Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Russia, manifestação contra fraude eleitoral


Manifestação contra fraude eleitoral termina com quase 600 detidos em Moscou
Opositores dizem que resultados foram falsificados a favor da coalizão Rússia Unida

Quase 600 pessoas foram detidas na noite desta terça-feira (6) no centro de Moscou por participarem de uma manifestação para denunciar fraudes nas eleições parlamentares do último domingo (4), quando a coalizão governista Rússia Unida saiu vencedora, informou uma fonte policial.



No total, foram detidas 569 pessoas, disse um funcionário da polícia à agência Interfax. Segundo a fonte, no centro de Moscou se concentraram cerca de 2.000 pessoas que promoveram um comício não pactuado com as autoridades para debater os resultados das eleições à Duma (a Câmara dos Deputados do Parlamento russo).

Anteriormente, o escritório do Ministério do Interior da capital russa tinha informado que 300 pessoas haviam sido detidas na manifestação, a segunda desde a segunda-feira, quando foram anunciados os resultados das eleições. Diante das manifestações, as autoridades reforçaram as medidas de segurança com a incorporação de efetivos das tropas do Ministério do Interior aos trabalhos de vigilância.

Na ação de protesto desta terça foram detidos 45 ativistas da Outra Rússia, partido opositor radical sem registro legal, declarou à Interfax o dirigente do grupo, Alexei Averin. Ele indicou que o líder da Outra Rússia, o escritor Eduard Limonov, também foi detido, mas acabou posto em liberdade horas depois.

Todos os setores opositores foram unânimes ao denunciar graves irregularidades no pleito de domingo. Gennady Ziuganov, líder do Partido Comunista, a segunda formação mais votada, denunciou que os resultados do pleito foram falsificados para favorecer a Rússia Unida. Segundo Ziuganov, o governo chegou a somar até 15% mais de votos através de fraudes.

POR Kirill Kudryavtsev/AFP
http://noticias.r7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário