Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 6 de novembro de 2010

GOLDIKOVA TRICAMPEÃ DO BREEDERS'CUP MILE




Goldikova com Oliver Peslier é Tri do Breeders'Cup Mile G I - Grama

GRANDE PRÊMIO MARIANO PROCÓPIO 2010 - GÁVEA

Cat Thunder

O Grande Prêmio Mariano Procópio (Gr.III) – Comparação de Éguas, destinado a éguas de 3 anos e mais idade, em 1.600 metros, pista de grama. O Haras Santa Maria de Araras estará novamente muito bem representado, dessa vez com sua parelha formada por Ultra Chique (Know Heights), também de sua criação, assim como Tirada Boa (Wild Event). Ficamos com a primeira, que venceu em marca melhor do que Unshamed, vencedor de provas clássicas, no mesmo dia. Direção de M.Almeida e treinamento de R.Morgado Neto.

Cat Thunder (Durban Thunder), Haras Primavera/ Stud Palurape, ponteou boa parte do percurso em prova de Grupo I, misturada com os machos, e promete entrar na briga pela vitória. Suck Out Queen (Red Runner), Haras Ponta Porá/ Stud Santo Antonio da Posse, em grande evolução, também merece ser respeitada.

Raia Leve

PROVA ESPECIAL BUCAREST 2010 - GÁVEA

CASCA FINA

A sexta da reunião, éguas de 3 anos e mais idade, sem vitória em Grupo I desde 01/11/09, entram na pista para a disputa da Prova Especial Bucarest, em 1.000 metros, na pista de grama. Em prova bastante equilibrada, Toda Força (Wild Event), criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, égua pouco experimentada, porém, que mostrou excelente adaptação ao gramado, pode surpreender as mais visadas e vencer a carreira. A pensionista de R.Morgado Neto contará com a condução de Jean Pierre.

Casca Fina (Notation), Haras Campestre/ Haras Praça XV, ligeira e bem balizada, surge como segundo nome. Ukraine Love (Confidental Talk), criação e propriedade do Haras Anderson, retorna à pista de grama e deve engrenar nos metros finais na disputa pelas primeiras colocações. Tavenna (Nedawi), mais aguerrida, e Utah Gipsy (American Gipsy), aliviada no peso, também devem ser citadas.

CLÁSSICO JUSTIÇA DO TRABALHO 2010 - GÁVEA

Sanduka

Na quinta das doze provas da reunião, será corrido o Clássico Justiça do Trabalho 1° Região (L.), destinado a produtos de 3 anos e mais idade, em 2.000 metros, na pista de grama. Rei da Pérola (Redattore), criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Alvarenga, está em franca evolução, gostou de atuar em distância maior e ainda conta com o bom reforço do Trapeze (Wild Event), sendo a força da prova. Direção do J.Leme e treinamento fica à cargo do J.C.Sampaio.

Muktuk (Ski Champ), criação e propriedade do Haras São José e Expedictus, é outro que só faz melhorar, vem de vitória firme e surge como forte rival. Sanduka (Wild Event), Haras Santa Maria de Araras/ Stud Dona Lúcia, caso confirme na grama seu padrão de carreira da areia, também é forte adversário.

Raia Leve

GRANDE PREMIO CRIADORES E PROPRIETARIOS DE CAVALOS DE CORRIDA DE SÃO PAULO 2010

Rich And Famous

Grande Prêmio Criadores e Proprietários de Cavalos de Corrida de São Paulo (gr.III), em 2.400 metros na grama, destinado a produtos de 4 e mais anos, e que será corrido no oitavo páreo da programação, aparece com boas possibilidades Rockwell (P.T.Indy), 4 anos, de criação do Haras Ponta Porã e propriedade do Stud Coral Gables. Voltando ao gramado após uma exibição razoável em pista de areia, o pupilo de Luis Antônio Signoretti é daqueles que falha quando mais dele se espera, e vinga nos compromissos mais encorpados. Estando num dos seus dias, o conduzido de Ivaldo Santana irá incomodar.

Ainda que tenha decaído um bocado de produção em suas mais recentes saídas, Galope Forte (Roi Normand), 6 anos, Fazenda Mondesir/Stud Tobruk, é sempre um perigo se tratando de competições em 2.400 metros. Rich And Famous (Know Heights), 5 anos, Stud TNT/Stud SCT, que foi até o Chile e acabou falhando no “Latino”, é um terceiro nome que impõe respeito na competição.

