Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 9 de outubro de 2011

Grande Prêmio Paraná 2011, comentarios e indicações

A seguir, comentários e indicações. Boa sorte!

1º Páreo: A reunião já começa com uma verdadeira pedreira para os apostadores. Ficamos com Olympic Foxy, uma estreante do Haras Regina que conta com o preparo do ótimo Márcio Gusso. Contudo, muita atenção com a também estreante Anna Cellerix, que vem despertando comentários dos melhores a seu respeito, e com a já corrida Joinville Couer, que hoje atua somente em meio às fêmeas. Victory And Glory, que estreou em Cidade Jardim, sabe muito mais do que mostrara na ocasião, e é um azar tentador.

2º Páreo: Spandali Ballet reapareceu com boa corrida na prova preparatória do “Velocidade”, e hoje, na turma, apresenta chances mais do que consideráveis na competição. O castanho Don Juan Felipe, forma junto do favorito, uma dupla que representa uma das melhores pedidas de toda a jornada. Selo Guri e Aforada (de L1) vêm depois.

3º Páreo: Sempre confirmando em provas de bom nível disputadas em Cidade Jardim, Resende volta a competir no Tarumã, na promessa de uma grande exibição. A falta de train de corrida talvez seja o principal problema do nosso indicado por aqui, mas nada que a sua grande categoria (já colocado em grupo I) não consiga driblar. O tordilho Herr Victor, pela linha um, é rival de vulto, enquanto a fêmea Feature aparece como um perigoso terceiro nome.

4º Páreo: Na PE Silvio Batista Piotto, reservado a produtos inéditos, outro “abacaxi” para o apostador. Muito se fala em Dash Flyer, que parte pela baliza dois e conta com a preferência de Valmir Rocha. No entanto, a “enfumaçada” potranca terá de se ver com os machos Neal McCoy e Cid El Campeador, que também não estão no páreo “a passeio” (Obs: a indicação deste páreo diverge da indicação do autor da matéria no Concurso de Palpites da ACTP, onde outra ordem foi indicada por falha na digitação do próprio cronista. Para todos os efeitos (menos, é lógico, para os do referido concurso) vale a indicação do Raia Leve).

5º Páreo:na disputa das “meninas”, éguas de 3 e mais anos se enfrentam no Clássico Primavera (L), em 1.600 metros, onde, um dos nomes mais cotados à vitória é o de Inexcedível (Mastro Lorenzo), 4 anos, de criação e propriedade do Stud Maggiore, que na areia é elemento notavelmente diferenciado. Treinada em Cidade Jardim por Eduardo Garcia, a neta de Minstrel Glory, poderá se beneficiar de um train ligeiro para se apresentar com destaque no tiro direto. Condução a cargo de Waldomiro Blandi.
E, enquanto um ritmo aceso beneficiaria a missão de Inexcedível, os outros dois expoentes da competição precisam se preocupar, justamente, em não se desgastarem demais na dianteira. Usibelli (Dodge), 4 anos, Haras Anderson/Haras dos Girassóis, e Dá-lhe Requebra (É Do Sul), 3 anos, do Haras Clemente Moletta, venceram aos esbarros as duas preparatórias deste páreo, e seguem com chances acesas de vitória.

6º Páreo: Quanto aos “sprinters”, o forfait do tordilho Tenente Dodge só serviu para reforçar as possibilidades do ótimo Tiger Woods (Tiger Heart), 3 anos, de criação de Antonio Fernando Marques Perche e propriedade do Haras Regina, que custará a ser derrotado no Clássico Ciro Frare (L), em 1.200 metros, para produtos de 3 e mais anos. Vindo de vencer uma das preparatórias e já contando com vitória clássica em São Paulo (onde deixou o não menos qualificado, Joe Diesel, a perder de vista), o conduzido de Waldomiro Blandi tenta dar manutenção a sua invencibilidade na areia. Luiz Roberto Feltran é o seu treinador.
Vindo de escoltar o excelente Jokenpo em São Paulo, Al Brook (Montbrook), 4 anos, Gelso Luiz Cima/Haras Cima, é a maior “pedra” no caminho de Tiger Woods. Vogante (Belo Colony), 4 anos, Haras Cifra/Haras Rio Iguassu, mesmo com o mau balizamento é outro nome a ser “cuidado” pelos apostadores.

7º Páreo: No Clássico Governador do Estado (L), em 1.600 metros na areia, para produtos de 3 anos, bons animais dão corpo à “Milha” do GP Paraná. Um deles é o promissor Blue di Job (Job di Caroline), 3 anos, de criação do Haras Curitibano e propriedade do Stud Ceprano. Tido como craque desde os seus primeiros exercícios, o pensionista de Amilton Aquino de Farias, mesmo já tendo vencido e figurado com destaque em páreos fortes disputados em Cidade Jardim, ainda não confirmou tudo o que dele se espera. A condução “fria e calculista” de Luiz Duarte é um trunfo a mais para o provável favorito do páreo.
No caminho de Blue di Job, no entanto, despontam alguns nomes perigosíssimos, sendo que dois deles correm em parelha. Truculento (Blade Prospector), 3 anos, crioulo do Ponta Porã, barbarizou ao bater o recorde dos 1.400 numa eliminatória, em Curitiba, e agora passa por teste de fogo. Já o tarimbado Heath Row (Dodge), 5 anos, de criação da Coudelaria Baptista, reforça a parelha do Stud A.M.L. com toda a sua experiência em embates deste nível

