Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A glória para Acteon Man



Acteon Man é pai de ganhador do GP Brasil

É fato que, no último domingo, quando Belo Acteon cruzou o disco de chegada do Grande Prêmio Brasil (gr.I) na primeira colocação, se selou uma das conquistas mais surpreendentes de toda a história do páreo. Por mais que os exercícios do bonito alazão fossem dos melhores no Vale das Estrelas, e a confiança da respectiva equipe técnica (capitaneada pelo “mago” Dulcino Guignoni) nas suas patas representasse algo bastante concreto, pouquíssimos eram os que acreditariam naquele páreo, num animal que vinha de vencer o “perdedor” há pouco mais de 1 mês. No entanto, não foi apenas isso que chamou a atenção na vitória de Belo Acteon. Muitas outras peculiaridades despertaram a curiosidade dos turfistas, como a tática de corrida adotada, a maestria de Henderson Fernandes, dentre outras coisas. E um destes fatores atende pelo nome de Acteon Man, que passou a ingressar no seleto hall de reprodutores nacionais que se dão ao luxo de contar com filhos ganhadores da prova magna do turfe fluminense.

Nascido no ano de 1998, Acteon Man apresentou-se somente por 9 vezes, e, como muitos outros animais, acabou injustiçado por problemas locomotores, limitando sua campanha a este modesto contingente de atuações. No entanto, por mais escassas que tenham sido, as saídas produzidas por Acteon Man foram suficientes para acusar todo o poderio locomotor ostentado pelo alazão, que “cruzou o disco na frente” em nada menos que 4 ocasiões, das quais se destaca o laurel obtido no Grande Prêmio Ministro da Agricultura (gr.II) de 2003, onde derrotou o seu companheiro de cocheiras Gorylla, que no final daquele mesmo ano venceria o GP Carlos Pellegrini (gr.I) na Argentina. Ainda no referido páreo, onde Acteon Man, então treinado por Antônio Alvani, obteve seu principal sucesso, o terceiro colocado foi Gene de Campeão, que vinha de vencer 3 provas de grupo I em sequência, sendo a principal delas o GP São Paulo (gr.I).

Também em questão de retrospecto, Acteon Man chama atenção por ter vencido em ambas as pistas, dos 1.500 aos 2.400 metros. Já em matéria de pedigree, Acteon Man é componente da primeira geração nacional do norte-americano Be My Chief, que também se destacou através de nomes como os de Jodie, Uracão Negro e Mahler. A mãe de Acteon Man, Clare Garden, foi adquirida em Newmarket pelo Haras São Quirino (criador de Acteon Man), que através desta mesma matriz “tirou” outros bons corredores, como Tero Sabu (segundo colocado em prova de grupo I), Uvento (ganhador de grupo II na areia) e Alegre Lady (obteve colocações em provas de grupo I, grupo II e grupo III). A partir de desta mesma família materna, surgiram outros corredores de destaque – principalmente em pistas européias – a exemplo de Woottton Bassett, um dos melhores potros de 2 anos da atualidade na Europa, tendo ganhado, inclusive, o Prix Jean-Luc Lagardere (gr.I) na França.

Após sua retirada precoce das pistas, Acteon Man ingressou na reprodução no ano de 2005, com apenas 3 nascimentos registrados nesta respectiva geração. Um deles resultou na fêmea All Or Nothing, ganhadora de 4 corridas, sendo a principal delas a Prova Especial Tirolesa, disputada em 2010 no Hipódromo da Gávea. Na temporada seguinte, a produção de Acteon Man aumentou para 8 produtos, e neste lote está justamente Belo Acteon, além da clássica Bollinger, ganhadora de duas corridas em 7 tentativas, se destacando a sua quarta colocação no Grande Prêmio Henrique Possolo (gr.I), vencido no início deste ano por Olympic Message, na Gávea. E dos 6 animais produzidos por Acteon Man nascidos em 2008, apenas 3 já estrearam. Ao todo, são 27 produtos registrados no Stud Book Brasileiro, divididos em 5 gerações nascidas até aqui, sendo que boas expectativas são geradas em relação às próximas “levas” deste semental, que agora, deverá receber mais atenção por parte dos criadores. Na última temporada de monta, Acteon Man cobriu, dentre outras matrizes, a clássica Fúria Olímpica (por Astor Place), do Haras Regina, que em campanha venceu o GP Luiz Fernando Cirne Lima (gr.III) e foi a segunda colocada no GP OSAF (gr.I).

Eis aí, portanto, outro garanhão nacional que poderá se destacar na nossa criação. Basta que Acteon Man receba as devidas oportunidades. E ele já está fazendo por merecer.

Créditos - Raia Leve

Nenhum comentário:

Postar um comentário