GRANDE PRÊMIO GOVERNADOR DO ESTADO 2010

VUPT VAPT

Grande Prêmio Governador do Estado (gr.II), na sexta corrida do dia,1600 Metros Grama. Após reaparecer depois de sete meses de ausência das competições, Vupt Vapt (Romarin), 4 anos, de criação do Haras Pirassununga e propriedade do Stud São José dos Bastiões, volta a encarar a esfera clássica, prometendo trazer dificuldades aos seus adversários. Pensionista do experiente Milton Signoretti, o conduzido de Waldomiro Blandi é um milheiro de excelente categoria, e conta, inclusive, com vitória em prova de Grupo 1 no seu retrospecto.

Atravessando a melhor fase da sua campanha, Scottish Boy (Dodge), 5 anos, Haras Anderson/Haras Regina, segue tinindo da serra fluminense, e no mínimo vacilo dos seus adversários mandará mais uma para o “barbante”. Também leva o nosso grifo a parelha da Beverly Hills Stud, composta por Hermés (Miesque’s Son), 3 anos/Eyeforaneye (Know Heights), 6 anos, e Zizu (Ski Champ), 3 anos (ATENÇÃO AQUI OU CORRE HERMÉS OU EYEFORANEYE). O confirmador Império de Birigui (Hard Buck), 4 anos, Stud Birigui/Stud Borda da Mata, aparece em seguida.

GRANDE PRÊMIO DERBY PAULISTA 2010

UNA BELEZA

Grande Prêmio Derby Paulista – United Arab Emirates (gr.I), a 3ª Prova da Quádrupla Coroa de São Paulo, que no sétimo embate da jornada reunirá 18 produtos de 3 e mais anos na distância dos 2.400 metros em pista de grama.

Neste ano, o Derby Paulista não poderá revelar nenhum Tríplice Coroado, e talvez aí esteja até mesmo a tônica da geração nascida em 2007 no Brasil: o equilíbrio. Com vários animais se revezando na liderança da respectiva geração, se vê no Derby uma boa oportunidade de um “tira-teima” entre valorosos elementos de 3 anos. Um deles é a potranca Una Beleza (Signal Tap), de criação e propriedade do Haras Santa Maria de Araras, que busca por aqui desacatar os machos, e o faz com chances de ferro. Treinada em Curitiba por Luiz Roberto Feltran, a neta de Nugget Point vem de vencer os Grandes Prêmios Henrique de Toledo Lara (gr.I) e Diana (gr.I), nas duas últimas etapas da Tríplice Coroa de Éguas, e agora contará com a direção do internacional Altair Domingos.

Reforça a parelha do Araras o argentino Citadel Roc (Orpen), que vem de finalizar em segundo no GP Jockey Club de São Paulo (gr.I), vencido categoricamente por Hook The Pirate (Torrential), da Beverly Hills Stud, que por sua vez é outro nome fortíssimo no Derby. O rendimento do conduzido de José Aparecido só fará aumentar na milha e meia.

Na representação do turfe fluminense, Energia Cósmica (Thignon Lafré), do Haras Estrela Energia, e Thunderdome Luiz (Wild Event), Haras Santa Maria de Araras/Stud TNT, também apresentam ótimas possibilidades. O primeiro vem de vencer o Grupo 1 do Grande Criterium, no GP Linneo de Paula Machado, e o outro foi o terceiro neste mesmo páreo, levando a vantagem aqui de já ter competido em São Paulo – foi o segundo colocado no GP Ipiranga (gr.I).


Raia Leve

GRANE PRÊMIO MARIANO PROCÓPIO 2010 - GÁVEA 06/11


GRANDE PRÊMIO MARIANO PROCÓPIO ( GRUPO III ) - COMPARAÇÃO DE ÉGUAS
1 - ENERGIA ASSA
2 - FIRST LOOK (
3 - SUCK OUT QUEEN
4 - RUBIA STREET
5 - LAPIDAR
6 - ULTRA CHIQUE
7 - ALL IN
8 - CAT THUNDER
9 - ETERE BLU
10 - TIRADA BOA

DERBY PAULISTA 2010



GRANDE PRÊMIO DERBY PAULISTA UNITED ARAB EMIRATES - (GR.I)
(3ª PROVA DA QUÁDRUPLA COROA DE SÃO PAULO)

