Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pedra Única – Passos lentos, porém sensatos

Pedra Única – Passos lentos, porém sensatos

Passados mais de dois meses do encontro histórico dos quatro Presidentes dos principais Jockeys Clubs brasileiros, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio de Grande do Sul e Paraná, em que acertaram a efetivação da Pedra Única para o 2º semestre de 2011, pouco se avançou fisicamente.

Sob a liderança do JCSP, duas outras entidades do turfe nacional, a ABCPCC e a APFT, juntaram-se ao grupo e por iniciativa destas, após diversos debates, estão contratando um consultor norte americano, com larga experiência no assunto, para realizar os estudos necessários que norteará a implantação da tão sonhada Pedra Única. Esta decisão visa identificar com antecedência todas as dificuldades e obstáculos para a sua implantação, haja vista as diferenças de pensamentos, interesses e de até entusiasmo, entre os Jockeys Clubs.

É um trabalho absolutamente necessário, pois sem a plena e total concordância dos Jockeys Clubs nas definições das obrigações e de como funcionará a pedra única, tudo que for realizado e gasto poderá ser em vão.

Desta forma, a tão prometida Pedra Única, será inicialmente posta em papel, para então, com a concordância e comprometimento de todos, possa se materializar.

De 09 a 20/04 o Raia Leve realizou uma enquete sobre a implantação da Pedra Única, cujo texto e resultado foram os seguintes:

Enquete: "Implantação da Pedra Única nacional"

A implantação da Pedra Única nacional, providência que tem a aprovação unânime dos turfistas, tem agora uma nova chance com a renovação da Diretoria do JCSP, cujo presidente manifestou-se, através do Raia Leve, totalmente a favor da medida.

Em sua opinião por que até hoje a Pedra Única não foi implantada:

- Pelo fato dos dirigentes do JCB e do JCSP não terem “efetivamente” se debruçado no estudo do tema: 37% - 203 votos

- Pela falta de uma liderança que promova os entendimentos entre os dois clubes, listando as providências a serem tomadas, os custos a serem eventualmente incorridos e os benefícios a serem auferidos: 34% - 187 votos

- Pela inoperância dos gestores dos clubes turfísticos: 17% - 92 votos

- Por mera vaidade das partes: 13% - 71 votos

Os leitores do Raia Leve acertaram em cheio. Praticamente nesta data, a nova diretoria do JCSP, eleita em 17 de março, tomou as rédeas do assunto, e com a participação das já mencionadas ABCPCC e APFT o assunto começou a ser mais discutido.

Técnicos do CPD do JCSP já visitaram o CPD do JCB para estudo de suas compatibilidades.

Para a comunidade turfística que espera por vários anos a implantação da Pedra Única, sem que efetivamente durante estes anos nada tenha se concretizado, a situação atual pode ser considerada um avanço.

Entretanto, cabe salientar que a situação do turfe nacional é crítica, necessitando de medidas urgentes, não só a níveis estaduais, como a nível nacional.

da Redação Raia Leve

Nenhum comentário:

Postar um comentário