Nos bastidores do Tarumã
1 – Usibelli conquista batismo clássico em São Paulo – Um dia após a vitória de Una Beleza no GP José Paulino Nogueira (gr.III), outro animal treinado no Tarumã fez a “festa” em Cidade Jardim. Foi Usibelli, uma pensionista de Gladston Figueiredo Santos, pertencente ao Haras dos Girassóis. Potranca que pintou muito bem no início de sua campanha – chegou a fazer terceiro no Clássico Primavera (L) para Alegria de Pobre, no recorde da prova – conquistou sua primeira vitória clássica, logo na sua segunda incursão nesta esfera. A condução ficou por conta de Valmir Rocha, em fase excepcional, e também radicado no Jockey Club do Paraná. A próxima atuação de Usibelli ainda não está definida.
2 – Chegaram... – Doze potros do Haras dos Girassóis chegaram na última semana para a cocheira da coudelaria, no Tarumã. Eles pertencem à geração nascida em 2009 no estabelecimento, e contarão com o treinamento de Gladston Figueiredo Santos.
3 – Foram embora... – Os animais do Stud Senhor Moreno alojados no Hipódromo do Tarumã. Em se tratando de um dos principais incentivadores do turfe local (Nilton Slaviero), com animais em várias cocheiras, é fato a se lamentar, principalmente por não ser ele o primeiro stud de grande expressão a rumar para outros centros hípicos, nos últimos meses.
4 – Eleições e CODERE – Na última sexta-feira, a “novela” das eleições presidenciais no JCP ganhou novo capítulo. Desta feita o judiciário paranaense deferiu o pedido de um agravo de instrumento que solicitava a colocação Cresus Coutinho Camargo como presidente da entidade, até a solução definitiva do caso. Cresus foi o candidato da situação nas últimas eleições, e agora assumirá a cadeira de Roberto Hasemann, enquanto Jael Bergamaschi Barros e o grupo oposicionista seguem pleiteando a presidência na justiça. Outro fato que motivou muita discussão foi a veiculação de uma nota, no site do JCP, sobre uma parceria estabelecida entre o clube e a CODERE. Pelo que conseguimos apurar, a vinda concreta da CODERE para o Tarumã só depende de um aval a ser dado pelo alto escalão político de Brasília. Se o “OK” for conseguido, a empresa terá uma loja sua no prado curitibano, a exemplo do que já acontece no Cristal e na Gávea.
5 – Vai para o haras – O castanho Lambrusco (Red Runner), de criação do Haras J.B.Barros e propriedade do Stud Estoríllio, seguirá para o haras, nos próximos dias, a fim de ganhar um período de descanso. Potro que despontou de maneira animadora (venceu no Tarumã e secundou o semi-clássico Gabilú em Cidade Jardim, numa forte eliminatória), Lambrusco é treinado por Edgar Araújo.
6 – Estatísticas revelam ganhadores – Uma vez a nova chamada da Comissão de Turfe prevendo a realização de corridas somente no dia 1º de Julho, as estatísticas da temporada 2010/2011 foram decididas na última sexta-feira. Entre os jóqueis, Valmir Rocha foi o vencedor, com 53 vitórias; Antenor Menegolo Neto prevaleceu entre os treinadores, com 33 sucessos; com 18 vitórias, o Stud Mandrake ganhou no desempate do Haras Rio Iguassu, por número de colocações, e levou entre os proprietários; o Haras Ponta Porã, através de 46 vitórias de crioulos seus, ganhou na categoria dos criadores; Red Runner, com 13 vitórias e 3 colocações a mais que Inexplicable (também com 13 êxitos), foi o melhor entre os reprodutores, e Prega Fogo, com 7 vitórias, o primeiro entre os animais em campanha.
7 – Revelados no Tarumã – o jóquei Emerson Gonçalves Cruz e o treinador Fabrício Borges, que estiveram em evidência no turfe internacional esta semana, são outros que provém do “celeiro de craques”, que é o Hipódromo do Tarumã. O primeiro, conhecido popularmente como “Motoca”, conseguiu notabilidade nacional (vencendo até mesmo prova de grupo I em São Paulo), e após bem sucedidas experiências nos Emirados Árabes, resolveu partir, no ano passado, para a Malásia. Esta semana, Motoca venceu um stakes de $ 90 mil na moeda local. Já Fabrício, filho do treinador Jairo Borges, volta a ter sucesso em incursões internacionais (já havia capitaneado a primeira equipe do Stud Estrela Energia, em Dubai), após proveitosa passagem pelo turfe fluminense. Ontem, na Suécia, Fabrício, na sua primeira inscrição naquele país, mandou para pista o castanho Verde-Mar, que ganhou em recorde para os 1.200 metros na areia.
8 – Crimson Look venceu a penca na Fazenda Rio Grande – A prova de cancha reta realizada no último fim de semana, no Jockey Club da Fazenda Rio Grande, teve em Crimson Look (Crimson Tide), pertencente a João Pereira, o seu ganhador. O crioulo do Stud Capitão superou, por uma cabeça na final, a The Best Winner (Magical Mile), enquanto Madame Alada (Mensageiro Alado) ficou com o terceiro. No começo do próximo mês, a entidade promoverá uma penca para potros de 3 anos.
por Victor Corrêa
Nenhum comentário:
Postar um comentário