1 THUNDERDOME LUIZ
2 I WANT THE GLORY
" EMBLEMA REAL
" PESO DE OURO
3 CAMURIM
4 IRMÃOZINHO
5 AKÁ RIGUÊ
6 HOOK THE PIRATE
7 ULTRAPASSANDO
8 UNA BELEZA
" CITADEL ROC (
9 JÉCA
10 ENERGIA COSMICA
11 JABURÚ VIP
12 ECONASH
" OLYMPIC FESTIVAL
13 BRENTLEY
14 PURO GALOPE
15 XIN XU LIN
16 Ó DE FILÓ (1º supl)
" FIRST MC COY (2º supl)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Olympic Hawk levanta a PE Nelson Pereira



A farda do Haras Regina brilhou nesta sexta-feira no Hipódromo da Gávea. Seu defensor Olympic Hawk venceu em final emocionante a Prova Especial Nelson Pereira, disputada em 1.400 metros, areia macia. O crioulo do Haras Santa Ana do Rio Grande 1:26.79 para o percurso.

Dada a partida, Pronto Socorro largou na frente e ponteou até a metade da reta de chegada, foi quando o pelotão de trás surgiu, e foi travada uma luta intensa até o disco final, com Olympic Hawk livrando focinho de vantagem sobre Fild Of Honour. Em excelente atuação, Scrittore ficou com o terceiro posto. Pronto Socorro e Ptgualicho, na ordem, completaram o placar e o reduzido lote.

Pilotado por Dalto Duarte e apresentado em excelente forma por Roberto Solanes, Olympic Hawk garantiu sua terceira vitória, todas na areia, e a primeira em prova constante da programação clássica do JCB, em doze saídas

por Rodrigo Pereira
foto David Olivira

Shared Account com Edgar Prado vence o Breeders' CUP Fily and Mare Turf





Shared Account com Edgar Prado vence o Breeders' CUP Fily and Mare Turf - G I - 2200 Metros - Grama

Awesome Feather vence o Greeders' Cup Juvenille Fillies




Awesome Feather com Jeffrey Sanchez vence o Breeders' Cup Juvenille Fillies - GR I - 1700 Metros - Areia

Dubay Majesty vence a Breeders' Cup Filly and Mare Sprint




Dubay Majesty vence a Breeders' Cup Filly and Mare Sprint - GR I - 1400 Metros - Areia

More Than Real com Garret Gomez vence o Breeders' Cup Juvenile Fillies Turf





More Than Real com Garret Gomez vence o Breeders' Cup Juvenile Fillies Turf - GR II -1600 Metros - Grama

UNRIVALED BELLE É A CAMPEÃ DA BREEDER' CUP LADIES CLASSIC





Unrivaled Belle com Kent Desormeaux vence a Breeders’ Cup Ladies Classic - GR I -
1800 Metros - Areia

GIRL AND HORSE

BOY AND HORSE

CAVALO, ARTE

AFECÇÕES DA CANELA EM CAVALOS DE CORRIDA – Parte II


Exostose (“Sobreossos”)

Os sobreossos são periostites proliferativas que formam uma massa óssea ou calo ósseo nos pequenos metatarsos (segundo e quarto metacarpiano). São comumente vistos nos membros anteriores dos animais jovens, mas também podem ocorrer nos posteriores. Devido á posição anatômica (face interna da canela) o segundo osso metacarpiano é o mais afetado.

Causa

A deposição de tecido ósseo é uma resposta a uma entorse do ligamento interósseo, trauma ou fratura do osso em questão. No primeiro caso o sobreosso tem a designação de inativo, por ser apenas uma reação óssea normal acompanhada da formação de calo ósseo. Já as fraturas representam a designação ativa, e geralmente a sua presença é acompanhada de inchaço e dor local quando o membro é flexionado. O sobrepeso e os joelhos “off-set” são os dois principais fatores predisponentes.

Diagnóstico

Além da tradicional visualização e palpação, o RX é necessário para diferenciar entre inativo e ativo e qual linha terapêutica tomar. É de salientar que nem sempre os sobreossos são causa de claudicação, sendo a sua maioria reflexo de estresse durante o primeiro ano de treinamento ou apenas lesão de ordem estética.

Tratamento

A terapia é direcionada á redução da atividade física sem perder dias de treinamento para redução da dor. Se dor intensa, o repouso absoluto é indicado. O tratamento inclui o uso de drogas antiinflamatórias locais e sistêmicas. Terapia térmica com gelo também poderá ser utilizada nas fases agudas. Também nesta fase poderão ser realizadas aplicações subcutâneas locais de corticóides, mantendo após o membro enfaixado com ataduras e bandagens.