8º Páreo: Há algum tempo, o páreo em questão vem apresentando lotes marcados, principalmente, pelo equilíbrio. Nem mesmo quando Mr.Nedawi venceu, há dois anos, o castanho, que em seguida conquistaria a América do Sul, era apontado como um nome “imperdível”. Logo, o favoritismo absoluto de Jéca (Inexplicable), 4 anos, de criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Haras Rio Iguassú, é um capítulo à parte do “Paraná 2011”. A campanha do alazão destoa, e muito, dos retrospectos apresentados pelos outros concorrentes do lote, e, tamanha é esta diferença, que os seus adversários mais se apegam à descida de Jéca para os 2.000 metros e a um possível rebate seu por competir na areia, do que às suas próprias possibilidades no combate ao favorito.
Outro detalhe que cerca a apresentação de Jéca, é que o mesmo competiu (e perdeu carreiras incríveis nessas ocasiões), nos Grandes Prêmios Brasil (gr.I) e São Paulo (gr.I) deste ano. Não acontecia de um animal, que participou dessas duas provas, competir, no mesmo ano, no GP Paraná, desde Deuteronômio, em 2005. Por fim, o preparo caprichado de Ademar de Barros Pereira e a condução da “fera” Altair Domingos, dão o toque final à missão de Jéca, na busca do primeiro grupo I do seu turf record.
Mas, já rezava a velha máxima, “carreiras são carreiras”. E como no turfe se vê de tudo, não há motivo para os concorrentes do favorito desistirem da peleja antes da largada. Principalmente Tricky Indy (P.T.Indy), 3 anos, Haras Ponta Porã/Stud Gold Black, potro em evolução, que vai leve, e possui a característica de já correr entre os ponteiros – o que para a reta curta do Tarumã, é uma vantagem e tanto num páreo assim. O sempre presente Time To Love (Signal Tap), 5 anos, Haras Santa Maria de Araras/Roberto Hasemann, e o inesgotável Uno Campione (Mane Minister), 7 anos, do Haras dos Girassóis, que competirá no seu quarto GP Paraná, aparecem em seguida

9º Páreo: Competindo pela primeira vez amparado pelo anti-inflamatório, Utah Boy, que traz campanha da Gávea, será um osso duro de roer por aqui. No entanto, o defensor do Anderson está longe de ser uma barbada, haja vista as presenças de Uribia, que no Tarumã corre uma enormidade, e de Silversmith, que vai leve e só faz melhorar. O elemento de grupo I, Taxi Aéreo, reaparecendo de longa ausência, vem depois.

10º Páreo: Com dois segundos lugares num número igual de apresentações, Dá-lhe Porto Belo é força na abertura do pick 3 final e open betting. Na última, o conduzido de Leandro Chimenes não fez curva (hoje vai de roseta) e, mesmo assim, arrematou em boa apresentação. Lesto Di Gambe, que “voava” nos metros finais, em sua estréia, tem tudo para formar a dupla. Ever Speed e Flight To Dubai aparecem na sequência.

11º Páreo: Largando pelo externo da pista, Comandante Fahim e Desabusado sobram muito em relação ao restante do lote. A dupla está “pendurada pelo cabide”, mas, se for para destacar um dos dois, ficamos com o primeiro. Full Poket e Lance Genial precisam ser lembrados para a sequência da quadrifeta.

12º Páreo: No apagar das luzes no Tarumã, ficamos com a indicação do estreante Us Open, conhecido dos turfistas cariocas e que traz boa campanha da Gávea. Ainda que sem correr desde dezembro do ano passado, o castanho, que agradecerá o uso do anti-inflamatório, poderá levar de vencido este embate. Blue Tree, que vem segundo neste mesmo páreo, e Absolutista (na mesma situação de Us Open, sobre no quesito qualidade, mas reaparece de longa ausência), também estão na “jogada”, El Totche depois.

Indicações:

1º Páreo: Olympic Foxy (6) – Anna Cellerix (2) – Joinville Couer (3)
2º Páreo: Spandali Ballet (7) – Don Juan Felipe (6) – Selo Guri (5)
3º Páreo: Resende (3) – Herr Victor (1) – Feature (2)
4º Páreo: Dash Flyer (2) – Neal McCoy (3) – Cid El Campeador (1)
5º Páreo: Inexcedível (2) – Usibelli (5) – Dá-lhe Requebra (8)
6º Páreo: Tiger Woods (3) – Al Brook (4) – Vogante (9)
7º Páreo: Blue di Job (2) – Truculento (10) – Heath Row (12)
8º Páreo: Jéca (3) – Tricky Indy (10) – Time To Love (8)
9º Páreo: Utah Boy (7) – Uribia (3) – Silversmith (1)
10º Páreo: Dá-lhe Porto Belo (7) – Lesto Di Gambe (6) – Ever Speed (4)
11º Páreo: Comandante Fahim (10) Desabusado (9) – Full Poket (7)
12º Páreo: Us Open (2) - Blue Tree (7) - Absolutista (1)

por Victor Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário