Neste sábado, dia 12 de novembro, o Jockey Club Brasileiro celebra Mossoró, o cavalo pernambucano que foi o 1º ganhador do GP Brasil. A prova será disputada em 1.300 metros, na pista de grama e terá a participação de cinco concorrentes. Abaixo, um pouco da história do homenageado.
O tordilho Mossoró, por Kitchner e Galathéa, nascido em 1929, em Pernambuco, no Haras Maranguape, do Coronel Frederico João Lundgren, foi o primeiro vencedor do Grande Prêmio Brasil, disputado em 1933.
Sua vitória, nos 3.000 metros daquela que seria a mais importante prova do turfe brasileiro, foi obtida em pista de grama úmida, na marca de 3min09s4/5. Mossoró defendia a farda azul e ouro em listras horizontais, do seu criador, e foi pilotado por Justiniano Mesquita.
No mesmo ano de 1933, Mossoró venceu os GGPPs Cruzeiro do Sul e Dezesseis de Julho. No ano seguinte, foi levado para a Inglaterra onde apresentou-se em diversos hipódromos britânicos, sendo o primeiro animal brasileiro a obter uma vitória em prados estrangeiros.
por Fernando Lopes
Nenhum comentário:
Postar um comentário