Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 16 de julho de 2011

Champion Stakes (G1) muda de palco e é a prova mais rica do turfe britânico


New Approach


Os famosíssimos 2.000m do Champion Stakes (G1), na linha reta de Newmarket e que, por exemplo, marcou a despedida das pistas do famoso tríplice coroado (aliás o último) inglês, Nijinsky (Northern Dancer e Flaming Page, por Bull Page), nascido no Canadá, mudam de palco este ano. Saem de Newmarket e vão para Ascot. Deixam de ser em linha reta e passam a ser disputados em curva.

O remanejamento tem como objetivo fazê-lo o ponto culminante do segundo semestre britânico. O dia? 15 de outubro. Neste mesmo dia, serão disputados mais cinco provas de grupo, sendo que duas de G1 e três de G2. E isso já está sendo chamado do Champion's Day.

Com esta mudança e a criação deste dia especial, além da transferência de hipódromo e pista, haverá a inclusão, adiando-o em três semanas, do Queen Elizabeth Stakes (G1), a final européia das grandes provas na milha. E que, agora, deverá ser corrido em linha reta.

Tudo isso está patrocinado pela companhia financeira do Qatar Qipco, entusiasmada pelos milionários do Qatar aos quais foram atribuídos a compra de Makfi (Dubawi e Dhelaal, por Green Desert), ganhador no ano passado dos 2000 Guineas Stakes (G1), prova em que Canford Cliffs foi terceiro, e, sobretudo, da milha, em linha reta, do Prix Jacques Le Marois (G1), em Deauvillle, quando teve como runner-up a fenomenal Goldikova (Anabaa e Born Gold, por Blushing Groom).

Além disso, o Champion Stakes (G1), passa este ano como a prova mais bem dotada do calendário britânico: 1.3 milhões de libras (perto de 1.48 milhões de euros), superando os 1.25 milhões de libras do Investec Derby Stakes (G1). E o Queen Elizabeth Stakes (G1), será a mais rica prova na milha da Europa: 1 milhão de libras. quase o dobro do Jacques Le Marois,

Finalmente, os ingleses limitaram a quatorze o número de concorrentes ao novo Champion Stakes (G1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário