Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

FRATURA DISTAL DE METACARPIANO ACESSÓRIO

O osso metarcarpo III ou com é mais conhecido o osso da canela do cavalo tem ao seu lado mais dois osso chamados metarcarpo II e metacarpo IV ou metacarpos acessórios.

Eles se localizam medial e lateralmente na face palmar (figura 01), podendo ser facilmente palpados e ainda mais, a fratura destes ossos geralmente em sua porção distal pode ser identificada no exame clínico pelo aumento de volume e pela pressão dos dedos sobre estes, com clara presença de dor no local.





Este tipo de fratura normalmente ocorre associado à desmite do ligamento suspensor do boleto (inflamação) que passa junto a estes ossos e claudicação de variados graus.

Como causa das fraturas temos os traumas diretos como as batidas e a pressão que o ligamento suspensor faz junto a estes ossos. Lembramos que na porção final ou distal os metacarpianos II e IV não estão presos a nenhuma estrutura. No momento do galope e exercício esta pressão é observada e por vezes deslocando a ponta do osso que quebra.

O diagnóstico é confirmado pelo exame radiográfico e o tratamento deverá ser realizado com anti inflamatórios locais e sistêmicos (endovenosos e/ou intra musculares) e com a cirurgia para retirada do fragmento.

Este procedimento cirúrgico é simples e rápido com o retorno do animal ao exercício e as provas rapidamente, mantendo sua performance igual aos momentos onde não havia a fratura.

Consulte sempre o médico veterinário, somente ele poderá fazer um prognóstico preciso e manter a saúde do seu animal !!!

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário