais, pequenas pedras ou partículas de madeira, barbantes, etc... Quando estas "pedras" se localizam no cólon menor ou no cólon transverso, causam obstrução, levando o animal a morte. Um enterólito possui o tamanho normal de uma mão de adulto fechada e é o agente causador da cólica, podendo matar o animal.

Sempre tenha a seu alcance o telefone de um médico veterinário, retire a alimentação do animal, mantenha a calma e procure movimentar (caminhar) o animal até que o tratamento seja iniciado

F:- CAVALO TROTTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário