Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

terça-feira, 12 de julho de 2011

Vettori: a imponência de Machiavellian no Brasil


Vettori pertence ao Stud TNT e Old Friends e está em Bagé/RS

Já consagrado no universo do Puro Sangue Inglês brasileiro, Vettori teve a sua “repatriação” bastante comemorada há cerca de 2 anos, e agora surge com bastante força no catálogo de reprodutores que estarão por aqui na próxima temporada de monta.

Criado na Irlanda pelo Sheikh Mohammed Bin Rashid Al Maktoum, Vettori deu início a sua campanha ainda aos 2 anos, numa eliminatória disputada em Yarmouth, na distância da milha, em pista de grama. Vettori foi o quarto colocado, a 3 corpos e ¼ do ganhador, Tira Heights. Já em sua atuação seguinte, Vettori cruzou o disco em primeiro, abandonando a turma dos “perdedores” numa corrida em 1.600 metros, na pista de grama de Newcastle.

Em seguida, Vettori “pulou” diretamente para a Poule D’Essai des Poulains (gr.I), em Longchamp, onde um pescoço de vantagem lhe garantiu a vitória nos 2000 Guinéus Franceses. O qualificado Atticus (a título de ilustração, avô materno de Timeo) foi o segundo colocado nos 1.600 metros em pista de grama, que reuniu 8 potros de 3 anos na referida edição do páreo. Enviado para a Inglaterra a fim de competir no Derby de Epson (gr.I), Vettori foi o sexto em páreo vencido pelo norte-americano Lamtarra. Ainda na Inglaterra, Vettori produziu aquela que seria a derradeira apresentação de sua campanha, por ocasião do St. Jame’s Palace (gr.I), em Ascot. O resultado obtido foi um terceiro lugar, a 4 corpos do ganhador Bahri.

Vettori, portanto, deu números finais à sua campanha com apenas 5 atuações produzidas, tendo duas delas sido convertidas em vitórias, com os seus prêmios atingindo US$ 260 mil. O neto de Sir Ivor ingressou na reprodução ainda na década de 90, produzindo ganhadores clássicos na Austrália (incluindo os de grupo I, Sound Action, St. Basil e Macavelli Miss), França, Inglaterra, Suécia e Turquia.

Em 2002 Vettori cumpriu a sua primeira temporada de monta no Brasil, e até aqui, com apenas duas gerações suas estreadas em nossas pistas, este representante do excelente Machiavellian (pai, dentre outros reprodutores, de Street Cry), já produziu 4 ganhadores de graduação máxima (Do Canadá, Meu Rei, Imortelle e Joe Bravo), além de Out of Control, milheiro clássico, exportado para os Estados Unidos, e que hoje serve como reprodutor no Brasil.

Vettori pertence aos Haras Old Friends e TNT, e se encontra alojado neste último, em Bagé/RS.

O VI Leilão de Coberturas da ACPCPSI/Raia Leve oferece uma cobertura de Vettori.

por Victor Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário