Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Lula lamenta crise da Espanha e critica Merkel por Grécia

Lula lamenta crise da Espanha e critica Merkel por Grécia


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou nesta terça-feira a crise na Espanha pela atual perda de capacidade em desenvolver sua própria política monetária e acusou a chanceler alemã Angela Merkel de tomar decisões tardias em relação à crise da Grécia.



Durante seu discurso na Reunião Nacional de Conselheiros do BBVA Bancomer na capital mexicana, o ex-líder brasileiro afirmou que não entende como um país como a Espanha "esteja vivendo esta crise que está vivendo".



"Eu me reuni com Zapatero há um mês aproximadamente, e lhe disse: 'Zapatero, não é possível, há algo errado aqui, mais de 20% de desemprego entre os jovens'", lembrou o ex-presidente.



Lula afirmou também que os europeus perderam a capacidade de desenvolver políticas monetárias. "Alemanha é quem determina e França também", disse o ex-presidente, que assegurou que Angela Merkel demorou para resolver o problema da Grécia. "(Ela) não tinha esse direito, tinha que ter resolvido imediatamente".



O líder explicou que quando um político subordina o interesse de outro país a seus interesses eleitorais "a coisa não funciona". A política por mais importante que seja não pode ser a razão pela qual não toma decisões econômicas no momento apropriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário