Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 25 de setembro de 2011

Hoje tem o Premio Chico Anysio

Humorista, ator, escritor, dublador, compositor, pintor, cantor e... turfista, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, conhecido como Chico Anysio, será homenageado neste fim de semana pelo Jockey Club Brasileiro.

Nascido em 12 de abril de 1931, na cidade de Maranguape, município de Fortaleza, estado do Ceará, o filho de Francisco e Haydee mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro ainda cedo, aos oito anos.

Chico começou trabalhando no rádio, na década de 1950, exercendo várias funções, entre elas, radiador e comentarista de futebol. Ainda no início dos anos 50, começou a escrever diálogos para algumas chanchadas da época e eventualmente atuava também como ator em filmes.

Estreou na TV em 1957, na extinta TV Rio, e, com todo seu talento e inteligência, ganhou notoriedade nacional sendo considerado um dos maiores humoristas brasileiros de todos os tempos.

Em sua brilhante carreira, criou quadros e personagens sensacionais na TV Globo e, alguns deles, serão lembrados neste fim de semana pelo Jockey Club Brasileiro.

Na política, mais precisamente na época do regime militar, Chico Anysio foi um dos responsáveis pela intermediação referente ao exílio de Caetano Veloso, em Londres.

Começou no turfe carioca em 1954, tendo cavalos em sociedade com o humorista e turfman Haroldo Barbosa. Depois vieram os Studs Chico City, Chico City II, Chico City III e Eternamente Chico, tendo conquistado mais de 300 vitórias só no Hipódromo da Gávea.


Entre os bons corredores que defenderam seus studs, se destacou New Export (Exile King e Important Daisy, por Ghadeer), vencedor dos GGPP Estado do Rio de Janeiro (G1) e Francisco Eduardo de Paula Machado (G1), ambos em 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário