Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quarto de Milha , A História do Quarto de Milha de Corrida

A História do Quarto de Milha de Corrida

Em 1611, dezessete garanhões e éguas originariamente ingleses foram importados para o Estado de Virgínia (EUA). Logo depois que esses primeiros cavalos atingiram a costa, o governador Nicholson legalizou a corrida de cavalos , esporte que obteve popularidade quase imediata, após a chegada do cavalo que tornou isso possível.

Esses cavalos ingleses foram cruzados com os de descendência espanhola para produzirem um eqüino compacto e bastante musculoso, que pudesse correr distâncias curtas em velocidades inacreditáveis. Hoje eles são os cavalos Quarto de Milha.

Na época em que a guerra da Independência começou, os colonizadores tinham se tornado muito afeiçoados à corrida de Quarto de Milha, que geralmente era disputada entre dois cavalos que corriam até a distância de um quarto de milha (402 metros).

Uma das razões da popularidade das corridas de curta distância era que elas podiam ser realizadas nas ruas do vilarejo ou em qualquer clareira de tamanho adequado. Essa corrida de velocidade em pequenas distâncias nas primeiras colônias foi o primeiro exemplo de corrida do cavalo Quarto de Milha nos Estados Unidos. As primeiras corridas foram computadas como sendo realizadas em Enrico County, Virgínia em 1674. Os relatos daquela época mostram que, por volta de 1690, grandes premiações eram oferecidas para estas corridas. Relatos da época apontam que grande plantações freqüentemente mudavam de mãos como resultado de uma dessas disputas. Na era Colonial, qualquer campo inculto ou rua servia como pista de corrida, o que provavelmente explica a superfície de poeira flutuante que envolvia a América.

A corrida de cavalo Quarto de Milha continuou a crescer em popularidade enquanto a raça crescia. Entretanto, permaneceu numa base informal com corridas de disputa e acontecimentos de finais de semana, em centenas de pequenas pistas que surgiram como pioneiras.
A corrida do cavalo Quarto de Milha continuou numa base informal há vários anos. Podemos dizer que o esporte literalmente cresceu com aquele país.

A corrida organizada de cavalo Quarto de Milha teve início em Tucson, Arizona. Em 1943, uma nova pista foi construída e projetada especialmente para o esporte da corrida de cavalo Quarto de Milha. A pista era de Rillito Park, em Tucson.

Hoje, a corrida de cavalo Quarto de Milha é realizada em mais de 110 pistas em toda a América do Norte, com prêmios em dinheiro totalizando US$ 50 milhões. Além disso, a corrida de cavalo classifica-se entre os esportes mais espetaculares da América. No Brasil ela espalhou-se por todo o território nacional. Só no Rio Grande do Sul, são mais de 400 pistas de "cancha reta" que fazem o divertimento de milhares de pessoas nos finais de semana, movimentando milhares de reais em apostas. Vários jóqueis clubes promovem corridas do Quarto de Milha no Brasil. O mais conhecido é o Jockey Club de Sorocaba, localizado às margens da Rodovia Castello Branco, Km 86 interior do Estado de São Paulo. Há ainda os jóqueis de Campo Grande, Bahia, Pernambuco, Fortaleza, Cascavel, Carazinho, Ponta Porã, entre outros. Mais de U$ 2 milhões em prêmios são disputados anualmente aqui no Brasil.
Em muitos aspectos, a corrida de cavalo Quarto de Milha hoje em dia é muito diferente das primeiras, ocorridas nas ruas do vilarejo de Virginía. Muito do esporte mudou, até o próprio cavalo: Hoje ele é mais rápido do que no passado, tendo sido computado velocidade acima de 80 quilômetros por hora, para dar a ele o título de "O Atleta mais Rápido da América.”


crédito - Vista Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário