Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Risota, a maior reprodutora brasileira de todos os tempos!

Risota, a maior reprodutora brasileira de todos os tempos!

Considerada a maior reprodutora brasileira de todos os tempos e responsável pela maior família materna, Risota também será reverenciada na programação do próximo sábado, dia 16, com uma Prova Especial, destinada a potrancas de três anos, em 1600 metros na grama.

Criada pelo Haras Faxina, a castanha nascida em 1959 nem chegou a correr. Filha do clássico Jolly Jocker (também de criação e propriedade do Haras Faxina) e Duna, por Djebel, produziu como mãe os clássicos Clouet (também garanhão clássico), Drambuia (mãe do clássico Only Once – pai de Quinze Quilates, vencedor do GP Brasil, G1, de 1996) e Hello Riso (vencedora do GP Diana, G1, paulista e mãe dos clássicos Quebra Cabeça e Rabat, este seu último produto, um belo adeus porque foi ele o ganhador do GP Derby Paulista, G1, de sua fornada.


Além disso, através de sua filha Mignon, que também não correu, é avó dos irmãos próprios, Quintus Ferus, campeão do GP Ipiranga (G1), depois reprodutor clássico no Haras São Quirino, e Thignon Lafré, de criação e propriedade do Haras Malurica, para quem venceu os GPs São Paulo (G1), Derby Paulista (G1) e Jockey Club de São Paulo (G1). Ambos são filhos de Henri Le Balafré.


Thignon Lafré (foto) foi sindicalizado na reprodução e se tornou um dos melhores garanhões nacionais de todos os tempos, produzindo, entre outros, Roxinho, tríplice coroado em 2001; Thignon Boy, vencedor do GP Brasil (G1), GP ABCPCC - Matias Machline (G1) e GP Oswaldo Aranha (G1), todos em 2004; Estrela Anki, que levou o GP Zélia Gonzaga Peixoto de Castro (G1), em 2009; Ballxiza, campeão do GP Derby Paulista (G1), em 1998, e terceiro no GP Carlos Pellegrini (G1) no mesmo ano; Valiantness, vencedora do GP OSAF (G1), o São Paulo das éguas, em 2004; Lewis, que levou o GP Cruzeiro do Sul (G1), o Derby carioca, em 2010, e Estrela Cósmica, campeão do GP Linneo de Paula Machado (G1), o Grande Criterium da Gávea, também no ano de 2010.

Por Celson Afonso

Nenhum comentário:

Postar um comentário