Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

ARTRITE INFECCIOSA

A artrite, como já relatei em artigos anteriores tem como definição a inflamação da articulação. Ela pode acometer uma ou mais estruturas articulares o que veremos na sequencia desta matéria. Podemos destacar como causas os traumas constantes, entorses e torções, movimentos inadequados e forçados, corpos estranhos e as feridas. Hoje falaremos sobre a artrite infecciosa, ou seja, aquela inflamação articular contaminada.

Sua aparência é a de uma articulação bem aumentada de volume com distensão da capsula articular, produção excessiva de liquido sinovial, dor, claudicação, aumento de temperatura local podendo ocorrer febre, apatia e diminuição do apetite. Nos casos de contaminação grave, tratamento ineficaz ou iniciado tardiamente, as estruturas articulares como cartilagem, as extremidades ósseas, ligamentos, tendões e estruturas adjacentes normalmente podem estar envolvidas, o que dificultará ainda mais o seu tratamento e prognóstico.

A artrite séptica, infecciosa ou bacteriana ocorre por contaminação e falha na assepsia local das punções articulares, contaminação de agulha, seringa e/ou medicamento, bem como, feridas, infecções sistêmicas e pós operatórias. As bactérias normalmente envolvidas são as enterobacteria, Streptococcus sp, Stafilococcus, Escherichia coli, o que não podemos entender e aceitar como regra. Estas são as bactérias normalmente encontradas, mas não são raras a presença de outras como contaminantes.

O tratamento consiste no uso de antibiótico terapia específica, anti inflamatórios sistêmicos, massagem local, bandagem compressiva em alguns casos, punções e lavagem articulares com antibióticos e/ou anti inflamatórios associados.

O uso de exames do líquido sinovial para se observar os tipos e quantidades celulares (grau de inflamação) e o exame de cultura e anti biograma servem para se avaliar a bactéria envolvida e qual o antibiótico a que ela é sensível.

Exames radiográficos, ultrassonográfico e artroscópicos são usados na avaliação das estruturas envolvidas, entretanto somente com um bom exame clínico e acompanhamento diários do tratamento teremos maior chance de sucesso.

Os cuidados e observações diários são de suma importância para o bem estar do seu animal. Consulte sempre um médico veterinário.

Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário