Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Kirkinchi vence em Palermo o Clásico República Federativa Del Brasil


O calendário nobre do Hipódromo Argentino de Palermo contempla anualmente uma prova em homenagem ao Brasil, classificada na escala internacional como grupo 3, e reservada para cavalos de quatro anos e mais idade, na clássica distância de 1.600 metros, denominado “Clasico República Federativa del Brasil-G3.

A importante prova estrelar, disputada no ultimo sábado na areia parlemitana, reuniu cinco competidores, o campeão em todas as pistas, Cafrune (Colonial Affair); “La Maquina Blanca” Mad Speed (Mad Champ); Kirkinchi (Interprete); Body Sam (Body Glove) e o brasileiro Espalha Brasa (Lode) de criação do Haras Santa Maria de Araras.

Com Mad Speed desde os tramos iniciais na posição de vanguarda, com Cafrune em segundo sendo acompanhando de perto por Kirkinchi em terceiro. O desenrolar da carreira se manteve inalterado até a entrada do direto. O tordilho Azulenho insistia na posição, marcando a cadencia com alguma folga, enquanto Cafrune recebia assédio de Kirkinchi aberto, já visando desalojar o ponteiro. Nos 150 finais, na tocada enérgica de Gonzalo Hann, estabelecido o mano a mano, assim chegaram ao espelho trocando galões e aparentemente igualados. Contudo foi visível a vitória de Kirkinchi, porém foi chamnda a fotografia; que fez subir a placa favorável ao zaino colorado de Mar del Plata por focinho de diferença.

Grande atuação do jockey platense Gonzalo Hann conduzindo Kirkinchi, que impediu a letal tocada final de Pablo Falero e impôs sobre o favorito Mad Speed, uma derrota surpreendente. Em terceiro a 3 corpos Cafrune, com Body Sam completando a quadrifeta a 13 corpos. Espalha Brasa não figurou em nenhum momento finalizando em último distante.

Kirkinchi, 7 anos, filho de Interprete e Sugar Girl por Personal Flag, nascido no Haras Abolengo, de propriedade da Caballeriza Los Mellizos de Mar del Plata, com treinamento de Mario Ricciuto, estabeleceu o tempo de 1’33”81 para as doze quadras de areia normal no circo de Palermo.

Foram 25 saídas de Kirkinchi em sua campanha, com a vitória no Clásico República Federativa Del Brasil – G3, o descendente de Mr. Prospector alcança sua primeira prova graduada - possui ainda 6 impactos comuns e 1 handicap -, com 13 figurações e apenas 2 atuações fora do marcador. Trata-se de um elemento de grande utilidade e rentabilidade nas pistas e pelo que demonstrou, vai trazer novas alegrias aos seus interessados.

por Mário Rozano

Nenhum comentário:

Postar um comentário