Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

domingo, 4 de dezembro de 2011

EUA, governo autoriza matança de Cavalos

O cavalo, símbolo da América, sairá das pradarias para terminar nas panelas. Os Estados Unidos derrubaram a proibição do consumo de carne equina que estava em vigor há cinco anos. Com isso, calcula-se que cerca de 200 mil cavalos serão mortos ao ano para o consumo humano e que grande parte da carne retirada será enviada para a Europa, Ásia, México e Canadá. Se para os animalistas é algo amargo de engolir, outros veem abrir uma nova oportunidade econômica, informou o jornal italiano Corriere Della Sera.

O cavalo sempre foi sinônimo de liberdade, companheirismo e um dos principais protagonistas do cinema. Sempre ao lado do homem nas histórias, é considerado por muitos como um animal doméstico, chegando a ser comparado a cães e gatos.

Em maio de 2007, os grupos em defesa dos animais já haviam manifestado que gostariam que as fábricas de abate e fabricação de carne em Dekalb, Illinois fechassem as portas. A proibição de abater cavalos para fins alimentares foi celebrada como uma vitória contra aquilo que sempre foi definido como uma bárbara matança.

Há ainda um obstáculo econômico, pois o Congresso tem defendido também a proibição de utilizar recursos federais para a inspeção da carne de cavalo. Antes de acabarem no matadouro, os cavalos devem ser inspecionados e considerados apropriados para consumo. Esta operação envolve recursos específicos que, com a crise e os cortes públicos, deverá ficar no papel. No entanto, as instalações já podem recomeçar a funcionar em um mês, advertem as associações de proteção dos direitos animais.

Os protetores já estão trabalhando em manifestações e ações jurídicas.

A população equina dos EUA é de 7 a 9 milhões, com idade que varia até 10 anos. De acordo com o site stophorseslaughter.com , em 2005, cerca de 90 mil cavalos foram mortos para atender ao mercado exterior.

Mesmo que o Departamento de Agricultura assegure que no momento não existe nenhuma facilidade para a matança de cavalos para o consumo humano, muitos investidores estão prontos para entrar nesse negócio. Na Califórnia e em Illinois a matança de cavalos é proibida por lei.


Natalia Cesana

Um comentário:

  1. acho essa matança de cavalos ridicula,animais tao doceis e companheiros,que serviram decadas como escravos ao homem,acabam morrendo por um simples prazer que dura minutos!!!nao acredito que um pais desenvolvido como os Estados Unidos,aceita isso...
    nao acho certo matar nem pelo prazer de comer a carne(nunca comi nem quero!!)nem pelo dinheiro que receberao enviando-a para outros paises...eles já nao sao ricos o bastante??

    ResponderExcluir