EVULSÃO DO CASCO
A evulsão do casco ou exongulação é o processo que leva a queda, deslocamento ou arrancamento do casco, separando este estojo córneo da parte tegumentar.
No início enquanto não houve este deslocamento ou queda, o animal apresenta claudicação intensa chegando a não apoiar o membro afetado. A coroa do casco começa a descolar da porção germinativa até que fique solto e caia.
Esta grave lesão pode ocorrer tanto de traumas e feridas mal cuidadas até lesões extensas na coroa e/ou nas laminas do casco (laminite).
Em casos raros este arrancamento pode se dar quando o animal prende o membro em um buraco ou arame e na tentativa desesperada de se soltar, força tanto que acaba ocorrendo esta avulsão.
Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de Equinos
Nos casos graves onde ocorreu o desprendimento, a eutanásia normalmente é indicada pela grande dificuldade em se tratar um animal nestas condições, entretanto, nos casos onde a coroa começou a se desprender, mas ainda não ocorreu a queda, o tratamento cuidadoso e intensivo deste paciente pode dar resultado positivo com a melhora do quadro após um longo período.
É importante lembrar que o casco cresce lentamente e que está repleto de sujidades e em contato direto com o solo, desta forma, a limpeza e o cuidado diário serão imprescindíveis para o tratamento, assim como o uso de antiinflamatórios, antibióticos, pedilúvios e muita paciência por parte do proprietário e de quem irá cuidar e acompanhar este animal.
Ao notar qualquer manifestação de dor, claudicação ou apatia do seu animal, consulte sempre o seu médico veterinário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário