Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Parabéns ao Raia Leve,Mário Rozano é o novo colunista

A partir de hoje, o Raia Leve passa a contar com um importante reforço no seu quadro de colaboradores. Estréia hoje uma nova coluna, assinada por Mário Rozano, e denominada "De Turfe um pouco..."

Mário Rozano é pesquisador e editor; autor do livro Histórias de Porto Alegre – Jockey Club; organizador dos livros, “Tentativa de Independência do Estado do Rio Grande do Sul – A Primeira Historia da Revolução Farroupilha (Prêmio Açorianos de Literatura Especial/2010); Odysseus O Velho, por Carlos Nejar, Dicionário Político do Rio Grande do Sul e Porto Alegre Ano A Ano - Uma Cronologia Histórica 1732/1950, de Sérgio da Costa Franco”, entre outros.

De familia de turfistas, seu avó materno além de sócio e assíduo frequentador do extinto Moinhos de Vento em Porto Alegre, era também seu colaborador como dentista do clube. Foi fundador do Jockey Club de Canoas, este com vida efemera, porém de grande importância e localizado distante 40 km de Porto Alegre.

Seu pai foi jóquei no Moinhos de Vento e permaneceu em atividade até 1969 no Cristal. Atuou na Gávea em 1951, porém, logo retornou ao sul onde era o líder das estatísticas. Herdeiro da biblioteca do seu grande amigo José Herculano Machado, incluido a bibliografia turfística com a coleção na integra da revista O JOCKEY desde meados dos anos 20 e Vida Turfistica, para citar publicações do Rio, cresceu neste ambiente, lendo e acompanhando seu pai, sem contudo, se envolver profissionalmente na atividade, além de proprietário de alguns animais no Cristal nas décadas de 80 e em 2000 como sócio em um Stud.


(

Créditos - Raia Leve

Nenhum comentário:

Postar um comentário