Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Dono de site que exalta 'gauchismo' cria 'Facebook Bagual'




Extensão de O Bairrista para o Facebook, o Facebook Bagual, transforma o "Curtir" em "Afudê", entre outras modificações


Gaúchos e simpatizantes: a partir desta sexta-feira, vocês poderão se expressar como no Rio Grande do Sul também no Facebook. Graças a uma iniciativa de O Bairrista, todo gaúcho ou adepto do gauchismo que sente falta de usar seus regionalismos na rede social, poderá finalmente se expressar. O projeto encabeçado pelo dono do perfil O Bairrista no Twitter e dois amigos que são sócios do coletivo de ideias Kintal.org traduz os principais termos do Facebook para gírias gauchescas no Facebook Bagual: "Like" ou "Curtir" em português vira "Afudê", "Unlike" vira "Palha", e "Poke" ou "Cutucar" vira "Inticar", "como deveria ser desde o início", brincam os rapazes por trás da ideia.

Para aqueles que desconhecem O Bairrista, perfil de Twitter (@o_bairrista) por trás do jornal fictício que exalta (e ao mesmo tempo satiriza) os principais acontecimentos do Rio Grande do Sul, é importante saber que em um ano de vida, ele já conquistou mais de 36 mil seguidores. E que as piadas que antes eram apenas posts no Twitter ganharam um site, www.obairrista.com, no início deste ano, que funciona tal qual um jornal, mas traz notícias irônicas sobre o que ocorre no Estado. Agora, O Bairrista ganha uma extensão para o Facebook.

"A frequência é a mesma de um jornal comum, como qualquer site de notícias é atualizado. Cai um treinador ou um carro no arroio Dilúvio. Morre um político ou faz um dia de muito calor. Geralmente, posto pela manhã, que é quando se deve ler um jornal, e no início da tarde. Mas se algo extraordinário ocorrer, como a morte do Bin Laden, por exemplo, que foi num domingo à noite, daí me obrigo a postar algo", contou Jr. Maicá, o responsável pelo O Bairrista, em conversa por e-mail com o Terra. Sobre a morte de Osama bin Laden, um de seus posts no Twitter era: "EXCLUSIVO: Militar dos EUA que executou Bin Laden recebeu treinamento da Brigada Militar em Alvorada". Alvorada é um município próximo de Porto Alegre, um dos mais violentos do Estado.

O gaúcho por trás de O Bairrista é Jr. Maicá, um porto-alegrense de 26 anos que atualiza diariamente o perfil de O Bairrista no Twitter e o site. Em conversa com o Terra, ele contou que a ideia de criar um perfil para os gaúchos, conhecidos em todo o País por seu orgulho às vezes exacerbado, e logo pelo bairrismo, "não foi nenhuma ideia difícil de ter". "Foi surgindo aos poucos. Um pouco de vontade de escrever, um pouco de observação dos nossos costumes, das nossas manias de gaúcho. É mais para provar que a internet é mais do que postar fotos fazendo biquinho no Orkut", afirma o jovem. Já a ideia da extensão para o Facebook ele diz que simplesmente "pintou", mas teve como referência um plugin pra Firefox chamado OilStandard, criado há alguns anos, que converte os valores em "dinheiro" para o correspondente em barris de petróleo.

Ao lado de Jr. Maicá estão os jovens Pablo Dias, homeofficer profissional como ele mesmo se apresenta, também de 26 anos, e Andre Azeredo, publicitário de 29, sócio de Pablo na Kintal.Org. Para instalar a extensão, é preciso ter um dos navegadores para os quais ela foi criada, Google Chrome ou Mozilla Firefox, e acessar a página http://kintal.org/o_bairrista. Depois de instalada é só usar o Facebook normalmente, sem termos os "brazileiros" (sic), que é como os jovens se referem às expressões não gaudérias, e "com uma aprazível bandeirinha da República Riograndense pra marcar território", explicam.

De acordo com os jovens, eles já pensam em novas versões dessa extensão, onde a ideia é "traduzir toda a internet para os gaúchos, com "pila" ao invés de R$, "piá" ao invés de "criança", refri, churras, ceva, guri" e demais expressões utilizadas no Rio Grande do Sul. "Ainda não temos previsão desta nova versão. Estamos pensando em como vai funcionar e fazendo testes, aos poucos, porque o investimento é zero e o tempo que temos disponível é bem curto", afirmam.

Mas qual é objetivo de tanto esforço para uma extensão gratuita e voltada aos gaúchos, mais um povo dentre os vários do Brasil? Eles explicam: "O objetivo é permitir que os gaúchos tenham um Facebook do qual eles se orgulhem. Chega de estrangeirismos, queremos um Facebook Gaudério, um Facebook Bagual, um Facebook Bairrista". Por ora, essa é uma iniciativa de três pessoas que levam a sério suas piadas, sem nenhuma marca de patrocínio por trás.

crédito Emily Canto Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário