Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Raia Leve entrevista o veterinário Alexandre Dornelles

O Raia Leve entrevista um dos Veterinários de destaque no Brasil, Dr. Alexandre Dornelles, que hoje cuida para duas das maiores coudelarias do Turfe Nacional, e fala de sua carreira, suas tristezas e alegrias.

RL - Dr. Alexandre Dornelles, qual sua idade e onde nasceu?

AD - Nasci em Porto Alegre, hoje estou com 40 anos, casado e com uma filha linda que me trouxe muita alegria e luz, pois nascera 10 dias após falecimento do meu querido pai C.Dornelles.

RL - Quando começaste no Turfe?

AD - Comecei em 1996 sendo residente no Jockey Club de São Paulo.

RL - Como começaste e quem foi que incentivou você no Turfe?

AD - Através do incentivo de minha família, principalmente do meu Pai, comecei indo desde pequeno ao prado, mais precisamente no Hipódromo do Cristal com meu avô e com meu pai Carlos Dornelles. (que era proprietário e depois se tornou treinador).

Cursei faculdade de veterinária e logo fui ser residente no JCSP, onde trabalhei por mais de 5 anos, e aproveitei para fazer uma pós-graduação na USP (Universidade de São Paulo). Enriquecendo meus conhecimentos, onde anos após fiz mais dois cursos de pós graduação.

RL - Tens alguma reclamação ou queixa sobre o Turfe na tua trajetória?

AD - Leandro, na verdade não posso reclamar do Turfe, pois me proporcionou muitas conquistas, não só materiais como profissionais, lógico que isso foi possível com muito trabalho, dedicação e seriedade. São todos finais de semana longe da família, mas a cada vitória, sinto-me recompensado. E a oportunidade de trabalhar para Haras como o Santa Maria de Araras e para o Stud Palurape/Patillype, verdadeiros apaixonados pelo turfe, facilita muito.


RL - Quais suas maiores derrotas que você guarda até os dias de hoje?

AD - Poxa, sinceramente, a derrota de Smile Jenny na 3º Prova da Tríplice Coroa e o GP Brasil desse ano, a derrota de Too Friendly e a derrota de Requebra no Suckow.

RL - Quais animais marcaram sua carreira de veterinário e cite os melhores que você já trabalhou?

AD - Com a Pay Cash venci o primeiro grupo para o Stud Palura. Quick Gipsy, cavalo comprado e escolhido por mim, ganhou a Milha Internacional, a Requebra (Araras), Cisne Branco (Araras), Smile Jenny (Araras), o inigualável Too Friendly (Araras). Dentre esses ganhadores de prova de grupo gostaria de Citar o Quatro Mares, um cavalo com um coração enorme, superava todos seus problemas físicos, um gigante. Espero que transmita esta sua fibra para seus filhos.

Realmente Leandro foi bom você citar o Rio Mirim, uma falha imperdoável esquecer este atleta. Na ocasião fui chamado pelo Girceu Lopes para atender o Rio Mirim, adquirido pelo Stud Palura com grandes expectativas, mas uma semana após a aquisição o mesmo apresentava-se manco do posterior, já havia passado por grandes veterinários e o problema não havia sido sanado. Era de difícil diagnóstico, mas graças a Deus consegui resolver e o mesmo, embora não tenha ganhado nenhuma prova de Grupo, foi um excelente milheiro e deu muitas alegrias a equipe e ao Proprietário do Stud, bons tempos.

RL - Quais treinadores o senhor se espalharia se um dia mudasse de função?

AD - Esta pergunta é difícil, pois trabalhei com grandes treinadores como Girceu Lopes, Renato Lopes e "Bolo Fofo" (pela dedicação e sensibilidade), D.Guinoni (este tem estrela), ultimamente tenho trabalhado com J.C.Sampaio, a sua simplicidade, dedicação e os resultados, falam por si só, o Adriano Lobo que é grande treinador, mas deixei por último os dois maiores, Roberto Morgado Jr. e Roberto Morgado Neto, não só pelas dificuldades encontradas nesta família, mas pela sensibilidade, dedicação, companheirismo, profissionalismo, planejamento e principalmente pelos resultados obtidos, são mais de 30 provas de grupo. Só neste período triste após a enchente de Teresópolis, com todas as dificuldades e mudanças de planejamento, ganhamos três Grupos 1, um Grupo 2 e um Grupo 3, e outros clássicos.

RL - Qual para você é o melhor jóquei do Brasil?

AD - Bom, essa pergunta é difícil de responder, tenho três jóqueis num mesmo nível técnico, J.Ricardo, L.Duarte e C. Lavor.

RL - Qual jóquei da atualidade você vê com muitas esperanças num futuro próximo?

AD - H.Fernandes um jóquei de futuro, terá seu espaço na história do turfe. Só uma dica, sei que não sou a pessoa ideal para dar esta dica “risos”, mas cuida do peso.

RL - Como você vê a criação nacional e o futuro do turfe no Brasil?

AD - Nossos cavalos estão fazendo bonito o exterior, nosso nível técnico é excelente (treinadores, jóqueis, veterinários,...). “Mas nosso turfe precisa de Administração profissional, sei da dificuldade por se tratar de uma atividade com muitas peculiaridades, mas temos de nos esforçar, não vejo alternativa para aumento de prêmio, que não seja as tão faladas maquininhas”. Mas o principal de tudo é a união de todos por um único turfe melhor.

RL - Gostaria de deixar um recado ao site Raia Leve ?

AD - Parabenizar o site pelas informações fornecidas e que com certeza hoje é o site de Turfe com maior número de acessos no Brasil.

por Leandro Mancuso

Nenhum comentário:

Postar um comentário