Para os casos que não apresentam sinais clínicos de inflamação ou são crônicos, é indicado o uso de revulsivos locais, provocando uma reação inflamatória local com reabsorção secundária do tecido ósseo e diminuição do sobreosso.

Prognóstico

Em geral o prognóstico é bom e não altera a performance atlética dos animais. No entanto, em alguns casos, o ligamento suspensório poderá ser atingido dificultando a cura do processo e aumento o tempo de retorno ao treinamento. Nos casos em que a conformação física do animal tende para estreitamento de base e mãos para fora, o prognóstico é reservado e a cura a longo prazo.

Fraturas dos metacarpos acessórios (segundo e quarto metacarpiano)

Fraturas agudas dos segundo e quarto metacarpianos são caracterizadas por calor no local, edema e dor, com variáveis graus de claudicação. As causas variam entre concussão intermitente a traumas diretos.

O diagnóstico é realizado através de palpação local do membro em flexão e RX, no qual será visualizada uma linha de fratura através do osso. A fratura poderá ser completa ou incompleta. Neste último caso, a fratura está associada a alterações proliferativas do periósteo ou espessamento do osso afetado.

O tratamento inclui primeiramente a redução do processo inflamatório, como citado para os sobreossos. Após, o procedimento indicado para as fraturas situadas na metade mais fina é a remoção cirúrgica. As encontradas na porção inicial, que é a parte mais larga dos ossos metacarpianos acessórios, são tratadas através de repouso e formação de calo ósseo para solidificação da fratura.

Cuidados devem ser tomados para não haver processo infeccioso local devido á lesão dos tecidos adjacentes (ligamentos, tendões, subcutâneo e cápsulas articulares), levando a um prognóstico reservado do caso.

No caso de tratamento ser conservativo e a formação do calo ósseo atingir o ligamento suspensório, a cirurgia também é indicada.

O prognóstico para o tratamento das fraturas depende do comprometimento do ligamento suspensório. No entanto, para a maioria, o prognóstico para retorno a atividade atlética é bom.

Dr. Francisco Lança
francisco@byvet.com.br

DENDICO GARCIA - HOMENAGEM DA SEMANA


D. Garcia vencendo o GP Gal. Couto de Magalhães, em 3.218 metros, com Viziane(por dentro).

ELDAAFER CAMPEÃO DA BREEDERS' CUP MARATHON 2010


Eldaafer com John Vlazquez vencendo Breeders' Cup Marathon 2010

CALVIN BOREL E JAVIER CASTELLANO TROCAM SOCOS

Javier Castellano


Calvin Borel

Cruzado o disco do Breeders’Cup Marathon os Jockey Calvin Borel e Javier Castellano
apos breve troca de insultos e acusações trocaram socos e ponta pés em Churchill Dows.
Calvin Borel que considerou a pilotagem de Castellano irresponsável mostrava-se bastante chateado com a condução que Castellano deu a Prince Will I Am que acabou desclassificado de segundo para a quarta colocação.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

BREEDERS' CUP 2010




1 Quality Road John Velazquez 5-1
2 Paddy O'Prado Kent Desormeaux 15-1
3 Haynesfield Ramon Dominguez 12-1
4 First Dude Robby Albarado 15-1
5 Blame * Garrett Gomez 9-2
6 Fly Down Julien Leparoux 15-1
7 Musket Man Rajiv Maragh 20-1
8 Zenyatta Mike Smith 8-5
9 Pleasant Joel Rosario 30-1
10 Etched Alan Garcia 30-1
11 Espoir City Tetsuzo Sato 20-1
12 Lookin At Lucky Martin Garcia 6-1

BENTO GONÇALVES

SAL GROSSO X ANOTHER SHOW, 12 DE DEZEMBRO

SAL GROSSO

SAL GROSSO X ANOTHER SHOW - Dois, dos três melhores cavalos do turfe carioca, talvez, do Brasil vão se enfrentar no GP Almirante Marquês de Tamandaré (G.2), em 2.400m, previsto para 12 de dezembro. Além do Another Show, Dulcino Guignoni vai inscrever neste GP, Timeo e Time For Fun. Atualmente, treinando no Vale das Estrelas (Mondesir), em Pedro do Rio.

