Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 1 de outubro de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

ESPARAVÃO ÓSSEO ou OSTEOARTRITE TÁRSICA

A osteoartrite társica ou mais conhecida como esparavão ósseo é a inflamação da articulação társica (curvilhão) que ocorre de forma proliferativa e anquilosante, ou seja, uma diminuição parcial ou total, gradativa e progressiva do movimento desta articulação.

Como causa podemos destacar a má formação óssea congênita, problemas de aprumos ou conformação, problemas nutricionais, os traumas diretos e indiretos que forçam a articulação a fazer movimentos de lateralidade exagerados e ainda, para alguns pesquisadores, os exercícios intensos com tensão excessiva dos ligamentos desta região também podem ser causa esta patologia.

O aspecto visual desta doença se mostra geralmente pelo aumento de volume na parte interna do curvilhão, claudicação de variados graus, dor ao passo e ao trote, movimentos anormais do passo e por fim um desgaste anormal do casco.

Seu diagnóstico se baseia nos sinais clínicos, testes de flexão do membro, conhecido como teste do esparavão e exames radiográficos.

O tratamento consiste basicamente no uso de anti inflamatórios intra articulares e sistêmicos, descanso e ferrageamento adequado. A fisioterapia pode aliviar a dor e ser uma possibilidade de melhora dos sinais clínicos e a cirurgia com a secção de tendão específico e de alguns ligamentos é usada em alguns casos com resultados satisfatórios dando melhor qualidade de vida ao animal.

Consulte sempre seu veterinário e faça seus exames periódicos e compra, pois só desta maneira você estará se protegendo dos problemas pré existentes, evitando assim desgastes pessoais e financeiros.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário