Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 31 de outubro de 2010

POTRO, ALIMENTAÇÃO, PARTE II


Primeira fonte de nutrientes:
Leite materno
Para o potro lactente, a primeira fonte natural de alimento é o leite materno. Uma égua em início de lactação, dependendo da raça, produz até 5% do seu peso de leite por dia. Em média, durante a lactação, um total de 10 a 15 kg de leite por dia. Uma alimentação, apenas com base no leite da mãe, é problemática, por ser difícil determinar a quantidade de leite que ela está produzindo num dado momento, e se essa quantidade é suficiente para as necessidades nutricionais do potro. Mesmo que a égua e a cria estejam andando juntas, isto não indica que o potrinho ainda esteja mamando. Leve em conta que muitas éguas podem suprir totalmente os nutrientes exigidos pelas crias, mesmo no pico de sua produção de leite. O gráfico abaixo mostra a energia fornecida pelo leite da égua e a energia exigida pelo potro.



Logo após o parto, a égua proporciona aproximadamente 7.000 kcal de energia digestível, alcançando 8.000 kcal no 3º mês e declinando a partir dali até 0 (zero) no 8º mês. O potro precisa de aproximadamente 6.000 calorias diárias de energia digestível, logo nos primeiros dias de vida. Tal necessidade aumenta rapidamente para 8.500 kcal no fim 1º mês de vida; neste período, a energia exigida pelo potro - linha contínua no gráfico - começa a exceder a quantidade fornecida pelo leite materno - linha pontilhada no gráfico. As exigências energéticas do potro aumentam de forma gradual, chegando a 18.000 kcal de energia digestível por dia aos 14 meses aproximadamente. Logo aos 6 meses de idade o potrinho poderá apresentar severas deficiências de proteínas, vitaminas e minerais, se a fonte de alimentação for apenas o leite .

Segunda fonte de nutrientes: forragens

A forragem é também importante, pois pasto verde ou feno de qualidade são boas fontes de nutrientes. O único problema é que o estômago do potrinho lactente é pequeno demais para receber quantidades suficientes dessas forragens. Por outro lado, pasto e/ou feno, por melhor que seja, não contém um balanço apropriado de nutrientes para a adequada nutrição do potrinho.

Terceira fonte de nutrientes: Potrina Creeper

Completar a alimentação do potro com um nutrimento balanceado é fundamental para fornecer-lhe as quantidades de nutrientes que o leite materno e a forragem não suprem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário