Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Endoscopia respiratória em cavalos atletas


Matéria Especial - A importância da endoscopia respiratória em cavalos atletas


Os distúrbios do sistema respiratório ocupam o segundo lugar, atrás dos distúrbios do sistema músculo-esquelético, na limitação do desempenho atlético dos equinos. Ocorrem grandes perdas econômicas quando os programas de treinamento de equinos são interrompidos em razão de enfermidades respiratórias. A detecção precoce de problemas respiratórios é essencial para o rápido retorno dos animais de corrida ao treinamento.

As enfermidades das vias aéreas nos cavalos são muito comuns, sendo fator limitante no exercício do cavalo atleta. Existem relatos de que as doenças respiratórias foram identificadas em cerca de 42% dos cavalos atletas que apresentavam queda no desempenho.






A endoscopia é uma ferramenta muito útil na avaliação do trato respiratório dos equinos. O exame endoscópico tornou-se rotina no cavalo atleta nos últimos tempos. Sua utilização auxilia na determinação da origem de sons respiratórios anormais que acompanham, por exemplo: a Hemiplegia Laríngea, o Deslocamento Dorsal do Palato Mole (foto1), a Hiperplasia Folicular Linfóide e o Aprisionamento da Prega Aritenoepiglótica.

Estes achados endoscópicos são clinicamente comuns, facilmente diagnosticados e podem ser a justificativa para um baixo desempenho do cavalo. O exame endoscópico auxilia ainda na visualização de secreções presentes na traqueia, assim como sangue no caso de Hemorragia Pulmonar Induzida pelo Exercício (HPIE) (foto 2). O exame clínico do trato respiratório, juntamente com os achados endoscópicos, constitui uma ferramenta importante no diagnóstico de enfermidades respiratórias.

Durante a última década, as pesquisas em cavalos atletas mostram grandes e crescentes evidências de que o sistema respiratório pode ser um fator limitante para um máximo desempenho, mesmo nos animais sadios. Portanto, qualquer distúrbio mesmo que subclínico ou moderado pode, significativamente, desequilibrar o metabolismo aeróbico do cavalo, diminuindo muito seu desempenho atlético.

A importância hoje da endoscopia no meio esportivo equestre torna o diagnóstico, bem como o tratamento das possíveis enfermidades, mais precoce e eficaz, reduzindo, desta forma, gastos no tratamento das doenças respiratórias e auxiliando, também, na definição dos prognósticos destas mesmas enfermidades.



por Juliana Nabuco Otaka
CRMV-RJ 8732
transc. Site JCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário