Jeane Alves
terça-feira, 12 de julho de 2011
Torrential: de Gulch para o Brasil
Torrential pertence ao Haras Santa Rita da Serra e está em Tijucas do Sul/PR
Quando Mr.Prospector, na década de 90, teve alguns brilhantes representantes entre os reprodutores no Brasil, este chefe de raça caiu na graça dos turfistas e criadores brasileiros. Gulch, um dos melhores filhos de Mr.Prospector já vistos em ação nas pistas, conseguiu estender o legado de seu pai na reprodução, e com a vinda de Torrential para o Brasil, na década passada, a nossa genética teve acesso a um dos mais nobres “canais” de Mr.Prospector.
Pertencente à geração nascida no Kentucky em 1992, Torrential, no entanto, não iniciou a sua campanha nos Estados Unidos. Enviado ainda potro para a Inglaterra, Torrential começou a demonstrar o seu poderio em terreno britânico, vencendo uma eliminatória para produtos de 3 anos em Doncaster, na distância dos 1.400 metros em pista de grama. Na sua segunda exibição, Torrential repetiu a dose, no páreo de até uma vitória, em Ripon – agora em 1.800 metros na grama. Encarando o seu primeiro compromisso na esfera clássica, Torrential atuou no Tresher Classic Trial Stakes (gr.III, 2.000 metros, grama, Sandown Park), onde arrematou em quinto, com Pentire e o ótimo Singspiel ocupando os postos principais.
Na sequência, Torrential, pela primeira vez em sua campanha, competiu fora de domínios britânicos, ao encarar os 1.800 metros na grama do Prix Jean Prat (gr.I), em Chantilly, na França. E num final de plena emoção, Torrential superou, por um focinho, o local Annus Mirabilis, na mais importante conquista de sua campanha. Terceiro para os irlandeses Valanour e Singspiel no Prix du Jockey Club (gr.I, 2.000 metros, grama, Chantilly), o Derby Francês, Torrential voltou ao seu país natal, em meados de 1995, para obter um segundo lugar no American Derby (gr.II, 1.900 metros, grama, Arlington Park).
Depois disso, Torrential foi enviado para Nad Al Sheba, onde estreou com um segundo para Halling num allowance, em 2.000 metros na areia, credenciando-se, assim, para a data magna do festival árabe. Com um oitavo na versão inaugural da Dubai World Cup – vencida por Cigar – Torrential encerrou sua campanha totalizando 3 vitórias em 8 saídas. Mais de US$ 180 mil em prêmios para o castanho.
Em sua produção, Torrential destaca-se pelos nomes de Hook The Pirate (GP Jockey Club de São Paulo (gr.I)), Vitalino Mestre (Tríplice Coroado Paranaense e ganhador de grupo III em SP), pelos também ganhadores graduados Ursula’s Home, Baby Victory, Vale da Lua, Serelepe, Taverne, Uly di Josefine, dentre outros corredores clássicos.
Torrential pertence ao Haras Santa Rita da Serra, também responsável pelo seu alojamento, em Tijucas do Sul/PR.
O VI Leilão de Coberturas da ACPCPSI/Raia Leve oferece uma cobertura de Torrential.
por Victor Corrêa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário