Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

CORRIDA SEM CAVALO, PODE? (IV)

* Enquanto o hábito popular das corridas na Europa, Ásia e Oceania continua acentuadamente tradicional, aqui apenas respira.

* A crescente falta de renovação da tropa, pela desativação continuada dos grandes e pequenos haras, tem sido uma constante.

* A falta de estímulo à criação é uma realidade que se acentua há anos, graças à inércia de planejamentos estatais e privados, deixando o turfe à sua própria sorte.

* Antigamente os velhos criadores brasileiros mantinham o interesse de seus descendentes e por conseqüência de pais, avós e bisavós.

* Hoje, essa tradição está resumida a pouquíssimos exemplos em face da existência de um turfe, neste país, cada vez mais abandonado de ideias e de unificação nacional.

* E o resultado tem sido um só: a falta de ânimo da indústria do cavalo, refletida na atual reserva técnica dos hipódromos cada vez menos renovada.

* Um reflexo claro e real na simples contagem do número de baias ocupadas hoje, comparado há pelo menos 20 anos. Cocheiras há, porém, muitas já no chão...

* Fazer o que? No mínimo “fazer” cavalo. Ou será que os garanhões agora aderiram, também, à moda da “camisinha”?

* Mas, claro que fazer apenas o cavalo não basta, tão necessário quanto os nossos líderes nacionais (quem???), passarem a conjugar o mesmo verbo: unificar.

* Unificar procedimentos únicos e inteligentes, a médio e longo prazos, em busca do tempo perdido ao invés dessa luta insana e isolada “do cada um por si.”

* Saudades daquele turfe brasileiro, que sequer precisava impor divulgação de suas corridas noticiadas diariamente, como produto útil, em páginas diárias.

* Hoje, enquanto nos hipódromos internacionais o espetáculo é valorizado com a cobrança de entradas, aqui só falta o Jockey Club pagar pela presença do turfista.

* Não podemos negar que existem esforços aqui, dos Jockeys Clubs, para reverter essa indesejável situação, criando-se ações para atrair novos proprietários.

* E para os criadores existe também proposta semelhante?

* Antigamente, o prazer pela criação do PSI superava todos os obstáculos econômicos, independente se o haras era grande ou de quintal. Leia-se: antigamente.

* Corrida sem cavalo pode? Que respondam os líderes dos haras; os líderes dos Jockeys Clubs ou quem possa ser, pois perguntar não ofende.

* Aliás, a propósito, quais são os nomes desses líderes? Ou são N.N., não nominados?.

por Luis Renato Ribas

Nenhum comentário:

Postar um comentário