Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 25 de junho de 2011

Itajara, o cavalo brasileiro de todos os tempos


Itajara, o cavalo brasileiro de todos os tempos


Nascido em 31 de outubro de 1983 no Haras São José e Expedictus, que seguiu defendendo dentro e fora das pistas, Itajara começou sua incrível e invicta campanha em 86, vencendo um páreo comum, em 1.100 metros, igualando o recorde de 1m06s2. Ainda nesse ano, emplacou mais duas vitórias, em 1.300 e 1.600 metros, na pista de areia, assim como seu primeiro triunfo.

Em sua estréia na grama, já em 1987, levou sua primeira prova de Grupo 1, o GP Estado do Rio de Janeiro, em 1.600 metros, abrindo caminho na Tríplice Coroa. Depois, no GP Francisco Eduardo de Paula Machado (G1), em 2.000 metros, antiga Taça de Ouro, encarou uma grama encharcada e deixou o segundo a mais de sete corpos. No mês seguinte, levou o GP Cruzeiro do Sul (G1), em 2.400 metros, por inacreditáveis 16 corpos. E para completar sua fantástica campanha, sagrou-se Tríplice Coroado vencendo por mais de cem metros o GP Jockey Club Brasileiro (G1), em 3.000 metros.

Itajara era treinado por Francisco Saraiva e montado por José Ferreira dos Reis, o Reisinho, que até hoje é conhecido como o “jóquei do Itajara”. Filho de Felício e Apple Honey, por Fakland, o castanho encerrou sua trajetória nas pistas precocemente, perto de completar quatro anos, e seguiu para reprodução. Já no Haras, produziu inúmeros ganhadores, entre eles, Romarin e Siphon, que brilharam intensamente no Brasil e no exterior.

O melhor cavalo brasileiro de todos os tempos, eleito em 2007 pelo Jornal o Globo, morreu ainda novo, na Argentina, vítima de cólica.



Por Celson Afonso –

2 comentários: