Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

Como sempre abordamos em nossas matérias, a prevenção é a melhor e mais econômica forma de manter a saúde do seu animal. Por isso, hoje falaremos sobre vacinação.

A vacina é a maneira mais eficaz de se prevenir várias doenças, como o tétano, encefalomielite equina, rinopneumonite equina, influenza equina, leptospirose e raiva.

Ao se vacinar, seu animal passa a ter proteção (anticorpo) e torna-se imunizado e protegido. Mas uma grande preocupação com a forma de aplicação e como este produto estava armazenado deve estar presente para proprietário e o médico veterinário. As vacinas, em sua maioria, devem estar acondicionadas resfriadas, longe do sol direto, calor e luminosidade intensa. Quando isso não acontece podemos ter uma vacina sem eficácia, sendo sua aplicação sem nenhum efeito, ou seja, não protegendo seu animal.

As vacinas são feitas de substâncias como proteínas, toxinas, partes de bactérias ou vírus, bactérias ou vírus inteiros, atenuados ou mortos. Quando injetado, forma uma reação semelhante à que ocorreria no caso de uma infecção pelo agente que estamos combatendo, levando a produção de anticorpos tornando o animal imune e formando uma memória imunológica, que torna mais rápido e fácil o reconhecimento do agente em futuras infecções.

Em determinados momentos como em doenças agudas com febre, diarreia, tratamento com antibiótico, reação prévia à vacina com vermelhidão, edema local, dor local e febre moderada, prenhez (para algumas vacinas), amamentação e desnutrição, não devemos fazer a aplicação da vacina, pois, precisamos de saúde plena com um sistema imunológico pronto a responder a substância usada.

Ao proprietário devemos deixar claro que a vacinação minimiza em muito o risco do desenvolvimento de uma doença, não podendo afirmar que esta patologia nunca aparecerá. Existem muitas condições que podem fazer a vacinação não ser eficaz, desde a condição de saúde do animal até a qualidade da própria vacina no momento de sua aplicação.

Consulte sempre seu médico veterinário, somente ele poderá tirar suas dúvidas e ter certeza da qualidade dos medicamentos, vacinas e saúde do seu cavalo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário