Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Haras Sayão Lobato encerra suas atividades

Em julho de 1997 formou-se nas colinas de Belém Velho, zona sul de Porto Alegre, um pequeno haras de cavalos de corridas. Este haras com a ajuda de dois grandes haras gaúchos, o Haras Espantoso e Santa Ana do Rio Grande em Bagé, recebeu algumas éguas PSI filhas de Mosquetaire, Roba Fina, Tignon Lafré, Pleasent Variety, Grimaldi e Ozir, sendo que a maioria vinda do haras Espantoso do amigo e veterinário Walter Flores. Do Haras Santa Ana do Rio Grande recebeu um reprodutor o Jim Clark (filho do campeão Ghadeer), ótimo ganhador no Hipódromo da Gávea.

Um ano após a formação do haras nasceram dois potrinhos. Um deles morreu afogado na piscina que havia no haras, pois costumavam andar soltos. O outro levou o nome de Sobrevivent Clark que foi adquirido pelo amigo Lúcio Moure que posteriormente foi grande comprador dos produtos nascidos no haras. Levado para o Cristal foi a primeira vitória de um produto do Haras Sayão Lobato, na condução da joqueta Janaina Izabel.

Depois vieram Red Clark e Jotabe Clark. Este último as iniciais do antigo radialista da Rádio Itaí e criador do melhor programa em audiência na década de 60 e 70 no rádio gaúcho: ¨Não Diga Não¨ do comunicador João Baptista Mendes Sayão Lobato.

Red Clark e Jotabe Clark assim que completaram dois anos foram direcionados ao Hipódromo do Cristal para serem preparados para corridas. Porém, quiz o destino, que Red Clark apenas há dois dias do embarque sofresse violentas cólicas e teve de ser sacrificado. Mas Jotabe Clark, que desde as primeiras apresentações em pista, tornou-se um belo cavalo alazão e posteriormente um excelente ganhador tanto em Porto Alegre como em São Paulo, Pernambuco e Rio de Janeiro. Neste hipódromo venceu o Grande Premio Cidade Maravilhosa, com dezenove animais correndo no páreo. Uma vitória incrível e emocionante em 2006, já com quase oito anos de idade ao longo dos 2.400 metros na pista de grama do Hipódromo da Gávea e em dia de Grande Premio Brasil.

Em uma de suas vitórias em Cidade Jardim - São Paulo, bateu o recorde da distância de 2.800 metros na grama, que permanece até os dias atuais. Jotabe Clark foi um cavalo que emocionou uma legião de turfistas em Cidade Jardim: era belo e valente e quando corria na frente dos demais era difícil vence-lo. Venceu dezessete corridas, inclusive vários Grandes Prêmios e foi o orgulho de Sayão como criador. Desde então o Haras Sayão Lobato, agora radicado em Barra do Ribeiro/RS, veio criando e produzindo grandes ganhadores nos hipódromos do Cristal, Tarumã (PR), Gávea (RJ) e Cidade Jardim (SP). Tornou-se o único e primeiro haras em todo o Brasil a vender seus produtos mesmo antes de nascerem, apenas com a confirmação de prenhês, devido a sua confiabilidade e excelência na criação do PSI.

Nos anos de 2010/2011 o Haras Sayão Lobato, apesar de sua restrita produção, foi considerado ¨Campeão por Aproveitamento da Estatística Geral de Criadores no Hipódromo do Cristal¨.

Em 26 de setembro de 2011, por motivo de doença do grande turfista e excelente criador de cavalos de corridas João Baptista Sayão Lobato, foi extinto o haras e vendida toda a sua produção, assim como as éguas matrizes.

Perdeu o turfe brasileiro um criatório de cavalos PSI organizado com a qualidade, o zelo e o carinho de um homem que, durante toda a sua vida, dedicou-se a construir com amor a história do turfe no Rio Grande do Sul e no Brasil.

por Gilberto Werner (Site do JCRGS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário