Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Perda de um ídolo – Too Friendly

por Kelvin Turrin

Hoje o Turfe amanheceu mais triste com a perda do excepcional Too Friendly que até pouco dias atrás era a nossa maior esperança no festival do GP Pellegrini e para a maioria dos turfistas o principal animal brasileiro em atividade.

Um lindo animal
que até mesmo os leigos em Turfe conseguiam notar a sua superioridade já num primeiro olhar, um ídolo que encantava os turfistas com sua espontaneidade e resistência dessa forma dificilmente saía batido da raia, um craque que todos os apaixonados pelo Turfe esperavam ansiosamente vê-lo inscrito para assistir mais uma de suas exibições. Enfim era encantador ver o Too Friendly correr!!!

Após o Festival do GP São Paulo 2010 quando venceu o GP Presidente da República com imensa facilidade, Too Friendly cada vez mais demonstrava a sua gigantesca categoria e assim não foi diferente no GP Mathias Machline daquele mesmo ano quando chegou próximo daquele tempo nos 2000 metros praticamente imbatível obtido por outro excepcional ídolo chamado Top Hat, pena que nessas duas vezes foi desclassificado por doping, mas todos que acompanham o Turfe tinham a certeza que ele realmente era o melhor em cavalo em atividade e aquelas vitórias apesar de reduzidas por problemas de doping em nenhum momento poderiam desmerecer o gigantesco coração e poderio locomotor de Too Friendly!

Em seguida já sendo um “animal polêmico” voltou ao Rio de Janeiro para a disputa do GP Presidente da República, páreo em que ouvi diversos pessoas dizendo que já seria uma vitória fazer segundo para o Too Friendly e realmente estavam certos, Too Friendly ganhou de “bandeira a bandeira” como gostava de correr e com direito a “tchauzinho” do seu piloto.

Após essa vitória mais do que convincente e sem esbarrar nos exames de doping Too Friendly reapareceu somente após 7 meses num páreo comum e ganhou com grande facilidade chegando próximo do recorde dos 1300 metros do Hipódromo da Gávea, após isso veio mais uma vez para Cidade Jardim faturar o GP Mathias Machline encontrando um bom adversário chamado Jéca que valorizou ainda mais a sua vitória!

Enfim, chegou o grande momento da carreira do craque Too Friendly que foi alongar a distância até os 2400 metros para a disputa do Grande Prêmio Brasil, maior prova do país e chance da sua consagração máxima!!!
Levado de franco favorito desde a sua inscrição e principal atração da Festa Máxima do Turfe Brasileiro em 2011, Too Friendly precisou correr na segunda colocação esperando a reta para dominar Acteon Boy, um animal até então pouco acreditado mas que ao virar a reta mostrou também ter enorme coração e surpreendeu a todos aparando o ataque de Too Friendly numa direção fantástica da revelação H. Fernandes.
Após a corrida todos estavam perplexos com a surpresa que Acteon Boy nos proporcionou quando o sino tocou para a primeira colocação, L. Duarte piloto de Too Friendly estava reclamando de prejuízos causados na reta e que lhe custaram a vitória! O páreo foi confirmado na ordem de chegada e Acteon Boy se consagrou vencedor do GP Brasil 2011, até hoje se discute sobre a decisão da Comissão de Corridas, há quem diga que não houve prejuízo suficiente e outros dizem que o vencedor moral foi Too Friendly…
Enfim, independente dessa polêmica e da derrota “chorada” de Too Friendly, essa reta pra lá de emocionante do GP Brasil 2011 ficará marcada por muito tempo na cabeça dos amantes do Turfe!

Após essa corrida Too Friendly foi arrendado ao apaixonado Stud Patylippe que pretendia a vitória no GP Carlos Pellegrini e a consagração na principal prova do Turfe Argentino!
Para isso Too Friendly reapareceu inscrito no Festival do Derby Paulista mais uma vez em prova comum para experimentar o uso do Lasix que aqui no Brasil é proibido em provas clássicas, mas que na sua meta principal que era o GP Carlos Pellegrini 2011 teria seu uso liberado!
O campeão Jorge Ricardo veio até São Paulo para conduzir Too Friendly para mais uma fácil vitória, já o experimentando e conhecendo para a disputa na Argentina, país esse aonde o popular “Ricardinho” é ídolo…

Poucos dias atrás recebemos a notícia que por precaução o provável favorito Too Friendly não iria nos representar na Argentina, isso já entristeceu bastante todos, que assim como eu aguardavam com imensa ansiedade para assistir ao maior desafio da fantástica história deste craque brasileiro.
Mas hoje no começo do dia a notícia de sua morte foi realmente muito sentida por todos, pois somos carentes de ídolos, dessa forma aprendemos a ter uma mistura de carinho e respeito por esses animais que deixam marcas no Turfe Brasileiro e emocionam a cada vez que entram na raia…

O que nos resta é lembrar da campanha desse fantástico filho de Signal Tap criado no consagrado Haras Santa Maria de Araras e com que essa farda conquistou o coração de todos os turfistas!
Fica a lembrança a um animal que dificilmente deixava correr na frente dele e que talvez pelo seu imenso coração raramente deixava com que os adversários se aproximassem, ao Too Friendly que encantou dos 1300 aos 2400 e que venceu na grama e areia, resumindo um animal que realmente gostava de correr e por isso uns dos principais animais criados no Brasil.

Uma pena que nunca teremos a oportunidade de assistir um filho de Too Friendly correr, mas espero que possam surgir outros “Too Friendly’s” que como o nome já diz foi “Amigo” de todos que amam o nosso esporte que é tão carente de renovação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário