Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Sebastião Ferreira, um verdadeiro turfman


O Jockey Club Brasileiro relembra neste sábado, 14 de abril, com a realização de uma Prova Especial, em 2.100 metros, na pista de areia, o grande turfman Sebastião Ferreira.

Amante dos cavalos de corrida, Sebastião Ferreira foi o criador do Haras Tibagi, tendo importado para servir no país, entre outros, o garanhão francês Vasco da Gama, um cavalo de fundo e com vitórias clássicas na França e que produziu, para ele, entre outros, os ganhadores clássicos Elisie, France, Jedroca e Sang-Chaud.

Outros de seus vencedores nobres como criador foram Artung, Frizli, Unissono, Arnaldo (GGPPs Paraná e GP Cruzeiro do Sul , ambos de G1 em 1975) - na foto, vencendo o GP Paraná, em 1975, por desclassificação de Manacor, outro produto oriundo dos campos do Haras Tibagi, um filho de Corpora e Mallorca, por Mogul, de propriedade de Roberto Azurem Furtado - e Mais Que Nada - GP Diana, G1, paulista, de 1975, páreo em que as segunda e terceira colocadas, Amazone e France, foram também criadas por ele em Campinas, junto ao então Posto de Fomento de Jockey Club de São Paulo, onde o haras ficava.

Sebastião Ferreira, de cultura refinada, grande amante da França, onde tinha uma linda casa em La Morlaye, Chantilly, e onde chegou a ter cavalos correndo sob o treinamento de François Doumen, vendeu o Haras Tibagi no final da década de 1970. Suas cores no Jockey Club Brasileiro eram cinza e boné grená.

Nenhum comentário:

Postar um comentário