Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 6 de novembro de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

POR DENTRO DA BOCA DO SEU CAVALO!!!

Hoje falaremos sobre um assunto tão importante e que pode passar despercebido para muitos, a boca do seu cavalo. O Dr. Mauricio Mesquita, especializado em tratar da cavidade oral de equídeos, descreverá a seguir sobre as características, importância, benefícios e malefícios que envolvem este tema.

Os cavalos são herbívoros de um só estomago que, diferente dos ruminantes, dependem de boa mastigação para a correta quebra das fibras vegetais e consequente digestão e absorção dos alimentos.

Ao contrario dos humanos, os eqüídeos (eqüinos, asininos, muares e zebras) adaptaram sua dentição durante milhares de anos de evolução para longos períodos de mastigação (por volta de 18 horas por dia) de forma a transformar o alimento “grosseiro” apanhado no ambiente em partículas menores e digeríveis.

Importante conhecer que os dentes dos equídeos se dividem em coroa, coroa de reserva e raiz dentária, tendo como característica a erupção contínua por toda a vida. Esta última e a coroa de reserva vale lembrar, não ocorrem no Homem.

Conforme os dentes vão se desgastando, formam-se pontas de esmalte dentário nas laterais dos pré-molares e molares superiores e na face interna dos inferiores. Tais pontas de esmalte são afiadas e causam feridas na face interna das bochechas e na língua enquanto o animal mastiga. Com o passar do tempo, essas feridas evoluem para ulceras, que são muito dolorosas, prejudicando a mastigação e todo o processo digestivo. Como resultado temos a perda ou dificuldade de ganho peso, queda de performance, maiores gastos com alimentação, suplementação vitamínica e medicamentos.

A correção de tais problemas mastigatórios, que via de regra ocorre em todos os cavalos no decorrer da vida, se dá através de exame anual da cavidade oral com subsequente grosamento das pontas de esmalte dentário. Tal exame e grosamento dentário devem ser realizados com o animal em jejum para que este possa ser sedado e manejado com segurança.

Durante o procedimento odontológico, o médico veterinário também verifica se há presença dos primeiros pré-molares (dentes de lobo) que devem ser extraídos em qualquer fase da vida por causarem grande incômodo durante a doma e treinamento.

Pode-se realizar também “encaixes” de embocadura (freios e bridões), o que melhora enormemente o conforto do animal durante a equitação e resultados com os cavalos de esporte, sela, e até mesmo de atrelagem (charretes e troles).

Consulte regularmente um médico veterinário de eqüinos, somente ele avaliará a boca de seu cavalo de forma correta e precisa.

Dr. Mauricio Luiz Mesquita de Palma
mau.palma@uol.com.br

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário