Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Saúde Equina, por Tony Gusso

PARALISIA FLÁCIDA DO PÊNIS

A paralisia flácida do pênis é definida como a disfunção da retração deste órgão, ficando o mesmo exteriorizado total ou parcialmente (Figuras 01 e 02).

Tem como possíveis causas a lesão do músculo retrator do pênis, inflamações que provocam a degeneração nervosa, infeções, o uso de alguns fármacos tranquilizantes, bem como alguns traumatismos como feridas no pênis ou prepúcio, hematoma e fratura do pênis.

Um grande problema desta paralisia é o tempo que se demora em iniciar os cuidados, pois o pênis fica sofrendo ainda mais traumatismos por estar pendente entre as pernas, aumentando a inflamação e o edema. Isso acontecendo a uretra pode ficar com seu diâmetro diminuído, dificultado a passagem da urina, causando mais dor ao cavalo.

O tratamento clínico pode não ter o resultado esperado, entretanto, o uso de água morna, massagem local e vitaminas do complexo B podem ajudar no retorno da retração do pênis ao prepúcio. Caso não haja sucesso, o mais indicado é a amputação peniana parcial ou total, lembrando que esta técnica cirúrgica pode apresentar complicações como cistite e nefrite.

Caso seu cavalo apresente estes sinais, chame seu médico veterinário com urgência. Quanto antes iniciar o tratamento melhor o prognóstico.



Dr. Tony Gusso - tonygusso@terra.com.br
Médico Veterinário Especialista em Clínica e Cirurgia de E

2 comentários:

  1. Em muitos lugares do Brasil é costume amputar o pênis do cavalo para fazê-lo rufião. Dessa forma ele ejacula com o toco de pênis que ficou do lado de fora das éguas, deixando-as marcadas para o coito interno do garanhão.

    ResponderExcluir
  2. show muito Bom parabéns excelente trabalho ótimas

    ResponderExcluir