ANOTHER SHOW

Zarco vence em espetacular final.


Em espetacular tocada de Henderson Fernandes, Zarco bate Zuarte em sensacional final.
nos 1300 metros , Areia, do quarto páreo desta quinta na Gávea.
Zarco, Major Storm em Facção, foi apresentado em exelende condições por Adriano Lobo,Criação do Haras dos Girassóis, Propriedade do Palurape e conquistou sua quarta viórias em dez apresentações.

Great Fast deu Show na Gávea


Great Fast, Spring Halo em Damn Fast,criação do Haras Salamandra, deu um passeio no primeiro páreo desta quinta n Gávea, largando na ponta venceu com extrema facilidade nos 1100 metros da areia da Gávea, mostrando que vai dar muito o que falar em sua campanha na Gávea.
Great Fast foi dirigida por J Leme, apresentada em exelente forma por J Cesar, propriedade do Julio Cesar de Moura Rosa. Esta foi a sua terceira vitória em quatro saidas em hipódromos oficiais

JOCKEY CLUB DE SÃO PAULO LANÇA CARTÃO TURFE FORTUNA

Raia Leve lança seu primeiro Concurso de Prognósticos


Raia Leve lança seu primeiro Concurso de Prognósticos

À pedidos dos leitores, o Raia Leve está colocando no ar, hoje, o esperado Concurso de Prognósticos, que vai abordar as corridas da Gávea e Cidade Jardim.

Pedimos que, nesta primeira fase, todas as dúvidas e/ou dificuldades que surgirem sejam informadas pelo e-mail raialeve@raialeve.com.br.

A patir de agora, estamos disponibilizando o cadastramento dos participantes. Na próxima semana, a partir de quinta-feira, dia 11 de Novembro, estaremos abrindo o concurso para inclusão das indicações.

Clique no banner na parte superior do site, se cadastrem e boa sorte a todos !

Regulamento do Concurso de Prognósticos Raia Leve

1) O Concurso de Prognósticos - RAIA LEVE, terá a duração de 30 (trinta) dias, sendo renovado, automaticamente, por igual período, ao final de cada etapa.

1.1) O Concurso terá inicio no dia 11 de novembro de 2010 e fim, assim como todas as outras etapas, ao final do bloco de reuniões da semana em que completar o 30º dia.

1.2) O inicio da etapa subseqüente se dará na primeira reunião após o fim da etapa anterior.

2) Os participantes serão aqueles que se cadastrarem regularmente por meio do site RAIA LEVE (www.raialeve.com.br).

2.1) Os participantes receberão login e senha e deverão cuidar para que deles não se esqueçam ou divulguem a terceiros.

2.2) Os participante poderão se cadastrar a qualquer tempo. Entretanto, iniciará no Concurso na fase em que este se encontra, não tendo direito a pontuações anteriores.

3) Os participantes deverão indicar, por páreo, o numero a que concorrerá, sendo apenas um número para Gávea e outro para Cidade Jardim.

3.1) Não haverá indicações de suplentes ou para a mudança de raia.

3.2) Em caso de indicação de numero correspondente à parelha, não é necessário especificar qual o animal seria o indicado.

4) Os prognósticos deverão ser preenchidos diretamente pelos participantes no site www.raialeve.com.br até 1 (uma) hora antes do primeiro páreo da respectiva reunião, seja na Gávea ou Cidade Jardim.

4.1) É facultado ao participante preencher antecipadamente os prognósticos.

5) Em caso de retirada do animal indicado, o participante respectivo será representado pelo terceiro favorito.

5.1) Entende-se como animal retirado, aquele cujo o forfait seja declarado após o prazo de encerramento das indicações.

6) A indicação de um animal cujo forfait já é conhecido antes do prazo de encerramento das indicações, impede o participante de pontuar naquela prova.

7) A pontuação será a seguinte:

1º 10 pontos
2º 5 pontos
3º 3 pontos
4º 1 ponto

7.1) Será concedido um bônus de 5 (cinco) pontos ao participante cujo o animal indicado àquela prova tiver seu rateio oficial, de vencedor, superior a R$ 10,00 para cada real apostado.

7.2) O Bônus supracitado é válido somente em caso de vitória do animal indicado.

8) Em caso de empate, a pontuação será atribuída em sua totalidade ao participante, ficando a posição imediatamente posterior sem pontuação.

9) A cada reunião será divulgada a pontuação referente àquela, bem como a pontuação acumulada da respectiva etapa.

