Vereadores decidem hoje sobre troca de terrenos. A troca de uma área do Jockey Club de Porto Alegre por um trecho rente à Avenida Diário de Notícias pertencente à prefeitura será votada hoje na Câmara de Vereadores, sob pressão. Moradores do bairro Cristal, na zona sul da Capital, estarão nas galerias para pedir a rejeição da permuta, que interessa à prefeitura e ao Jockey.
Os dois terrenos têm cerca de 11 mil metros quadrados. A prefeitura quer um trecho da área do Jockey na esquina entre as avenidas Icaraí e Chuí para instalar uma estação do futuro BRT, o sistema de ônibus rápidos previsto para vigorar na Capital. A área utilizada pela estrutura avançaria sobre o hipódromo, que teria de remodelar sua pista de corridas, passando de 2 mil metros quadrados para 1,6 mil metros quadrados.
Em contrapartida, o clube receberia uma faixa que se estende pela Diário de Notícias até a bifurcação com a Avenida Guaíba, utilizada parcialmente pela prefeitura. O objetivo do Jockey é explorar espaços em empreendimentos imobiliários a serem construídos na região, segundo o seu presidente, José Vecchio Filho:
– Nós temos que criar ativos para o nosso patrimônio. A nossa ideia de empreendimento seria fazer uma permuta por área construída na qual ficássemos com a área comercial, para locar. Isso geraria uma receita eterna para o clube. Estamos tentando viabilizar. No meio do assunto veio a Copa, veio o terminal, e estamos compondo os interesses.
Dois ônibus com até cem pessoas deverão estacionar junto à Câmara para lembrar os vereadores de que há necessidade de assentar moradores da região por causa das desapropriações relativas a obras públicas. Um lugar propício para receber essas pessoas, na opinião deles, seria o espaço a ser cedido ao Jockey.
A sessão na Câmara deve começar às 14h. A presidente da Casa, vereadora Sofia Cavedon (PT), faz críticas ao projeto, mas admite que a tendência é de aprovação da permuta.
Transcrito do Jornal Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário