Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Haras Mar Del Plata, um reduto de campeões


Haras Mar Del Plata, um reduto de campeões

Não é novidade o excelente desempenho que os cavalos nascidos na Argentina vêm apresentando no competitivo turfe da África do Sul ao longo de mais de 30 anos. A posição de liderança do vizinho pais do Prata no elevage sul-americano muito se deve as condições climáticas das regiões onde estão localizados seus principais estabelecimentos criatórios, que oferecem um solo fértil com baixa acidez e uma topografia suave, com suas planícies cobertas por uma pastagem de altíssima qualidade banhados pela Cordilheira do Andes.

Inseridos em um mercado rentável para o cavalo puro-sangue inglês de corrida; criadores e proprietários do mais meridional e rico país do continente africano, bem como de players de várias partes do mundo; buscam no respeitado eldorado latino-americano da criação, elementos de exceção, para competir em alto nível, nos principais hipódromos da África do Sul, Ásia, Europa e Estados Unidos.

Além da procura pelos produtos ainda precoces nascidos na região do Cone Sul, cada ano cresce a imigração para a Argentina – e, em menor escala para o Brasil, principalmente direcionados para a região de Bagé, fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, de condições climática similares -, de criadores buscando espaço para se instarem com criatórios próprios.

Há seis anos a família Oppenhaimer, tradicionais criadores e proprietários, que pertencem à primeira linha do turfe da África do Sul, decidiram iniciar a criação do cavalo puro sangue em território argentino.

O primeiro passo foi à seleção da melhor localização para instalação da nova operação. E como não poderia ser diferente, esta escolha recaiu na região de Mar Del Plata, distante 400 km de Buenos Aires, onde outrora estavam instalados os principais haras da Argentina, como Ojo de Agua, Los Robles, Comalal, Malal Hue e tantos outros. Na mesma área da região, hoje estão localizados dois gigantes do elevage argentino, o Haras Firmamento e o brasileiro Santa Maria de Araras.

O registro da atividade de criação, importação e exportação do cavalo psi na Argentina pela família Oppenhaimer foi homologada em 11 de janeiro de 2007, com a denominação de Wilgerbosdrift Argentina.

Na mesma época foi construído em uma área de 220 hectares um haras com equipamento moderno e funcional para receber - em uma primeira etapa – um plantel formado por 45 éguas de excelente qualidade. Foi designado para conduzir pessoalmente o processo de desenvolvimento e administração do haras o Sr. Alejandro Garcia Romero.

Logo se juntou ao novo projeto a Fazenda Mondesir, por intermédio de seu proprietário Paulo César Peixoto de Castro Palhares, que imediatamente enviou 10 éguas mães para dar início sua criação em parceria com o Haras Mar Del Plata, em local e a zona privilegiada pela natureza, com o suporte do complexo criatório recentemente estabelecido.

E os resultados obtidos pelo grupo foram imediatos, com apenas três gerações em idade de competição, e com 25 produtos, nos anos de 2010 e 2011, até o momento, foram 11 impactos em provas de grupo na escala internacional, três em provas listadas e diversas colocações igualmente estrelares.

Neste conjunto de vitórias produzidos por poucos elementos, está incluída a notável potranca Life For Sale, Tríplice Coroada no prestigiado e internacional Hipódromo de La Plata. Life For Sale (foto à direita) é uma filha de Not For Sale na brasileira Doubet Fire (Ski Champ), tendo como segunda mãe My Little Life, portanto uma descendente direta do grandíssimo Ghadeer.

Na última estatística clássica de criadores na Argentina, Paulo César Peixoto de Castro Palhares, figura na sexta colocação, com tão somente 10 éguas em produção.