9.1) Ao final dos trinta dias, será divulgada a pontuação da etapa, bem como a pontuação acumulada das etapas.

10) O Vencedor da etapa mensal fará jus a um vale-poule no valor de R$ 200,00

11) Os participantes deste Concurso autorizam que as indicações e apurações sejam divulgadas por meio do site RAIA LEVE (www.raialeve.com.br) ou de qualquer outra forma que o site RAIA LEVE entender conveniente.

Redação Raia Leve

JOCKEY CLUB DE PELOTAS, REABERTURA NO


Após período de não promover corridas, já que o Ministério da Agricultura tomou medida disciplinar quanto ao não cumprimento de obrigações legais, o Jockey Club de Pelotas recebeu nova carta-patente, habilitando-o a voltar as suas atividades turfísticas.

Entre as várias irregularidades, já todas sanadas, estavam a outorga do direito de vender apostas a não habilitado, e a não existência de boxes de isolamento.

A cidade de Pelotas sentiu o golpe, o Jockey Club local é antigo, tradicional, faz parte da vida e da cultura.

Os meios de comunicação reclamaram, fizeram reportagens, mas o clube teve que parar até que fossem atendidas todas as justas exigências.

Agora tudo voltou ao normal em Pelotas, para satisfação geral.

Que isso sirva de lição e incentivo aos outros clubes que perderam as suas cartas-patentes, e que desejam voltar a funcionar.

É uma pena que um dos maiores beneméritos do turfe pelotense. Humberto Ceciliano Luzzardi, não tenha tido oportunidade de presenciar a nova era do seu amado clube.

Naturalmente virão reformulações, e com certeza dois nomes deverão constar da nova programação clássica, quais sejam, o de Zeferino Costa Filho, fundador e sócio Nº 1, e do benemérito Humberto Ceciliano Luzzardi.

Só no Rio Grande do Sul há cerca de dez Jockeys Clubes parados, por terem perdido as suas cartas-patentes, que são necessárias para um legal funcionamento, em função de irregularidades.

A função do Ministério da Agricultura é fiscalizar e orientar, e exigir o cumprimento das formalidades legais.

Assim como o Ministério tem que cumprir com as suas obrigações, compete aos clubes respeitar as regras que regem a atividade.

Um Jockey Club em funcionamento é sempre um pulo de atração de uma cidade, leva progresso às comunidades, promove empregos, riquezas e lazer.

É uma pena que nem todos os dirigentes de clubes promotores de corridas tenham consciência da importância cultural e esportiva, social e financeira da atividade.

É quase um crime, contra o bom gosto e a vida nas cidades, principalmente naquelas menores em que as atrações de lazer não são muitas, deixar um hipódromo fechado, parado, sem cumprir o seu papel de entretenimento e promotor de empregos, de investimentos, de novos meios de vida, de melhorias em todos os setores e sentidos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

19 DE DEZEMBRO - GRANDE PREMIO SANTA MARIA


O Jockey Club de Santa Maria promove noa dia 19 de Dezembro sua principal prova
0 Grande Premio Santa Maria a ser disputado na distancia de 2200 Metros,•

DERBY PAULISTA 2010

BÁRBARA MELO: NÃO GOSTEI DO TURFE PERNAMBUCANO...AMEI !

Chico Mendonça e Bárbara Melo


A festa do Grande Prêmio Edisio Pereira contou com várias presenças ilustre do turfe brasileiro e uma destas pessoas que nos honrou veio do turfe paranaense, a aprendiz de joqueta Barbara Chagas Melo, 21 anos, que atendeu ao convite de Edisio Pereira Filho e veio prestigiar a nossa grande festa.

A bem da verdade, o que estava previsto era a participação de seis joquetas, onde seria realizado o desafio das campeãs, que seria disputado em três provas com distâncias de 1000 metros, 1.400 e 1.700 metros entre elas e contaríamos uma pontuação, cabendo uma premiação a vencedora. A maioria das convidadas topou participar do evento e junto com elas também estaria presente o instrutor da escola de formação de jóqueis do JCSP. Mas o que aconteceu foi que uma das convidadas fez algumas exigências e convenceu as demais a não participar do desafio que na verdade era uma boa maneira de abrilhantar mais ainda a nossa festa e divulgar a participação da mulher no turfe brasileiro e porque não dizer no turfe pernambucano. Mas significativamente nós contamos com a presença e simpatia da Barbara Melo que montou em quatro páreos sendo a sua melhor colocação no 2º páreo do sábado que foi uma prova em sua homenagem a ela mesmo, “Prêmio Barbara Melo” . Sempre assediada pela criançada e pessoas que queriam cumprimentar-lhe e tirar uma foto para recordação. Garota meiga, muito simpática, inteligente de uma conversa bem agradável, após as corridas do domingo participou da comemoração da vitória de Recompensado e a confraternização pela realização do XXº Grande Prêmio Edisio Pereira na Coudelaria FBL.

