Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Southampton: o “inesgotável” alazão à disposição dos criadores


Southampton pertence ao Stud Embalagem e está alojado em Itú/SP.

A temporada de monta 2011 na América do Sul, cujo início iminente agita um dos setores mais interessantes do mundo turfístico, reúne grandes nomes em seu cartel. No caso do Brasil, além de reprodutores já consagrados que seguem catalogados por aqui, também aparecem gratas novidades, tanto com procedência internacional quanto nacional. E dentre os “brazucas” que buscam o seu espaço está Southampton.

Um crioulo e defensor do Haras Figueira do Lago – faz parte da geração criada em 2001 pela coudelaria – Southampton desde muito cedo chamava atenção. Tanto pelo físico de um autêntico filho de Midnight Tiger quanto pelos seus exercícios em pista, Southampton acusava predicados de um valoroso corredor. Vitorioso em sua 4ª (1.400 metros, areia, Cidade Jardim,) saída às pistas – produzida ainda aos 2 anos – Southampton não tardou em mostrar a sua grande predileção pela raia de areia. Após obter uma sequência de colocações, em janeiro de 2005, o neto de Dark Brown venceu um páreo de turma na distância dos 1.600 metros na areia, para, depois, repetir a dose na Prova Especial Profissionais do Turfe, corrida nas mesmas pista e distância.

A partir deste ponto, Southampton virou um freqüentador assíduo da esfera clássica, e de compromissos mais encorpados, como, por exemplo, o GP Hipódromo Paulistano (gr.III, 2.000 metros, areia), onde arrematou em segundo para Ketter. Nos últimos suspiros de 2005, Southampton venceu a Prova Especial Almirante Joaquim Marques Lisboa – Marquês de Tamandaré (1.300 metros, areia, Cidade Jardim), sendo que em 2006 somente 5 atuações foram agregadas ao seu retrospecto. No ano de 2007, Southampton venceu o Clássico Câmara Municipal de São Paulo (L, 1.400 metros, areia), além das Provas Especiais Jorge Wallace Simonsen (1.300 metros, areia) e Presidente Vicente Renato Paolillo (1.600 metros, areia). Nesta mesma temporada, destaque ainda para a escolta de Southampton ao excepcional Giruá no GP Presidente do Jockey Club (gr.III, 1.600 metros, areia). Ao todo, foram 14 vitórias de Southampton em cinqüenta e uma saídas produzidas nas pistas de Cidade Jardim, dos 2 aos 8 anos de idade.

Descendente de uma linha baixa “importada” pelo Haras Rosa do Sul da Argentina, Southampton parte da mesma família materna da qual descende, por exemplo, a arenática Notável Sureña. Southampton ingressou na reprodução em 2010, pertence ao Stud Embalagem e está alojado no próprio haras em Itú/SP.

O VI Leilão de Coberturas da ACPCPSI/Raia Leve oferece uma cobertura de Southampton.
por Victor Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário