Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 24 de dezembro de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

FRATURA DE MANDÍBULA

A mandíbula é o único osso móvel da cabeça do cavalo e está localizada na parte inferior como vemos na figura em vermelho.


Sua função está ligada diretamente a mastigação e fonética (relincho).

As fraturas completas ou incompletas de mandíbula ocorrem pelos traumas diretos como coices, pancadas e quedas, causando instabilidade na mastigação com mau alinhamento dos dentes e ossos, cheiro ruim e dificuldade na abertura e fechamento da boca com possível crepitação pela presença de fragmentos ósseos. Pode ocorrer também, caso a fratura esteja junto aos alvéolos dentários, a instabilidade do dente com sua queda.

O diagnóstico será realizado através de exame radiográfico para avaliação do tipo, tamanho e localização da fratura bem como as estruturas próximas acometidas.

Sabendo-se o grau de lesão, o tratamento será escolhido dentre algumas opções como o uso de pinos intramedulares e/ou placas, fixações pela pele, parafusos cirúrgicos, uso de fios de aço e resinas odontológicas para estabilidade da mordida e fechamento da boca.

Mais importante que o próprio procedimento cirúrgico é o pós operatório. Devemos poupar ao máximo a mandíbula oferendo alimentos mais fáceis de serem mastigados, evitando maior desconforto e dor ao animal. Também serão utilizados antibiótico terapia e anti-inflamatórios com muitos curativos diários para diminuir os riscos de infecção.

Consulte sempre o médico veterinário, somente ele poderá fazer um prognóstico preciso e manter a saúde do seu animal !!!

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
Transc. Site Raia Leve

Nenhum comentário:

Postar um comentário