Barbara conversou com a nossa equipe sobre turfe e sua vinda ao Recife, e a possibilidade de voltar em novembro para o festival do Grande Prêmio Bento Magalhães.

Site – Porque a profissão de jóquei?

Barbara – Sou de uma família de quatro irmãs e só eu gosto de turfe. Acho que é coisa do destino…

Site – Turfe Pernambucano?

Barbara – Na verdade eu nunca imaginava que um dia eu viesse montar aqui, para mim foi uma surpresa e desde que eu recebi o convite fiquei imaginado como seria o final de semana. Tem que ser bom… vai ser… e foi maravilhoso! Aqui se faz turfe mais pela emoção do que pelas apostas e dividendos financeiros. Aqui tem animais que custaram mais de 70 mil reais e vão correr por menos de 1/3 do que valem. Isso é paixão e forte.

Site – O Jockey Club de Pernambuco?

Barbara – Eu pensava que fosse bem maior porque minha referência são os hipódromos do Rio Grande do Sul e Paraná, o daqui é bem aconchegante e bem estruturado.

Site – Público?

Barbara - Quando eu cheguei ao Jockey no sábado, achei que tinha vindo para o lugar errado de tanta gente que vi. Lá no Paraná um público assim só em dia de grande prêmio do Paraná. Aqui pelo que eu vejo no site é constante. Certo que em dia de grande prêmio vem muito mais pessoas. Se cada arquibancada desta cabem 3 mil pessoas, quantas tinham no sábado e domingo na Madalena?

Site – Montarias?

Barbara – Olha quando ia para o cânter eu não tirava os olhos das arquibancadas e lá na partida eu sempre dava uma olhadinha para curtir o grande público. Pena que eu não ganhei uma corrida para retribuir o carinho que recebi de vocês. Mas valeu, eu adorei estar aqui e mais uma vez eu te digo que quero voltar. Quem sabe no Bento Magalhães?

Site – Receptividade

Barbara – Posso dizer uma coisa? Eu não gostei daqui, simplesmente amei. Entre gostar e amar existe muita diferença. Eu nunca vi um povo tão alegre, receptivo e apaixonado por turfe. Quando agente chega, gosta e quando começa a conviver ama. Acho que se eu não voltar no Bento Magalhães em novembro vou ficar muito triste.

Site – Estrutura

Barbara – Gostei da raia, tem areia em boa quantidade, estava bem solta e assim é bom. Vi que existe uma boa piscina para os cavalos, a casa de jóqueis está passando por reforma. Gostei muito do Padock, bem próximo à pista e do publico. O sistema de aúdio estava impecável. Modernidade para o turfe.

Site – Corrida de Pônei

Barbara - Achei interessante a corrida dos pôneis, pensei que eles estavam no Jockey apenas para as crianças passear assim como se faz lá no Paraná, mas quando me disseram que eles iriam correr eu fiquei para ver e achei bem interessante. Acho que todos os hipódromos do Brasil deveriam tomar essa iniciativa para preparar o futuro do turfe no Brasil.

Site – Direção do Jockey

Barbara – A maneira que vocês fazem o turfe deveria servir de exemplo para outros administradores de hipódromos pelo Brasil a fora. Nota Dez.

Site – Quer dizer alguma coisa ou deixar algum recado?

Barbara – Sim, primeiro agradecer de coração ao Edisio Pereira pelo convite, agradecer aos funcionários do Jockey, a comissão de corridas e a receptividade que tive. Quero parabenizar todos vocês pela grande festa realizada neste final de semana. Essa festa eu nunca vou esquecer. Gente obrigada por tudo. Um grande abraço para todos.

POR Chico Mendonça

BARBARA MELO NA "ALEGRIA DO TURFE PERNAMBUCANO"

Bárbara Melo e o Pres. Paulo Pereira

Chico Mendonça e Bárbara Melo