Jeane Alves

Jeane Alves
Vitória de G 1 com Equitana

sábado, 29 de outubro de 2011

Amanhã é dia GP Antonio Joaquim Peixoto de Castro Jr.



Advogado e empresário da mais alta expressão, Antonio Joaquim Peixoto de Castro Junior foi uma das mais importantes personalidades da história do turfe brasileiro.

Frequentador assíduo do Hipódromo da Gávea, sempre acompanhado por sua esposa, Dona Zélia Gonzaga Peixoto de Castro, também apaixonada pelo esporte dos reis, Peixoto de Castro foi o idealizador do Sweepstake, em 1933. Na mesma época, fundou, em São Paulo, o Haras Mondesir, que se tornou um dos centros criatórios modelares de nossa história.

Entre os inúmeros vencedores clássicos criados pelo velho Dr. Peixoto, em Lorena, no Haras Mondesir, se destacam os tríplices coroados Quiproquó e Timão, a craque Platina, Quinto, o grande Vândalo e seu irmão materno Xaveco, Zuido, Cabine, Egoismo, Haé, Juca, Juturna, Mani e Macar Isso sem falar na importação de sementais como King Salmon, Swallow Tail, Sayani, Alberigo e Waldmeister.



No início da década de 1970, seus netos Antonio Joaquim Peixoto de Castro Palhares e Paulo Cezar Peixoto de Castro Palhares, assumiram a criação e fundaram em Bagé a Fazenda Mondesir, uma espécie de continuação de seu grande haras.


No próximo domingo, como vem acontecendo desde 1980, o Jockey Club Brasileiro homenageia Antonio Joaquim Peixoto de Castro Junior com uma prova de Grupo 2, carreira das mais tradicionais, já vencida por Apollon, Much Better, Cisplatine, Flying Finn, Time For Fun, entre outros excelentes corredores, e que há três anos é a segunda etapa da Copa de Ouro - CALIENTE.


Em sua versão 2011, a prova reúne seis competidores: Urcath (Stud Yatasto), Anakin (Stud Rio Dois Irmãos), Tônemaí (Stud LECCA), Idôneo (Stud São José Dos Bastiões), Chuchu Beleza (Stud Carioca da Gema) e o atual campeão Another Xhow (Stud Alvarenga).

Por Celson Afonso – Foto: Arquivo JCB

Nenhum comentário:

Postar um comentário