No ano passado, o haras em Mar Del Plata recebeu 14 éguas trazidas diretamente da Austrália que pertencem ao Sheik Mohamed bin Khalifa Al Maktoum e oito éguas de pedigrees qualificados de propriedade do Dr. Eugenio Pacelli, titular do importante Stud e Haras Tributo da Ópera, que traz do Brasil uma trajetória de vitórias que, com certeza, serão reprisadas em território argentino já nas primeiras gerações.

Produtos criados no Haras Mar Del Plata e performance em provas clássicas nos anos de 2010 e 2011:

LIFE FOR SALE, fêmea, castanha colorada de 3 anos, por Not For Sale em Doubet Fire (Ski Champ), de Paulo Cesar Peixoto de Castro Palhares e propriedade do Stud Rubio B.
Turfe Record: 9 apresentações, 8 vitórias.

1º Gran Premio Provincia de Buenos Aires (G1)/La Plata
1º Gran Premio Selección de Potrancas G1)/La Plata
1º Clásico Polla de Potrancas (G2)/La Plata
1º Clásico Miguel Luis Morales (G2)/La Plata
1º Clásico Raúl Aristegui (G2)/La Plata
1º Clásico Amilcar A. Mercader (Listed)/La Plata
1º Clásico Derli A. Gomez (G3)/La Plata
1ª Especial Special Force/Palermo

Sua única descolocação no Gran Premio Internacional Dardo Rocha, quando finalizou 12º, foi provocada por vários inconvenientes musculares que a alijaram da prova na primeira parte do percurso. Atualmente Life For Sale esta recolhida ao haras para descanso com reaparecimento programado para março de 2012.

IMMACULATE (foto à esquerda), macho, alazão de 5 anos, filho de Henessy (USA) em Lady Irene (BRZ) por St. Chad, de criação da Fazenda Mondesir e propriedade da Caballeriza S.J. (LP)
Turfe Recorde: 19 apresentações, 6 vitórias e 4 figurações.
1º Clásico Forli (G2)/San Isidro
1º Gran Premio de Honor (G1)/Palermo
1º Clásico Tresiete (Listed)/San Isidro
1º Lady Of Pedigree (GB)/San Isidro
2º Clásico Rumbo Al Latinoamericano (Especial)/La Plata
2º Especial Liga Argentina de Jockeys Clubs/La Plata
3º Gran Premio Asociación Latinoamericana de J.C. (G1)/San Isidro
3º Clásico Org. Sudamericana de Fomento del SPC (G3)/La Plata

JUST ALONE, macho, alazão de 4 anos, Mutakddim em Big Sola por Trempolino, de criação da Fazenda Mondesir e propriedade da Coudelaria Barcelona.
Turfe Record: 9 apresentações, 3 vitórias e 1 colocação.
1º Grande Premio Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (G3/Gávea
1º Especial Reynato Sodre Borges/Gávea

ENJOY DUBAI, macho, castanho de 3 anos, filho de Seekr’s Reward em Enjoying por Candy Stripes, de criação de Phalaris S.R.L. e propriedade da Caballeriza Los Criollos.
Turfe Record: 5 atuações, 3 vitórias e 2 colocações
1º Clásico General Lavalle (G3)/Palermo
1º Clásico Velocidad (G3)/San Isidro
1º Especial Grafital/Palermo
2º Clásicos Islas Malvinas (Listed)/San Isidro
4º Clásico Guillermo Paats (G3)/Palermo

JELOUSY, macho, castanho de 4 anos, por Grand Slam em Velocity Queen (Roy), criação da Fazenda Mondesir Ltda e propriedade de Paulo Cesar Peixoto de Castro Palhares.
Turfe Record: 18 apresentações, 5 vitórias, 11 colocações.
1º Prova Especial Jockey Club do Rio Grande do Sul/Gávea
2º Clássico Imprensa (Listed)/Gávea
4º Grane Premio Jockey Clube Brasileiro-Vale do Itajara (G1)/Gávea
4º Grande Prêmio Conde de Herzberg (G2)/Gávea
Mário Rozano

Nenhum comentário:

Postar um comentário