Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 9 de outubro de 2011

Grande Prêmio Paraná 2011, todos contra Jéca


Jéca

O domingo amanheceu abafado e com um céu algo carrancudo, em Curitiba. Mas nada que afaste o brilho do Grande Prêmio Paraná (gr.I) 2011, principal embate deste fim de semana em todo o país, e que marca o ponto alto da programação exclusiva (não teremos corridas nem em Cidade Jardim, nem na Gávea) a ser desenrolada, nesta tarde, na pista do Hipódromo do Tarumã.

Há algum tempo, o páreo em questão vem apresentando lotes marcados, principalmente, pelo equilíbrio. Nem mesmo quando Mr.Nedawi venceu, há dois anos, o castanho, que em seguida conquistaria a América do Sul, era apontado como um nome “imperdível”. Logo, o favoritismo absoluto de Jéca (Inexplicable), 4 anos, de criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Haras Rio Iguassú, é um capítulo à parte do “Paraná 2011”. A campanha do alazão destoa, e muito, dos retrospectos apresentados pelos outros concorrentes do lote, e, tamanha é esta diferença, que os seus adversários mais se apegam à descida de Jéca para os 2.000 metros e a um possível rebate seu por competir na areia, do que às suas próprias possibilidades no combate ao favorito.

Outro detalhe que cerca a apresentação de Jéca, é que o mesmo competiu (e perdeu carreiras incríveis nessas ocasiões), nos Grandes Prêmios Brasil (gr.I) e São Paulo (gr.I) deste ano. Não acontecia de um animal, que participou dessas duas provas, competir, no mesmo ano, no GP Paraná, desde Deuteronômio, em 2005. Por fim, o preparo caprichado de Ademar de Barros Pereira e a condução da “fera” Altair Domingos, dão o toque final à missão de Jéca, na busca do primeiro grupo I do seu turf record.

Mas, já rezava a velha máxima, “carreiras são carreiras”. E como no turfe se vê de tudo, não há motivo para os concorrentes do favorito desistirem da peleja antes da largada. Principalmente Tricky Indy (P.T.Indy), 3 anos, Haras Ponta Porã/Stud Gold Black, potro em evolução, que vai leve, e possui a característica de já correr entre os ponteiros – o que para a reta curta do Tarumã, é uma vantagem e tanto num páreo assim. O sempre presente Time To Love (Signal Tap), 5 anos, Haras Santa Maria de Araras/Roberto Hasemann, e o inesgotável Uno Campione (Mane Minister), 7 anos, do Haras dos Girassóis, que competirá no seu quarto GP Paraná, aparecem em seguida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário